Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V25

De 97 a 108 de 136 itens(s).

Artigos Originais

Relação entre as dimensões do estresse psicossocial e o cortisol salivar em policiais militares

Relationship between psychosocial stress dimensions and salivary cortisol in military police officers

Juliana Petri Tavares, Liana Lautert, Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Angélica Rosat Consigli...

Objetivo: analisar a relação entre as dimensões do estresse psicossocial e o cortisol salivar em policiais militares. Método: estudo transversal e analítico com 134 policiais militares. A escala do Modelo Desequilíbrio Esforço-Recompensa (DER) avaliou o estresse psicossocial. O cortisol salivar foi coletado em três amostras. Foram utilizados os testes: t de Student, Mann-Whitney, ANOVA, Bonferroni, Kruskal-Wallis e Dunn. Fez-se correlações de Pearson e de Spearman, bem como regressão linear múltipla. O cortisol noite apresentou associação estatística ascendente com a recompensa psicossocial (p=0,004) e descendente com os escores de esforço-comprometimento (p=0,017). Pertencer ao Grupo de Operações Táticas Especiais (GATE) e pressão arterial diastólica explicaram 13,5% da variabilidade do cortisol ao acordar; os setores GATE, Patrulha Especial da Tropa de Elite da Polícia Militar e Motociclistas explicaram 21,9% da variabilidade do cortisol de 30 minutos após acordar; e as variáveis setor GATE e a Dimensão Esforço explicaram a variabilidade do cortisol noite em 27,7%. Conclusão: evidenciou-se que a variação do cortisol salivar foi influenciada por variáveis individuais, laborais e psicossociais.

Acidente de trabalho e autoestima de profissionais de enfermagem em ambientes hospitalares

Work accidents and self-esteem of nursing professional in hospital settings

Sérgio Valverde Marques dos Santos, Flávia Ribeiro Martins Macedo, Luiz Almeida da Silva, Zelia Ma...

Objetivo: analisar a ocorrência de acidentes de trabalho e a autoestima de profissionais de enfermagem em ambientes hospitalares de um município de Minas Gerais. Método: estudo descritivo-analítico e transversal, desenvolvido com 393 profissionais de enfermagem de três hospitais de um Município do sul de Minas Gerais. Para coleta de dados utilizou-se a Escala de Autoestima de Rosenberg e um questionário de caracterização da população e de acidente de trabalho. Para análise dos dados foram utilizados os testes Qui-quadrado de Person, Exato de Fisher, Alfa de Cronbach, odds ratio e regressão logística. Resultados: dos profissionais pesquisados, 15% sofreram acidente de trabalho e 70,2% possuía autoestima alta. Por meio das análises, observou-se que o tabagismo, a crença religiosa e o evento marcante na carreira apresentaram associação significativa com acidente de trabalho. Em relação a autoestima, a renda familiar mensal, o tempo de atuação na profissão e o evento marcante na carreira tiveram associação significativa. Conclusão: fatores como tabagismo, crença religiosa, renda familiar, tempo de atuação na profissão e evento marcante na carreira podem conduzir o profissional ao acidente e/ou provocar alterações na autoestima, podendo comprometer a sua saúde física e mental e sua qualidade de vida e trabalho.

Intervenções educativas para o conhecimento da doença, adesão ao tratamento e controle do diabetes mellitus

Educational interventions for knowledge on the disease, treatment adherence and control of diabetes mellitus

Ana Laura Galhardo Figueira, Lilian Cristiane Gomes Villas Boas, Anna Claudia Martins Coelho, Maria ...

Objetivo: avaliar o efeito de intervenções educativas para o conhecimento da doença, adesão ao tratamento medicamentoso e controle glicêmico das pessoas com diabetes mellitus. Método: pesquisa de avaliação, do tipo "antes e depois" desenvolvido em amostra de 82 pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos Versão Brasileira da Diabetes Knowledge Scale (DKN-A), Medida de Adesão aos Tratamentos e pelo sistema eletrônico do local do estudo, coletados antes e após o término das intervenções educativas. As atividades educativas foram desenvolvidas em um período de 12 meses, mediadas pelos Mapas de Conversação em Diabetes, utilizando-se da Teoria Social Cognitiva para a condução das intervenções. Resultados: existiu melhora significativa do conhecimento da doença (p<0,001), adesão ao tratamento medicamentoso (antidiabéticos orais) (p=0,0318) e nas taxas de hemoglobina glicada (p=0,0321). Conclusão: as intervenções educativas parecem ter contribuído positivamente no conhecimento sobre o diabetes mellitus, adesão ao tratamento medicamentoso e nas taxas de hemoglobina glicada dos participantes.

