De 25 a 36 de 52 itens(s).
Virtual simulation in nursing education in Latin America and the Caribbean: A bibliometric study
Agostinho A.C. Araújo, Lucas Gardim, Sara Soares dos Santos, Ítalo Rodolfo Silva, Manoel Carlos Ne...
Objetivo: examinar as características da produção científica da América Latina e Caribe a respeito da simulação virtual na educação em enfermagem. Método: estudo bibliométrico conduzido em cinco etapas: delineamento de pesquisa, compilação de dados bibliométricos, análise, visualização e interpretação; e reportado a partir das recomendações do Preferred Reporting Items for Bibliometric Analysis (PRIBA). A busca foi conduzida na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Utilizou-se o VOSviewer version 1.6.20 para análise bibliométrica. As Leis de Bradford e Zipf foram aplicadas para a interpretação dos dados, na medida em que foi considerada a dinâmica temporal de publicações, abordagem analítica da estrutura dos estudos selecionados e suas repercussões no campo da simulação virtual na educação em enfermagem na América Latina e Caribe. Resultados: foram localizados 579 estudos, dos quais 46 compuseram a amostra final. Os estudos incluídos foram publicados entre 1994 e 2022, sendo que apenas Brasil, Chile, Colômbia e Cuba realizaram pesquisas relacionadas à simulação virtual. O mapa semântico resultou em cinco clusters, destacando “treinamento por simulação” como o termo de maior força. Conclusão: observa-se tendência crescente no desenvolvimento de estudos relacionados à simulação virtual na educação em enfermagem na América Latina e Caribe.
Telehealth in primary health care: a study of activities and time spent by professionals
Debora Bernardo, Daiana Bonfim, Leticia Yamawaka de Almeida, Andrea Liliana Vesga-Varela, Natalia Ma...
Objetivo: descrever as atividades de telessaúde realizadas pelos profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: estudo observacional descritivo, com utilização da metodologia time-motion. A amostra foi composta por 31 equipes de Saúde da Família, 14 equipes de Saúde bucal e duas equipes multidisciplinares que atuam na APS. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento de carga de trabalho adaptado. Foi realizada a análise descritiva dos dados considerando o tempo total, tempo médio e porcentagem das atividades conforme a categoria profissional e a modalidade de telessaúde. Resultados: foram observadas 632 atividades de telessaúde, representando 2,67% do total de atividades. A modalidade mais utilizada foi a ligação de voz (60,28%). O tempo médio da consulta de enfermagem foi de 4,86 minutos e 6,17 minutos para consulta médica. O maior número de atividades e de tempo despendido de telessaúde na APS foi realizada pela equipe de enfermagem. Conclusão: os profissionais da APS realizam diversas atividades de telessaúde, predominantemente por ligação de voz, com expressividade da equipe de enfermagem. Além disso, o estudo apresenta o tempo dedicado e a distribuição das atividades, subsidiando discussões sobre o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde digital.
Nursing consultation and diabetes: an educational and transformative process for primary health care
Silvana de Oliveira Silva, Andréa Carvalho Araújo Moreira, Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro, ...
Objetivo: analisar os elementos constitutivos que embasam a consulta de enfermagem com pessoas que têm diabetes mellitus, e desenvolver um processo educativo fundamentado nos pressupostos do Modelo de Atenção às Condições Crônicas e mediado por um processo reflexivo-dialógico com enfermeiros(as), visando à melhoria da qualidade da prática na Estratégia Saúde da Família. Método: pesquisa convergente assistencial realizada com 12 enfermeiros. Utilizou-se observação participante, entrevista individual semiestruturada e grupos de convergência para a coleta de dados, que foram tratados pela análise participativa, com abordagem interpretativa. Resultados: aproximaram-se do Modelo de Atenção proposto a promoção do autocuidado, o estabelecimento de vínculo profissional-usuário e o apoio a mudanças de hábitos das pessoas com diabetes. Por outro lado, atitudes, valores e conhecimentos que fragilizam o cuidado foram identificados como distantes. Constituíram-se pontos de convergência para a melhoria da qualidade da consulta o aprofundamento teórico e prático do modelo de atenção, diabetes, o enfrentamento da sobrecarga de trabalho, e a implantação de um guia e de um protocolo para o desenvolvimento da consulta de enfermagem. Constatou-se também o fortalecimento da autonomia dos enfermeiros, o despertar do pensamento crítico, e a busca pelo aperfeiçoamento e ressignificação da relação com o usuário. Conclusão: a consulta de enfermagem foi aprimorada a partir da participação ativa dos enfermeiros em um processo educativo, reflexivo e dialógico.
