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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V24

De 109 a 120 de 171 itens(s).

Artigos Originais

Fatores preditivos dos diagnósticos de enfermagem em pessoas vivendo com a síndrome da imunodeficiência adquirida

Predictive factors for the Nursing Diagnoses in people living with Acquired Immune Deficiency Syndrome

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Romanniny Hévillyn Silva Costa, Ana Raquel Cortês Nelson, Fer...

Objetivo: identificar os fatores preditivos dos diagnósticos de enfermagem em pessoas vivendo com a síndrome da imunodeficiência adquirida. Método: estudo transversal, realizado com 113 pessoas vivendo com AIDS. Os dados foram coletados com um roteiro de entrevista e exame físico. Para análise dos dados, foi utilizada regressão logística, considerando um nível de significância de 10%. Resultados: os fatores preditivos identificados foram: para o diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente - seguimento inadequado de instruções e verbalização do problema; para o diagnóstico de enfermagem falta de adesão - anos de estudo, comportamento indicativo de falta de aderência, participação no tratamento e esquecimento; para o diagnóstico de enfermagem disfunção sexual - renda familiar, frequência diminuída da prática sexual, déficit percebido de desejo sexual, limitações percebidas impostas pela doença e função corporal alterada. Conclusão: observou-se que os fatores preditivos desses diagnósticos de enfermagem envolveram características sociodemográficas e clínicas, características definidoras e fatores relacionados, os quais devem ser considerados durante a assistência prestada pelo enfermeiro.

O legado do cuidado como aprendizagem reflexiva

The legacy of care as reflexive learning

Marta Rodríguez García, Jose Luis Medina Moya

Objetivo: esta investigação analisa se o uso de estratégias reflexivas por parte da tutora de estágio clínico estimula a reflexão nos estudantes. A intenção é descobrir qual tipo de estratégias podem ajudar a fazê-lo e como as tutoras e os estudantes se comportam no contexto prático.  Método: foi adotado um enfoque qualitativo de cunho etnográfico em que participaram 27 estudantes e 15 tutores de três centros de saúde que haviam recebido formação específica sobre tutoria clínica reflexiva. A análise foi realizada através de comparações constantes das categorias. Resultados: os resultados deste estudo demonstram que o uso de estratégias reflexivas como a interrogação didática, a empatia didática e o silêncio pedagógico por parte das tutoras, contribui para fomentar a reflexão do estudante e sua aprendizagem significativa. Conclusões: a prática reflexiva é a chave para a formação dos tutores e para a aprendizagem dos estudantes.

Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos da graduação em enfermagem

The construction and validation of an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses

Maria Aparecida Vieira, Conceição Vieira da Silva Ohara, Edvane Birelo Lopes de Domenico

Objetivo: construir um instrumento para a avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem e validar esse instrumento pelo consenso de especialistas. Método: descritivo e quantitativo. Para a elaboração do instrumento, realizou-se análise documental e revisão de literatura. A validação ocorreu por Conferência Delphi, entre setembro de 2012 e setembro de 2013, da qual participaram 36 especialistas da Enfermagem brasileira. Para a análise de confiabilidade, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item/total e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: o instrumento foi construído com a participação de especialistas enfermeiros, representantes de todas as regiões do país, com experiência em docência e pesquisa. A primeira rodada Delphi gerou alterações no primeiro instrumento, que foi reestruturado e submetido a nova rodada, com taxa de resposta de 94,44%. Na segunda rodada, validou-se o instrumento com alfa de Cronbach de 0,75. Conclusão: o instrumento final possui três dimensões relacionadas à caracterização do egresso, inserção no mercado de trabalho e avaliação do processo de formação profissional. Acredita-se que esse instrumento possa ser utilizado em território nacional por basear-se nas diretrizes curriculares e contribuir com o processo de regulação da qualidade dos cursos de graduação em enfermagem.

