Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V24

De 97 a 108 de 171 itens(s).

Artigos Originais

Diabetes mellitus e uso de drogas durante a gravidez e o risco de fissuras orofaciais e anomalias relacionadas

Diabetes mellitus and drug abuse during pregnancy and the risk for orofacial clefts and related abnormalities

Ivy Kiemle Trindade-Suedam, Lília Maria von Kostrisch, Luiz André Freire Pimenta, Carlos Antônio ...

Objetivos: avaliar a prevalência de diabetes mellitus (DM) e o uso de drogas em mães de crianças com fissuras orofaciais (FOF). Método: 325 mulheres que tiveram filhos (0-3 anos) com fissuras foram entrevistadas. Os dados referentes tipo de diabetes, uso de drogas lícitas / ilícitas durante a gravidez, circunferência abdominal e glicemia em jejum na primeira consulta pré-natal foram coletados. Resultados: vinte e sete por cento das mulheres tinham DM. Destes, 89% tinham DM gestacional, 5,5% DM tipo 1 e 5,5% DM tipo 2. A prevalência de DM em mães de crianças com FOF foi de 27%, significativamente mais elevado que a média da população brasileira que é de 7,6% (p <0,01) (OR = 4,5, IC de 95% = 3,5-5,8). Com relação ao uso de drogas, 32% das mães eram usuárias drogas durante a gravidez e uma correlação positiva foi observada entre o uso de drogas e a ocorrência de FOF e anomalias relacionadas (p = 0,028) (OR = 2,87; IC95% = 1,1-7,4). Conclusões: DM e uso de drogas durante a gravidez aumentam o risco de FOF e anomalias relacionadas e o diagnóstico precoce de DM e a prevenção do uso de drogas, especialmente em mulheres grávidas, devem ser enfatizados.

Enfermagem de prática avançada na América Latina e no Caribe: regulação, educação e prática

Advanced practice nursing in Latin America and the Caribbean: regulation, education and practice

Keri Elizabeth Zug, Silvia Helena De Bortoli Cassiani, Joyce Pulcini, Alessandra Bassalobre Garcia, ...

Objetivo: identificar o estado atual da regulação, educação e prática do enfermeiro de prática avançada na América Latina e no Caribe e a percepção de líderes de enfermagem na região quanto ao papel da enfermagem de prática avançada na atenção primaria à saúde em apoio às iniciativas de Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde. Método: o estudo descritivo transversal utilizou um survey online com 173 líderes de enfermagem questionando suas percepções sobre o estado atual da prática de enfermagem e o potencial desenvolvimento da enfermagem de prática avançada em seus países, incluindo a definição do termo, o ambiente de trabalho, a regulação, educação, prática, cultura de enfermagem e receptividade percebida de um papel mais amplo deste profissional na atenção primaria à saúde. Resultado: os participantes referiram estar familiarizados com o papel do enfermeiro de prática avançada, mas a maioria não sabia ou não relatou a legislação vigente para o papel da prática avançada em seus países. Os participantes relataram a necessidade de aumentar a preparação do corpo docente e promover reformas curriculares com enfase na atenção primária à saúde para formar enfermeiros de prática avançada. A grande maioria dos participantes acredita que as populações de seus países se beneficiará com o papel do enfermeiro de prática avançada na atenção primária à saúde. Conclusão: forte apoio em termos de legislação e uma estrutura educacional sólida de formação contínua são fundamentais para o êxito do desenvolvimento de programas de enfermagem de prática avançada em apoio às iniciativas de Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde.

A experiencia das enfermeiras que trabalham com estudantes de enfermagem em um hospital: uma investigação fenomenológica

Nurses' experiences working with nursing students in a hospital: a phenomenological enquiry

Yolanda Raquel Lapeña-Moñux, Luis Cibanal-Juan, Mª Isabel Orts-Cortés, Mª Loreto Maciá-Soler, ...