Socio-emotional competency matrix in nursing education: undergraduate student perspectives
Laura Andrian Leal, Silvia Helena Henriques, Paulo Jorge Marcos Cruchinho, Iasmin Gabrielli da Silva...
Objetivo: construir uma proposta de matriz de competências socioemocionais para discentes de graduação em enfermagem. Método: estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 57 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública. Utilizou-se a técnica de grupo focal e para interpretação dos dados, a análise temática indutiva. Resultados: seis competências socioemocionais foram identificadas: Comunicação Assertiva; Receptividade; Adaptabilidade; Trabalho em Equipe; Inteligência Emocional e Liderança Compartilhada. Além disso, o reconhecimento de comportamentos/atitudes associados tornou possível construir uma matriz. Estratégias para o desenvolvimento das competências foram citadas, como: acolhimento dos docentes, participação em ligas acadêmicas, projetos de pesquisa e oficinas como iniciativas da pós-graduação. Conclusão: a matriz de competências socioemocionais para discentes de enfermagem deve auxiliar gestores de saúde e centros formadores na elaboração de projetos pedagógicos orientados para formação baseada em competências.
Clinical simulation on intimate partner violence in adolescent girls: contributions to health teaching
Daniella Yamada Baragatti, Leticia da Silva Scotto, Claudia Adão Alves, Ana Paula de Miranda Araúj...
Objetivo: conhecer as contribuições do uso de simulação clínica, com graduandos da área da saúde, para o atendimento à mulher adolescente em situação de violência por parceiro íntimo no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: estudo qualitativo, desenvolvido com 30 graduandos em Medicina e 28 em Enfermagem de uma universidade pública. A coleta de dados foi mediada pelo debriefing holístico, com posterior análise temática, reflexiva e indutiva. Resultados: emergiram dois temas: A complexidade da violência e Competências desenvolvidas com o uso da simulação. Os estudantes trouxeram a complexidade do atendimento devido a aspectos familiares, particularidades da população, ambivalência de sentimentos em um relacionamento violento e o limite entre a preservação da autonomia e a obrigatoriedade da denúncia. Foram desenvolvidas e exercitadas diversas competências, como habilidade de mediação de conflitos, respeito, vínculo, acolhimento e reconhecimento da rede de apoio. Conclusão: o uso da simulação se apresentou como potente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem na graduação desses cursos, ao permitir reflexões sobre as especificidades no atendimento de adolescentes. O olhar qualitativo ao processo também permitiu aprofundar como esta estratégia pode ser coerente a temas complexos, que envolvem a aquisição e experimentação de competências cognitivas, procedimentais e atitudinais.
Effectiveness of e-share intervention for caregivers of elderly people after stroke: a pragmatic randomized trial
Francine Melo da Costa, Débora Francisco do Canto, Lisiane Manganelli Girardi Paskulin.
Objetivo: analisar a efetividade de uma intervenção educativa virtual para cuidadores familiares na sobrecarga e na capacidade de cuidarem de idosos após acidente vascular cerebral. Método: ensaio pragmático randomizado com 58 cuidadores de idosos sobreviventes de acidente vascular cerebral. O grupo de intervenção recebeu acesso a um curso online para educação dos cuidadores. A capacitação do cuidador foi avaliada através da Escala de Capacidades do Cuidador Informal de Idosos Dependentes por Acidente Vascular Cerebral e a sobrecarga através da Caregiver Burden Scale antes da alta hospital e, também, três meses após, ambas foram adaptadas e validadas para uso no Brasil. Ainda, foi adotado o modelo de Equações de Estimativas Generalizadas complementado pelo Least Significant Difference. Resultados: a amostra foi homogênea e os grupos diferiram estatisticamente apenas em relação ao parentesco (p=0,034), observada maior proporção de filhos no grupo controle. Houve efeito da intervenção na melhora da administração dos medicamentos (p=0,006) e na redução da decepção (p=0,011) no grupo intervenção. Conclusão: a intervenção favoreceu os cuidadores que a receberam, no que se refere à melhora da administração de medicamentos e à redução da decepção. No Brasil, este é o primeiro estudo que propõe o uso de tecnologias educacionais digitais para esse grupo, representando importante avanço da Enfermagem. Registro clinicaltrial.gov: NCT05553340.
