Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V32

De 37 a 48 de 105 itens(s).

Artigos Originais

Eficácia da auriculoterapia para ansiedade e estresse em profissionais de enfermagem perioperatória: estudo misto

Efficacy of auriculotherapy for decreasing anxiety and stress among perioperative nursing workers: a mixed study

Oclaris Lopes Munhoz, Bruna Xavier Morais, Emanuelli Mancio Ferreira da Luz, Patrícia Bitencourt To...

Objetivo: analisar a eficácia da auriculoterapia na ansiedade e estresse de profissionais de enfermagem perioperatória. Método: pesquisa de métodos mistos, experimental incorporada. Na etapa quantitativa realizou-se um ensaio clínico randomizado, triplo cego, com profissionais de enfermagem perioperatória, que responderam a um questionário de caracterização, a Lista de Sinais e Sintomas de Estresse, o Transtorno de Ansiedade Geral-GAD 7, sendo submetidos a oito sessões de auriculoterapia com semiagulhas. A etapa qualitativa foi exploratória e descritiva, com dados obtidos por entrevistas semiestruturadas. Dados mixados com incorporação dos achados qualitativos para examinar a intervenção no estudo experimental. Resultados: participaram 13 profissionais no grupo intervenção e 14 no controle, constatando-se redução significativa de ansiedade e estresse intragrupos, porém, sem diferença estatística intergrupos (p>0,05). Dados qualitativos possibilitaram a construção da categoria central “Auriculoterapia como intervenção para ansiedade e estresse”, subdividida em uma unidade de base e três categorias, que versaram sobre os benefícios da prática. Conclusão: aplicar auriculoterapia com pontos verdadeiros e falsos (sham) apresentou igual efeito para ansiedade e estresse dos participantes investigados; evidências reforçadas pelos depoimentos. Intervenções não farmacológicas, como a auriculoterapia, são importantes para recuperação e promoção da saúde de profissionais de enfermagem perioperatória. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-3jvmdn.

Percepção dos enfermeiros sobre o seu papel na redução das desigualdades em saúde em contextos comunitários

Nurses’ perception about their role in reducing health inequalities in community contexts

Jorge Sotelo-Daza, Yaneth Esperanza Jaramillo, Martha Vivas Chacón.

Objetivo: compreender a percepção dos enfermeiros sobre o seu papel na redução das desigualdades em saúde em contextos comunitários. Método: estudo qualitativo com abordagem fenomenológica abordado a partir da teoria interpretativista de Heidegger e das áreas das desigualdades em saúde. Foram realizadas 18 entrevistas em profundidade com enfermeiros que trabalham em instituições de saúde de intervenção comunitária. Para análise dos dados qualitativos foi adotado um processo de cinco fases: Acumulação, Desmontagem, Remontagem, Interpretação e Conclusão. Resultados: foram identificados quatro temas principais que mobilizam os enfermeiros para mitigar as desigualdades em saúde em ambientes comunitários: Competências para construir, operacionalizar, monitorar e avaliar políticas de saúde; Liderança e gestão de processos de saúde e cuidados em nível individual e coletivo; Profissionais que geram estratégias para o cuidado e Abordagem de cuidado baseada nas características do território. Conclusão: os enfermeiros percebem que o seu papel contribui significativamente para a redução das desigualdades em saúde em ambientes comunitários a partir da concepção, operacionalização, monitoramento e avaliação de políticas de saúde. Com base nas características socioculturais, econômicas e políticas do território, priorizam ações em grupos humanos desfavorecidos, a fim de melhorar o acesso, a oportunidade, a continuidade e a qualidade na saúde.

Letramento digital em saúde, comportamento e conhecimento de adolescentes para higienização das mãos na pandemia de COVID-19

Digital health literacy, behavior and knowledge of adolescents for hand hygiene during the COVID-19 pandemic

Rafaela Aparecida Prata, Juliana Bastoni da Silva, Sidiany Mendes Pimentel, Hélio Rubens de Carvalh...

Objetivo: investigar fatores associados ao letramento digital em saúde, o conhecimento e comportamento para higienização das mãos de adolescentes brasileiros na pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal realizado com 473 adolescentes de 15 a 19 anos. Os dados foram obtidos virtualmente, entre junho e agosto de 2021, por meio de questionário sobre características sociodemográficas, letramento digital em saúde, conhecimento e comportamento para higienização das mãos. Variáveis foram ajustadas por modelos de regressão linear múltipla com resposta normal. Resultados: a pontuação média de letramento digital em saúde foi de 29,89 ±5,30. Para o conhecimento e comportamento na higienização das mãos foi de 13,1 ±1,5 e 11,1±2,7, respectivamente. Maiores pontuações de conhecimento e comportamento na higienização das mãos se associaram ao ensino médio finalizado, isto se comparados aos que cursam faculdade, aos que frequentam curso em saúde, aos que buscam informações sobre a pandemia e em artigos científicos. Além disso, houve maiores pontuações do letramento digital em saúde em adolescentes que não utilizavam máscaras quando praticavam esporte (p= 0,017). Houve associação entre letramento digital em saúde e conhecimento (p = 0,000) e comportamento (p = 0,000) para higienização das mãos. Conclusão: existe associação entre maiores escores de letramento digital em saúde e o conhecimento e comportamento para a higienização das mãos.

