Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V28

De 121 a 132 de 158 itens(s).

Artigos Originais

Validação da Bakas Caregiving Outcome Scale para o português do Brasil

Validation of Bakas Caregiving Outcome Scale for brazilian portuguese

Tatiana Ferreira da Costa, Cláudia Jeane Lopes Pimenta, Maria Miriam Lima da Nóbrega, Maria das Gr...

Objetivo: analisar as propriedades psicométricas da versão adaptada da Bakas Caregiving Outcome Scale para o português do Brasil. Método: trata-se de um estudo metodológico, de corte transversal, realizado com 151 cuidadores informais de pessoas com sequela de acidente vascular encefálico cadastrados em Unidades de Saúde da Família. Para avaliar a confiabilidade, foi utilizado o alfa de Cronbach. A validade de construto foi verificada por meio da análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e correlação com medidas de instrumentos que avaliam construtos correlacionados. Resultados: o alfa de Cronbach para a pontuação total da BCOS foi de 0,89. A análise fatorial e exploratória gerou uma estrutura de um fator, que foi confirmada pela análise fatorial confirmatória. A validade de construto foi apoiada pelas altas correlações positivas com Afeto Negativo (r = 0,51) e Experiência Negativa (r = 0,47) da Escala de Bem-estar e com a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse-21 (r = 0,53) e correlações negativas com Afeto Positivo (r = -0,47) e Experiência Positiva (r = -0,17) da escala de Bem-Estar. Conclusão: a Bakas Caregiving Outcome Scale apresenta evidências de confiabilidade e validade satisfatórias em cuidadores familiares de sobreviventes de acidente vascular encefálico.

Validação de um questionário de conhecimentos e atitudes sobre o cateter venoso totalmente implantado em Enfermagem

Validation of a questionnaire of knowledge and attitudes about the subcutaneous venous reservoir in nursing

Roberto Raña-Rocha, Ignacio López-de-Ullibarri, María-Jesús Movilla-Fernández, Carmen Coronado ...

Objetivo: construir e validar um questionário para avaliar os conhecimentos e as atitudes dos  profissionais de enfermagem sobre o cateter venoso totalmente implantado. Método: teste piloto: 30 enfermeiros de atendimento especializado. Estudo principal: 236 enfermeiros de atendimento primário especializado. Avaliou-se a validade de conteúdo por meio do índice de Lawshe, a confiabilidade por meio do teste-reteste, a consistência interna mediante o alfa de Cronbach, e a validade de construto por meio de uma análise fatorial exploratória. Resultados: foram eliminados os itens com um índice de Lawshe inferior a 0,51. No teste-reteste, o coeficiente de correlação intraclasse foi maior que 0,75 para todos os itens. O alfa de Cronbach do questionário de atitude atingiu um valor de 0,865. O valor de alfa de Cronbach para o de conhecimentos foi de 0,750. A análise fatorial exploratória identificou um conjunto de quatro dimensões para cada parte, que explicam a variabilidade de 64% (atitude) a 80% (conhecimentos). Conclusão: a análise da confiabilidade e a validade do questionário endossam seu uso como instrumento para avaliar os conhecimentos e as atitudes dos profissionais de enfermagem em relação ao cateter venoso totalmente implantado.

Validação de um instrumento de avaliação para a prática de cuidados de saúde estratégicos

Validation of an evaluation instrument for responders in tactical casualty care simulations

Maria Del Carmen Usero-Pérez, Maria Lourdes Jiménez-Rodríguez, Alexandra González-Aguña, Valent...

Objetivo: construir e validar um instrumento de avaliação da prática, por meio da simulação, nos cuidados de saúde estratégicos. Método: três instrumentos para práticas de avaliação de aplicação do torniquete, bandagem de emergência e agente hemostático recomendados pelo Consenso de Hartford foram desenvolvidos e validados. A validade e a confiabilidade foram estudadas. A validação foi realizada por quatro especialistas da área e trinta e seis enfermeiros participantes selecionados por amostragem por conveniência. Três instrumentos de avaliação com 8 itens foram avaliados (com exceção da bandagem de emergência, que tinha 7 itens para avaliar). Cada prática foi avaliada por três especialistas. Resultados: uma pontuação excelente foi obtida no cálculo do índice de correlação para as três práticas e nos dois níveis avaliados (competente e especialista). A pontuação média para a aplicação do torniquete foi de 0,897, para o curativo de emergência foi de 0,982 e para a aplicação de agentes hemostáticos tópicos foi de 0,805. Conclusão: este instrumento de avaliação da prática por meio de simulação nos cuidados de saúde estratégicos é considerado útil, válido e confiável para o treinamento no contexto pré-hospitalar tanto dos profissionais que não possuem experiência nos cuidados estratégicos quanto nos considerados peritos.