Objetivo: este artigo explora as vivencias das enfermeiras que trabalham com estudantes de enfermagem espanholas*  em um hospital. Método: foi utilizada uma abordagem fenomenológica qualitativa e uma amostra por conveniência. Vinte e uma enfermeiras pertencentes a um hospital público na Espanha foram incluídos no estudo. Os dados foram coletados através de entrevistas não-estruturadas e semiestruturadas e analisadas usando a proposta de Giorgi. Foram observados os Critérios Consolidados para Relatos de Pesquisa Qualitativa. Resultados: três temas principais descrevem a experiência das enfermeiras: “A relação da enfermeira com as estudantes de enfermagem”; a maioria das enfermeiras enfatizam a importância do primeiro contato com estudantes e consideram central a atitude dos estudantes. “A definição do papel da estudante na prática clínica”; é necessária para unificar o papel e as intervenções da enfermeira para evitar guiar erroneamente ao estudante e estabelecer prioridades na prática clínica. “Construir pontes entre os serviços clínicos e a Universidade”; enfatizou-se a necessidade de estabelecer um terreno comum e conexões entre a universidade e os serviços clínicos do hospital. As enfermeiras pensam que o programa educacional deve também ser desenhado pelos serviços clínicos. Conclusões: compreender os significados das estudantes de enfermagem com as enfermeiras graduadas pode permitir uma introspecção mais aprofundada nas suas expectativas.

Projeto de coordenação intra-hospitalar para doação de órgãos e tecidos: responsabilidade social e resultados promissores

In-house coordination project for organ and tissue procurement: social responsibility and promising results

Vanessa Silva e Silva, Luciana Carvalho Moura, Luciana Ribeiro Martins, Roberta Cristina Cardoso dos...

Objetivos: apresentar os resultados da avaliação em relação às mudanças no número de potenciais doadores, doadores efetivos, e as taxas de conversão após a implementação do projeto de coordenação intra-hospitalar para doação de órgãos e tecidos para transplante. Métodos: estudo epidemiológico, retrospectivo e transversal, que foi realizado com os dados da doação de órgãos da Secretaria de Saúde do Estado e o projeto de coordenação interna de doação de órgãos de um hospital beneficente. Os dados foram comparados utilizando estatísticas não paramétricas de Mann-Whitney, com nível de significância de 5% (p <0,05) e o teste t de Student, considerando um nível de significância de 5% (p <0,05). Resultados: houve diferença estatisticamente significativa (p <0,05) antes e depois da implementação do projeto sobre o número de notificação de potencial doador /mês (3,05 - 4,7), número de doadores efetivos/mês (0,78 - 1,60) e a taxa de conversão (24,7 - 34,8%). Os hospitais 1, 2, 7 e 8 tiveram resultados significativos com potenciais doadores, doadores efetivos e taxas de conversão. Conclusão: a presença de um coordenador intra-hospitalar é promissora e benéfica e o especialista é importante para mudar os indicadores de eficiência, o que consequentemente reduz as listas de espera para transplantes de órgãos.

Fatores de Risco para parto prematuro em um hospital

Risk Factors for premature birth in a hospital

Margarita E. Ahumada-Barrios, German F. Alvarado

Objetivo: determinar os fatores de risco para parto prematuro. Métodos: estudo caso-controle retrospectivo com 600 gestantes atendidas em um hospital, sendo 298 gestantes no grupo de casos (que tiveram um recém-nascido de parto prematuro<37 semanas) e 302 gestantes que tiveram um recém-nascido sem parto prematuro como grupo controle. Foi utilizado o programa estatístico Stata versão 12.2. Na análise bivariada foi utilizado o teste Qui-quadrado (X2) e para a análise das variáveis múltiplas foi utilizada a regressão logística, de onde derivaram as Odds Ratio (OR) e os Intervalo de Confiança (IC) de 95%. Resultados: os fatores de risco associados com o parto prematuro foram gravidez atual gemelar (OR ajustada= 2,4; p= 0,02), controle pré-natal inadequado (< 6 controles) (OR ajustada= 3,2; p <0,001), controle pré-natal ausente (OR ajustada= 3,0; p <0,001), antecedente de parto prematuro (OR ajustada= 3,7; p <0,001) e pré-eclâmpsia (OR ajustada= 1,9; p= 0,005). Conclusão: antecedente de parto prematuro, pré-eclâmpsia, não ter qualquer controle pré-natal e ter controle pré-natal inadequado foram os fatores de risco para o nascimento prematuro.