Avaliação do risco e incidência de quedas em pacientes adultos hospitalizados

Risk assessment and incidence of falls in adult hospitalized patients

Thiana Sebben Pasa, Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Janete de Souza Urbanetto, Mari Angela Men...

Objetivos: avaliar o risco para quedas de pacientes adultos hospitalizados e verificar a incidência do evento nesse ambiente. Método: estudo de coorte, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, que acompanhou 831 pacientes internados em um hospital universitário. Utilizou-se a Morse Fall Scale (MFS) para avaliar o risco e considerou-se exposto às quedas o paciente com risco elevado (≥45 pontos). Resultados: a média da pontuação da MFS foi de 39,4 (±19,4) pontos. Entre a primeira e a última avaliação, existiu um aumento de 4,6% na pontuação. O escore da primeira avaliação apresentou uma correlação positiva forte com o da última avaliação (r=0,810; p=0,000). Conclusão: quanto maior a pontuação de risco para quedas na admissão do paciente, maior ao final do período de internação e vice-versa. A taxa de incidência foi de 1,68% com maior percentual de pacientes classificados com risco elevado para quedas.

Taxa de fertilidade e desfecho perinatal em gravidez na adolescência: estudo retrospectivo populacional

Fertility rates and perinatal outcomes of adolescent pregnancies: a retrospective population-based study

Maria de Lourdes de Souza, Fiona Ann Lynn, Linda Johnston, Eduardo Cardoso Teixeira Tavares, Odaléa...

Objetivo: analizar as tendências das taxas de fertilidade e associações com desfechos perinatais entre adolescentes em Santa Catarina, Brasil. Método: estudo populacional conduzido de 2016 à 2013. Associações entre desfechos perinatais e grupos por faixa etária foram investigadas usando odds Ratio e teste Chi-quadrado. Resultados: as diferenças encontradas nas taxas de fertilidade entre mães adolescentes nas regiões e período observado variaram de 40,9-72,0 por 1.000 entre mães de 15 a 19 anos de idade. As adolescentes atenderam menos consultas pré-natais, quando comparadas às mães com 20 anos ou mais, e a maioria não tinha parceiro. Mães entre 15 e 19 anos eram mais propensas a ter filhos prematuros (OR:1,1; IC:1,08-1,13; p<0,001), ter um filho com baixo peso ao nascer (OR:1,1; IC:1,10-1,15; p<0,001) , com baixo e Apgar no quinto minuto (OR:1,4; IC:1,34-1,45; p<0,001), do que mães com 20 anos ou mais; as chances de desfechos adversos também eram maiores entre mães de 10 a 14 anos. Conclusão: este estudo apresenta evidência de que as taxas de fertilidade entre adolescentes continuam altas em regiões que enfrentam privação social e econômica. Adolescentes e seus filhos são mais propensos a desfechos perinatais adversos. Enfermeiros(as), profissionais de saúde pública, profissionais de saúde e de assistência social, assim como educadores precisam trabalhar em conjunto para direcionar estratégias às adolescentes com maior risco, para ajudar a melhorar as taxas de fertilidade e dos desfechos.

Cobertura Universal Efetiva da Diabetes Mellitus tipo 2 em Chile

Effective Universal Coverage of Diabetes Mellitus Type 2 in Chile

Sara Guerrero-Núñez, Sandra Valenzuela-Suazo, Patricia Cid-Henríquez

Objetivo: determinar a prevalência de Cobertura Universal Efetiva da Diabetes Mellitus tipo 2 em Chile e sua relação com as variáveis; Cobertura da Diabetes Mellitus tipo 2, Média de diabéticos com controle metabólico em 2011-2013, Taxa de Mortalidade por Diabetes Mellitus e Percentagem de participação de enfermeiras no Programa de Saúde Cardiovascular. Método: estudo descritivo transversal com componentes ecológicos, utilizando fontes documentais do Ministério da Saúde. Foi estabelecida correlação entre Cobertura Universal Efetiva da Diabetes Mellitus tipo 2 e as variáveis independentes, aplicando o Coeficiente de Pearson, sendo significante ao 0,05. Resultados: no Chile a Cobertura Universal Efetiva da Diabetes Mellitus tipo 2 (HbA1c<7% em população estimada) é menor que 20%. Esta se relaciona com uma Taxa de Mortalidade por Diabetes Mellitus e Percentagem de participação de enfermeiras no Programa de Saúde Cardiovascular, que ademais é significativa ao 0,01. Conclusão: a prevalência de Cobertura Universal Efetiva da Diabetes Mellitus tipo 2 é baixa, mesmo quando algumas regiões se destacam nas pesquisas e no controle metabólico de pacientes assistentes ao controle. Sua relação com a Percentagem de participação de enfermeiras no Programa de Saúde Cardiovascular se constitui em um desafio e oportunidade em saúde.

