De 145 a 156 de 158 itens(s).
Systematic review and meta-analysis comparing ventilatory support in chemical, biological and radiological emergencies
Israel Baptista de Souza Borges, Magali Rezende de Carvalho, Marcel de Souza Quintana, Alexandre Bar...
Objetivo: comparar o tempo médio do desenvolvimento das técnicas de laringoscopia direta e de inserção de dispositivos supraglóticos e avaliar a taxa de sucesso na primeira tentativa dessas técnicas, considerando a utilização de equipamentos de proteção individual específicos (macacão impermeável; luvas; botas; proteção ocular; máscara) pelos profissionais de saúde. Método: metanálise com estudos das bases LILACS, MEDLINE, CINAHL, Cochrane, Scopus e Web of Science. As palavras-chave foram: personal protective equipment; airway management; intubation; laryngeal masks. Resultados: no desfecho redução “do tempo dos procedimentos” a análise geral dos dispositivos supraglóticos em comparação com o tubo orotraqueal apresentou inicialmente alta heterogeneidade dos dados (I2 = 97%). A análise por subgrupos impactou na redução da heterogeneidade entre os dados. O subgrupo “máscara laríngea como guia para intubação orotraqueal” demonstrou heterogeneidade moderada (I2 = 74%). O subgrupo “dispositivos supraglóticos de 2ª geração” evidenciou homogeneidade (I2 = 0%). Todas as metanálises foram favoráveis aos dispositivos supraglóticos. No desfecho “êxito na primeira tentativa” foi encontrada homogeneidade moderada (I2 = 52%), demonstrando maior proporção de acerto para dispositivos supraglóticos. Conclusão: no contexto do desastre químico, biológico ou radiológico, a inserção do dispositivo supraglótico revelou ser mais rápida e apresentar maior chance de acerto por profissionais de saúde. Registro PROSPERO (CRD42019136139).
Focus and trends in nurse advocacy in the Pan American Health Region: a bibliometric analysis
David Charles Benton, Alyson Suzanne Brenton
Objetivo: examinar os resultados acadêmicos relacionados às contribuições do ativismo de enfermagem para influenciar políticas de autores em países da Organização Pan-Americana da Saúde. Método: o estudo utiliza uma análise bibliográfica de artigos indexados no Scopus de autoria de estudiosos dos Estados-membros da OPAS. O VOSviewer conduziu análises de coautor e de co-ocorrência para gerar visualizações das relações entre autores, países de origem e palavras-chave. Resultados: 7.773 artigos com 21.523 autores preencheram os critérios de inclusão. Foi encontrado um aumento de publicações sobre políticas a partir de 1962. Na coautoria, identificou-se uma estrutura de relacionamento frágil com poucos autores conectados em redes de colaboração. Por país de origem, 22 dos 35 Estados-membros contribuíram para a literatura sobre políticas; 17 estavam em uma rede conectada e cinco contribuíam, mas não estavam conectados a colegas nem a outros Estados-membros. A análise de palavras-chave identificou 20 agrupamentos de dados específicos. Conclusão: nossas descobertas estão alinhadas com a Campanha Nursing Now(Enfermagem Agora) e essa análise bibliográfica fornece uma referência importante para a atual atividade de ativismo político na OPAS, em relação à qual o progresso futuro na região pode ser avaliado. Observa-se a possibilidade de maior colaboração entre autores e isso pode ser direcionado ao envolvimento de enfermeiros nos Estados-membros que ainda não participam ou participam apenas parcialmente nesse espaço.
Care recommendations for parturient and postpartum women and newborns during the COVID-19 pandemic: a scoping review
Victor Hugo Alves Mascarenhas, Adriana Caroci-Becker, Kelly Cristina Máxima Pereira Venâncio, Naya...
