De 133 a 144 de 158 itens(s).
Work accidents with children and youth in a rural environment in southern Brazil
Daiani Modernel Xavier, Marta Regina Cezar-Vaz, Clarice Alves Bonow, Maria Denise Schimith
Objetivo: conhecer a prevalência de acidentes de trabalho em crianças e jovens que trabalham com a família no ambiente rural e identificar os fatores associados. Método: estudo exploratório, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa, desenvolvido em três ambientes rurais. Participaram 211 crianças e jovens que auxiliavam a família no trabalho rural. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado. A análise bivariada foi realizada utilizando-se os testes qui-quadrado de Pearson, exato de Fisher, t de Student e Mann-Whitney e análise multivariada, por meio da regressão de Poisson. Resultados: a prevalência de acidentes de trabalho autorreferidos foi de 55%. Destacaram-se: picadas de insetos (44%), queimaduras (40,5%), quedas no ambiente de trabalho (27,6%), lesão com instrumento de trabalho (16,4%), choque elétrico (15,5%), queimadura por animais (8,6%), mordida de animais (6,9%) e intoxicação por uso de agrotóxicos (2,6%). Esses relacionaram-se com moradia mista, atividade de lazer - andar de motocicleta, produto resultante do cultivo de alface e uso de equipamentos de proteção individual. Conclusão: acredita-se que esses achados possam incrementar o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à manutenção da saúde dessas crianças e jovens, ao controle das condições de trabalho e à redução dos riscos ocupacionais no ambiente rural.
Psychometric properties of the questionnaire on threat perception of chronic illnesses in pediatric patients
Selene Valero-Moreno, Laura Lacomba-Trejo, Sara Casaña-Granell, Vicente Javier Prado-Gascó, Inmacu...
Objetivo: o objetivo do estudo foi avaliar as propriedades psicométricas do Questionário de Percepção de Doenças Versão Breve em uma amostra de adolescentes com condições endócrinas ou pneumológicas crônicas. Analisar a dimensionalidade e reduzir a escala elaborando baremas por sexo e diagnóstico médico. Método: avaliamos 510 pacientes com idades entre 9 e 16 anos usando o Questionário de Percepção de Doenças Versão Breve e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Foram realizados testes de confiabilidade, validade do construto, validade de critério e comparação de médias segundo o diagnóstico e as variáveis sociodemográficas. As análises de confiabilidade e validade mostraram propriedades psicométricas adequadas para essa escala, obtendo melhores resultados para uma única dimensão após a exclusão de 3 itens. Resultados: observou-se que adolescentes com diabetes tipo 1 e meninas demonstraram maior percepção da ameaça da doença. A ansiedade/depressão associou-se positivamente à percepção da doença. Conclusão: este questionário é uma ferramenta útil e prática para avaliar o ajuste à doença em pacientes pediátricos.
Perception and manifestation of collaborative competencies among undergraduate health students
Ana Wládia Silva de Lima, Fábia Alexandra Pottes Alves, Francisca Márcia Pereira Linhares, Marcel...
Objetivo: analisar a percepção e manifestação de competências colaborativas para o trabalho em equipe entre discentes de graduação em saúde que vivenciaram o módulo integrador do estágio curricular na perspectiva da educação interprofissional. Método: estudo qualitativo, desenvolvido com a estratégia da pesquisa-intervenção. Participaram 28 discentes de cinco cursos de graduação em saúde. Os dados foram apreendidos em três grupos focais realizados com os discentes da graduação ao termino de cada semestre letivo. Para a análise dos dados adotou-se a técnica da pesquisa-intervenção e da hermenêutica dialética à luz do referencial teórico da formação em saúde, da educação interprofissional. Resultados: a cultura uniprofissional, a experiência da integração das diferentes formações e as competências colaborativas foram perceptíveis e manifestadas pelos discentes nos relatos e nas ações em equipe multiprofissional, desenvolvidas com os indivíduos e as famílias, durante a experiência do módulo integrador do estágio curricular. Conclusão: a experiência de integração do estágio curricular na perspectiva da interprofissionalidade favoreceu nos discentes a percepção e manifestação de competências colaborativas necessárias para o trabalho em equipe.
Factors related to the risk of illness of nursing staff at work in a psychiatric institution
Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa, Regina Célia Gollner Zeitoune, Luciana Fernandes Portela, Gisel...