Influence of frailty and cognitive decline on dual task performance in older adults: an analytical cross-sectional study
Francine Golghetto Casemiro, Lucas Pelegrini Nogueira de Carvalho, Fernanda de Brito Matiello, Marce...
Objetivo: analisar a influência da fragilidade e do declínio cognitivo no desempenho da dupla tarefa em idosos. Método: estudo transversal, realizado com idosos em um ambulatório de geriatria, em São Paulo. Foram utilizados dados sociodemográficos e outros sobre desempenho cognitivo, fenótipo de fragilidade, velocidade da marcha e dupla tarefa. A análise foi descritiva e o modelo de regressão linear múltipla. Resultados: participaram 219 idosos, com média de idade de 72,55 anos, faixa etária entre 60 e 79 anos (82,65%), predomínio de idosos frágeis do sexo feminino (70,32%, 86 (39,27%) e 123 (57,48%) apresentaram declínio cognitivo. O tempo médio de caminhada simples foi de 15,95 (7,02) segundos, na dupla tarefa motora foi 17,64 (8,44) e na dupla tarefa cognitiva foi 23,88 (11,87). Idosas sem companheiro, morando com a família e com baixa escolaridade (0-4 anos) necessitaram de mais tempo para realizar a dupla tarefa cognitiva e motora, em comparação ao tempo para caminhada simples. Idosos frágeis demonstraram piora no desempenho da marcha, tanto nas tarefas motoras/cognitivas simples quanto nas duplas. Conclusão: idosos frágeis apresentaram piora significativa no desempenho na marcha simples e nas tarefas motoras/cognitivas duplas e aqueles com e sem declínio cognitivo não diferiram. Intervenções multidisciplinares devem ter como objetivo promover a saúde do idoso.
Validation of the reduced version of the Brazilian Scale of Moral Distress in Nurses
Jordana Lopes Carvalho, Luis Felipe Dias Lopes, Flavia Regina Souza Ramos, Graziele de Lima Dalmolin...
Objetivo: validar um modelo da versão reduzida da Escala Brasileira de Distresse Moral em Enfermeiros. Método: estudo metodológico, com amostra de 269 enfermeiros de um hospital universitário público no Sul do Brasil. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala Brasileira de Distresse Moral em Enfermeiros. Empregaram-se, para a análise estatística descritiva, a modelagem de equações estruturais e análise de invariância entre as faixas de idade. Resultados: quanto ao perfil, prevaleceram os profissionais na faixa etária de 31 a 40 anos, mulheres, casados, especialistas. O modelo estrutural se ajustou aos dados, com índices aceitáveis de ajuste. O modelo proposto apresentou excelente consistência interna, validade convergente e discriminante. A análise do modelo estrutural revelou que as cinco hipóteses foram confirmadas e a invariância entre as faixas de idade indica que o modo como as variáveis são conceitualizadas, medidas e inter-relacionadas no modelo não afetam os resultados, independentemente dos grupos comparados. Conclusão: a escala alcançou indicadores psicométricos satisfatórios, mostrando-se adequada para o uso, mantendo os elementos de validação relevantes por dimensão e oferecendo vantagens práticas. Sugere-se a realização de novas pesquisas para aprofundar o entendimento sobre as consequências do distresse moral e desenvolver estratégias eficazes para seu manejo.
Primary Health Care in context with the plurality in the care of people with tuberculosis
Edna Ferreira Santos, Fátima Teresinha Scarparo Cunha, Pedro Fredemir Palha, Afranio Lineu Kritski.
Objetivo: analisar a pluralidade do cuidado de pessoas adoecidas por tuberculose na Atenção Primária à Saúde no município do Rio de Janeiro. Método: trata-se de estudo qualitativo, realizado de 2017 a 2021, utilizou-se a Análise de Discurso como referencial teórico-metodológico. Foram coletados dados de gestores, profissionais de saúde e usuários por meio de entrevistas semiestruturadas, categorizadas com o software ATLAS.ti 8. Para ancorar as Formações Discursivas, no campo da saúde, dialogou-se com os aportes teóricos de espaço público, pluralidade e natalidade, discutidos por Hannah Arendt. Resultados: os discursos analisados revelam a complexidade e os desafios na organização e execução das práticas de cuidado à pessoa adoecida com tuberculose, destacando a importância do contexto histórico, social e individual de gestores, usuários e profissionais de saúde. Identificaram-se desafios na operacionalização das Redes de Atenção à Saúde e na busca pela singularidade dos usuários. Conclusão: nas interações entre a Atenção Primária à Saúde e o Programa Nacional de Controle de Tuberculose há uma constante disputa entre as políticas que valorizam a pluralidade, organizam as Redes de Atenção à Saúde e consideram o direito democrático, nos espaços públicos.
