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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V32

De 1 a 12 de 105 itens(s).

Editorial

Participação da enfermagem na avaliação de tecnologias em saúde: um assunto pendente?

Nursing participation in health technology assessment: a pending issue?

Juan Ramón Lacalle-Remigio, Soledad Benot-López.

Educação internacional de doutorado em Enfermagem: a qualidade importa

International Nursing doctoral education: quality matters

Shaké Ketefian, Silvina Malvarez.

Investindo no futuro da Enfermagem: a necessidade urgente de ambientes de trabalho sustentáveis e inovadores

Investing in the future of Nursing: the urgent need for sustainable and innovative work environment

Renata Cristina Gasparino, Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro, José Luís Guedes dos Santos, Andrea B...

Saúde digital: contribuições da Enfermagem

Digital health: contributions from Nursing

Ana Estela Haddad, Swedenberger Barbosa, Paulo Eduardo Guedes Sellera, Marcelo D’Agostino.

Artigos Originais

Qualidade da visita domiciliar do agente comunitário de saúde na atenção básica e fatores associados

Quality of home visits by community health workers in primary care and associated factors

Marciane Kessler, Elaine Thumé, Luiz Augusto Facchini, Luiza Carolina Moro, Elaine Tomasi.

Objetivo: avaliar a qualidade da visita domiciliar do agente comunitário de saúde e os fatores associados. Método: estudo transversal com 38.865 equipes e 140.444 usuários do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Estabeleceu-se “qualidade da visita domiciliar” e sua associação com características dos municípios, das equipes e dos indivíduos, estimada pela razão de prevalência e por intervalos de confiança de 95%. Resultados: 139.362 (99,2%) usuários manifestaram que a equipe de saúde possuía agentes comunitários. A prevalência de qualidade foi de 51,9%. Após ajustes, a prevalência foi maior no Nordeste (Razão Prevalência:1,19 [1,18-1,21]), municípios menores (Razão Prevalência: 1,06 [1,03-1,09]), entre equipes com definição de área (Razão Prevalência: 1,15 [1,06-1,25]), avaliação de indicadores (Razão Prevalência: 1,14 [1,12-1,17]) e satisfação do usuário (Razão Prevalência: 1,11 [1,08-1,13]), que consideraram critérios de risco e de vulnerabilidade para definição da quantidade de pessoas sob responsabilidade (Razão Prevalência: 1,05 [1,04-1,07]) e sem população descoberta de agentes (Razão Prevalência: 1,03 [1,01-1,04]); entre usuários com doenças crônicas (Razão Prevalência: 1,02 [1,01-1,05]) e com alguém no domicílio com dificuldades de locomoção (Razão Prevalência: 1,05 [1,02-1,07]). Conclusão: evidencia-se a importância da organização do processo de trabalho das equipes para a qualidade da visita domiciliar do agente e seu papel na equidade em saúde.

Estudo multicêntrico sobre satisfação, estresse e condições de trabalho na Enfermagem em países latino-americanos

Multicenter study on satisfaction, stress and working conditions in nursing in Latin American countries

Diana Carolina Tiga-Loza, Anyela Mancilla-Lucumi, Maria Andrea Castro-Bernal, Oscar Javier Vergara-E...

Objetivo: avaliar o nível de satisfação profissional, os estressores e as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem em alguns países da América Latina durante a pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal realizado com profissionais de enfermagem atuantes em instituições hospitalares, de atenção primária, educacionais, governamentais, de pesquisa, comerciais e independentes. Foi realizada uma pesquisa online que avaliou a satisfação com o instrumento Font-Roja , as características sociodemográficas, os fatores de estresse e as condições de trabalho. Resultados: participaram 1.215 trabalhadores da Argentina, Colômbia, México, Equador e Panamá. O escore geral de satisfação foi 81,5 (DP:11,6). Houve menor satisfação nas dimensões tensão, pressão, características extrínsecas e monotonia. Foi relatado aumento no estresse no trabalho (84,3%), carga de trabalho (81,3%), medo do SARSCoV-2 (67,7%), incerteza no trabalho (51,2%) e redução salarial (20,4%). Os fatores laborais relacionados à satisfação foram: recomendação do emprego, jornada mista, trabalho assistencial, aumento do estresse, aumento da carga horária, redução salarial e compra de elementos de proteção. Conclusão: os aspectos da satisfação no trabalho mais afetados durante a pandemia foram pressão, tensão, falta de independência e monotonia no trabalho; esta satisfação foi reduzida devido ao aumento do estresse e da carga de trabalho, aquisição de elementos de proteção individual e redução salarial.

Padrão de uso de smartphones e tablets em crianças de até cinco anos de idade na Espanha: um estudo transversal

Smartphone and tablet use pattern in children up to 5 years old in Spain: a cross-sectional study

Sonia de Paz-Cantos, Adrián González-Marrón, Cristina Lidón-Moyano, Maria Cerrato-Lara, Ana Díe...

