Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V32

De 97 a 105 de 105 itens(s).

Artigos de Revisão

Dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem: revisão de escopo

Mobile devices for developing nursing students’ professional skills: scoping review

Angélica Oliveira Veríssimo da Silva, Cristina Maria Correia Barroso Pinto, Rui Marques Vieira.

Objetivo: mapear a literatura científica sobre a utilização dos dispositivos móveis para o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes de enfermagem. Método: tratou-se de uma revisão de escopo guiada pelas recomendações do JBI. Foram incluídas seis bases de dados e a literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada através de avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado e apresentados de forma descritiva, tabular e gráfica. Resultados: foram identificados 264 estudos, dos quais 13 compuseram o corpus d e análise. Os estudos foram realizados principalmente no continente asiático. As intervenções variaram de 1 a 12 semanas, com predomínio da utilização de Apps . Já as competências abordadas foram principalmente as capacidades clínicas, técnicas e procedimentos inerentes à prática de enfermagem, seguidas pela tomada de decisão e resolução de problemas. Conclusão: os estudos analisados não apenas revelaram as potencialidades dos dispositivos móveis no contexto formativo, mas também destacaram a sua contribuição para o aprimoramento das capacidades clínicas, uma vez que oferecem subsídios para uma abordagem mais dinâmica e eficaz no processo de aprendizagem. A lacuna no conhecimento afigura-se na possibilidade ainda não explorada de integração de diferentes competências profissionais através de uma única ferramenta educativa digital.

Teleconsulta de enfermagem na atenção primária à saúde: scoping review

Nursing teleconsultation in primary health care: scoping review

Vitória Lídia Pereira Sousa, Francisco Wellington Dourado Júnior, Saiwori de Jesus Silva Bezerra ...

Objetivo: mapear as habilidades dos enfermeiros para a teleconsulta de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de uma revisão de escopo guiada pelas recomendações do Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual, realizada em sete bases de dados e repositórios de teses e dissertações. A seleção dos estudos foi realizada no Rayyan por dois revisores independentes e às cegas. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Resultados: selecionou-se 23 estudos, os quais mostraram que as habilidades necessárias para a teleconsulta de enfermagem na atenção primária foram: comunicação, clínica, tecnológica e ética. A falta de infraestrutura digital foi apontada como uma das principais barreiras para a implementação da teleconsulta. A falta de acesso a tecnologias da informação e comunicação e/ou à internet, a gravidade do quadro clínico e a não adesão do paciente à consulta remota também foram identificadas. Conclusão: a teleconsulta de enfermagem na atenção primária é uma forma emergente de prestar assistência à saúde. No entanto, para sua implementação é necessária a capacitação dos enfermeiros quanto às seguintes habilidades: comunicação, clínica, tecnológica, ética e aquelas relacionadas à infraestrutura do ambiente da teleconsulta.

Instrumentos para avaliação da qualidade de serviços em doenças crônicas: revisão de escopo

Instruments for evaluating the quality of services in chronic diseases: scoping review

Gutembergue Santos de Sousa, Fabiane Verônica da Silva, Fabiana Gulin Longhi, Denise da Costa Boamo...

Objetivo: mapear a literatura científica sobre a validação de instrumentos para a avaliação da qualidade dos serviços prestados na atenção primária à saúde em doenças crônicas relacionadas com hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, hanseníase e tuberculose. Método: revisão de escopo, seguindo o método do Instituto Joanna Briggs e descrito de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews. Foram incluídas 13 bases de dados e literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada após a remoção de duplicatas e avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado e apresentados em forma de quadros e tabelas. Resultados: a análise de 28 estudos selecionados mostrou que a sua maioria era do Brasil, seguidos pela China e Malásia. Quase a metade dos instrumentos validados eram genéricos, e os específicos eram sobre avaliação em diabetes mellitus e hanseníase. Os tipos de validação realizados foram de conteúdo e de construto. Conclusão: há necessidade de construção de instrumentos específicos devido à escassez de estudos sobre o processo de validação de instrumentos para a avaliação da qualidade dos serviços prestados pela atenção primária à saúde em doenças crônicas.