Estimulação do parto com oxitocina: efeitos nos resultados obstétricos e neonatais

Labor stimulation with oxytocin: effects on obstetrical and neonatal outcomes

Pedro Hidalgo-Lopezosa, María Hidalgo-Maestre, María Aurora Rodríguez-Borrego

Objetivo: avaliar os efeitos da estimulação do parto com oxitocina nos resultados maternos e neonatais. Método: estudo descritivo e analítico, com 338 mulheres que deram à luz em um hospital de nível terciário. Variáveis obstétricas e neonatais foram medidas e comparadas em mulheres com e sem estimulação com oxitocina. Estatísticas foram feitas utilizando-se o teste Qui-quadrado, teste exato de Fisher e o teste t-Student; e as Odds Ratio brutas com intervalo de confiança de 95% foram calculadas. Um valor de p < 0,05 foi considerado estatisticamente significativo. Resultados: a estimulação com oxitocina aumentou as taxas de cesarianas, anestesia peridural, febre materna intraparto em primíparas e multíparas. Ela também foi associada com baixos valores de pH do cordão umbilical e com uma menor duração da primeira fase do parto em primíparas. No entanto, ela não afetou as taxas de laceração perineal de terceiro e quarto graus, a episiotomia, a reanimação neonatal avançada, o teste de Apgar de 5 minutos e o mecônio. Conclusão: a estimulação com oxitocina não deveria ser utilizada de maneira sistemática, mas apenas em casos muito específicos. Estes resultados fornecem evidências adicionais aos profissionais de saúde e às parteiras sobre o uso de oxitocina durante o parto. Em condições normais, as mulheres deveriam ser informadas sobre os possíveis efeitos da estimulação com oxitocina.

A participação doméstica na assistência ao parto em meados do século XX

The domestic participation in birth assistance in the mid-twentieth century

Elena Andina Díaz, José Siles González

Objetivo: descrever como a criação progressiva da Seguridade Social (oferecendo assistência médica ampla) afetou a assistência ao parto na Espanha durante as décadas de 1940 a 1970, em uma região rural. Método: etnografia histórica. Foram selecionadas 27 pessoas que viveram nessa época, as quais foram entrevistadas com o auxílio de um roteiro semiestruturado. Através dos seus depoimentos, construiu-se um quadro com os elementos funcionais envolvidos na assistência ao nascimento nessa região. Resultado: três agentes desempenhavam tal assistência: parteiras tradicionais, mulheres da família/vizinhas e profissionais da saúde. Conclusão: apesar da assistência durante o parto ter sido transferida para a responsabilidade dos profissionais da saúde a partir dos anos quarenta, nesta região as parturientes continuaram utilizando os recursos domésticos até o início dos anos setenta, quando os partos foram obrigatoriamente transferidos para os hospitais. Esta pesquisa traz à tona os nomes e reconhece o trabalho de personagens femininas da classe popular, que ajudaram mulheres em trabalho de parto dessa comunidade a dar à luz, durante pelo menos três décadas.

Capacidade para o trabalho e saúde dos vigilantes de uma Universidade pública

Work ability and health of security guards at a public University: a cross-sectional study

Marluce Rodrigues Godinho, Aldo Pacheco Ferreira, Rosangela Maria Greco, Liliane Reis Teixeira, Mari...