Prevalência e fatores associados à ansiedade pré-operatória em crianças de 5 a 12 anos

Prevalence and factors associated with preoperative anxiety in children aged 5-12 years

Louise Amália de Moura, Iohanna Maria Guimarães Dias, Lilian Varanda Pereira

Objetivos: estimar a prevalência e os fatores associados à ansiedade pré-operatória em crianças que aguardam cirurgia ambulatorial. Métodos: análise transversal de dados da linha de base de um estudo de coorte prospectiva que investiga os preditores de dor pós-operatória em crianças de 5 a 12 anos, submetidas à herniorrafia inguinal e umbilical. Foram selecionadas 210 crianças, entrevistadas na sala de espera de um hospital geral. Avaliou-se a ansiedade por meio da Escala de Ansiedade Pré-operatória de Yale Modificada (EAPY-m). Variáveis sociodemográficas e clínicas foram analisadas, como exposição e ansiedade (soma dos escores da EAPY-m>30) como desfecho. A regressão logística foi utilizada para identificar fatores associados à ansiedade pré-operatória. Resultados: quarenta e dois por cento (42,0%) das crianças apresentaram ansiedade pré-operatória (IC95%:35,7%-48,6%), com média dos escores igual a 30,1 (dp=8,4). Os fatores associados à ansiedade pré-operatória foram faixa etária de 5 a 6 anos (OR=2,28; p=0,007) e classe socioeconômica C (OR=2,39; p=0,016). Conclusão: a avaliação de crianças que aguardam cirurgias ambulatoriais deve ser multidimensional e conter informações sobre a idade e o nível socioeconômico, com vistas a auxiliar a identificação e o tratamento precoce da ansiedade pré-operatória.

Nível de ansiedade versus autocuidado no pré-operatório e pós-operatório do paciente laringectomizado total

Level of anxiety versus self-care in the preoperative and postoperative periods of total laryngectomy patients

Clara Inés Flórez Almonacid, Alfredo Jurado Ramos, María-Aurora Rodríguez-Borrego

Objetivo: estimar a prevalência de ansiedade do paciente laringectomizado no pré-operatório e pós-operatório e sua relação com o nível de autocuidado. Método: pesquisa observacional de 40 pacientes com câncer da laringe estágio IV. Foram realizadas 3 observações: no pré-operatório, a 7 e 14 dias pós-operatório, no período de junho de 2010 a dezembro de 2012. Dois níveis de autocuidado foram definidos: autossuficientes e precisar ajuda para as atividades da vida diária e relacionadas ao tratamento. Para avaliar a ansiedade, foi utilizada a escala de ansiedade hospitalar de Zigmond (1983). Resultados: no pré-operatório e pós-operatório, os pacientes apresentaram níveis elevados de ansiedade. Com relação ao autocuidado, os pacientes autossuficientes apresentaram na média níveis inferiores de ansiedades que os pacientes que precisavam de ajuda para realizar as atividades da vida diária y as derivadas da cirurgia, sem chegar a ser significativas estas diferenças. Conclusão: a ansiedade está presente a todo momento no paciente laringectomizado e a diminuição do déficit de autocuidados parece diminuí-la sem acabar definitivamente com ela.

Validação de manual educativo para pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia

Validation of an educative manual for patients with head and neck cancer submitted to radiation therapy

Flávia Oliveira de Almeida Marques da Cruz, Elaine Barros Ferreira, Christiane Inocêncio Vasques, ...

Objetivo: validar o conteúdo e a aparência de manual educativo direcionado aos pacientes com câncer de cabeça e pescoço, submetidos à radioterapia. Método: pesquisa metodológica, de caráter descritivo. Utilizou-se a Teoria da Psicometria para o processo de validação, o qual foi realizado por 15 peritos na área temática do manual educativo e por dois profissionais de letras e publicidade. Foi considerado o índice de concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material. Resultados: os itens abordados no instrumento de avaliação do manual educativo foram divididos em três blocos: objetivos, estrutura e apresentação, e relevância. Apenas um item, relacionado ao nível sociocultural do público-alvo, obteve índice de concordância <80%, tendo sido reformulado com base nas sugestões dos participantes. Todos os outros itens foram considerados adequados e/ou totalmente adequados nos três blocos propostos: objetivos - 92,38%, estrutura e apresentação - 89,74%, e relevância - 94,44%. Conclusão: o manual educativo proposto foi considerado válido quanto ao conteúdo e à aparência. Sugere-se que possa contribuir para a compreensão do processo terapêutico ao qual o paciente com câncer de cabeça e pescoço é submetido ao realizar a radioterapia, além de subsidiar a prática clínica por meio da consulta de enfermagem.

