Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V32

De 61 a 72 de 105 itens(s).

Artigos Originais

Guias ou diretrizes para interagir e brincar com crianças clinicamente complexas: uma pesquisa qualitativa documental

Guides or guidelines for interacting and playing with medical complex children: a qualitative documentary research

Jéssica Renata Bastos Depianti, Thaís Guilherme Pereira Pimentel, Fernanda Borges Pessanha, Julian...

Objetivo: identificar conteúdos sobre brincar e interagir com crianças com necessidades de saúde especiais recomendados em guias clínicos; analisar as atividades de brincar e interagir aplicáveis às crianças com necessidades de saúde especiais e demandas de cuidados clinicamente complexas. Método: pesquisa qualitativa documental baseada em guias, protocolos ou diretrizes sobre brincar e interagir com crianças com necessidades de saúde especiais. Busca dos termos em inglês ( guidelines, playing ou play, complex needs OR chronic disease ) e em português (guia, brincar ou brincadeiras, condições crônicas), nas 10 primeiras páginas do Google Search ®. Aplicou-se a análise temática às informações extraídas dos documentos. Resultados: agruparam-se nove documentos com conteúdo similares em unidades de análise, mantendo-se somente as atividades do interagir e brincar aplicáveis às crianças com necessidades de saúde especiais e demandas de cuidados clinicamente complexas, a saber: estimulação das potencialidades, estimulação da interação adulto-criança e estimulação dos sentidos (tato, visão e audição), a serem realizadas por profissionais de saúde e familiares cuidadores nos diferentes contextos de cuidado. Conclusão: o interagir e o brincar são potenciais promotores da interação adulto-criança, com aplicação no cuidado estimulador e vivificante de crianças clinicamente complexas.

Repercussões da movimentação de pacientes sobre o contexto de prática: perspectivas da equipe de enfermagem

Repercussions of moving patients on the context of practice: perspectives of the nursing team

Mariana Santos de Campos, Danielle Fabiana Cucolo, Marcia Galan Perroca.

Objetivo: examinar o olhar da equipe de enfermagem quanto às repercussões da movimentação de pacientes (admissões, transferências e altas) na organização do trabalho e na entrega do cuidado. Método: estudo qualitativo utilizando técnica de grupo focal conduzido junto a vinte e três profissionais sendo doze enfermeiros, oito técnicos e três auxiliares de enfermagem lotados em três unidades de internação de um hospital de ensino do interior de São Paulo. Ocorreram quatro encontros, entre novembro de 2021 e março de 2022. Os relatos foram analisados na modalidade temática com o auxílio do software MAXQDA. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: a influência de fatores estruturais e da organização do trabalho na movimentação intra-hospitalar de pacientes; e a movimentação de pacientes demanda tempo, gera sobrecarga de trabalho e interfere na entrega do cuidado. Conclusão: o volume de movimentações de pacientes associado às demandas imprevistas, complexidade assistencial e insuficiência de pessoal e de recursos repercutem negativamente na entrega do cuidar com riscos clínicos e sobrecarga laboral. Os achados possibilitam aprimorar a regulação das entradas e saídas de pacientes nas unidades, organização do trabalho e gestão do cuidado evitando-se riscos clínicos, atrasos, omissões e sobrecarga laboral.

Sitio Website educacional em saúde sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: construção, validação e avaliação

Health education website on home care for newborns: construction, validation, and evaluation

Iasmym Alves de Andrade Soares, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Aline Cerqueira Santos Santana da Sil...

Objetivo: construir, validar e avaliar um website educacional em saúde sobre os cuidados domiciliares com os recém-nascidos para uso de gestantes, puérperas e familiares. Método: estudo metodológico desenvolvido conforme o modelo Analyze, Design, Develop, Implement and Evaluate . Após a construção, o website foi validado por 20 experts e avaliado por 20 indivíduos do público-alvo e os dados analisados conforme Índice de Concordância com ponto de corte igual ou maior a 0,7 (70%). Resultados: na validação, o Índice de Concordância de todos os quesitos foi maior do que 0,7 (70%), com variação entre 0,75 (75%) e 1 (100%), alcançando valor médio global de 0,91 (91%). Na avaliação, todos os itens obtiveram nota máxima, com valor médio global de 1 (100%). Conclusão: o website educacional foi construído, validado e avaliado de maneira satisfatória, pode ser considerado uma ferramenta adequada ao seu objetivo, com benefícios no processo de ensino-aprendizagem das famílias, quanto ao cuidado pós-natal domiciliar com os recém-nascidos mediante sua utilização. Além disso, também pode ser aplicada na educação de estudantes e profissionais de saúde. O website encontra-se disponível para o acesso livre e gratuito por meio de notebooks , computadores, smartphones ou tablets.

