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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V32

De 13 a 24 de 105 itens(s).

Artigos Originais

Comunidade de Prática de Enfermagem: conectando enfermeiros e enfermeiras na Região das Américas

Community of Practice for Nursing: connecting nurses in the Region of the Americas

Bruna Moreno Dias, Johel Nazareth Díaz Pérez, Silvia Helena de Bortoli Cassiani.

Objetivo: analisar o perfil de utilização e o conteúdo das mensagens da Comunidade de Prática de Enfermagem da Região das Américas da Organização Pan-Americana da Saúde como ferramenta voltada ao compartilhamento de experiências, conhecimentos e oportunidades para enfermeiros e enfermeiras. Método: estudo descritivo e qualitativo, cujo objetivo foi analisar as mensagens publicadas nos fóruns da Comunidade de Prática. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Resultados: a Comunidade de Prática permitiu a participação de 1765 profissionais de 20 países, com 4001 mensagens publicadas. Os temas analisados (educação, emprego, liderança e prestação de serviços) foram abordados na perspectiva de profissionais de diferentes países, apresentando os desafios que enfrentam e os suas reflexões sobre a situação da Enfermagem na Região. Conclusão: a plataforma permitiu que profissionais de diferentes países e áreas interagissem e debatessem temas relevantes para o ensino e a prática da Enfermagem na Região das Américas. Através da Comunidade de Prática, espera-se aumentar o compromisso, a cooperação e a solidariedade para a aprendizagem coletiva e o desenvolvimento de capacidades, maximizando a contribuição dos enfermeiros com os serviços e sistemas de saúde.

Satisfação dos educadores de enfermagem com o sistema de pontuação do Objective Structured Clinical Examination online

Nurse educators’ satisfaction with online Objective Structured Clinical Examination scoring system

Fahni Haris, Ferika Indarwati, Yanuar Primanda, Resti Yulianti Sutrisno, Kellyana Irawati, Yin-Hwa S...

Objetivo: o sistema de pontuação do OSCE em papel (Pa-OSCE) tem várias desvantagens, incluindo o desperdício significativo de papel e o fato de consumir muito tempo. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos examinadores com o sistema de gerenciamento de pontuação do On-OSCE, identificar e avaliar os possíveis benefícios da inovação e promover seu uso. Método: usando um projeto de estudo transversal, desenvolvemos um inventário de satisfação que consiste em quatro domínios: economia de tempo, facilidade de uso, aplicação prospectiva e objetividade. Esse inventário foi usado para comparar os escores de satisfação entre dois grupos de examinadores (total de 67 indivíduos). Resultados: o inventário de satisfação de 20 itens demonstrou alta validade e confiabilidade (0,98 e 0,97, respectivamente). O tempo médio de pontuação foi significativamente menor no grupo do sistema de gerenciamento de pontuação online (p<0,001). Tanto a pontuação total de satisfação quanto as pontuações de cada domínio foram significativamente maiores no grupo do sistema de gerenciamento de pontuação online em comparação com o grupo do sistema de gerenciamento de pontuação em papel (p<0,001). Conclusão: uma grande proporção dos examinadores forneceu feedback positivo sobre o sistema de gerenciamento de pontuação online . O sistema de gerenciamento de pontuação online economiza o tempo de pontuação, é mais objetivo, mais fácil de usar e é recomendado para implementação. Os sistemas de gerenciamento de pontuação online podem ser implementados em instituições de ensino de enfermagem em todo o mundo para melhorar a eficiência da pontuação. Além disso, o inventário de satisfação de 20 itens pode servir como uma ferramenta de benchmarking para avaliar os educadores em todo o mundo.

Avaliação da dependência do autocuidado em pessoas com amputações dos membros inferiores: um estudo exploratório

Self-care dependency assessment of person with lower limb amputation: an exploratory study

Diana Fonseca Rodrigues, Paulo Alexandre Puga Machado, Teresa Martins, António Luís Rodrigues Fari...