Validação de aplicativo móvel para adultos com disfunção neurológica do trato urinário inferior

Validation of a mobile application for adults with neurological lower urinary tract dysfunction

Danielle Soraya Lourenço Fernandes Gomes, Priscilla Alfradique de Souza, Gisela Maria Assis, Daniel...

Objetivo: validar com especialistas o conteúdo de aplicativo móvel para orientação de pacientes com disfunção neurológica do trato urinário inferiorMétodo: estudo metodológico. Para validação do conteúdo, participaram 81 enfermeiros especialistas. O instrumento de coleta de dados foi elaborado no formato de formulário eletrônico e conteve avaliações sobre objetivos, conteúdo, linguagem, relevância, funcionalidade e usabilidade do aplicativo. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, com base na mensuração do Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: o índice de validade de conteúdo global do protótipo de aplicativo foi de 0,98. O item mais baixo (0,93) foi referente à adequação do tamanho da fonte, e o módulo mais alto (1) foi associado à usabilidade, que mostrou facilidade no manuseio do aplicativo. Os especialistas recomendaram correção ortográfica e gramatical, além de acréscimos e minimização de informações, padronização da linguagem, dentre outros. Conclusão: o conteúdo do aplicativo móvel MeduLar sem Medo® foi validado com excelência por especialistas, pois apresentou recursos importantes para o ensino do controle da disfunção urinária e a adesão à reabilitação. Com tais resultados, é possível vislumbrar as próximas etapas de validação, com aplicação nas populações a que se destina e incorporação desta tecnologia de cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Telenfermagem com pessoas idosas no serviço de atenção domiciliar na pandemia de COVID-19: estudo quase-experimental

Telenursing with elderly people in home care service during the COVID-19 pandemic: quasi-experimental study

Maria Auxiliadora Rodrigues, Rosimere Ferreira Santana, Ana Beatriz Serra Hercules, Patricia de Fát...

Objetivo: avaliar a telenfermagem como tecnologia de apoio na transição do cuidado às pessoas idosas e seus cuidadores no contexto da atenção domiciliar na pandemia COVID-19. Método: estudo quase experimental tipo antes-depois, não randomizado, com 219 pessoas idosas e com cuidadores do serviço de atenção domiciliar, divididos em 131 no grupo intervenção e 88 no grupo controle. Foi realizado tratamento analítico, estatísticas descritivas e inferenciais. Resultados: foram realizadas 1691 ligações, sendo 1515 para o grupo intervenção e 176 para o controle. Observou-se que na primeira ligação há maior necessidade de intervenções para promoção da saúde e que essa quantidade diminui ao longo das ligações com resultado significativo (p-valor < 0,001). Os desfechos analisados foram internação, óbito, alta ou continuação do serviço de atenção domiciliar e observou-se que a chance de alta do serviço foi nove vezes maior no grupo intervenção. A continuidade do cuidado do serviço de atenção domiciliar e alta após o término das ligações também foram significativos (p-valor < 0,001). Conclusão: a telenfermagem foi uma tecnologia de apoio ao cuidado, principalmente para a promoção da saúde e na alta do serviço de atendimento domiciliar.

“Tempos de guerra e tempos de paz incerta”: narrativas de pais de sobreviventes de câncer infantojuvenil

“Times of war and time of uncertain peace”: Narratives of parents of childhood cancer survivors

Rhyquelle Rhibna Neris, Ana Carolina Andrade Biaggi Leite, Elizabeth Papathanassoglou, Cristina Garc...

Objetivo: analisar os significados atribuído pelos pais à sobrevivência estendida e permanente ao câncer infantojuvenil. Método: estudo qualitativo narrativo, desenvolvido com pais de adolescentes e adultos jovens que sobreviveram ao câncer infantojuvenil. O recrutamento e a coleta de dados envolveram abordagens virtuais e presenciais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo análise temática reflexiva. Resultados: um total de dez pais foram incluídos no estudo. Foram construídas duas sínteses narrativas temáticas: “Tempos de guerra”; e “Tempo de paz incerta”, com seus respectivos subtemas. O diagnóstico de câncer marca o início de tempos de guerra na vida dos pais. Eles experienciam o tratamento do câncer como “altos e baixos”, com ameaças potenciais à vida dos seus filhos. Depois disso, chega-se ao “Tempo de paz incerta” e o equilíbrio da unidade familiar é restabelecido. Porém, o medo da recidiva torna a paz familiar incerta, e sua manutenção exige vigilância constante e atenção aos sinais e sintomas de uma possível nova batalha. Conclusão: os resultados destacam a experiência de ser pai de um sobrevivente de câncer infantil e podem ser aplicados para desenvolver modelos de cuidado centrados na família dos sobreviventes.

