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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V31

De 85 a 96 de 101 itens(s).

Artigos Originais

Qualidade de vida de cuidadores de idosos sobreviventes de AVC no sul do Brasil: Ensaio clínico randomizado

Quality of life in caregivers of aged stroke survivors in southern Brazil: Arandomized clinical trial

Carla Cristiane Becker Kottwitz Bierhals, Fernanda Laís Fengler Dal Pizzol, Gail Low, Carolina Balt...

Objetivo: avaliar o efeito de intervenção educativa domiciliar de enfermagem na qualidade de vida de cuidadores familiares de idosos sobreviventes de acidente vascular cerebral (AVC). Método: Ensaio Clínico Randomizado, cego para avaliação de resultados. Quarenta e oito cuidadores familiares de idosos sobreviventes de AVC participaram do estudo. O Grupo de Intervenção recebeu três visitas domiciliares de enfermeiros, um mês após a alta hospitalar, para fornecer educação relacionada ao AVC (como acessar os serviços de saúde e realizar atividades de cuidado) e apoio emocional. O Grupo Controle recebeu as orientações habituais dos serviços de saúde. A qualidade de vida foi avaliada usando o instrumento Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-BREF) e o Módulo Old (WHOQOL-OLD) em 1 semana, 2 meses e 1 ano após a alta. Resultados: os cuidadores eram principalmente mulheres, filhos ou cônjuges. Os cuidadores do Grupo Intervenção e do Grupo Controle não diferiram significativamente em termos de Qualidade de Vida Geral no início do estudo. Não houve efeito de interação entre a alocação do grupo e a Qualidade de Vida Geral (p=0,625) ao longo do tempo. No entanto, houve efeito de interação para Relações Sociais (p=0,019) e Autonomia (p=0,004). Conclusão: a intervenção apresentou efeito estatisticamente significativo na qualidade de vida dos cuidadores familiares no que diz respeito às relações sociais e autonomia.

Artigos de Revisão

Correlação entre tempo no alvo e hemoglobina glicada de pessoas com diabetes mellitus: revisão sistemática

Correlation between time on target and glycated hemoglobin in people with diabetes mellitus: systematic review

Rafael Aparecido Dias Lima, Daiane Rubinato Fernandes, Rute Aparecida Casas Garcia, Lucas Ariel da R...

Objetivo: analisar a correlação entre o tempo no alvo e a hemoglobina glicada de pessoas que vivem com diabetes mellitus e realizam a monitorização contínua da glicemia ou a automonitorização da glicemia capilar. Método: revisão sistemática de etiologia e de risco pautada nas diretrizes do JBI e reportada conforme Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, abrangendo seis bases de dados e a literatura cinzenta. A amostra incluiu 16 estudos e a qualidade metodológica foi avaliada utilizando as ferramentas do JBI. Registrado protocolo no Open Science Framework, disponível em https://doi.org/10.17605/OSF.IO/NKMZBResultados: tempo no alvo (70-180 mg/dl) apresentou correlação negativa com a hemoglobina glicada, enquanto o tempo acima do alvo (>180 mg/dl) mostrou correlação positiva. Os coeficientes de correlação variaram entre -0,310 e -0,869 para o tempo no alvo, e entre 0,66 e 0,934 para o tempo acima do alvo. Um estudo foi efetuado com população que realizava a automonitorização. Conclusão: há correlação estatisticamente significativa entre o tempo no alvo e o tempo acima do alvo com a hemoglobina glicada. Quanto maior a proporção na faixa glicêmica adequada, mais próxima ou inferior a 7% estará a hemoglobina glicada. São necessários mais estudos que avaliem essa métrica com dados da automonitorização da glicemia.

Cuidados de enfermagem em saúde mental para pessoas com diabetes mellitus: revisão integrativa

Mental health nursing care for people with diabetes mellitus: An integrative review

Bianca Brandão da Silva, Maria Helena de Melo Lima, Maria Giovana Borges Saidel

Objetivo: avaliar as evidências disponíveis sobre os cuidados de enfermagem em saúde mental para pessoas com diabetes mellitus nos diferentes níveis de atenção à saúde. Método: revisão integrativa da literatura. Busca realizada em cinco bases de dados. Amostra composta por 14 estudos. Os estudos foram exportados para o gerenciador EndNote, e seus dados, para uma planilha desenvolvida pelo Microsoft Excel. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada por meio de ferramentas propostas pelo Joanna Briggs Institute. Etapas de amostragem, categorização, avaliação, interpretação dos resultados e síntese dos estudos incluídos foram realizadas por dois revisores de forma independente e mascarada. A análise descritiva dos resultados é apresentada em três categorias. Resultados: orientações para o autocuidado potencializadas pela rede de suporte social, englobando ferramentas e estratégias no âmbito físico e psíquico; estratégias de comunicação terapêutica e psicoterapia, focalizando a psicoterapia e a comunicação terapêutica; e intervenções de autogestão/ autogerenciamento, abordando o autocuidado com base em teorias comportamentais. Conclusão: a síntese do conhecimento revelou que as orientações para o autocuidado potencializadas pela rede de suporte social, estratégias de comunicação terapêutica e psicoterapia e intervenções de autogestão/autogerenciamento são intervenções positivas que auxiliam as pessoas com transtornos mentais e diabetes mellitus na prevenção de agravos.