Objetivo: identificar as características sociodemográficas e clínicas de pessoas com amputação maior de membro inferior, de origem vascular, e avaliar o nível de dependência e autonomia nas atividades de autocuidado, no domicilio. Método: estudo quantitativo, exploratório, transversal e descritivo. A amostra por conveniência foi constituída por 40 participantes. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a versão curta do Formulário de Avaliação de Dependência de Autocuidado. Resultados: dos 40 (100%) participantes a maioria era do sexo masculino; 75% tinham idade superior a 65 anos de idade e 77,5% foram submetidos a amputação transfemoral. Em relação ao nível de dependência predominavam as atividades relacionadas ao autocuidado: “andar”, “tomar banho”, “vestir-se e despir-se”, “usar o banheiro” e “transferir-se” e quanto a autonomia, 72,5% estavam confinados a uma cadeira de rodas. Conclusão: o domínio de autocuidado com maior nível de dependência é “andar”, e o menor , “alimentar-se”. Maior autonomia no uso do banheiro, deambulação e transferência da cama para a cadeira mostraram-se atividades de autocuidado com melhor capacidade de predizer a autonomia do paciente.

Disponibilidade de residentes e preceptores para práticas interprofissionais: estudo de métodos mistos

Availability of residents and preceptors for interprofessional practices: mixed methods study

André Lucas Maffissoni, Jussara Gue Martini, Daniele Delacanal Lazzari, Carine Vendruscolo, Marina ...

Objetivo: avaliar o nível de disponibilidade de residentes e de preceptores para as práticas interprofissionais. Método: estudo de métodos mistos do tipo triangulação concomitante, realizado com residentes e preceptores de uma Residência Multiprofissional em Saúde hospitalar. Resultados: mais de 90% (n=186) dos participantes possuem alta disponibilidade para as práticas interprofissionais. Contudo, práticas instituídas durante a graduação e o perfil profissional dos envolvidos, especialmente no que diz respeito à falta de comunicação entre as profissões e a abertura ao diálogo, foram indicados como dificuldades para a efetivação da interprofissionalidade no cenário investigado, o que pode influenciar negativamente a disponibilidade de residentes e preceptores. Conclusão: apesar de residentes e preceptores possuírem alta disponibilidade para o desenvolvimento da interprofissionalidade, determinados fatores dificultam sua execução, obstando o trabalho colaborativo.

Uso de smartphone por pessoas idosas no processo de envelhecimento saudável: uma teoria fundamentada nos dados

Smartphone use by older adult in the healthy ageing process: a theory based on data

Adriana Martins Gallo, Juliane Pagliari Araujo, Wanessa Cristina Baccon, Francielle Renata Danielli ...

Objetivo: compreender os sentimentos e reconhecimentos de pessoas idosas ao experienciarem o uso do smartphone no cotidiano, bem como as implicações no processo de envelhecimento saudável. Método: pesquisa qualitativa, utilizando Unified Theory of Acceptance and Use of Technology ; Senior Technology Acceptance & Adoption Model e o referencial metodológico Teoria Fundamentada nos Dados, na vertente Construtivista. Recrutou-se intencionalmente pessoas com 60 anos ou mais; usuários de smartphones ; participantes há seis meses ou mais de um projeto de extensão, sem comprometimento cognitivo, determinados por amostragem teórica. Um roteiro semiestruturado orientou a coleta de dados. A análise comparativa constante e concomitante seguiu os passos de codificação inicial e focalizada, com apoio de memorandos, até a saturação teórica. O diagrama de Sankey integrou a análise dos dados, utilizando o software Atlas.ti. Resultados: 37 participantes foram alocados em dois grupos amostrais. Apresenta-se a categoria “Experimentando a evolução tecnológica durante o processo de envelhecimento” e duas subcategorias: “Experimentando sentimentos ao envelhecer frente ao desenvolvimento tecnológico”; “Usando o smartphone e reconhecendo novas experiências”. Conclusão: ao experienciar o uso do smartphone , pessoas idosas compreendem e reconhecem a busca por competências digitais partindo de suas necessidades de utilidade e aplicabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação em seu cotidiano, integrando ao processo de envelhecimento saudável.