Conhecimento, atitude e prática sobre o exame colpocitológico e sua relação com a idade feminina

Knowledge, attitude and practice of the smear test and its relation with female age

Nara Sibério Pinho Silveira, Camila Teixeira Moreira Vasconcelos, Ana Izabel Oliveira Nicolau, Môn...

Objetivo: verificar a associação entre o conhecimento, atitude e prática de mulheres em relação ao exame colpocitológico e a faixa etária. Métodos: trata-se de pesquisa de corte transversal associada ao inquérito conhecimento, atitude e prática, em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. A amostra foi composta por 775 mulheres, distribuídas em três faixas etárias: adolescentes, jovens e idosas. Resultados: embora o conhecimento inadequado tenha tido altas taxas em todas as faixas etárias, foi significativamente superior entre as adolescentes (p=0,000). Tendência semelhante no componente atitude por apresentar percentuais de inadequabilidade na adolescência e decair com o avançar da idade (p=0,000). Todavia, não houve diferença estatística entre os grupos quanto à prática (p=0,852). Conclusão: o estudo demonstrou relação entre a faixa etária e o conhecimento, a atitude e a prática do exame colpocitológico.

Diagnóstico de enfermagem risco de úlcera por pressão: validação de conteúdo

The Nursing Diagnosis of risk for pressure ulcer: content validation

Cássia Teixeira dos Santos, Miriam de Abreu Almeida, Amália de Fátima Lucena

Objetivo: estudo que teve como objetivo validar o conteúdo do novo diagnóstico de enfermagem, denominado risco de úlcera por pressão. Método: trata-se de uma validação de conteúdo, com amostra composta por 24 enfermeiros especialistas no cuidado à pele, procedentes de seis diferentes hospitais do Sul e Sudeste brasileiro. A coleta de dados ocorreu por meio eletrônico, em instrumento construído pelo programa SurveyMonkey, que continha título, definição e 19 fatores de risco para o diagnóstico de enfermagem. Os dados foram analisados pelo método de Fehring (1987) e pela estatística descritiva. O projeto foi aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: título, definição e sete fatores de risco foram validados como "muito importante", sendo esses últimos: imobilidade, pressão, fricção, cisalhamento, umidade, sensações prejudicadas e desnutrição. Dentre os demais fatores de risco, onze foram validados como "importante": desidratação, obesidade, anemia, baixo nível de albumina, prematuridade, envelhecimento, tabagismo, edema, circulação prejudicada, diminuição da oxigenação e da perfusão tissular. O fator de risco hipertermia foi descartado. Conclusão: a validação de conteúdo desses componentes do diagnóstico de enfermagem corroborou a importância dos mesmos, podendo facilitar o raciocínio clínico do enfermeiro, norteando a prática clínica no cuidado preventivo à úlcera por pressão.

Satisfação com tratamento medicamentoso no tratamento de doença coronária: psicometria do Treatment Satisfaction Questionnaire for Medication

Satisfaction with medication in coronary disease treatment: psychometrics of the Treatment Satisfaction Questionnaire for Medication

Ana Carolina Sauer Liberato, Roberta Cunha Matheus Rodrigues, Thaís Moreira São-João, Neusa Maria...

Objetivos: realizar o teste psicométrico da versão brasileira do Treatment Satisfaction Questionnaire for Medication – TSQM (versão 1.4) [Questionário Satisfação com Tratamento Medicamentoso] com relação aos efeitos de teto e chão, praticidade, aceitabilidade, confiabilidade e validade. Métodos: os participantes com doença cardíaca coronária (n=190) foram recrutados num ambulatório de cardiologia de um hospital universitário no sudeste do Brasil e entrevistados para avaliar satisfação em relação ao tratamento medicamentoso através da TSQM (versão 1.4) e adesão através da Morisky Self-Reported Measure of Medication Adherence Scale [Medida de Auto-Relato de Adesão ao Tratamento Medicamentoso] e proporção de aderência. Os efeitos Teto e Chão foram analisados considerando os 15% piores e 15% melhores escores possíveis obtidos no TSQM; Praticidade foi avaliada pelo tempo gasto na aplicação do TSQM durante a entrevista; Aceitabilidade foi verificada pela proporção de itens não respondidos e participantes que responderam todos os itens; Confiabilidade foi verificada com o coeficiente alfa de Cronbach e Validade através da validade de construto convergente entre o TSQM e as medidas de adesão. Resultados: o TSQM foi facilmente aplicado. O efeito teto foi encontrado no domínio efeitos colaterais e o efeito chão foi encontrado nos domínios efeitos colaterais e satisfação global. Evidência de confiabilidade foi próxima de satisfatória em todos os domínios. A validade de construto convergente foi parcialmente apoiada. Conclusões: a versão brasileira do TSQM apresenta evidência de aceitabilidade e praticidade embora sua validade tenha sido pouco apoiada e consistência interna adequada foi observada em um domínio.