Estratégias de telessaúde no atendimento às pessoas com doença renal crônica: revisão integrativa

Telehealth strategies in the care of people with chronic kidney disease: integrative review

Onislene Alves Evangelista de Almeida, Maria Eduarda Freitas de Lima, Walterlânia Silva Santos, Bá...

Objetivo: analisar as evidências sobre as estratégias de telessaúde no atendimento às pessoas com doença renal crônica. Método: revisão integrativa da literatura. A busca pelos estudos primários foi realizada em seis bases de dados: PubMed/MEDLINE, Web of Science, EMBASE, CINAHL, LILACS e Scopus. A amostra foi composta por 48 artigos publicados entre 2000 e 2021, a estratégia de telessaúde foi aplicada por equipe multidisciplinar, médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista e assistente social. Foram extraídos dos artigos o tipo de estudo, país, estratégia aplicada, cenário, população e profissional. Os estudos foram selecionados por leitura de título e resumo (fase 1) e, após, por leitura completa (fase 2), com sua categorização por estratégia de telessaúde. A síntese dos resultados foi apresentada de forma descritiva e os estudos classificados de acordo com o nível de evidência. Resultados: o domicílio foi o de maior representatividade nas terapias dialíticas e tratamento conservador. Foram identificadas seis categorias de estratégias de telessaúde: dispositivos de monitoramento remoto, teleconsulta, plataforma digital, aplicativos, estratégias multimodalidades e contato telefônico. Conclusão: a utilização dessas estratégias para o atendimento de pessoas com doença renal crônica apresenta diferentes formatos e implementações, sendo viável à população renal em quaisquer fases da doença e aplicável por diferentes profissionais de saúde com ênfase no ambiente domiciliar. As evidências apontaram que a telessaúde favorece a diminuição de custos, acessibilidade aos locais afastados, melhor monitoramento da diálise com resultados positivos no controle dos sintomas, redução dos riscos e treinamento do paciente.

Acesso e práticas de higiene menstrual na América Latina: revisão de escopo

Menstrual hygiene access and practices in Latin America: scoping review

Viviane Caroline de Oliveira, Érica Dumont Pena, Gisele Nepomuceno de Andrade, Mariana Santos Felis...

Objetivo: sintetizar evidências disponíveis relacionadas ao acesso e práticas de higiene menstrual na América Latina e Caribe. Método: revisão de escopo da literatura com protocolo de pesquisa registrado no Open Science Framework, realizada nas bases de dados bibliográficas: PubMed, Scopus, Web of Science e Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde. Os dados foram analisados por estatística descritiva simples e análise temática. Resultados: foram incluídas 15 publicações, cuja maioria abordava adolescentes no Brasil: 12 artigos, dois relatórios técnicos e uma monografia de trabalho de conclusão de curso. Como temas recorrentes nas publicações, destacam-se: acesso a condições dignas para o manejo da higiene menstrual; necessidade de acesso à informação sobre manejo da higiene menstrual; e práticas para manejo da higiene menstrual. Conclusão: adolescentes relatam dificuldades de acesso a sanitários, água e materiais absorventes, e falta de informação sobre saúde menstrual, inclusive nas escolas, levando ao absenteísmo escolar. Assim, lacunas na literatura científica latino-americana revelam desigualdades e diversidade nas experiências menstruais interseccionadas por categorias como gênero, classe social e etnia.

Intervenções para o desenvolvimento infantil baseadas no Modelo Touchpoints: revisão de escopo

Interventions for child development based on the Touchpoints Model: scoping review

Jéssica Batistela Vicente, Talita Cristina Pegorin, Ana Laura de Oliveira Santos, Maria de La Ó Ra...