Objetivo: identificar as associações entre as variáveis sociodemográficas, laborais, condições de saúde, hábitos de vida e os riscos de adoecimento do trabalhador de enfermagem de um hospital psiquiátrico. Método: estudo transversal analítico. A amostra de 74 trabalhadores respondeu a um questionário para caracterização sociodemográfica, laboral, levantamento de condições de saúde e hábitos de vida. Para avaliar a percepção dos riscos de adoecimento, na opinião do entrevistado, foram utilizadas a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e a Escala de Custo Humano no Trabalho. Realizou-se análise descritiva e bivariada, com significância de 5%. Resultados: os fatores associados aos riscos de adoecimento foram: queixas de insônia, trabalho noturno e jornada de trabalho.Conclusão: há evidências de que as associações entre as variáveis laborais, condições de saúde e hábitos de vida podem prejudicar a saúde da equipe de enfermagem de um hospital psiquiátrico.
Analysis of the evolution of competences in the clinical practice of the nursing degree
Maria Antonia Martínez-Momblán, Javier Colina-Torralva, Laura De la Cueva-Ariza, Eva Maria Guix-Co...
Objetivo: analisar a progressão de estudantes na aquisição de competências específicas e transversais em relação às dimensões de competência. Método: este estudo transversal descritivo foi realizado no contexto das disciplinas de prática clínica do curso de enfermagem. O desenvolvimento de competências de 323 alunos foi analisado usando um questionário ad-hoc com quatro dimensões: provisão e gerenciamento do cuidado; comunicação terapêutica; desenvolvimento profissional; e gerenciamento do cuidado. Resultados: os resultados acadêmicos obtidos no segundo e terceiro anos apresentaram melhora nas habilidades referentes à provisão do cuidado e comunicação terapêutica (Práticas Clínicas I: 12%-29%; Práticas Clínicas II: 32%-47%) e uma piora no desenvolvimento profissional e gerenciamento do cuidado (Práticas Clínicas I: 44%-38%; Práticas Clínicas II: 44%-26%). Conclusão: as correlações entre estes dois anos foram altas em todas as dimensões analisadas. A avaliação da progressão de competências no contexto da prática clínica do curso de enfermagem nos permite otimizar estas práticas ao máximo e estabelecer perfis profissionais com maior grau de adaptação para o futuro profissional.
Influence of tobacco, alcohol consumption, eating habits and physical activity in nursing students
Pedro Manuel Rodríguez-Muñoz, Juan Manuel Carmona-Torres, María Aurora Rodríguez-Borrego
Objetivo: determinar o consumo de álcool e tabaco, os hábitos alimentares e a atividade física entre estudantes de enfermagem e verificar se o fato de ser estudante de enfermagem é fator de proteção contra estes hábitos. Método: utilizou-se questionário para coletar informações sobre idade, ano letivo, sexo, consumo de álcool e tabaco, atividade física e alimentação saudável. Foram entregues uma folha com informações e um termo de consentimento livre e esclarecido. A amostra foi composta por 264 estudantes com idades entre 18 e 30 anos, de quatro anos acadêmicos. Resultados: do total da amostra, 15,5% fumavam, 83,7% consumiam bebidas alcoólicas e 97,2% consumiam no final de semana. Um total de 68,6% não praticava exercícios, e 70,5% necessitavam de alterações na dieta. Conclusão: estudantes de enfermagem apresentam altos níveis de consumo de álcool e baixos níveis de tabagismo em comparação com outros estudos. Quanto maior é o ano letivo, menor é a idade em que iniciaram o consumo de tabaco. O número de homens que se exercitavam foi maior, o que é considerado fator de proteção contra o consumo de álcool e tabaco e está relacionado a uma dieta saudável. Fumar tem influência negativa na dieta. Os estudantes precisavam mudar sua dieta. Por fim, ser estudante de enfermagem não é considerado fator de proteção contra o consumo de álcool e tabaco, nem significa ter bons hábitos alimentares e praticar exercícios.