Análise do ambiente laboral e intenção de enfermeiras perioperatórias de abandonar o trabalho

Analysis of the work environment and intention of perioperative nurses to quit work

Amalia Sillero-Sillero, Adelaida Zabalegui

Objetivo: investigar como o ambiente laboral perioperatório afeta a insatisfação laboral, a exaustão profissional e a percepção da qualidade do cuidado sobre a intenção de abandonar o trabalho, das enfermeiras perioperatórias. Método: estudo transversal com 130 enfermeiras que trabalham na área cirúrgica de um hospital universitário público espanhol de alta tecnologia. Foi utilizada a escala do ambiente da prática de enfermagem, o inventário de burnout de Maslach, as perguntas sobre a satisfação laboral, a percepção da qualidade do cuidado e a intenção de abandonar o trabalho, para a coleta de dados. Foram realizadas estatísticas descritivas, inferenciais e de regressão logística. Resultados: em geral, 20% das enfermeiras perioperatórias gostariam de abandonar o trabalho. A dimensão do ambiente laboral em relação aos investimentos em pessoal e recursos, a insatisfação e a exaustão emocional das enfermeiras foram os fatores preditores que indicaram a sua intenção de abandonar o trabalho. Conclusão: deve-se considerar implementar estratégias de retenção das enfermeiras perioperatórias, melhorando os fatores preditores que indicam, como o ambiente laboral, especialmente a dotação de pessoal e os recursos, a insatisfação e o esgotamento emocional. Criar ambientes de trabalho positivos, baseados nos valores magnéticos, pode ser uma estratégia-chave.

Validação do modelo americano de avaliação da qualidade e melhoria do desempenho ao transplante brasileiro

Validation of the american quality assessment model and performance improvement to the brazilian transplant

Letícia de Fatima Lazarini, Linda Ohler, Janine Schirmer, Bartira de Aguiar Roza

Objetivo: validar o instrumento de avaliação da qualidade e melhoria do desempenho dos programas de transplantes dos Estados Unidos à realidade brasileira. Método: estudo metodológico desenvolvido para a validação semântica e adaptação cultural do instrumento Quality assessment and Performance Improvement nas seguintes etapas: 1) tradução; 2) síntese; 3) retrotradução; 4) revisão por comitê de especialistas; 5) pré-teste e 6) validação de conteúdo. Para avaliar as concordâncias entre os cinco juízes, utilizou-se o coeficiente Kappa e para validação de conteúdo, o índice de validação de conteúdo. Resultado: o coeficiente Kappa mostrou a concordância dos juízes para as equivalências semântica, idiomática, cultural e conceitual. Valores de índice de validação de conteúdo para relevância e sequência de itens de, pelo menos, 0,80 para todos os blocos. Conclusão: o instrumento de Avaliação da Qualidade e Melhoria do Desempenho dos Programas de Transplantes mostrou-se válido e confiável. Este instrumento irá contribuir para o desenvolvimento de programas de garantia de qualidade para equipes de transplante no Brasil.

Reconhecimento de emoções para ambiente clínico simulado com uso de odores desagradáveis: estudo quase experimental

Emotional recognition for simulated clinical environment using unpleasant odors: quasi-experimental study

Mateus Henrique Gonçalves Meska, Leandro Yukio Mano, Janaina Pereira Silva, Gerson Alves Pereira Ju...

Objetivo: comparar o efeito da exposição aos odores desagradáveis em ambiente clínico simulado nas emoções de estudantes de graduação de enfermagem. Método: estudo quase experimental. Participaram 24 estudantes de enfermagem, alocados em dois grupos, 12 no Grupo Intervenção com exposição aos odores desagradáveis e 12 no Grupo Controle sem exposição aos odores desagradáveis. Para simulação do odor desagradável de vômito, no Grupo Intervenção, foram utilizados alimentos fermentados: aveia cozida, leite coalhado, queijo parmesão estragado, ovo cru, sopa ervilha, uvas-passas e vinagre. Os participantes foram filmados e a análise das expressões faciais foi realizada em seis pontos críticos: abordagem pelo estudante; relato da queixa; avaliação clínica; e intercorrência, intervenção e reavaliação do paciente a partir do proposto pelo modelo Circumplex de reconhecimento de emoções. Resultados: verificou-se 83.215 emoções relacionadas aos seis pontos críticos. No ponto crítico do cenário proposto com exposição aos odores desagradáveis o grupo intervenção apresentou a emoção básica de tristeza e o grupo controle, raiva. Conclusão: infere-se que a inclusão de odores desagradáveis nos cenários simulados pode ampliar o desenvolvimento emocional de estudantes da área da saúde.