Aplicabilidade do Modelo de Sistemas de Neuman à prática de enfermagem gerontológica: revisão de escopo

Applicability of the Neuman Systems Model to the Gerontology Nursing practice: a scoping review

Samara Gonçalves de Oliveira, Célia Pereira Caldas, Esther Mourão Nicoli, Frances Valéria Costa ...

Objetivo: mapear as produções científicas sobre a aplicação do Modelo de Sistemas de Neuman à prática de enfermagem voltada para a atenção à saúde de idosos. Método: revisão de escopo, baseada na metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute . Foram consultadas sete bases de dados eletrônicas. Quanto aos critérios de elegibilidade, consideraram-se: População - idosos; Conceito - aplicação do Modelo de Sistemas de Neuman na prática de enfermagem; e Contexto da pesquisa - serviços de saúde. Resultados: 14 estudos compuseram a amostra. Os dados foram analisados e sumarizados em duas categorias: implementação do Modelo de Sistemas de Neuman em ambientes hospitalares, institucionais e ambulatoriais e utilização do Modelo de Sistemas de Neuman em ambientes comunitário e domiciliar. Conclusão: A aplicação da abordagem de sistemas de Neuman à prática de enfermagem gerontológica, em diversos cenários de cuidado revelou-se promissora, ao considerar os idosos como indivíduos abrangentes e de múltiplas dimensões. Essa perspectiva demonstrou adaptabilidade e eficácia para atender às diversas necessidades dos idosos, resultando em uma melhoria em sua qualidade de vida na velhice.

Fatores associados ao workaholism na saúde mental de enfermeiros: revisão integrativa

Factors associated with workaholism in nurses’ mental health: integrative review

Nanielle Silva Barbosa, Jefferson Abraão Caetano Lira, Amanda Alves de Alencar Ribeiro, Eukália Pe...

Objetivo: sintetizar as principais evidências científicas disponíveis sobre os fatores associados ao workaholism na saúde mental de enfermeiros. Método: revisão integrativa realizada em sete bases de dados. A amostra foi composta por 11 estudos. A classificação do Nível de Evidência seguiu o modelo descrito por Melnyk e Fineout-Overholt. A qualidade metodológica foi avaliada por meio do Checklist for Analytical Cross-Sectional Studies . A análise e síntese dos dados foram realizadas de maneira qualitativa e descritiva, respectivamente. Resultados: os fatores associados ao workaholism foram burnout , estresse, ansiedade, depressão, problemas relacionados ao sono, baixa capacidade de concentração e incidentes negativos no trabalho, os quais afetaram a saúde mental dos enfermeiros. Conclusão: a síntese revelou que o workaholism apresentou relação com o estresse percebido no trabalho, exaustão emocional, despersonalização e sintomas ansiosos e depressivos, o que resultou em baixa eficácia profissional e má qualidade no sono entre os profissionais viciados no trabalho.

Prevenção de complicações relacionadas a técnicas de inserção do cateter central de inserção periférica em recém-nascidos: revisão sistemática e metanálise em rede

Prevention of complications related to peripherally inserted central catheter insertion techniques in newborns: systematic review and network meta-analysis

Ludmylla de Oliveira Beleza, Guilherme da Costa Brasil, Amanda Salles Margatho, Christiane Inocênci...