Development of an instructor guide tool: ‘Three Stages of Holistic Debriefing’
Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, Deirdre Jackman
Objetivo: descrever o desenvolvimento de um guia holístico de debriefing, em inglês e português do Brasil, focado em enfermeiros educadores para promover a aprendizagem reflexiva. Método: estudo metodológico, com três fases: revisão integrativa de literatura, desenvolvimento do guia e sua avaliação por um painel de especialistas em enfermagem. A revisão de literatura seguiu um processo sistemático. Para o desenvolvimento do guia, os resultados da revisão de literatura foram utilizados, juntamente com o processo de debriefing de Lederman e o referencial de aprendizagem de Zabala, como base teórica para promover a aprendizagem reflexiva durante a Simulação de Alta Fidelidade. O painel de especialistas em enfermagem analisou a qualidade do guia. Resultados: a revisão da literatura revelou lacunas na preparação dos educadores pedagógicos e a ausência de ferramentas holísticas de debriefing que incluam os aspectos formativos e sumativos de orientação em debriefing para auxiliar os educadores. O guia de debriefing foi desenvolvido em duas páginas: a primeira página recomenda como conduzir o debriefing e a segunda contém perguntas de orientação. O guia foi avaliado e passou por um total de três modificações para congruência dos itens avaliados e adequação dos termos utilizados. Conclusão: foi proposto um guia holístico de debriefing visando enfermeiros educadores. Este estudo fornece uma visão geral do processo para promover a aprendizagem reflexiva na Simulação de Alta Fidelidade e contribui para o treinamento formal de enfermeiros educadores para a aplicação das melhores práticas pedagógicas.
Validation of a counseling guide for adherence to antiretroviral therapy using implementation science
Flor Yesenia Musayón-Oblitas, Cesar Paul Cárcamo, Sarah Gimbel, Juan Ignacio Echevarria Zarate, An...
Objetivo: determinar os conteúdos que devem ser incluídos no aconselhamento habitual para melhorar a adesão ao TARV de pacientes com HIV, conforme seus diferentes níveis de consumo de álcool, e determinar a validade do Guia de Aconselhamento para melhorar a adesão ao TARV em pacientes que consomem álcool, usando a Ciência da Implementação. Método: estudo observacional com fase formativa e de validação. A fase formativa permitiu definir o conteúdo, a abordagem e a estrutura do aconselhamento. A validação incluiu grupos focais com pacientes e enfermeiras, processo de julgamento de especialista e teste piloto. Estes foram os critérios avaliados com base na Ciência da Implementação: fonte de intervenção, força e qualidade da evidência, vantagem relativa e complexidade. Foram avaliados ainda: utilidade, praticidade, aceitabilidade, sustentabilidade, efetividade; consistência e congruência do conteúdo; cumprimento, dificuldades do procedimento e tempo empregado no aconselhamento. Resultados: o aconselhamento tem força de evidência Alta -IIA, forte nível de recomendação, apresenta utilidade, praticidade, aceitabilidade, sustentabilidade e efetividade. Oito de 11 especialistas argumentaram que o Guia é claro, consistente e congruente. O aconselhamento de início leva em torno de 24 minutos; e o de acompanhamento, 21. Os instrumentos do Guia têm um nível de confiabilidade entre bom e alto (0,65 ≥ alfa ≤ 0,92). Conclusão: o guia de aconselhamento é válido para melhorar a adesão ao tratamento antirretroviral em pacientes que consomem álcool.
Educational technologies on sexually transmitted infections for incarcerated women
Isaiane da Silva Carvalho, Tatiane Gomes Guedes, Simone Maria Muniz da Silva Bezerra, Fábia Alexand...
Objetivo: analisar na literatura científica as tecnologias educacionais sobre infecções sexualmente transmissíveis utilizadas na educação em saúde de mulheres encarceradas. Método: revisão integrativa realizada por meio de busca de artigos nas bases de dados Scopus, Cumulative Index of Nursing and Allied Health, Education Resources Information Center, PsycInFO, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde, Cochrane e na biblioteca eletrônica Science Direct. Não houve restrição de idioma e tempo. Foi desenvolvida uma estratégia de busca no PubMed e, posteriormente, adaptada para as demais bases. Resultados: foram identificados inicialmente 823 estudos e após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se oito artigos. A maioria foi desenvolvida nos Estados Unidos, com predomínio de ensaios clínicos randomizados. As tecnologias identificadas foram do tipo materiais impressos, isolados ou associados a simuladores dos órgãos genitais, vídeos e jogos. Conclusão: as tecnologias sobre infecções sexualmente transmissíveis, utilizadas na educação em saúde de mulheres encarceradas, podem contribuir na adesão à prevenção desse grave problema de saúde pública no contexto da privação de liberdade.