Sintomas depressivos em estudantes universitários da área da saúde

Depressive symptoms among healthcare undergraduate students

Julia Zancan Bresolin, Graziele de Lima Dalmolin, Silvio José Lemos Vasconcellos, Edison Luiz Devos...

Objetivo: identificar a intensidade de sintomas depressivos e seus fatores associados em estudantes universitários da área da saúde. Método: estudo transversal desenvolvido com estudantes dos cursos de graduação da área da saúde de uma instituição de ensino superior pública por meio do Inventário de Depressão de Beck - versão II e um questionário de caracterização dos estudantes. Participaram do estudo 792 estudantes. Utilizaram-se, para a análise dos dados, estatística descritiva, teste do qui-quadrado e regressão de Poisson. Resultados: a intensidade dos sintomas depressivos mostrou-se entre moderada e grave em 23,6% dos estudantes, associada à não realização de atividades física e de lazer e aos cursos de fonoaudiologia e enfermagem. Conclusão: diversos fatores podem estar associados à depressão, assim, tornam-se necessárias maiores investigações quanto aos fatores relacionados que provocam seu surgimento nesse período de vida, bem como estar atento institucionalmente e desenvolver estratégias em nível pessoal e grupal que promovam bem-estar, melhoria da gestão do tempo e relações interpessoais, acarretando melhor aproveitamento e desenvolvimento do estudante.

Impacto de uma intervenção através do Facebook para fortalecimento da autoestima em estudantes de enfermagem

Impact of an intervention through Facebook to strengthen Self-esteem in nursing students

Renato Mendonça Ribeiro, João Victor Bernardi Bragiola, Letícia Palota Eid, Rita de Cássia Helú...

Objetivo: avaliar o impacto da intervenção “Fortalecimento da Autoestima”, proposta pela Nursing Interventions Classification, realizada por meio do Facebook, nos níveis de autoestima e autoeficácia de graduandos de enfermagem. Método: estudo quase experimental, realizado em duas instituições de ensino superior. A amostra foi constituída por 74 estudantes. Dois instrumentos de coleta de dados foram aplicados antes e após a intervenção: Escala de Autoestima de Rosenberg e Escala de Autoeficácia Geral e Percebida. Os estudantes foram submetidos à intervenção, por dez sessões. Postagens eram feitas em perfil fechado criado no Facebook e constituíram-se por mensagens positivas, textos reflexivos e figuras, todos apoiados nos recursos persuasivos do referencial teórico de Bandura. Resultados: dos 264 estudantes que responderam aos instrumentos do pré-teste, 74 (28,03%) participaram das intervenções e do pós-teste. Os escores de autoestima de Rosenberg (p=0,026) e autoeficácia (p=0,001), após a intervenção, foram significativamente superiores aos obtidos antes, comprovando a efetividade da intervenção. Conclusão: a intervenção “Fortalecimento da Autoestima” foi efetiva para a melhora dos níveis de autoestima e autoeficácia dos estudantes. Intervenções como essas auxiliam na disseminação do conhecimento e na construção de indivíduos mentalmente mais saudáveis.

Fatores de risco para óbito de pacientes com trauma internados em Unidade de Terapia Intensiva

Risk factors for death of trauma patients admitted to an Intensive Care Unit

Maicon Henrique Lentsck, Rosana Rosseto de Oliveira, Ligiana Pires Corona, Thais Aidar de Freitas Ma...

Objetivo: analisar os fatores de risco para óbito de pacientes com trauma internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método: estudo de coorte retrospectivo, com dados de prontuários de adultos hospitalizados por trauma em Unidade de Terapia Intensiva geral. Foram incluídos pacientes de 18 anos ou mais de idade e admitidos por lesões. As variáveis foram agrupadas em níveis de maneira hierarquizada. O nível distal contemplou variáveis sociodemográficas, da internação, causa do trauma e comorbidades; o intermediário, as características do trauma e do atendimento pré-hospitalar; o proximal, as variáveis dos índices prognósticos, da admissão intensiva, procedimentos e complicações. Realizou-se análise de regressão logística múltipla. Resultados: os fatores de risco associados ao óbito no nível distal foram idade igual ou superior a 60 anos e comorbidades; no nível intermediário, a gravidade do trauma e no nível proximal, as complicações circulatórias graves, uso de drogas vasoativas, ventilação mecânica, disfunção renal, não realização de hemocultura na admissão e Acute Physiology and Chronic Health Evaluation II. Conclusão: os fatores identificados são úteis para compor um perfil clínico e para planejar a assistência intensiva a fim de evitar complicações e óbitos de pacientes traumatizados.