Objetivo: analisar a efetividade das técnicas de inserção de cateter central de inserção periférica na prevenção da ocorrência de complicações relacionadas a este dispositivo em recém-nascidos. Método: revisão sistemática da literatura e metanálise pareada e em rede, com busca realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta, inclusão de ensaios clínicos aleatorizados e não aleatorizados. O risco de viés foi avaliado pelas ferramentas da Cochrane Risk of Bias 2 e o Risk of Bias In Non-randomised Studies of Interventions. A certeza da evidência pelo Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Realizou-se metanálise com auxílio do programa estatístico R. Resultados: oito estudos, com 1126 recém-nascidos, foram incluídos e seis técnicas de inserção identificadas: eletrocardiograma intracavitário, eletrocardiograma intracavitário associado à ultrassonografia, ultrassonografia, fórmula, marco de referência anatômico e marco de referência anatômico modificado. Cinco técnicas diminuíram significativamente o mau posicionamento primário da ponta quando comparadas com o controle ( p <0,05). O eletrocardiograma intracavitário diminuiu arritmias, complicações gerais e flebite de forma significativa e mais efetiva; a técnica que utilizou uma fórmula também reduziu complicações gerais. Infecção, infiltração, mau posicionamento secundário da ponta, ruptura do cateter, trombose, oclusão e lesão de pele associada ao cateter não foram eventos prevenidos significativamente. Conclusão: eletrocardiograma intracavitário e uso da fórmula foram as técnicas mais efetivas na redução de complicações.

Uso do Chat Generative Pre-trained Transformer na escrita acadêmica em saúde: uma revisão do escopo

Using the Chat Generative Pre-trained Transformer in academic writing in health: a scoping review

Isabelle Cristinne Pinto Costa, Murilo César do Nascimento, Patrícia Treviso, Lucélia Terra Chini...

Objetivo: mapear a literatura científica referente ao uso do Chat Generative Pre-trained Transformer , ChatGPT, na escrita acadêmica em saúde. Método: tratou-se de uma revisão de escopo, seguindo o método do JBI. Foram incluídas bases de dados convencionais e literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada após a remoção de duplicatas e avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado, e apresentados de forma descritiva, tabular e gráfica. Resultados: a análise dos 49 artigos selecionados mostrou que o ChatGPT é uma ferramenta versátil, que contribui para a produção científica, descrição de procedimentos médicos e elaboração de resumos alinhados aos padrões das revistas científicas. Sua aplicação melhorou a clareza da redação e beneficia áreas como inovação e automação. Também foram observados riscos, como a possibilidade de falta de originalidade e questões éticas. Perspectivas futuras destacam a necessidade de regulamentação adequada, adaptação ágil e busca por um equilíbrio ético na incorporação do ChatGPT na escrita acadêmica. Conclusão: o ChatGPT apresenta um potencial transformador na escrita acadêmica na área da saúde. Contudo, sua adoção requer supervisão humana rigorosa, regulamentação sólida e diretrizes transparentes para garantir seu uso responsável e benéfico pela comunidade científica.

Atitudes e percepções sobre idadismo em estudantes de enfermagem: revisão de escopo

Attitudes and perceptions about ageism among nursing students: a scoping review

Jack Roberto Silva Fhon, Natalia Alves, Alexandre Pereira dos Santos Neto, Alice Regina Felipe Silva...

Objetivo: mapear o conhecimento científico sobre as atitudes e percepções dos estudantes de enfermagem em relação ao idadismo. Método: revisão de escopo segundo as recomendações do Joanna Briggs Institute . A pergunta de estudo foi: Quais são as evidências científicas disponíveis sobre as atitudes e percepções dos estudantes de enfermagem no que diz respeito ao idadismo? A busca foi realizada em 12 bases de dados utilizando o aplicativo Rayyan e o Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews . Realizou-se a seleção dos estudos por dois revisores, com uso de um instrumento para a extração dos dados. Resultados: dos 4.595 arquivos, selecionaram-se 46 publicados entre 1984 e 2022, sendo que a maioria utilizou o método quantitativo. O instrumento mais utilizado foi o Kogan’s Attitudes Toward Old People Scale e os estudos mostraram que os estudantes apresentaram atitudes e percepções positivas, negativas, mistas, neutras e não conclusivas. Conclusão: as atitudes e percepções sobre idadismo são diversificadas e não conclusivas. Recomenda-se estudos futuros de intervenção para detecção de mudanças de comportamento dos estudantes de enfermagem frente ao idadismo.

Carta ao Editor

Comentários sobre “Usabilidade do aplicativo móvel ROBOVID para educação em saúde acerca da COVID-19”

Comment on “Usability of the ROBOVID mobile app for health education about COVID-19”

Hinpetch Daungsupawong, Viroj Wiwanitkit.