Objetivo: mapear as características das intervenções para a promoção do desenvolvimento infantil que utilizaram o Modelo TouchpointsMétodo: revisão de escopo, guiada pelas recomendações do JBI Reviewer’s Manual realizada em nove bases de dados, na literatura cinzenta e na lista de referências dos estudos selecionados. A questão de pesquisa foi: quais são as características das intervenções com pais/cuidadores e crianças para promoção do desenvolvimento infantil, da gestação até os seis anos de idade, baseadas no Modelo Touchpoints? Foram utilizados o Rayyan, para a seleção dos estudos, e um roteiro, para a extração de dados. A análise foi realizada de forma descritiva. Resultados: foram incluídas doze publicações. As intervenções eram heterogêneas; concentradas no período da gestação até os três anos de idade; priorizaram a disseminação de conteúdo dos Touchpoints segundo idade e aspectos de parentalidade; a maioria foi realizada por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde e na visita domiciliar. As intervenções foram relacionadas ao desenvolvimento global, à maior compreensão sobre o desenvolvimento e à maior interação com a criança. Conclusão: os estudos evidenciaram potencial para resultados favoráveis ao desenvolvimento infantil e à parentalidade. A variabilidade das intervenções dificultou mapear características mais efetivas.

O efeito da reflexologia podal sobre a fadiga em pacientes em hemodiálise: um estudo de metanálise

The effect of foot reflexology on fatigue in hemodialysis patients: a meta-analysis study

Seda Şahan, Sevil Güler

Objetivo: analisar o efeito da reflexologia podal sobre a fadiga em pacientes em hemodiálise, combinando os resultados de estudos independentes sobre este assunto. Método: estudo de metanálise. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em sete bases de dados. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio de ferramentas propostas pelo Joanna Briggs Institute. Para a metanálise, foi utilizado o Comprehensive Meta-Analysis v3. Resultados: oito estudos foram incluídos na metanálise. O resultado da diferença média padronizada da metanálise = 1,580 (Intervalo de Confiança de 95% = 1,075 - 2,085 p = 0,000). O resultado da análise de subgrupo realizada com base na diferença média padronizada do número de sessões de reflexologia podal = 1,478 (Intervalo de Confiança de 95% = 1,210 - 1,747, p = 0,000). Conclusão: a reflexologia podal pode ser utilizada para reduzir a fadiga em pacientes em hemodiálise. Não foram fornecidas informações nos estudos investigados sobre os possíveis efeitos colaterais e negativos da reflexologia podal.

Ageísmo direcionado às pessoas idosas em serviços de saúde: uma revisão de escopo

Ageism directed to older adults in health services: A scoping review

Pricila Oliveira de Araújo, Isabela Machado Sampaio Costa Soares, Paulo Roberto Lima Falcão do Val...

Objetivo: mapear as expressões e medidas de enfrentamento do ageísmo direcionado às pessoas idosas em serviços de saúde. Método: revisão de escopo de estudos primários em inglês, espanhol e português, sem delimitação temporal, coletados em 14 bases de dados. A seleção dos títulos, resumos e texto completo foi realizada por dois revisores independentes e às cegas, totalizando corpus de 41 artigos. A extração dos dados foi realizada por pares. Os dados foram apresentados em resumos narrativos e quadros. Resultados: expressões de ageísmo estão compreendidas no nível interpessoal, por meio de imagens e atitudes que depreciam, desvalorizam a vida e deslegitimam as necessidades das pessoas idosas, e o nível institucional, que confere barreiras ao acesso dos serviços de saúde, gerando desassistência e descuidado. As medidas de enfrentamento consistem em intervenções educativas e ampliação dos canais de comunicação entre pessoas idosas, profissionais da saúde e gestores. Conclusão: os resultados poderão tornar os profissionais da saúde vigilantes para o (des)cuidado guiado pelo viés de idade e sensíveis para o enfrentamento do ageísmo pela obtenção de conhecimentos científicos. A análise do fenômeno no contexto do Sistema Único da Saúde constitui lacuna do conhecimento, bem como as expressões implícitas do ageísmo.

Instrumentos para a avaliação do risco de lesões por pressão para adultos em situação crítica: scoping review

Risk assessment instruments for pressure ulcer in adults in critical situation: a scoping review

Ricardo Jorge de Barros Romeira Picoito, Sara Maria May Pereira da Cruz Lapuente, Alexandra Catarina...

Objetivo: mapear os instrumentos para avaliação do risco de lesões por pressão nos adultos em situação crítica em unidade de cuidados intensivos; identificar os indicadores de desempenho dos instrumentos e a apreciação dos utilizadores quanto ao uso/às limitações dos instrumentos. Método: scoping review. O Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews foi utilizado para a redação do estudo. A pesquisa foi realizada na ferramenta de busca EBSCOhost em oito bases de dados, resultando em 1846 estudos, dos quais 22 compõem a amostra. Resultados: identificaram-se dois grandes grupos de instrumentos: os genéricos [Braden, Braden (ALB), Emina, Norton-MI, RAPS e Waterlow]; e os específicos (CALCULATE, Cubbin & Jackson, EVARUCI, RAPS-ICU, Song & Choi, Suriaidi e Sanada e o índice de COMHON). Quanto ao valor preditivo, a EVARUCI e a CALCULATE apresentaram os melhores resultados de indicadores de desempenho. Em relação à apreciação/às limitações apontadas pelos utilizadores, destacam-se a escala CALCULATE, seguindo-se da EVARUCI e da RAPS-ICU, embora ainda necessitem de ajustes futuros. Conclusão: o mapeamento mostrou que as evidências são suficientes para indicar um ou mais instrumentos para avaliação do risco de lesões por pressão nos adultos em situação crítica em unidade de cuidados intensivos.

Efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética: revisão sistemática e metanálise

Effects of educational technologies on the prevention and treatment of diabetic ulcers: A systematic review and meta-analysis

Jefferson Abraão Caetano Lira, Álvaro Sepúlveda Carvalho Rocha, Sandra Marina Gonçalves Bezerra,...

Objetivo: analisar os efeitos das tecnologias educativas na prevenção e tratamento da úlcera diabética. Método: revisão sistemática conduzida em sete bases de dados, um índice bibliográfico, uma biblioteca eletrônica e na literatura cinzenta. A amostra foi constituída de 11 ensaios clínicos controlados randomizados. A síntese dos resultados foi descritiva e por meio de metanálise. Resultados: as tecnologias educativas predominantes foram os treinamentos e as orientações verbais, destacando-se as tecnologias leve-duras. Na comparação com o cuidado usual, as tecnologias educativas apresentaram fator de proteção para prevenção da incidência de úlcera diabética (RR=0,40; IC 95%=0,18-0,90; p=0,03) e a avaliação de certeza da evidência foi baixa. As tecnologias educativas também tiveram fator de proteção para prevenção da incidência de amputação em membros inferiores (RR=0,53; IC 95%=0,31-0,90; p=0,02) e a certeza da evidência foi muito baixa. Conclusão: as tecnologias educativas leve-duras, como orientações verbais estruturadas, jogos educativos, aula expositiva, treinamentos teórico-práticos, vídeo educativo, folder, álbum seriado e desenhos lúdicos, e as tecnologias duras, a exemplo do calçado terapêutico, palmilhas, termômetro digital de infravermelho, kits de cuidados com os pés, aplicativo de telemedicina e telefone móvel, foram efetivas para prevenção e tratamento da úlcera diabética, porém, estudos mais robustos são necessários.

Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa

Methodologies used by Nursing professionals in the production of educational videos: An integrative review

Rafael Fernando Mendes Barbosa, Anne Ketlley Lacerda de Lima Gonzaga, Fabrine Aguilar Jardim, Karina...

Objetivo: avaliar as evidências científicas sobre as metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE/PubMed. A amostra foi composta por 19 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: as etapas metodológicas utilizadas para o processo de elaboração e construção dos vídeos compreendem a pré-produção, produção e pós-produção. Os estudos revelaram que, majoritariamente, as etapas foram aplicadas e/ou descritas corretamente pelos autores, além de contemplar o método adotado. No entanto, em 14 estudos não houve a utilização de referencial metodológico para assegurar o rigor em sua condução e em 11 apresentaram a validação pelo público-alvo. Conclusão: a síntese de conhecimento mostrou que ainda há necessidade de atenção para a construção de vídeos educativos quanto ao referencial metodológico e validação pela população-alvo. A execução rigorosa dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de vídeos educacionais, permitem fomentar a aquisição de habilidades essenciais para a criação de materiais didáticos de elevada qualidade.

Intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial: revisão sistemática com metanálise

Educational intervention performed by nurses for blood pressure control: a systematic review with meta-analysis

Lariza Martins Falcão, Maria Vilaní Cavalcante Guedes, José Wicto Pereira Borges, Grazielle Rober...

Objetivo: avaliar o efeito da intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão arterial, comparada com cuidado habitual. Método: revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados realizada em seis bases de dados. Foram incluídos estudos em que a intervenção educativa foi realizada pelo enfermeiro à pessoa com hipertensão arterial. O risco de viés foi avaliado pela Risk of Bias Tool, a metanálise no software Review Manager e a certeza da evidência no sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and EvaluationResultados: foram encontrados 1692 estudos, revisados por pares, e oito artigos foram incluídos na metanálise. A metanálise foi calculada para o desfecho pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, em subgrupo por tempo e por tipo de execução da intervenção. Para a intervenção educativa presencial, realizada de modo individual combinada com atividade de grupo, a estimativa de efeito foi de -12.41 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -16.91 a -7.91, p<0.00001) para pressão arterial sistólica e -5.40 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -7.98 a -2.82, p<0.0001) para pressão arterial diastólica, com certeza da evidência alta. Conclusão: a intervenção educativa realizada pelo enfermeiro, de modo individual combinada com atividade de grupo, apresenta efeito clínico e estatisticamente significativo. Registro PROSPERO: CRD42021282707.