Omissão do cuidado de enfermagem em unidades de internação

Omission of nursing care in hospitalization units

Juliana Carvalho de Lima, Ana Elisa Bauer de Camargo Silva, Maria Helena Larcher Caliri

Objetivo: descrever a prevalência e as razões da omissão de cuidados de enfermagem, segundo a percepção de profissionais de enfermagem de um hospital de ensino. Método: estudo transversal realizado com 267 profissionais de dez unidades de internação. Os dados foram coletados por meio do instrumento MISSCARE-Brasil. Utilizou-se estatística descritiva e testes qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher para comparar diferenças na prevalência de omissão entre as categorias profissionais. Resultados: dentre os elementos do cuidado de enfermagem, as maiores prevalências de omissão foram: sentar o paciente fora do leito (70,3%), deambulação três vezes ao dia (69,1%) e participação em discussão da equipe interdisciplinar sobre a assistência ao paciente (67,2%). As razões mais frequentes foram: número inadequado de pessoal (85,4%), número inadequado de pessoal para a assistência ou tarefas administrativas (81,6%) e aumento inesperado no volume e/ou gravidade dos pacientes (79,8%). Os enfermeiros relataram maior omissão do que os técnicos/auxiliares de enfermagem em quatro elementos do cuidado (p<0,05). Conclusão: o estudo evidencia alta prevalência de omissão de elementos do cuidado de enfermagem na perspectiva dos profissionais. Fatores relacionados aos recursos humanos e materiais foram mais relatados como causas para esta omissão.

Conhecimento e interesse em usar o dispositivo intrauterino entre mulheres usuárias de unidades de saúde

Knowledge about the intrauterine device and interest in using it among women users of primary care services

Ana Luiza Vilela Borges, Karina Simão Araújo, Osmara Alves dos Santos, Renata Ferreira Sena Gonça...

Objetivo: analisar o nível de conhecimento sobre o dispositivo intrauterino, o interesse em usá-lo e a relação desses eventos entre mulheres em idade reprodutiva. Método: estudo transversal conduzido com 1858 mulheres de 18-49 anos de idade, usuárias de Unidades Básicas de Saúde. Os dados foram obtidos por entrevistas face a face. Avaliou-se o nível de conhecimento por meio de itens que admitiam repostas do tipo concordo, não concordo e não sei, cujo escore foi categorizado em abaixo/igual e acima da mediana. Utilizaram-se qui-quadrado e regressão logística múltipla, calculados no Stata 14.2 (nível de confiança igual a 95%). Resultados: o uso atual do dispositivo intrauterino foi pouco frequente (1,7%; n=32), sendo o nível de conhecimento maior entre mulheres com 25-34 anos de idade, mais escolarizadas, brancas, que usavam/já tinham usado o dispositivo intrauterino e residentes em Aracaju, Sergipe. O interesse em usar o dispositivo intrauterino (38,0%; n=634) foi maior entre as mulheres mais jovens, com maior escolaridade, com plano de saúde, solteiras, sem filhos e com maior nível de conhecimento sobre o dispositivo intrauterino. Conclusão: o nível de conhecimento sobre o dispositivo intrauterino foi associado ao interesse em usá-lo.

Elaboração de um roteiro de avaliação de administração segura de medicamentos em estudantes de enfermagem

Development of a safe drug administration assessment instrument for nursing students

Karen Domínguez Cancino, Marisol Arias, Erika Caballero, Eliana Escudero

Objetivo: determinar a validade de face e conteúdo de um roteiro de avaliação de administração segura de medicamentos em estudantes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, descritivo. Analisou-se a literatura relativa a erros de medicação em estudantes e elaborou-se um roteiro utilizando a metodologia Arquitetura Integrada de Sistema de Informação e a Estrutura de Decomposição do Trabalho. Analisou-se a validade de face utilizando a técnica nominal com especialistas em educação, gestão, pesquisa e/ou prática clínica. Resultados: nove especialistas participaram de todo o processo de validação, do qual se obteve um roteiro com 8 subprocessos e 58 itens, ajustados ao ambiente de simulação e prática clínica. Conclusão: o roteiro se encontra em condições de ser testado na avaliação da administração segura de medicamentos em estudantes de enfermagem, principalmente em ambiente de simulação.