Necessidades dos cuidadores familiares na atenção domiciliar a idosos

Needs of family caregivers in home care for older adults

Carla Cristiane Becker Kottwitz Bierhals, Naiana Oliveira dos Santos, Fernanda Laís Fengler, Kamila...

Objetivo: identificar as necessidades sentidas e normativas dos cuidadores familiares principais no apoio instrumental a idosos registrados em um Programa de Atenção Domiciliar em uma Unidade Básica de Saúde no Sul do Brasil. Métodos: usando a Taxonomia de Necessidades de Bradshaw para explorar as necessidades sentidas (necessidades declaradas) e normativas (definidas por profissionais), desenvolveu-se um estudo exploratório misto em três etapas: Etapa descritiva quantitativa, envolvendo 39 idosos e seus cuidadores, com a ajuda de um folha de dados baseada no prontuário do paciente; Etapa exploratória qualitativa, baseada em entrevistas com 21 cuidadores, analisadas mediante a análise de conteúdo; Observação sistemática, aplicando um roteiro de observação a 16 cuidadores, com análise estatística descritiva. Resultados: as necessidades sentidas estavam relacionadas a informações sobre atividades de apoio instrumental e aspectos subjetivos do cuidado. Os cuidadores apresentaram maior número de necessidades normativas associadas ao cuidado com as medicações. Conclusão: compreender as necessidades dos cuidadores permite aos enfermeiros planejar intervenções baseadas em suas particularidades.

Avaliação do produto do cuidar em enfermagem (APROCENF): estudo da confiabilidade e validade de construto

Assessment of the nursing care product (APROCENF): a reliability and construct validity study

Danielle Fabiana Cucolo, Márcia Galan Perroca

Objetivo: verificar as estimativas de confiabilidade e validade de construto da escala "Avaliação do produto do cuidar em enfermagem" (APROCENF) e sua aplicabilidade. Métodos: este estudo de validação incluiu em sua amostra 40 (confiabilidade interavaliadores) e 172 (validade de construto) avaliações realizadas por enfermeiros ao final do turno de trabalho em nove unidades de internação de um hospital universitário do sudeste brasileiro. A coleta de dados ocorreu entre fevereiro e setembro de 2014 de forma interrupta. Foram calculados os coeficientes alfa de Cronbach e correlação de Spearman (consistência interna), a correlação intraclasse e Kappa ponderado (confiabilidade interavaliadores) e a análise fatorial exploratória foi utilizada com extração por componentes principais e rotação varimax (validação do construto). Resultados: a consistência interna revelou alfa de 0,85, correlação entre itens variando de 0,13 a 0,61 e item-total de 0,43 a 0,69. A equivalência interavaliadores foi obtida e todos os itens evidenciaram cargas fatoriais significantes. Conclusão: esta investigação mostrou evidências de confiabilidade e validade do construto do instrumento para avaliação do produto do cuidar em enfermagem. Sua aplicação na prática de enfermagem possibilita identificar melhorias necessárias no processo produtivo contribuindo para decisões gerenciais e assistenciais.

Atitude e conhecimento sobre a saúde do pé: uma visão espanhola

Attitude and knowledge about foot health: a spanish view

Daniel López-López, Ricardo García-Mira, Patricia Palomo-López, Rubén Sánchez-Gómez, José Ra...

Objetivo: explorar as atitudes em relação aos dados auto-relatados dos pacientes sobre crenças relacionadas à saúde do pé, desde uma perspectiva comportamental e atitudinal. Métodos: uma amostra de 282 participantes com idade média de 39,46 ± 16,026 chegaram a um centro de saúde onde foram registradas características demográficas, clínicas e crenças auto-relatadas referentes a dados de saúde do pé, os quais completaram todas as fases do processo de pesquisa. Resultados: os resultados da análise revelaram uma estrutura fatorial de 8 fatores baseada em (1) comportamentos podiátricos, (2) a intenção de realizar comportamentos protetores, (3) crenças atitudinais, (4) crenças normativas, (6) apatia, (7) autocuidado, e (8) a percepção geral da saúde do pé. Todos eles explicaram 62,78% da variância e foram considerados como variáveis ​​independentes em uma análise de regressão para determinar quais forneceram as melhores explicações para a importância atribuída à saúde do pé. Conclusões: os participantes do estudo revelaram uma atitude positiva em relação à saúde do pé e comportamento responsável.