Riscos ergonômicos e dor musculoesquelética em trabalhadores de limpeza hospitalar: Pesquisa Convergente Assistencial com métodos mistos

Ergonomic risks and musculoskeletal pain in hospital cleaning workers: Convergent Care Research with mixed methods

Emanuelli Mancio Ferreira da Luz, Oclaris Lopes Munhoz, Patrícia Bitencourt Toscani Greco, José Lu...

Objetivo: analisar a exposição aos riscos ergonômicos e a ocorrência de dor musculoesquelética em trabalhadores do Serviço Hospitalar de Limpeza. Método: pesquisa Convergente Assistencial, sendo a produção de dados delineada com métodos mistos, realizada com 149 trabalhadores de limpeza hospitalar. Utilizou-se a estratégia metodológica do projeto paralelo convergente, baseada em observação, registros fotográficos, questionários e grupos de convergência. Os resultados foram integrados por meio de joint display. Análise de dados com estatística descritiva e inferencial e análise de conteúdo. Resultados: a mixagem dos dados evidenciou o caráter multifatorial da exposição aos riscos ergonômicos (posturas de trabalho desconfortáveis; movimentos repetitivos; ortostatismo prolongado; utilização de equipamentos não adaptados às necessidades psicofisiológicas dos trabalhadores) e à dor musculoesquelética na população investigada. Esta última foi prevalente na coluna lombar, tornozelos ou pés, punhos ou mãos, coluna torácica e ombros. O conceito de risco ergonômico foi ampliado e sofreu influência dos aspectos psicossociais do trabalho. Conclusão: os trabalhadores investigados estão expostos aos riscos ergonômicos multifatoriais modificáveis relacionados à dor musculoesquelética. É possível promover inovações e ações de ensino-aprendizagem para minimizá-los, como o programa de educação continuada, construído coletivamente com recomendações de melhorias.

Desenvolvimento de serious game para aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção na adolescência

Development of a serious game for learning about safe sex and contraception in adolescence

Lilian Mayumi Chinen Tamashiro, Luciana Mara Monti Fonseca.

Objetivos: desenvolver um serious game em aplicativo mobile para aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção com a participação ativa dos adolescentes; e avaliar conteúdo, aparência e usabilidade da tecnologia com adolescentes e expertsMétodo: trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica sobre o desenvolvimento de um serious game, realizada em duas etapas: desenvolvimento da tecnologia propriamente dita; e avaliação do conteúdo, aparência e usabilidade do aplicativo. Adolescentes de uma escola pública da cidade de São Paulo-Brasil participaram da etapa de desenvolvimento da tecnologia. A avaliação foi realizada pelos adolescentes e experts nas áreas de saúde coletiva e tecnologia em saúde. Seguiram-se os critérios: aspectos educacionais, interface do ambiente e recursos didáticos. Resultados: desenvolveu-se Prinventon App ®, um serious game ambientado em uma cidade virtual, projetado para abordar a sexualidade na adolescência. O aplicativo obteve 90% de respostas positivas e apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,80, sendo considerado adequado. As sugestões e apontamentos foram acatados e implementados. O serious game foi considerado interessante e importante diante do tema abordado. Conclusão: a tecnologia desenvolvida pode auxiliar os adolescentes na aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção, ao abordar, de maneira lúdica e realística, a sexualidade na adolescência.

Vídeo educacional para autocuidado com a fístula arteriovenosa de pacientes renais: ensaio clínico randomizado

Educational video for self-care with arteriovenous fistula in renal patients: randomized clinical trial

Natália Ramos Costa Pessoa, Jackeline Kérollen Duarte de Sales, Clemente Neves Sousa, Marcos Vení...

Objetivo: avaliar o efeito de um vídeo educacional no conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula arteriovenosa de pacientes em tratamento hemodialítico. Método: ensaio clínico randomizado controlado, com dois braços e unicego. A intervenção utilizou um vídeo educacional sobre o autocuidado com a fístula arteriovenosa. Foi aplicada a Escala de conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula em 27 pacientes renais em hemodiálise do grupo controle e 28 do grupo intervenção na linha de base, após sete e quatorze dias. Os dados foram analisados no software Statistical Package for the Social Sciences , com a aplicação dos testes qui-quadrado, T de Student, Mann-Whitney e Teste de Friedman com análise post-hoc para comparações múltiplas. Resultados: verificaram-se diferenças estatisticamente significantes no conhecimento e prática de autocuidado com a fístula no seguimento de 0, 7 e 14 dias dos grupos intervenção (p= 0,004 e p<0,001, respectivamente) e controle (p<0,001 para o conhecimento e prática). A atitude apresentou diferença significativa no seguimento (p<0,001), mas a análise post-hoc não confirmou a significância obtida. Conclusão: o conhecimento e prática dos pacientes apresentaram aumentos significativos no seguimento nos grupos controle e intervenção, enquanto o aumento da atitude não foi significativo em nenhum dos grupos. Ensaio clínico, número de registro: U1111-1241-6730.

