Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V31

De 97 a 101 de 101 itens(s).

Artigos de Revisão

Autocuidado digital no manejo de distúrbios musculoesqueléticos de coluna: revisão sistemática e metanálise

Digital self-care in the management of spine musculoskeletal disorders: A systematic review and meta-analysis

Zulamar Aguiar Cargnin, Dulcinéia Ghizoni Schneider, Joanito Niquini Rosa-Junior

Objetivo: analisar a efetividade do autocuidado digital no manejo da dor e incapacidade funcional em pessoas com distúrbios musculoesqueléticos de coluna. Método: revisão sistemática da literatura, desenvolvida com o checklist PRISMA, de ensaios clínicos randomizados de pessoas com distúrbios musculoesqueléticos de coluna e intervenções digitais acessadas por computador, smartphones ou outro dispositivo portátil. Bases pesquisadas: National Library of Medicine, Excerpta Médica dataBASE, SciVerse Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Science Citation Indexes, Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Physiotherapy Evidence Database. Síntese dos resultados descritiva e por metanálises (modelo de efeitos fixos) com o software Review Manager. Qualidade metodológica avaliada pela escala Physiotherapy Evidence Database. Resultados: selecionaram-se 25 ensaios (5142 participantes) que revelaram melhoras estatisticamente significativas (p<0,05) em 54% (12/22) nos níveis de dor e 47% (10/21) na incapacidade funcional no grupo intervenção. As metanálises mostraram efeitos moderados na intensidade da dor e pequenos na incapacidade funcional. Houve predominância de estudos de média qualidade. Conclusão: intervenções de cuidados digitais mostraram resultado benéfico na intensidade da dor e na incapacidade funcional principalmente para dor lombar crônica. Evidenciam-se os cuidados digitais como promissores para apoiar o autogerenciamento das condições musculoesqueléticas de coluna. Registro PROSPERO CRD42021282102.

Repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem: Scoping Review

Repercussions of the COVID-19 pandemic on Nursing training: A Scoping Review

Anália Andréia de Araújo Nascimento, Sara Eloise Argimiro Ribeiro, Anne Caroline Lisboa Marinho, ...

Objetivo: mapear o conhecimento produzido sobre as repercussões da pandemia COVID-19 na formação em Enfermagem. Método: trata-se de uma scoping review, guiada pelas recomendações da Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual realizada em 15 bases de dados eletrônicas e repositórios de teses e dissertações. O protocolo desta revisão foi registrado em Open Science Framework. Os dados foram analisados e sintetizados em duas categorias de análise estabelecidas: aspectos positivos e negativos e estatística descritiva. Resultados: 33 publicações identificadas, os aspectos positivos mais citados foram o desenvolvimento de novas estratégias de ensino adaptadas ao meio virtual e a capacitação dos futuros profissionais na prática clínica do contexto de crise sanitária. Os aspectos negativos estão relacionados às questões psicológicas, como aumento de casos de ansiedade, estresse e solidão entre os estudantes. Conclusão: as evidências sugerem que o ensino remoto foi uma saída emergencial oportuna para a continuidade da formação acadêmica, contudo, esta modalidade educacional apresentou aspectos positivos e negativos que precisam ser repensados para uma melhor sistematização do ensino-aprendizagem em outros contextos que se assemelhem ao da pandemia da COVID-19.

Fatores de risco para o desenvolvimento de infecção de sítio cirúrgico em cirurgia bariátrica: revisão integrativa

Risk factors for the development of surgical site infection in bariatric surgery: an integrative review of literature

Ana Flávia da Silva, Karina Dal Sasso Mendes, Vanessa dos Santos Ribeiro, Cristina Maria Galvão

Objetivo: avaliar as evidências sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de infecção de sítio cirúrgico em cirurgia bariátrica. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada em quatro bases de dados. A amostra foi composta por 11 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio de ferramentas propostas pelo Joanna Briggs Institute. A análise e a síntese dos dados foram realizadas de maneira descritiva. Resultados: as taxas de infecção de sítio cirúrgico variaram de 0,4% até 7,6%, considerando os resultados dos estudos primários, cujos pacientes foram submetidos à cirurgia por via laparoscópica. Nas pesquisas com os participantes submetidos aos procedimentos cirúrgicos com diferentes abordagens (aberta, via laparoscópica ou robótica), as taxas de infecção variaram de 0,9% até 12%. Com relação aos fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de infecção, ressaltam-se antibioticoprofilaxia, sexo feminino, Índice de Massa Corporal elevado e hiperglicemia perioperatória. Conclusão: a condução da revisão gerou corpo de evidências que reforça a importância na implementação de medidas efetivas para prevenção e controle de infecção de sítio cirúrgico pelos profissionais de saúde após cirurgia bariátrica, promovendo a melhoria da assistência e da segurança do paciente no perioperatório.

Errata

Intervenções não farmacológicas para o sono de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: revisão sistemática

Non-pharmacological interventions to promote the sleep of patients after cardiac surgery: a systematic review

Fernanda de Souza Machado, Regina Claudia da Silva Souza, Vanessa Brito Poveda, Ana Lucia Siqueira C...

No artigo “Intervenções não farmacológicas para o sono de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: revisão sistemática”, com número DOI: 10.1590/1518-8345.1917.2926, publicado no periódico Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2017;25:e2926, na página 1:

Onde se lia:

“ 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado “Intervenções não farmacológicas para o tratamento da alteração do padrão do sono em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: uma revisão sistemática”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.”

Leia-se:

“ 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado “Intervenções não farmacológicas para o tratamento da alteração do padrão do sono em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: uma revisão sistemática”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil.”

Efeito da técnica de tosse durante injeção subcutânea de heparina na intensidade da dor e satisfação individual

Effect of the coughing technique during subcutaneous heparin injection on pain severity and individual satisfaction

Dilek Yılmaz, Dilan Ayhan, Derya Uzelli Yılmaz, Fatma Düzgün

No artigo “Efeito da técnica de tosse durante injeção subcutânea de heparina na intensidade da dor e satisfação individual”, com número DOI: 10.1590/1518-8345.6504.3925, publicado no periódico Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2023;31:e3925, na página 1:

Onde se lia:

Derya Uzelli Yılmaz2

Fatma Düzgün3

2 Bursa Uludağ University, Health Application and Research Center, Bursa, Turquia.

3 İzmir Katip Çelebi University, Faculty of Health Sciences, Department of Nursing, İzmir, Turquia.

 

Leia-se:

Derya Uzelli Yılmaz3

Fatma Düzgün2

2 Bursa Uludağ University, Health Application and Research Center, Bursa, Turquia.

3 İzmir Katip Çelebi University, Faculty of Health Sciences, Department of Nursing, İzmir, Turquia.