Objetivo: mapear a produção de conhecimento sobre as recomendações para assistência ao parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido em face da pandemia do novo coronavírus. Método: revisão de escopo com seleção dos artigos em bancos de dados, repositórios e em listas de referências dos estudos. Dois revisores independentes realizaram leitura dos textos completos, extração dos dados, análise do material e sintetização do conteúdo. Resultados: foram incluídos 19 artigos, que tiveram os conteúdos sintetizados e apresentados em duas categorias conceituais: 1) recomendações sobre a assistência ao parto, com três subcategorias – indicações para antecipação do parto; via de nascimento e preparação da equipe e do ambiente para o nascimento; 2) recomendações sobre a assistência puerperal, com quatro subcategorias – aleitamento materno; cuidados com o recém-nascido; alta hospitalar e cuidados domiciliares com recém-nascido. Conclusão: no ciclo gravídico-puerperal deve-se prevenir a transmissão do vírus, avaliar a necessidade da interrupção da gestação, reduzir a circulação de pessoas, evitar o contato pele a pele e o parto na água, preferir a anestesia peridural à anestesia geral, manter a mulher isolada do recém-nascido e estimular a amamentação. Estudos futuros sobre puxo dirigido, parto instrumental, clampeamento tardio do cordão umbilical e banho imediato do recém-nascido são necessários.
Cloth face masks to prevent Covid-19 and other respiratory infections
Magda Milleyde de Sousa Lima, Francisco Marcelo Leandro Cavalcante, Thamires Sales Macêdo, Nelson M...
Objetivo: analisar as evidências científicas sobre a eficácia de máscaras de tecido para a prevenção da COVID-19 e outras infecções respiratórias. Método: revisão integrativa da literatura a partir da questão norteadora: “Qual a eficácia das máscaras de tecido na absorção de partículas causadoras de infecção respiratória?”. A busca ocorreu em oito bases de dados eletrônicas sem restrição de tempo e idioma. Resultados: as máscaras de tecido de baixa cobertura, 100% algodão, cachecol, fronha, fronha antimicrobiana, linho, seda, toalha de chá e saco de aspirador apresentam proteção marginal/razoável na absorção de partículas, enquanto as máscaras de tecido com alta cobertura têm elevada proteção. Conclusão: as máscaras de tecido representam medida preventiva com eficácia moderada na disseminação de infecções respiratórias ocasionadas por partículas de tamanho igual e/ou menor ao SARS-CoV-2. A eficácia da barreira contra as gotículas é influenciada, principalmente, pelo tipo de tecido, quantidade de camadas e frequência de lavagens.
Transition of care at discharge from the Intensive Care Unit: a scoping review
Michele Elisa Weschenfelder Hervé, Paula Buchs Zucatti, Maria Alice Dias Da Silva Lima
Objetivo: mapear as evidências disponíveis sobre os componentes da transição do cuidado, as práticas, estratégias e ferramentas utilizadas na alta da Unidade de Terapia Intensiva para a Unidade de Internação e seu impacto nos desfechos de pacientes adultos. Método: revisão de escopo mediante estratégias de busca em seis bases de dados relevantes na área da saúde. Resultados: foram incluídos 37 artigos, nos quais foram identificadas 30 práticas, estratégias ou ferramentas para organização e execução do processo de transferência, com impactos positivos ou negativos, relacionadas a fatores intrínsecos à Unidade de Terapia Intensiva, à Unidade de Internação e transversais às equipes envolvidas. A análise dos desfechos ‘readmissão’ e ‘mortalidade’ foi prevalente nos estudos incluídos, nos quais se encontram tendências e potenciais ações protetoras para uma transição do cuidado bem-sucedida, contudo, ainda carecem de evidências mais robustas e consenso na literatura. Conclusão: foram identificados componentes e práticas de transição do cuidado, além de fatores intrínsecos ao paciente, associados a piores desfechos após a alta da Unidade de Terapia Intensiva. A alta noturna ou em finais-de-semana mostrou associação com aumento nas taxas de readmissão e mortalidade, porém, a associação das demais práticas com o desfecho do paciente ainda é inconclusiva.
Palliative care in primary health care: scoping review
Eveline Treméa Justino, Maristel Kasper, Karen da Silva Santos, Rita de Cassia Quaglio, Cinira Maga...