Conhecimento, atitude e prática de puérperas adolescentes após intervenção educativa sobre minipílula anticoncepcional

Knowledge, attitude and practice of puerperal adolescents after an educational intervention on the mini contraceptive pill

Claudionete Abreu Costa, Ana Karina Bezerra Pinheiro, Lena Maria Barros Fonseca, Tatiane Gomes Guede...

Objetivo: avaliar a efetividade de uma intervenção educativa no conhecimento, na atitude e na prática de puérperas adolescentes sobre minipílula como método de contracepção no pós-parto. Método: estudo quase experimental com pré e pós-testes realizado com 139 puérperas adolescentes em quatro maternidades públicas, utilizando-se um instrumento com questões sociodemográficas/gineco-obstétrica e um inquérito direcionado chamado Conhecimento, Atitude e Prática. Na análise, foram usados: software Statistical Package for the Social Sciences , versão 20.1 para Windows ; nível de significância de 5%; intervalo de confiança de 95%; teste Shapiro-Wilk para testar normalidade dos dados e teste t pareado. Resultados: os escores médios do instrumento Conhecimento, Atitude e Prática mostraram-se inadequados antes da intervenção educativa; após a intervenção, permaneceram inadequados, mas com discreta melhora; a atitude mostrou-se com inadequação acentuada. Tal instrumento, antes da intervenção, associou-se com idade, escolaridade, número de gravidezes e ter feito pré-natal; após a intervenção, além destas, teve associação com outras variáveis, como local de residência, estar estudando e ter usado método contraceptivo. Os três domínios tiveram associação entre si antes e após intervenção. Conclusão: a intervenção educativa, mediada pela enfermeira, foi efetiva para promoção de conhecimento, atitude e prática das puérperas adolescentes no uso adequado da minipílula como contracepção pós-parto.

Normas e percepções dos pais com relação ao uso de dispositivos móveis por crianças menores de cinco anos

Parental norms and perceptions regarding use of mobile devices by children under five years

David San-Martín-Roldán, Adrián González-Marrón, Sonia de-Paz-Cantos, Cristina Lidón-Moyano, A...

Objetivo: descrever as normas e as percepções de uma amostra de pais e responsáveis espanhóis sobre o uso de dispositivos móveis ( smartphone e/ou tablet ) por seus filhos e sua associação com esse uso. Método: estudo quantitativo, analítico, transversal, online e exploratório foi realizado com uma amostra não probabilística de pais ou responsáveis por crianças que usam smartphones ou tablets . O questionário virtual consistia em 44 perguntas e estava disponível em https://www.kenkolab.org/participa/Resultados: o número total de participantes (pais ou responsáveis) foi de 183 pessoas. Observou-se que 26,2% dos pais admitiram que seus filhos tinham acesso livre e irrestrito a smartphones ou tablets . Foram identificadas associações entre o tempo gasto com o uso de dispositivos móveis e as atitudes dos pais, como a permissão sem limitação de tempo e o uso como recompensa ou punição. Aproximadamente metade dos entrevistados acredita que seus filhos usam o dispositivo móvel por mais tempo do que o recomendado. Conclusão: a maioria dos pais exerce algum controle sobre o uso de dispositivos por seus filhos. Agir de acordo com as normas e percepções dos pais é vital para o sucesso na abordagem do tempo que as crianças passam em dispositivos móveis. A enfermagem comunitária pode ser um meio de educação sobre hábitos saudáveis de consumo de tela na primeira infância.

Modelo de informação do gerenciamento da dor em pessoas idosas com 75 anos ou mais

Information Model on pain management for elder adults aged 75 years or older

Ana Clara de Brito Cruz, Amália de Fátima Lucena, Aline Tsuma Gaedke Nomura, Miriam de Abreu Almei...