Usabilidade do aplicativo móvel ROBOVID para educação em saúde acerca da COVID-19

Usability of the ROBOVID mobile app for health education about COVID-19

Gabrielle dos Santos Correia, Aline Cerqueira Santos Santana da Silva, Layanne Fonseca Pinto, Fernan...

Objetivo: avaliar a usabilidade do aplicativo móvel ROBOVID para educação em saúde acerca da COVID-19. Método: estudo metodológico com abordagem quantitativa aplicado, desenvolvido com 21 adultos, por meio de formulário eletrônico. A avaliação da usabilidade ocorreu por meio da System Usability Scale . Para análise dos dados utilizou-se o software Statistical Package for the Social SciencesResultados: a média global pelo questionário System Usability Scale foi de 87,3, o que classifica a usabilidade do aplicativo ROBOVID como melhor alcançável. Ademais, o aplicativo apresenta índices elevados para facilidade de memorização, satisfação do usuário e facilidade de conhecimento do sistema, além de excelentes índices para ausência de erros e rapidez na execução das tarefas estabelecidas. Conclusão: o aplicativo ROBOVID possui conformidade com os princípios de usabilidade nos critérios de eficiência, eficácia e satisfação na avaliação dos usuários-finais, explicitando que o aplicativo atende às necessidades de consumo frente a suas funcionalidades, demostrando sua viabilidade no que tange aos objetivos iniciais.

Subconjunto terminológico para a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em Diabetes Mellitus

Terminology subset for the International Classification of Nursing Practice in Diabetes Mellitus

Fernanda Azeredo Chaves, Heloisa de Carvalho Torres, Tânia Couto Machado Chianca.

Objetivo: descrever o processo de elaboração de um subconjunto terminológico para a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em Diabetes Mellitus , baseado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Horta e na Teoria Social Cognitiva de Bandura. Método: estudo metodológico realizado a partir da identificação na literatura de 313 enunciados de diagnósticos de Enfermagem pertinentes ao cuidado em diabetes, selecionados e validados por consenso de enfermeiras especialistas em diabetes, provenientes de diferentes estados do Brasil, utilizando a técnica de grupo nominal. Resultados: foram selecionados 156 enunciados diagnósticos/resultados de Enfermagem, sendo relacionados: 111 (71,15%) às necessidades psicobiológicas; 42 (26,92%) às psicossociais e três (1,92%) às psicoespirituais. Foram construídas 433 intervenções de Enfermagem. Os enunciados diagnósticos foram validados a partir do consenso entre os especialistas com índice de validade de conteúdo médio de 0,89, sendo: 0,87 para as necessidades psicobiológicas; 0,93 para as psicossociais e 0,77 para as psicoespirituais. Conclusão: o estudo validou os enunciados do subconjunto terminológico para a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em diabetes, favorecendo o raciocínio clínico, a qualificação do Processo de Enfermagem e a melhoria das práticas de autocuidado em diabetes. Possibilitou a utilização de linguagem própria da Enfermagem com base em uma classificação reconhecida mundialmente.

Eficácia de um programa no aumento das estratégias de coping em bombeiros: ensaio clínico randomizado

Efficacy of a program in increasing coping strategies in firefighters: randomized clinical trial

Marli Aparecida Reis Coimbra, Érica Midori Ikegami, Lara Andrade Souza, Vanderlei José Haas, Maria...

Objetivo: avaliar a eficácia de um programa no aumento das estratégias de coping focadas no problema e na emoção em bombeiros militares. Método: ensaio clínico randomizado, paralelo, com mascaramento simples. A amostra constituiu-se de 51 participantes no grupo intervenção e 49 no controle. O grupo intervenção recebeu o programa interventivo incluindo as estratégias de coping pautadas na Classificação das Intervenções de Enfermagem, com duração de seis semanas consecutivas, um dia por semana. O grupo controle seguiu a rotina da Unidade de Serviço. Para as análises utilizou-se estatística descritiva, teste T de Student com correção de Welch e o teste de Mann-Whitney. A magnitude do efeito da intervenção foi calculada com o índice d de Cohen. Considerou-se valor p ≤0,05%. Resultados: na análise da média da diferença entre os escores nos grupos, as médias do grupo intervenção aumentaram significativamente para as estratégias de coping: suporte social ( p = 0,009), aceitação da responsabilidade ( p = 0,03), resolução de problemas ( p = 0,05) e reavaliação positiva ( p = 0,05). O impacto da intervenção apresentou magnitude moderada para o suporte social (d = 0,54). Conclusão: o programa interventivo possibilitou o aumento de estratégias de coping focadas no problema e na emoção em bombeiros militares. ReBEC: RBR-8dmbzc.