Objetivo: caracterizar o padrão de uso de smartphones e tablets em uma amostra de crianças de até cinco anos de idade e avaliar com quais variáveis ele está associado. Método: estudo transversal com 410 pais de crianças de até cinco anos de idade. Os dados foram obtidos por meio de um questionário online . Foram coletadas perguntas sobre o tempo e o padrão de uso diário de smartphones e tablets . Calculamos a porcentagem geral (e o intervalo de confiança de 95%) e a mediana (e o intervalo interquartil) do tempo de uso de cada dispositivo, de acordo com as variáveis associadas à criança e as características do entrevistado. Resultados: estima-se que 44,7% (IC 95%: 37; 51) das crianças usavam smartphones e/ou tablets diariamente. O tempo médio de uso de smartphones e tablets, separadamente, foi de 30 minutos por dia para smartphones (8,6-38,6) e 30 (17,1-60,0) para tablets . Nas crianças que têm acesso livre aos dispositivos, 11,6% (IC 95%: 6; 16) usam esses dispositivos até 30 minutos depois de acordar durante a semana, 15,4% (IC 95%: 10; 21) durante os finais de semana e 14,0% (IC 95%: 8; 19) usam smartphone e/ou tablet até 1 hora antes de dormir. Conclusão: mais de quatro em cada dez crianças de nossa amostra usavam smartphones e/ou tablets diariamente. A enfermagem comunitária pode ser um caminho viável para a implementação de programas educacionais voltados para a promoção de práticas saudáveis no uso de dispositivos eletrônicos por crianças, dado o padrão de uso excessivo de telas na população pediátrica.

Aplicativo “Nasci Bem” para profissionais de saúde e familiares de recém-nascidos: construção, validação e avaliação

The “ Nasci Bem ” app for health professionals and families of newborns: construction, validation and evaluation

Ingrid Lucchese, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Maithê de Carvalho e Lemos Goulart, Maria da Anunci...

Objetivo: construir, validar e avaliar um aplicativo para dispositivos móveis sobre práticas assistenciais humanizadas ao recém-nascido de risco habitual na maternidade, destinado a profissionais de saúde e familiares. Método: estudo metodológico em sete etapas: revisão de literatura; organização do conteúdo; construção do aplicativo; validação por experts; adequação após validação; avaliação pelo público-alvo; e adequação após avaliação. Participaram 22 experts da validação e 21 pessoas do público-alvo na avaliação. Os instrumentos abordaram conteúdo, aparência e/ou motivação, com a System Usability Scale para usabilidade. Calcularam-se: Índice de Concordância e Escore de Usabilidade. Resultados: na validação, o aplicativo alcançou Índice de Concordância de 0,97; variando de 0,82 a 1,0 entre os itens analisados. Na avaliação, o índice foi de 0,99; variando de 0,95 a 1,0. Na usabilidade da primeira versão, o Índice de Concordância foi de 0,92 e o Escore de Usabilidade de 93. Já na segunda, o índice foi de 0,93 e escore de 94, indicando usabilidade melhor alcançável desde a primeira versão. Conclusão: o aplicativo “Nasci Bem” demonstrou ser compreensível, relevante, pertinente, eficiente, de fácil utilização e baixa inconsistência, e com excelente potencial de uso como tecnologia educacional para profissionais e familiares.

Tecnologia educacional para apoiar a segurança do paciente no bloco cirúrgico: guias clínicas de simulação

Educational technology to support patient safety in the operating room: clinical simulation guides

Letícia Marie Sakai, Neide da Silva Knihs, Ana Graziela Alvarez, Patrícia Treviso, Aline Lima Pest...

Objetivo: desenvolver e validar duas guias clínicas de simulação para o apoio e a disseminação da cultura de segurança no ambiente cirúrgico. Método: estudo metodológico apoiado pelo referencial teórico de International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. A técnica bola de neve foi aplicada para a validação das guias clínicas junto às expertises na temática. Para o teste piloto foram utilizadas duas escalas validadas para o Brasil. Resultados: participaram 89 profissionais do bloco cirúrgico, sendo 41 médicos, 40 técnicos de Enfermagem, quatro enfermeiros, dois técnicos de radiologia e dois estagiários de Enfermagem. Foram construídas duas guias, uma sobre a gestão de conflitos e o trabalho em equipe na segurança do paciente durante a transferência do paciente da sala operatória para a sala de recuperação pós-anestésica, e outra que tratou da assistência da equipe de saúde na transferência do cuidado na sala de recuperação pós-anestésica. A avaliação da Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas obteve média 8,3 e a Satisfação e Autoconfiança na aprendizagem, 4,1. Conclusão: as guias encontram-se validadas e aptas para serem replicadas em qualquer ambiente cirúrgico. Considera-se que essa tecnologia poderá contribuir para melhoria da cultura de segurança no bloco cirúrgico pela oportunidade de reflexão e pensamento crítico.