Objetivo: avaliar a capacidade para o trabalho e o estado de saúde dos vigilantes de uma Universidade pública. Métodos: foi desenvolvido um estudo transversal, descritivo e analítico com 119 vigilantes. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT), Questionário sobre a Saúde do Paciente (PHQ-9), Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ curto), Teste de Identificação dos Transtornos Devido ao Uso de Álcool (AUDIT), Escala de Apoio Social utilizada no Medical Outcomes Study (MOS) e Demanda-Controle-Apoio Social no Trabalho (DCS). Foi utilizada estatística descritiva para descrever a amostra do estudo e utilizado o coeficiente de correlação de Spearman para avaliar o ICT. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: a amostra foi composta por homens: media de idade de 54,9 anos (DP=5,7); 80% casados e 75% tem ensino fundamental. A maioria (95%) tem apenas um emprego, a méd dia do tempo de servicçoe foi de 24,8 anos (DP=11), variando de 3 a 43 anos. 88,9% trabalhavam ≤ 40 horas e  75% não trabalhavam à noite ou em turnos alternantes. O valor médio da capacidade para o trabalho foi bom (40,7 pontos), com associação significativa com apoio social no trabalho (p= 0,002), condições de saúde (p=0,094) e sinais e sintomas de depressão (p=0.054). Conclusão: esse estudo mostrou que muitas características podem afetar a capacidade para o trabalho. Considerando os resultados, pode-se notar que hábitos de vida saudáveis e a reorganização do ambiente de trabalho devem ser estimulados.

Redução do repouso de cinco para três horas não aumenta complicações após cateterismo cardíaco: THREE CATH Clinical Trial

Reducing bed rest time from five to three hours does not increase complications after cardiac catheterization: the THREE CATH Trial

Roselene Matte, Thamires de Souza Hilário, Rejane Reich, Graziella Badin Aliti, Eneida Rejane Rabel...

Objetivo: comparar a incidência de complicações vasculares em pacientes submetidos a cateterismo cardíaco com introdutor 6 French sob abordagem transfemoral com repouso de 3 horas e de 5 horas Método: ensaio clínico randomizado . Os sujeitos incluídos no grupo intervenção (GI) deambularam 3 horas após a retirada do introdutor versus 5 horas para os do grupo controle(GC). Todos os pacientes permaneceram 5 horas no laboratório de hemodinâmica (LH), onde foram avaliados a cada hora, e foram contatados em 24, 48 e 72 h após a alta hospitalar. Resultados: a amostra foi composta por 367 pacientes no GI e 363 no GC. Durante a permanência no LH, hematoma foi a complicação mais observada em ambos os grupos, ocorrendo em 12 (3%) pacientes do GI e 13 (4%) do GC (P=0,87). Sangramento ocorreu em 4 (1%) pacientes do GI e 6 (2%) do GC (P=0,51), e reação vasovagal em 5 (1,4%) pacientes do GI e 4 (1,1%) do GC (P=0,75). Em 24, 48 e 72 h, equimose foi a complicação mais relatada por ambos os grupos, seguida por dor no local da punção. Nenhuma das comparações revelou significância estatística entre os grupos. Conclusão: as resultados deste estudo demonstram que a redução do tempo de repouso para 3 horas após cateterismo cardíaco eletivo mostrou-se segura, não ocasionando um aumento de complicações quando comparada ao repouso de 5 horas. Registro Clinical Trials: NCT-01740856

Revisão sistemática do perfil de usuárias de contracepção de emergência

Systematic Review of the profile of emergency contraception users

Maria de Lluc Bauzà Amengual, Magdalena Esteva Canto, Inmaculada Pereiro Berenguer, Maria Ingla Pol