Intervenção educativa para a coleta de escarro da tuberculose: um estudo quase experimental

Educational intervention for collecting sputum for tuberculosis: a quasi-experimental study

Amélia Nunes Sicsú, Julia Ignez Salem, Luciana Botinelly Mendonça Fujimoto, Roxana Isabel Cardozo...

Objetivo: o estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da amostra de escarro antes e após as orientações de Enfermagem ao paciente. Métodos: trata-se de estudo com delineamento de pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, não randomizado. Participaram do estudo pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar, sintomáticos respiratórios por mais de 3 semanas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos e sem antecedente de tuberculose nos últimos dois anos. A intervenção educativa consistiu em orientações individualizadas sobre a coleta da amostra de escarro, fundamentadas nas diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil e na entrega de folder explicativo. Resultados: participaram 138 pacientes com suspeita de tuberculose pulmonar. Os resultados evidenciaram importante acréscimo das amostras com partículas purulentas, volume maior que 5mL e aumento na taxa de pacientes diagnosticados com tuberculose, após a intervenção educativa. Conclusão: comprovou-se que, após a intervenção educativa, obtiveram-se amostras de escarro com maior qualidade, com aspecto e volume satisfatórios para efetividade do exame baciloscópico.

Vulnerabilidade ao consumo do álcool, transcendência espiritual e bem-estar psicossocial: comprovação de teoria

Vulnerability to alcohol consumption, spiritual transcendence and psychosocial well-being: test of a theory

Luz Patricia Díaz Heredia, Alba Idaly Muñoz Sanchez

Objetivo: demonstrar as relações entre vulnerabilidade, autotranscendência e bem-estar na população adulta jovem e o efeito de cada uma destas variáveis na adoção de condutas de baixo risco de consumo. Metodologia: estudo quantitativo, transversal do tipo correlacional que utilizou a análise estatística de Equações Estruturais para comprovar a relação entre as variáveis. Resultados: se evidenciou uma relação inversa entre a vulnerabilidade ao consumo do álcool e a transcendência espiritual (β-0.123, p 0.025) e uma relação direta positiva entre a transcendência espiritual e o bem-estar psicossocial (β 0.482, p 0.000). Conclusões: as relações das variáveis transcendência espiritual, vulnerabilidade ao consumo do álcool e bem-estar psicossocial, fundamentadas na Teoria de Reed, são confirmadas no grupo populacional de jovens adultos universitários, concluindo que é possível alcançar o bem-estar psicossocial quando se incrementa a transcendência espiritual, enquanto a vulnerabilidade ao consumo do álcool se reduz.

Complicações de cateter venoso central em pacientes transplantados com células-tronco hematopoiéticas em um serviço especializado

Complications of central venous catheter in patients transplanted with hematopoietic stem cells in a specialized service

Lidiane Miotto Barretta, Lúcia Marinilza Beccaria, Cláudia Bernardi Cesarino, Maria Helena Pinto

Objetivo: identificar o modelo, tempo médio de permanência e complicações de cateter venoso central em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas e verificar a relação de correspondência entre as variáveis: idade, sexo, diagnóstico médico, tipo de transplante, cateter implantado e local de inserção. Método: retrospectivo, quantitativo, com amostra de 188 pacientes transplantados, entre 2007 e 2011. Resultados: a maioria utilizou o cateter de Hickman com permanência média de 47,6 dias. A complicação febre/bacteremia foi significante em jovens do sexo masculino, com linfoma não Hodgkin, submetidos o transplante autólogo, que permaneceram com o dispositivo por longo período, em veia subclávia. Conclusão: o enfermeiro deve planejar com a equipe o aguardo do tempo mínimo preconizado entre o implante do cateter e início do regime de condicionamento, assim como não estender o período de permanência e realizar educação permanente, enfocando a prevenção das complicações.