Validade da escala de Sofrimento Psicológico de Kessler em estudantes brasileiros do ensino superior

Validity of the Kessler Psychological Distress scale in Brazilian higher education students

Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli, Gabriel Vinícius Souza de Vasconcelos, Jéssica Rodrigues C...

Objetivo: avaliar a validade baseada na estrutura interna, validade concorrente e preditiva da versão brasileira da Escala de Sofrimento Psicológico de Kessler, para o rastreamento de sofrimento psicológico em estudantes de nível superior. Método: estudo metodológico com 1.034 participantes, aplicando-se a Escala de Sofrimento Psicológico de Kessler e o Self Reporting Questionnaire . A análise da estrutura interna foi investigada por meio da Análise Fatorial Confirmatória bifatorial, avaliando-se os índices de ajuste e o coeficiente de confiabilidade ômega hierarquizado. A validade concorrente foi verificada pelo teste de correlação de Pearson, enquanto para a validade preditiva utilizou-se sensibilidade, especificidade, área sob a curva ROC e intervalo de confiança de 95%. Resultados: o modelo bifatorial apresentou excelentes índices de ajuste (CFI=1,000; TLI=0,999; SRMR=0,019; RMSEA=0,028; IC95%: 0,015 – 0,041) e elevada confiabilidade (ωH=0,886). Houve forte correlação significativa entre a K10 e o SRQ (r=0,813; IC95%: 0,784 – 0,837). O ponto de corte ideal para rastreamento foi identificado como superior a 21, com sensibilidade de 85,2% e especificidade de 82,9%. Conclusão: a estrutura composta por um fator geral - sofrimento psicológico apresentou elevada confiabilidade. A escala apresentou validade concorrente e preditiva para o rastreio de sofrimento psicológico entre estudantes universitários de ensino superior.

Utilização do expert-modeling videos em telessimulações no ensino de enfermagem pediátrica e neonatal

Using expert-modeling videos in telesimulations to teach pediatric and neonatal nursing

Mariane Caetano Sulino Gonçalves, Aline Natalia Domingues, Luciana Mara Monti Fonseca, Regina Apare...

Objetivo: aferir a percepção da autoeficácia, autoconfiança e satisfação de graduandos em enfermagem durante a utilização do expert-modeling videos como estratégia de aprendizagem, no período de afastamento social. Método: estudo descritivo, com graduandos das disciplinas de cuidado ao recém-nascido e à criança hospitalizados de instituição de ensino superior de enfermagem do interior do estado de São Paulo, Brasil. As atividades foram organizadas em três momentos, em tempo real: prebriefing , expert-modeling videos e debriefing . O expert-modeling videos substituiu o cenário de simulação clínica durante o afastamento social da pandemia da COVID-19, para desenvolvimento de telessimulação. Para análise da autoconfiança, autoeficácia e satisfação dos estudantes, foram utilizadas escalas validadas específicas. A análise de conteúdo avaliou as vantagens e desvantagens do uso do expert-modeling videosResultados: participaram do estudo 39 graduandos. Foram encontrados níveis altos de autoconfiança, autoeficácia e satisfação entre os participantes. As vantagens do expert-modeling videos foram organizadas nas seguintes categorias: Conveniência, Segurança e continuidade dos estudos e Método de ensino eficiente, e as desvantagens em Problemas com tecnologia, Distrações, Ausência de contato pessoal e Fadiga mental. Conclusão: as atividades de telessimulação consolidaram-se como estratégias que permitiram o aprendizado em tempos de ensino remoto emergencial pelo realismo da telessimulação com desenvolvimento de habilidades no cuidado à criança e ao neonato e articulação entre teoria e prática.

Experiências de homens transexuais no parto e pós-parto à luz do cuidado transcultural

Transsexual men’s experiences of childbirth and postpartum in the light of transcultural care

Danilo Martins Roque Pereira, Ednaldo Cavalcante de Araújo, Sheyla Costa de Oliveira, Anderson Reis...

Objetivo: desvelar as experiências de homens transexuais durante o parto e pós-parto à luz da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado  Cultural. Método: estudo qualitativo e descritivo operacionalizado pelo método de estudo de casos múltiplos. Coleta de dados realizada por meio da amostragem do tipo intencional composta por cinco homens transexuais, selecionados por critérios de conveniência e disponibilidade. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram organizados e adaptados ao Modelo SunriseResultados: a maioria dos participantes são “primíparos”, e com parto cesáreo. Na adaptação do Modelo Sunrise , observou-se o estímulo à medicalização e manejo mecanicista do parto; medo do parto natural; violência perpetrada contra os homens transexuais resultantes da dificuldade de acesso à informação por parte do homem gestante e atenção obstétrica não qualificada às necessidades do público, repercutindo em cuidado fragilizado, com insatisfação frente ao serviço de saúde. Conclusão: as experiências de homens transexuais durante o parto e pós-parto perpassam por um misto de vivências, geradoras de danos, sobretudo, quando vinculadas às situações de violência transfóbica e violação de direitos.