Objetivo: caracterizar o perfil das usuárias espanholas de contraceptivos de emergência (CE). Desenho: revisão sistemática do uso de contraceptivos na população espanhola. Fontes de dados: Bases de dados espanholas e internacionais entre janeiro de 2006 e março de 2011. Palavras-chave: Contraceptivos, Pílulas pós-coitais, contracepção de emergência, levonorgestrel, coleta de dados. Seleção do estudo: trabalhos originais, cartas ao editor nas quais o objetivo expresso fosse a descrição, predição o medida de variáveis relacionadas ao uso de CE. Vinte e dois artigos foram recuperados e quatorze foram finalmente selecionados, todos eles de tipo descritivo. Extração dos dados: os manuscritos foram avaliados por dois revisores independentes. Resultados: mulheres que demandaram CE tinham idades entre 21 a 24 anos, principalmente solteiras e estudantes universitárias; declaram não ter utilizado CE previamente, e se apresentam num Serviço de Emergência no final de semana, dentro das 48 horas seguintes a uma relação sexual não protegida. A razão explicitada é ruptura de preservativo. Nenhum dos estudos incluídos na revisão mediu uso de álcool ou outras drogas, ou numero de parceiros sexuais. Também não foram identificados estudos fazendo comparações com grupos que não utilizam CE. Conclusões: falta de homogeneidade e abrangência das variáveis estudadas resulta num perfil limitado das usuárias espanholas de CE. Mais estudos, com enfoques mais abrangentes, são necessários para levar a cabo intervenções de saúde em possíveis usuárias.

Qual a percepção do risco biológico tem os estudantes da Licenciatura em Enfermagem?

What is the perception of biological risk by undergraduate nursing students?

Mª Carmen Moreno-Arroyo, Montserrat Puig-Llobet, Anna Falco-Pegueroles, Maria Teresa Lluch-Canut, I...

Objectivo: analisar a percepção do risco biológico nos estudantes da Licenciatura de Enfermagem e a sua ligação com a formação prática previa. Método: estudo descritivo transversal realizado na Escola de Enfermagem da Universidade de Barcelona, em estudantes da Licenciatura de Enfermagem matriculados em disciplinas práticas do curso académico 2013-2014 (N=78). Variáveis: sociodemográficas, laborais, de formação, clinicas e referidas na avaliação do risco biológico percebido. Foi utilizado um instrumento de elaboração própria e a escala EDRP-T. Analise estatístico: descritivo e univariante para detectar se existiam diferenças entre a percepção do risco biológico dos itens da escala EDRP-T e as variáveis sociodemográficas. Resultado: os estudantes sem formação prática previa tiveram menos percepção do conhecimento e menor percepção dos danos derivados do risco biológico em comparação com os estudantes com previa formação prática (p=0.0.5 e p=0.04 respectivamente). Detectou-se menor percepção do risco biológico em estudantes com experiencia laboral previa. Conclusão: a formação práticas e experiencia laboral influenciam na percepção do risco biológico em estudantes de Enfermagem. Faltam estudos que relacionem a percepção do risco com o uso das medidas de prevenção durante a formação pratica e os acidentes do tipo biológicos ocorridos.

Avaliação de um protótipo para Sistematização da Assistência de Enfermagem em dispositivo móvel

Assessment of a prototype for the Systemization of Nursing Care on a mobile device

Laura Cristhiane Mendonça Rezende, Sérgio Ribeiro dos Santos, Ana Lúcia Medeiros

Objetivos: desenvolver e avaliar um protótipo para dispositivo móvel que possibilite o registro de dados para a Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: trata-se de estudo exploratório, descritivo, caracterizado também como pesquisa metodológica do tipo aplicada, desenvolvido em um hospital escola. Resultados: a tecnologia móvel utilizada pelos enfermeiros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal foi positiva, apesar de alguns relatarem ter encontrado dificuldades em manuseá-la, enquanto outros, que têm experiências com o uso de dispositivos móveis, não apresentaram problemas em sua utilização. O aplicativo dispõe das funções necessárias para a Sistematização da Assistência de Enfermagem na unidade, porém, foram sugeridas alterações quanto à interface das telas, alguns termos da coleta de dados e parâmetros disponibilizados pelo aplicativo. As principais contribuições do software foram: agilidade em desenvolver e documentar a sistematização, liberdade de movimentação, padronização da avaliação do recém-nascido, otimização de tempo na realização de atividades burocráticas, possibilidade de resgatar informações e redução do espaço físico ocupado pelos registros. Conclusão: um software protótipo para Sistematização da Assistência de Enfermagem com tecnologia móvel possibilita a flexibilidade na realização das atividades de registro pelo enfermeiro, uma vez que a coleta de dados pode ser realizada à beira do leito.