Vídeo educativo para ensino de práticas seguras no perioperatório: ensaio clínico randomizado

Educational video for teaching safe practices in the perioperative period: randomized controlled trial

Raissa Bianca Luiz, Maria Beatriz Guimarães Raponi, Patrícia da Silva Pires, Maria Sagrario Goméz...

Objetivo: avaliar a efetividade de um vídeo educativo no conhecimento de pacientes hospitalizados acerca das práticas seguras no período perioperatório. Método: ensaio clínico randomizado, duplo-cego, realizado em hospital de ensino no interior de Minas Gerais. Foram alocados aleatoriamente 100 pacientes submetidos à cirurgia ortopédica eletiva (50 no grupo experimental e 50 no controle). O conhecimento do paciente foi avaliado por meio de questionário, construído pelos pesquisadores e validado por especialistas, antes e após a aplicação da intervenção (vídeo educativo) ou orientações-padrão. Adotou-se estatística descritiva para variáveis quantitativas e teste t de Student para amostras independentes na análise da média da diferença do conhecimento entre os grupos experimental e controle (α = 0,05). Resultados: participaram do estudo 100 pacientes, 50 no grupo experimental e 50 no controle. O grupo experimental apresentou ganho de conhecimento significativamente superior ( t =3.72 ±1,84; p <0,001) ao grupo controle. Obteve-se d de Cohen de 1,22, indicando grande magnitude do efeito. Conclusão: o vídeo educativo foi efetivo na melhora do conhecimento dos pacientes e pode contribuir com o enfermeiro, na prática de educação em saúde, na otimização do tempo e na disseminação do conhecimento quanto às práticas seguras no perioperatório. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC): RBR-8x5mfq.

Adoção do papel, ansiedade, depressão e solidão em cuidadores familiares de pacientes com doenças crônicas

Role adoption, anxiety, depression and loneliness in family caregivers of patients with chronic diseases

Sonia Carreño-Moreno, Mario Pacheco-López, Mauricio Arias-Rojas.

Objetivo: descrever e explorar a relação entre a solidão, a ansiedade e a depressão com a adoção do papel de cuidador entre os indivíduos que cuidam de pessoas com doenças crônicas na Colômbia. Método: trata-se de um estudo exploratório e transversal que envolveu 960 cuidadores primários de indivíduos com doenças crônicas. Foi aplicada a Escala de Adoção do Papel de Cuidador, a Escala de Solidão da Universidade da Califórnia em Los Angeles e a Escala de Ansiedade e Depressão. Foram realizadas análises de componentes principais e de correspondência múltipla para o agrupamento. Resultados: entre os cuidadores participantes, 40,8% relataram ter depressão, 59% relataram ansiedade, 54,6% relataram solidão moderada a grave e 88,6% relataram uma adoção satisfatória do papel de cuidador. Os cuidadores que apresentaram níveis básicos ou insuficientes de adoção do papel tenderam a ter pontuações mais elevadas de ansiedade, depressão e solidão. Conclusão: a adoção do papel de cuidador é um mediador nos níveis de ansiedade, depressão e solidão entre os cuidadores. As estratégias destinadas a apoiar os cuidadores devem incluir o treinamento para o papel de cuidador, a fim de atenuar os impactos negativos da ansiedade, da depressão e da solidão.

Associação entre trauma na infância e depressão pós-parto em puérperas brasileiras

Association between childhood trauma and postpartum depression among Brazilian puerperal women

Elton Brás Camargo Júnior, Ana Carolina de Sousa Andrade, Maria Neyrian de Fátima Fernandes, Edil...

Objetivo: avaliar a associação entre diferentes formas de trauma na infância e depressão pós-parto em puérperas brasileiras. Método: estudo transversal incluiu 253 puérperas que foram avaliadas pela Edinburgh Postnatal Depression Scale e pelo Childhood Trauma Questionnaire . Análises multivariadas de regressão logística foram realizadas para verificar a associação entre diferentes tipos de trauma e a coocorrência de formas de abuso e negligência com depressão pós-parto. Resultados: a depressão pós-parto foi identificada em 93 mulheres (36,8%; Intervalo de Confiança de 95%: 30,8-42,7). Todas as formas de trauma na infância avaliadas (abuso emocional, negligência emocional, abuso físico, negligência física e abuso sexual) foram independentemente associadas à depressão pós-parto após ajuste para variáveis de confusão. O abuso emocional permaneceu associado à depressão pós-parto quando foi analisada a coocorrência de todas as formas de trauma na infância. Conclusão: os resultados sugerem associação entre as diferentes formas de trauma na infância e depressão pós-parto. Nesse sentido, o trauma na infância é um indicador para os profissionais de Enfermagem rastrearem fatores de risco de depressão pós-parto durante o acompanhamento obstétrico.