Objetivo: mapear as evidências disponíveis sobre os principais temas investigados em cuidados paliativos na atenção primária à saúde. Método: estudo do tipo scoping review realizado em cinco bases de dados, sendo incluídos artigos originais, a partir dos descritores cuidados paliativos, cuidados paliativos na terminalidade da vida, assistência terminal, estado terminal, atenção primária à saúde e seus respectivos acrônimos e sinônimos, totalizando 18 publicações. A extração dos dados dos estudos primários foi realizada por meio de instrumento produzido pelas autoras e que permitiu construir as categorias apresentadas. Resultados: foram incluídas 18 publicações nesta revisão. Dentre os temas mais estudados estão as dificuldades das equipes quanto à continuidade de cuidados na rede de saúde; a importância da educação em serviço da equipe multiprofissional; o despreparo profissional; a bioética; a validação e aplicação de escalas para prognóstico e cuidados voltados para algumas patologias como câncer e diabetes; dentre outros. Conclusão: evidenciou-se que os cuidados paliativos na atenção primária à saúde vêm sendo gradativamente desenvolvidos, mas há que se considerar o modo de organização da atenção primária à saúde e as políticas sociais que as sustentam ou enfraquecem, sendo considerado um desafio complexo.
COVID-19 and the production of knowledge regarding recommendations during pregnancy: a scoping review
Victor Hugo Alves Mascarenhas, Adriana Caroci-Becker, Kelly Cristina Máxima Pereira Venâncio, Naya...
Objetivo: mapear a produção de conhecimento sobre as recomendações para a assistência à gestante no enfrentamento do novo Coronavírus. Método: revisão de escopo, com estratégia de busca aplicada aos bancos de dados e repositórios, bem como nas listas de referências das fontes utilizadas. A extração dos dados e a análise do material recuperado foram feitas por dois revisores independentes e os dados foram analisados e sintetizados em forma de narrativa. Resultados: a amostra final foi composta por 24 registros, que tiveram os conteúdos sintetizados nas categorias conceituais: manifestações clínicas; diagnóstico, tratamento; gestante na atividade laboral; desenvolvimento de vacinas; complicações; pré-natal; transmissão vertical e transmissibilidade via placentária. Recomendam-se a importância da confirmação precoce da gravidez e da doença, a utilização de recursos tecnológicos para triagem, a orientação e o suporte à gestante. Conclusão: dentre as orientações, tem-se que o foco da assistência deve incluir isolamento, repouso, sono, nutrição, hidratação, medicamentos e, em casos mais graves, suporte de oxigênio, monitorização dos sinais vitais, atenção emocional e cuidado multiprofissional e individualizado. Medicamentos devem ser utilizados com cautela, pois faltam evidências. Estudos futuros são necessários para analisar o impacto da infecção no início da gestação e os aspectos psicológicos de gestantes infectadas.
Dosage of heparin for patency of the totally implanted central venous catheter in cancer patients
Francisca Jane Gomes de Oliveira, Andrea Bezerra Rodrigues, Islane Costa Ramos, Joselany Áfio Caeta...
Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a menor dose necessária de heparina para manter a patência do cateter venoso central totalmente implantado em pacientes oncológicos adultos. Método: revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde, Sciverse SCOPUS, Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Central Register of Controlled Trials, sendo incluídos treze estudos. Resultados: as evidências mostraram que a dose de heparina (300 UI/ml), é a mais utilizada na manutenção da patência do cateter venoso central totalmente implantado. Conclusão: de acordo com os estudos selecionados a menor dose de heparina encontrada na manutenção da patência do cateter venoso central totalmente implantado em pacientes oncológicos, foi de 10 UN/ml com um volume de 5 ml da solução de heparina.
Paths taken by Brazilian Nursing for the development of terminological subsets
Harlon França de Menezes, Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Maria Miriam Lima da Nóbre...