Auriculoterapia para redução de ansiedade e dor em profissionais de enfermagem: ensaio clínico randomizado

Auriculotherapy to reduce anxiety and pain in nursing professionals: a randomized clinical trial

Leonice Fumiko Sato Kurebayashi, Ruth Natalia Teresa Turrini, Talita Pavarini Borges de Souza, Carol...

Objetivos: avaliar a efetividade do protocolo auricular para redução de ansiedade, dor (APPA) e melhoria de qualidade de vida em equipe de Enfermagem de um hospital. Método: ensaio clínico randomizado com amostra inicial de 180 profissionais divididos em 4 grupos Controle (G1), Semente (G2), Agulha (G3) e Fita Adesiva (G4). Os instrumentos de avaliação foram o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, Escala Visual Analógica de dor e instrumento de Qualidade de Vida, aplicados no início, depois de cinco e 10 sessões (cinco semanas). Na análise utilizou-se a estatística descritiva, a análise de variância (ANOVA) e o Índice d de Cohen. Resultados: houve diferença estatística (p < 0,05) para a ansiedade segundo ANOVA de medidas repetidas, com melhores resultados para o G3 na última avaliação (índice d de Cohen 1,08/17% de redução). Houve redução de 36% no G3, 24% no G2 para a dor e 13% de aumento no nível mental de qualidade de vida para o G3, embora sem diferenças estatísticas. Conclusão: o protocolo APPA reduziu os níveis de ansiedade em equipe de enfermagem depois de 10 sessões. Mas, sugerem-se mais estudos com novas populações e em diferentes contextos para que os resultados se confirmem. RBR-5pc43m.

Ocorrência de incidentes de Segurança do Paciente e Carga de Trabalho de Enfermagem

Patient Safety Incidents and Nursing Workload

Katya Cuadros Carlesi, Kátia Grillo Padilha, Maria Cecília Toffoletto, Carlos Henriquez-Roldán, M...

Objetivo: identificar a relação entre a carga de trabalho da equipe de enfermagem e a ocorrência de incidentes de segurança dos pacientes ligados aos cuidados de enfermagem de um hospital público no Chile. Método: pesquisa transversal analítica quantitativa através de revisão de prontuários médicos. A estimativa da carga de trabalho em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi realizada utilizando o Índice de Intervenções Terapêuticas-TISS-28 e para os outros serviços, foram utilizados os cocientes enfermeira/paciente e auxiliar de enfermagem/ paciente. Foram feitas análises univariada descritiva e multivariada. Para a análise multivariada utilizou-se análise de componentes principais e correlação de Pearson. Resultados: foram analisados 879 prontuáriosclínicos de pós-alta e a carga de trabalho de 85 enfermeiros e 157 auxiliares de enfermagem. A taxa global de incidentes foi de 71,1%. Foi encontrada uma alta correlação positiva entre as variáveis de carga de trabalho (r = 0,9611 para r = 0,9919) e a taxa de quedas (r = 0,8770). As taxas de erro de medicação, incidentes de contenção mecânica e auto remoção de dispositivos invasivos não foram correlacionadas com a carga de trabalho. Conclusões: a carga de trabalho foi elevada em todas as unidades, exceto na unidade de cuidados intermédios. Apenas a taxa de quedas foi associada com a carga de trabalho.

Avaliação do risco de quedas em idosos residentes em domicílio

Assessment of risk of falls in elderly living at home

Adriana de Azevedo Smith, Antonia Oliveira Silva, Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, Maria Adel...

Objetivo: avaliar o risco de quedas em idosos, comparando com os fatores sóciodemográficos, cognitivos, presença de quedas e co-morbidades autorreferidas. Método: Estudo transversal e quantitativo com 240 idosos. Os dados foram coletados a partir do perfil social, instrumento do risco de quedas e avaliação de quedas, utilizando análise univariada, bivariada e regressão logística múltipla. Para a análise estatística, utilizou-se o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 19. Resultados: há associação entre o risco de quedas, mensurado pelo Fall Risk Score, com o sexo (<0,001), a faixa etária (0,054), o desempenho cognitivo (<0,001) e a presença de quedas (<0,001). Todas as variáveis apresentaram significância estatística e contribuíram para a ocorrência das quedas. Na regressão logística, as variáveis que apresentaram associação com o risco de quedas foram: queda, com quem mora, hipertensão arterial e déficit visual. Conclusão: sexo feminino, idoso mais velho (acima de 80 anos), com baixo desempenho cognitivo e apresentar quedas anteriores nos últimos seis meses, aumentam a prevalência de quedas. Na regressão logística, as variáveis que apresentaram associação com o risco de quedas foram: queda, com quem mora, visão prejudicada e doenças reumatológicas.