Estoque, composição e distribuição da força de trabalho de enfermagem no Brasil: uma fotografia

Stock, composition and distribution of the nursing workforce in Brazil: a snapshot

Ana Paula Cavalcante de Oliveira, Ana Beatriz Zanardo Mion, Mariana Lopes Galante, Gabriela Di Donat...

Objetivo: analisar a disponibilidade (estoque e composição) e acessibilidade (distribuição geográfica) da força de trabalho de enfermagem no Brasil. Método: estudo descritivo e transversal, com coleta retrospectiva de dados, identificados por meio da combinação de bancos de dados disponíveis em sites institucionais e estruturados de acordo com indicadores das “Contas Nacionais da Força de Trabalho em Saúde” da Organização Mundial da Saúde. Consideraram-se, para o estudo, profissionais de enfermagem de nível superior (enfermeiros) e nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem). Indicadores de estoque, composição, distribuição (por faixa etária e sexo) e razão de enfermeiros para médicos foram incluídos. Resultados: houve aumento no número de profissionais, entre 2005 e 2010, principalmente nos profissionais de nível médio e técnico. Há mais profissionais entre 36 e 55 anos, com predominância do sexo feminino em todas as categorias, apesar do aumento do sexo masculino. Observou-se distribuição desigual de profissionais nas regiões do país, sendo a região Sudeste a com maior número de profissionais. A razão de enfermeiros por médico é inferior a um nas regiões Sul e Sudeste. Conclusão: apesar do elevado contingente de enfermeiros, sua distribuição é desigual. O crescimento de técnicos de enfermagem superou significativamente o de enfermeiros, indicando políticas de formação técnica mais intensivas que as encontradas no ensino superior.

Fatores associados à não adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com insuficiência cardíaca

Factors associated with medication non-adherence among patients with heart failure

Jannaína Gomes de Lima, Alba Lucia Bottura Leite de Barros, Juliana de Lima Lopes.

Objetivo: identificar os fatores que contribuem para a não adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com insuficiência cardíaca. Método: estudo transversal e analítico que utilizou a escala de Medida de Adesão ao Tratamento para avaliar a não adesão ao tratamento farmacológico. Variáveis independentes foram coletadas utilizando-se a European Heart Failure Self-care Behavior Scale e um instrumento elaborado pelos autores, baseado em estudo anterior. Foram utilizados testes estatísticos para análise dos dados, sendo considerados significativos os valores de p≤0,05. Resultados: a amostra foi composta por 340 pacientes. Desses, 9,4% foram classificados como não aderentes. Os resultados da análise múltipla mostraram que o aumento de uma unidade no escore de autocuidado leva a um aumento de 8% na prevalência de não adesão do indivíduo; pacientes com renda familiar superior a três salários mínimos têm prevalência de não adesão ao tratamento igual a 3,5% da prevalência entre aqueles com até um salário mínimo; indivíduos que ingerem bebida alcoólica e sofrem de depressão têm prevalências de não adesão 3,49 e 3,69 vezes maiores, respectivamente, do que aqueles que não têm tais antecedentes. Conclusão: a não adesão ao tratamento farmacológico relacionou-se com comportamento de autocuidado, renda familiar, depressão e ingestão de bebida alcoólica.

Avaliação de software sobre o desenvolvimento do lactente para apoio ao ensino e capacitações profissionais

Software evaluation on infant development to support teaching and professional training

Wesley Soares de Melo, Hévila Ferreira Gomes Medeiros Braga, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Card...

Objetivo: avaliar junto a experts o desempenho funcional e a qualidade técnica do software educativo Wise Infant Development®Método: pesquisa metodológica que seguiu o processo de avaliação de softwares conforme as normas ISO/IEC 25010 e NBR ISO-IEC 14598-6. O desempenho funcional do software foi avaliado por grupo de experts enfermeiros e a qualidade técnica por experts da tecnologia da informação. Para a análise estatística, empregou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste Binomial. Resultados: em ambos os grupos de experts, a concordância foi maior que 70%, indicando que o software é adequado e pertinente ao que foi proposto em todas as suas características avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A tecnologia recebeu sugestões para seu aperfeiçoamento, as quais foram aceitas. Conclusão: o software Wise Infant Development ® foi bem avaliado pelos experts, podendo contribuir para o ensino sobre desenvolvimento do lactente, tanto na graduação em enfermagem quanto nas capacitações profissionais.