Objetivo: discorrer sobre os caminhos percorridos pela enfermagem brasileira no desenvolvimento de subconjuntos terminológicos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Método: pesquisa documental, realizada nas dissertações de mestrado e teses de doutorado, que desenvolveram subconjuntos terminológicos, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram analisadas as variáveis: instituição, ano, nível acadêmico, tipo de serviço de saúde, abordagem metodológica, clientela, referencial teórico, validação de termos, mapeamento cruzado, modelagem de novos conceitos, validação das afirmativas, método utilizado para elaboração, coleta de termos, finalização e divulgação. Resultados: foram encontradas 124 teses de doutorado e dissertações de mestrado, excluídas 91 e incluídas 33, sendo 23 (69,70%) dissertações de mestrado, com maior produção em 2014 (n= 10; 30,30%), com destaque para o Nordeste (36,36%); o cenário ‘Atenção Básica’, com seis estudos (18,18%) e a clientela predominante foi de pacientes oncológicos. Quanto às características metodológicas, em 96% dos estudos, empregou-se a abordagem quantitativa; em 2%, a abordagem qualitativa e 2% associaram a abordagem quantitativa e a qualitativa. Quanto ao tipo de estudo, 60% foram metodológicos e 24% descritivo-exploratórios, sendo o modelo de Horta o mais utilizado (36%). Conclusão: os caminhos são exitosos, contudo ainda permeados de fragilidades nas validações e nas potencialidades para uniformizar a linguagem.
Conceptual and operational definition of nursing outcomes regarding the breastfeeding establishment
Suellen Cristina Dias Emidio, Flávia de Souza Barbosa Dias, Sue Moorhead, Jennifer Deberg, Ana Rail...
DISABKIDS® in Brazil: advances and future perspectives for the production of scientific knowledge
Viviane Romeiro, Monika Bullinger, Maria Helena Palucci Marziale, Claudia Fegadolli, Roberta Alvaren...
Objetivo: mapear a produção científica brasileira que versa sobre as fases do processo metodológico para a utilização dos instrumentos e/ou formulários DISABKIDS® adaptados para o Brasil. Método: scoping review realizada através da busca em 10 bases de dados eletrônicas, no Google Scholar e por meio de consulta à pesquisadores, sem restrição de período ou idioma. Resultados: o mapeamento identificou 90 estudos científicos que envolveram 46 instrumentos, dos quais 11 (23,9%) foram realizados os processos de elaboração e/ou adaptação cultural dos instrumentos DISABKIDS® para mensuração da Qualidade de Vida de crianças ou adolescentes com condições crônicas e em 35 (76,1%) foram utilizados o Formulários de Impressões Gerais e/ou Folhas Específicas para realizar a validação semântica de outros instrumentos. Conclusão: constatou-se que essa scoping review permitiu avaliação abrangente do uso do instrumento e dos documentos DISABKIDS®. Em relação à validação do instrumento adaptado ao Brasil apresenta avanço positivo do cenário junto ao desenvolvimento de projetos acadêmicos/científicos no país, a partir da incorporação ao método preconizado pela literatura para elaboração, adaptação cultural e validação de instrumentos, do registro sistematizado e padronizado da percepção, bem como do entendimento da população alvo sobre a medida de interesse, ao lançar mão de formulários DISABKIDS® adaptados para esse fim.
Knowledge, attitudes and practices of grandmothers related to breastfeeding: a meta-synthesis
Bárbara Helena de Brito Angelo, Cleide Maria Pontes, Gabriela Cunha Schechtman Sette, Luciana Pedro...
Objetivo: avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas das avós relacionados ao suporte ou à contenção no processo de aleitamento materno. Método: metassíntese alicerçada no Referencial Teórico e Metodológico da Metaetnografia de Noblit e Hare. Na avaliação crítica dos artigos utilizou-se o Consolidated criteria for reporting qualitative research (Coreq). Os construtos primários e secundários, oriundos dos resultados dos nove artigos, foram agrupados em nova teoria, originando os construtos terciários que foram apresentados num diagrama construído com base na funcionalidade da Teoria de Rede de Sanicola. Resultados: as avós conhecem os benefícios da amamentação, a importância de uma dieta especial e hidratação adequada para produção de leite de boa qualidade, mas relatam inadequações no tratamento de intercorrências mamárias e necessidade de complementação do leite materno antes do sexto mês de vida. Houve interferência religiosa, oposição de ideias sobre amamentação e a centralidade das decisões familiares na figura das avós. Conclusão: as avós, figuras centrais no apoio à amamentação, através de conhecimentos, atitudes e práticas, oferecem suporte às suas filhas e noras para amamentarem ou promovem a contenção ao aleitamento materno com opiniões contrárias e orientações inadequadas.