Objetivo: desenvolver um modelo de informação sobre o gerenciamento da dor em pessoas idosas hospitalizadas. Método: estudo observacional retrospectivo de Big Data, guiado pelo Applied Healthcare Data Science Roadmap . A amostra incluiu todos os Registros Eletrônicos de Saúde relacionados ao gerenciamento da dor em pessoas idosas com 75 anos ou mais, considerados vulneráveis na instituição, internados em unidades clínicas e cirúrgicas. Para análise foram utilizados pacotes de ciência de dados em Python ®Resultados: encontrou-se 9.635 internações referentes a 4.753 pacientes, com média de 81 anos, sendo 54% do sexo feminino. Os principais motivos de hospitalização foram doenças do aparelho circulatório (n = 1.593, 28,6%), neoplasias (n = 893, 16%) e doenças do aparelho geniturinário (n = 508, 9,1%). Identificou-se 60 atributos relacionados à dor, organizados nos grupos: dor atual; instrumentos e características de avaliação; diagnóstico de enfermagem; etiologia do diagnóstico de enfermagem; intervenções para alívio; consultorias com especialidades; e reavaliação da dor. Os grupos foram classificados em quatro grandes painéis que constituíram o modelo de informação. Conclusão: o modelo de informação desenvolvido apresentou um panorama da realidade assistencial do gerenciamento da dor em pessoas idosas vulneráveis, subsidiando a tomada de decisão para a gestão da dor nesta população.

Apego materno-fetal e fatores inter-relacionados em gestantes assistidas na Atenção Primária à Saúde

Maternal-fetal attachment and interrelated factors in pregnant women assisted in Primary Health Care

Cássio de Almeida Lima, Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Lucineia de Pinho, Sélen Jaqueline...

Objetivo: analisar o apego materno-fetal e os fatores inter-relacionados em gestantes assistidas na Atenção Primária à Saúde. Método: inquérito epidemiológico seccional, de base populacional e analítico. Foi investigada a amostra de 937 participantes, assistidas por equipes da Estratégia Saúde da Família. Avaliaram-se apego materno-fetal (desfecho), variáveis sociodemográficas e clínicas, apoio social, funcionalidade familiar, sintomas depressivos e estresse percebido. Foi adotada análise multivariada por meio da modelagem com equações estruturais. Resultados: o apego materno-fetal apresentou média de 92,6 (DP=±15,3). O modelo estrutural ajustado evidenciou que os seguintes fatores exerceram efeito direto sobre o desfecho: semanas gestacionais (β=0,29; p<0,001), aglomeração do domicílio (β=-0,07; p=0,027), sintomas depressivos (β=-0,11; p=0,003), apoio social (β=0,08; p<0,001) e funcionalidade familiar (β=0,19; p<0,001). Foram identificados efeitos indiretos do apoio social (β=-0,29; p<0,001) e da funcionalidade familiar (β=-0,20; p<0,001), mediados pelos sintomas depressivos. Conclusão: identificou-se um conjunto de inter-relações entre apego materno-fetal, semanas gestacionais, aglomeração domiciliar, sintomas depressivos, apoio social e funcionalidade familiar. Sugere-se que a Estratégia Saúde da Família oferte uma atenção pré-natal ancorada na integralidade e humanização, que propicie o bem-estar biopsicossocial na gravidez e o apego materno-fetal saudável.

Usabilidade do sistema computacional “Apoio à Revisão Sistemática”: um estudo metodológico

Usability of the “Systematic Review Support” computer system: a methodological study

Fernanda Martins Dias Escaldelai, Leandro Escaldelai, Denise Pimentel Bergamaschi.