Clinical simulation for nursing competence development in cardiopulmonary resuscitation: systematic review
Juliana da Silva Garcia Nascimento, Kleiton Gonçalves do Nascimento, Jordana Luiza Gouvêa de Olive...
Objetivo: identificar a efetividade da simulação clínica para desenvolvimento de competência quanto à ressuscitação cardiopulmonar em comparação com diferentes estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na educação de graduandos em enfermagem. Método: revisão sistemática, realizada nas bases PubMed®/MEDLINE®, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science. Utilizou-se o aplicativo Rayyan QCRI para seleção dos estudos, além dos instrumentos de avaliação da qualidade metodológica do Instituto Joanna Briggs e o Medical Education Research Study Quality Instrument. Resultados: identificaram-se 887 estudos, sendo que cinco compuseram a amostra final. Os estudos incluídos foram considerados de boa qualidade metodológica pelos instrumentos de avaliação. Todos apresentaram resultados estatisticamente mais significativos para desenvolver competência por meio da simulação clínica, quando comparados a outros métodos. Conclusão: a simulação clínica mostrou-se efetiva para o desenvolvimento de competência clínica na ressuscitação cardiopulmonar de estudantes em enfermagem.
Realist evaluation for programs and services in the health area: an integrative review of the theoretical and methodological literature
Jeane Roza Quintans, Tatiana Yonekura, Carla Andrea Trapé, Cassia Baldini Soares
Objetivo: identificar e analisar os conceitos de avaliação realista e as metodologias recomendadas para o seu desenvolvimento na área da saúde. Método: revisão integrativa, que incluiu estudos teórico-metodológicos publicados nas seguintes bases de dados: COCHRANE Library, EVIPNet, Health Systems Evidence, LILACS, PDQ-Evidence, PubMed, Rx for Change, SciELO, além de Teses-CAPES e Google Acadêmico, para a literatura cinza. A categoria mediação fundamentou a análise. Resultados: foram incluídas 19 referências, publicadas entre 1997 e 2018. Trata-se de proposta inovadora, para direcionar o processo de avaliação de programas, intervenções e/ou políticas de saúde, com a participação democrática das partes envolvidas, como usuários, trabalhadores, gestores e pesquisadores; propõe-se a elaborar teorias sobre o que funciona, para quem, em qual contexto e como. A categoria mediação indicou necessidade de que essas teorias não se restrinjam ao microcontexto, mas incorporem os elementos da macroestrutura social aos quais estão conectados. Conclusão: indica-se que a avaliação realista seja feita em 21 etapas. Ela toma em consideração métodos qualitativos e processuais, o que a torna potente para compreender as relações humanas e sociais no contexto analisado. As teorias que advêm da avaliação sobre o funcionamento dos programas analisados têm maiores chances explicativas se forem construídas por referência à totalidade social.
Efficacy of the complementary therapies in the management of cancer pain in palliative care: A systematic review
Luís Carlos Lopes-Júnior, Gabriela Sylvestre Rosa, Raphael Manhães Pessanha, Sara Isabel Pimentel...
Objetivo: sintetizar o conhecimento e avaliar criticamente as evidências provenientes de ensaios clínicos controlados randomizados sobre a eficácia das terapias complementares no manejo da dor oncológica em pacientes adultos com câncer em cuidados paliativos. Método: revisão sistemática guiada pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. A busca dos artigos nas bases de dados MEDLINE, ISI Web of Knowledge, CENTRAL Cochrane e PsycINFO, bem como a busca manual, seleção dos estudos, extração dos dados e avaliação metodológica pela ferramenta do Risco de Viés da Cochrane foram realizadas por dois revisores de forma independente. Resultados: foram identificados 815 estudos, sendo seis selecionados e analisados, dos quais três utilizaram a massagem terapêutica, um estudo usou uma combinação de relaxamento muscular progressivo e imagem guiada, e outros dois estudos a acupuntura. A maioria dos estudos apresentou risco de viés incerto (n=4; 67%). Conclusão: enquanto as evidências dos estudos que avaliaram o uso da massagem terapêutica ou o uso de relaxamento muscular progressivo e imagem guiada para manejo da dor oncológica nesses pacientes mostraram benefícios significativos, os outros dois estudos que avaliaram o uso da acupuntura como terapia complementar exibiram resultados divergentes, necessitando, portanto, de mais pesquisas para elucidar tais achados.