Vaccination status of individuals with diabetes mellitus treated in Primary Healthcare: a cross-sectional study
Francisco João de Carvalho Neto, Luisa Helena de Oliveira Lima, Mônica Antar Gamba, Rosilane Lima ...
Objetivo: analisar a situação vacinal de pessoas com diabetes mellitus tipos 1 e 2 na Atenção Primária à Saúde. Método: estudo transversal, analítico, realizado em 25 equipes de Saúde da Família com 274 pessoas com diabetes. Foram avaliadas as variáveis sociodemográficas e clínicas e esquema vacinal completo para cada vacina recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações, por meio de análise bivariada e regressão logística. Resultados: das pessoas com diabetes mellitus, 69,1% não tinham esquema vacinal completo contra hepatite B; 64,6%, contra difteria e tétano; 74,3%, contra febre amarela; 87,9%, contra pneumococo; 87,9%, contra varicela; 24,5%, contra influenza; e 0,7%, contra a covid-19. Entre os motivos referidos para o esquema incompleto, estão não conhecer a importância de vacinar e não ser informado por profissional de saúde. Houve associação estatística significativa entre o perfil sociodemográfico e clínico em relação ao esquema vacinal completo da vacina da influenza e a idade e renda; covid-19 e idade, tipo de diabetes e tempo convivendo com o diabetes. Conclusão: pessoas com diabetes mellitus tipos 1 e 2 apresentaram baixa completude vacinal no contexto da Atenção Primária à Saúde, o que é preocupante devido à situação de maior vulnerabilidade a infecções imunopreveníveis e mortalidade nesse grupo.
Relationship between authentic leadership and job satisfaction among undergraduate nursing professors
Cezar Augusto da Silva Flores, André Almeida de Moura, José Luis Guedes dos Santos, Alexandre Paze...
Objetivo: analisar a relação entre o exercício da liderança autêntica pelos coordenadores e a satisfação no trabalho de professores dos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas federais. Método: trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, com delineamento observacional analítico e transversal. Doze cursos de graduação em enfermagem em Instituições de Ensino Superior públicas foram escolhidos para participar do estudo. As informações coletadas foram analisadas utilizando técnicas de estatística descritiva, teste de correlação de Spearman e análise de regressão logística binária, com um nível de significância de 5%. Resultados: a amostra consistiu-se de 179 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Liderança Autêntica e o Questionário de Satisfação no Trabalho. Os professores avaliaram que os coordenadores dos cursos apresentaram altos níveis de prática de liderança autêntica. Quanto à regressão logística binária, percebeu-se que apenas o domínio Relacional e Moral apresentou significância (p-valor < 0,0001), indicando que, quando este domínio está presente, há um aumento em 5,48 vezes a chance de os professores estarem satisfeitos. Conclusão: os resultados do estudo indicaram que a satisfação no trabalho dos professores nos cursos de graduação em enfermagem é influenciada pela prática da liderança autêntica por parte dos coordenadores.
Care for women in the pregnancy-puerperium cycle from the perspective of health professionals in the light of complexity thinking
Dirce Stein Backes, Taina Ribas de Morais, Caroline Brondani Rosa, Leris Salete Bonfanti Haeffner, D...
Objetivo: compreender o significado da assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal, na perspectiva de profissionais de saúde à luz do pensamento da complexidade. Método: pesquisa qualitativa ancorada em pressupostos teóricos do pensamento da complexidade: indissociabilidade, complementariedade e interconectividade. Participaram 23 profissionais da área de saúde materno-infantil, da região sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual e analisados pela técnica de análise temática. Resultados: as três temáticas de análise foram a indissociabilidade da assistência à gestante e puérpera na complexidade de ser mulher e mãe; a complementariedade na assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal; a interconectividade entre saberes e práticas profissionais. Conclusão: o significado da assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal, na compreensão dos profissionais, está associado à apreensão integral da mulher – gestante, puérpera, mãe, como unidade indivisível.