Sentimentos expressos por profissionais no atendimento a vítimas de violência sexual infantojuvenil

Feelings expressed by professionals caring for children and teenagers victims of sexual violence

Marimeire Morais da Conceição, Climene Laura de Camargo, Maria Carolina Ortiz Whitaker, Camila Tah...

Objetivo: descrever sentimentos expressos por profissionais de saúde no atendimento a vítimas infantojuvenis da violência sexual na perspectiva teórica do Interacionismo Simbólico. Método: pesquisa qualitativa realizada com 30 mulheres profissionais da saúde. Foi aplicado instrumento composto de questões fechadas para dados sociodemográficos e roteiro com perguntas abertas para a entrevista. Os dados foram organizados e analisados no software Nvivo versão 12, de acordo com a proposta de Bardin, sob a ótica do Interacionismo Simbólico na obra de Charles Morris. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: emergiram cinco categorias temáticas que revelaram sentimentos de empatia, medo, indignação, sofrimento e consternação. Tais sentimentos permaneceram na memória das entrevistadas, tornando o atendimento a vítimas infantojuvenis da violência sexual uma experiência tocante, difícil e que marca profundamente a vida do profissional de saúde. Conclusão: há necessidade de adotar estratégias de apoio à saúde mental de profissionais que atuam em serviços que prestam atendimento geral a crianças e adolescentes, considerando que existe a possibilidade de estes atenderem a vítimas infantojuvenis da violência sexual em respeito às políticas públicas preexistentes.

Percepções de enfermeiros sobre liderança em hospitais brasileiros na COVID-19 pela concepção de Kotter

Nurses’ perceptions of leadership in Brazilian hospitals during COVID-19 through Kotter’s conception

Patrícia Alves Galhardo Varanda, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Simone Coelho Amestoy, Vânia Marli ...

Objetivo: conhecer as percepções de liderança de enfermeiros durante a pandemia da COVID-19 em hospitais universitários brasileiros, pela concepção dos conceitos do referencial de John Kotter e seu modelo de mudança de oito etapas. Método: pesquisa multicêntrica de natureza qualitativa e delineamento analítico. A amostra foi constituída por 139 enfermeiros atuantes na COVID-19 entrevistados mediante um roteiro de entrevistas semiestruturadas, categorizadas por meio de análise de conteúdo de Bardin com base nos conceitos de John Kotter e seu modelo de mudança de oito etapas. Resultados: os achados resultaram em importantes percepções dos enfermeiros acerca da liderança durante o enfrentamento da COVID-19, que apresentaram características condizentes com os preceitos de Kotter. Evidencia-se uma liderança baseada na busca pelo conhecimento, pautada em uma comunicação polida, facilitando o trabalho em equipe por meio de uma relação de confiança e respeito. O reconhecimento da complexidade e dificuldade que é exercer a liderança do enfermeiro, principalmente, em contextos de crise. Conclusão: as percepções dos enfermeiros reforçam elementos essenciais para a prática da liderança, como a importância pela busca de conhecimentos múltiplos, comunicação polida, relação baseada na confiança e respeito, e o reconhecimento da complexidade em liderar, apresentando, assim, características acerca dos preceitos de Kotter.

Eventos tromboembólicos em pessoas com câncer na pandemia da COVID-19: estudo caso-controle

Thromboembolic events in people with cancer during the COVID-19 pandemic: case-control study

Vivian Cristina Gama Souza Lima, Paulo Jorge Pereira Alves, Patrícia dos Santos Claro Fuly.

Objetivo: analisar a associação entre a infecção por coronavírus e os eventos tromboembólicos em pessoas com câncer, durante o primeiro ano da pandemia. Método: estudo caso-controle realizado mediante coleta em prontuários. Os casos estudados foram de adultos com câncer, com diagnóstico de evento tromboembólico, atendidos nas unidades do serviço selecionado durante o primeiro ano da pandemia. O grupo controle contou com adultos com câncer sem diagnóstico de evento tromboembólico. Teste qui-quadrado de Pearson foi aplicado para verificar associação entre fatores de risco e o desfecho de técnicas de regressão logística foram aplicadas para identificar a razão de chance de ocorrência de evento tromboembólico. Resultados: 388 casos e 440 controles foram incluídos no estudo (proporção 1/1). Prevaleceu o sexo feminino, raça branca, média de idade de 58,2 (±14,8) anos. A quimioterapia antineoplásica foi o tratamento mais utilizado e a doença por coronavírus foi identificada em 11,59% dos participantes. No grupo caso, trombose venosa profunda foi mais prevalente. Conclusão: o estudo confirmou a hipótese de que a infecção por doença por coronavírus não aumentou a chance de eventos tromboembólicos em pessoas com câncer. Para a população estudada, os fatores que tiveram associação com os eventos foram os relacionados ao câncer e seu tratamento.