Objetivoavaliar a usabilidade do sistema computacional “Apoio à Revisão Sistemática”. Método: estudo metodológico envolvendo 21 estudantes, que avaliaram o sistema computacional em um teste de usabilidade remoto e síncrono. Foram realizadas duas atividades, contendo 21 tarefas simulando as etapas iniciais de um estudo de revisão, propostas para eliminação de referências duplicadas, seleção de estudos e resolução de divergências entre avaliadores. No final, os participantes responderam ao questionário System Usability Scale . As medidas utilizadas foram: taxa de conclusão com assistência (eficácia) e tempo para concluir a tarefa (eficiência). Os dados foram descritos em tabela por meio de média, desvio-padrão, valores mínimo e máximo. Resultados: no total de 21 tarefas, os participantes apresentaram taxa de conclusão com assistência de 9% e tempo médio de 55,1 minutos (sendo 60 minutos o tempo esperado). A nota média fornecida pelo instrumento System Usability Scale foi 82,4 (considerando uma pontuação de 0 a 100), mediana 85; valor mínimo 35 e máximo 97,5. Conclusão: o sistema computacional apresenta parâmetros de eficácia e eficiência necessários a uma ferramenta computacional de revisão. Apresenta usabilidade de 82,4 em escala de 0 a 100 avaliada pelo instrumento System Usability Scale . A versão apresentada incorpora os ajustes identificados no teste em uso.

Situações de crise de saúde mental: o trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde

Mental health crisis situations: the nurse’s work in Primary Health Care

Gessner Bravo de Paula, Nur Mohamad Ali El Akra, Lucas Ferraz Córdova, Lucilene Cardoso, Ana Caroli...

Objetivo: analisar o trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde diante de situações de crise de saúde mental. Método: estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, subsidiada pelos referenciais teóricos-interpretativos da análise do comportamento e do materialismo histórico-dialético. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com doze enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e analisados pela técnica dedutiva proposta pelo Theorical Domains Framework , referencial metodológico adotado. Resultados: os dados analisados possibilitaram a elaboração de dois temas: “O trabalho do enfermeiro: determinantes materiais e sociais” e “Condições subjetivas do enfermeiro diante de situações de crise de saúde mental”. O trabalho do enfermeiro foi pautado pela execução protocolar de etapas “técnicas” relacionadas à clínica psiquiátrica, com compreensão da crise como “surto psiquiátrico”. Conclusão: o estudo possibilitou analisar o trabalho do enfermeiro diante das situações de crise, descrevendo as contradições objetivas e subjetivas, sua compreensão do fenômeno da crise a as repercussões emocionais desse trabalho nos profissionais. Evidenciou-se um trabalho atravessado pela alienação e pelo fetiche da técnica, situação que levanta a necessidade de atuação, organização e mobilização político-social da categoria de enfermagem em torno da luta contra o modelo de atenção manicomial e consolidação da perspectiva da Reforma Psiquiátrica.

Qualidade de vida, percepção de saúde, motivação para aprendizagem e comportamento de adolescentes em instituição de ensino

Quality of life, health perception, learning motivation and behavior of adolescents in an educational institution

Graziela Nunes Alfenas Fernandes, Stela Maris Aguiar Lemos.

Objetivo: analisar as variáveis sociodemográficas, qualidade de vida, autopercepção de saúde, motivação para aprendizagem e comportamento de adolescentes em 2018 e 2021. Método: estudo transversal observacional com 124 adolescentes em 2018 e 68 em 2021. Utilizou-se para a coleta de dados um Formulário para as variáveis sociodemográficas, Questionário Pediátrico de Qualidade de Vida, instrumento de Autopercepção de Saúde, Escala de Motivação para a Aprendizagem e Questionário de Capacidades e Dificuldades. A coleta dos dados foi realizada por formulários no Google Forms . Para a análise, utilizou-se estatística descritiva e regressão logística. Resultados: a maioria dos participantes pertencia à classe A. Na comparação entre 2018 e 2021, houve piora da avaliação de autopercepção de saúde. Na avaliação da QV pelos pais, houve diferença estatística significativa entre os escores das dimensões social e psicossocial. Entre os adolescentes, houve diferenças entre os escores da QV nas dimensões física e psicossocial. Conclusão: o adolescente com melhor avaliação da saúde mental teve maior chance de ter melhor qualidade de vida nos períodos investigados (OR=5,35 e OR=5,51). Estudantes mais novos apresentaram maior motivação para aprender, sendo que aumentaram em até 9,75 e 5,02 vezes a chance de melhoria da qualidade de vida nos dois períodos, respectivamente.