Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V25

De 73 a 84 de 136 itens(s).

Artigos Originais

Etiquetas diagnósticas da NANDA-I em uma área se serviços de saúde no sul da Espanha

Diagnostic labels of NANDA-I in a southern region of Spain

Rafael González-Rodríguez, María de los Ángeles Martelo-Baro, Pilar Bas-Sarmiento

Objetivo: determinar a incidência das etiquetas diagnósticas da NANDA-I (North American Nursing Diagnosis Association - International) e estabelecer a distribuição dos episódios assistenciais e de suas respectivas etiquetas em função de variáveis sociodemográficas (idade e sexo). Método: estudo epidemiológico descritivo, de corte transversal, das etiquetas da NANDA-I, de desenho ecológico. A distribuição das etiquetas segundo sexo e idade foi analisada; as frequências correspondentes foram calculadas e as taxas de incidência com dados agregados para os episódios assistenciais por etiqueta foram computadas. Resultados: o número total de episódios assistenciais do estudo foi de 9.928 (41,65% homens e 58,35% mulheres). As etiquetas identificadas nesses episódios foram 16.456 (7.084 de homens e 9.372 de mulheres), com uma média de 1,7 etiquetas por episódio; das 216 etiquetas propostas pela NANDA-I, na sua classificação 2012-14, foram utilizadas 152, o que representou 70,4%. As etiquetas com maiores taxas de incidência por mil habitantes foram: Ansiedade, Disposição para melhorar os conhecimentos e Risco de infecção. Conclusões: o estudo permitiu detectar, por meio da NANDA-I, as respostas aos problemas de saúde de maior incidência nos usuários atendidos.

Características dos profissionais de enfermagem e a prática de ações ecologicamente sustentáveis nos processos de medicação

Characteristics of nursing professionals and the practice of ecologically sustainable actions in the medication processes

Patricia de Oliveira Furukawa, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira, ...

Objetivos: verificar a correlação entre as características dos profissionais e a prática de ações sustentáveis nos processos de medicação em uma UTI e determinar se intervenções como treinamento e conscientização podem promover a prática de ações sustentáveis realizadas pela equipe de enfermagem no hospital. Métodos: estudo antes e depois usando a metodologia Lean Seis Sigma aplicada em uma unidade de terapia intensiva. A equipe de enfermagem foi observada referente à prática de ações ecologicamente sustentáveis durante os processos de medicação (n = 324 casos de cada grupo (pré e pós-intervenções)) por meio de um instrumento de coleta de dados. Os processos analisados envolveram 99 professionais na fase de pré-intervenção e 97 na fase de pós-intervenção. Os dados foram analisados quantitativamente e a associação das variáveis foi realizada por meio de estatística inferencial, de acordo com a natureza das variáveis relacionadas. Resultados: o nível de escolaridade foi a única característica que se mostrou relevante para o aumento de práticas sustentáveis com diferença estatisticamente significativa (p = 0,002). No comparativo antes e após as intervenções, houve um aumento das ações ecologicamente corretas com diferença estatisticamente significante (p=0,001). Conclusões: os resultados sugerem que as instituições devem estimular e investir na educação formal, assim como no treinamento dos profissionais de saúde para a promoção de práticas sustentáveis nos hospitais.

Fatores associados ao risco de queda em adultos no pós-operatório: estudo transversal

Factors associated with the risk of fall in adults in the postoperative period: a cross-sectional study

Luciana Regina Ferreira da Mata, Cissa Azevedo, Aryanne Gabrielle Policarpo, Juliano Teixeira Moraes

Objetivo: avaliar os fatores associados ao risco de queda em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. Método: estudo quantitativo, transversal, realizado com 257 pacientes adultos em um hospital de Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados se deu por meio de um questionário sociodemográfico e clínico, Morse Fall Scale e Quality of Recovery Score. Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva e regressão logística multinominal. O nível de significância adotado foi de 0,05. Resultados: 35,4% dos pacientes apresentaram elevado risco de quedas, 38,9% moderado risco e 25,7% baixo risco. A escala de recuperação cirúrgica indicou valor médio de 175,37 pontos e nenhum paciente apresentou recuperação cirúrgica precária. Em relação aos resultados da análise bivariada, identificou-se que idade (p<0,001), HAS (p<0,001) e diabetes (p=0,017) estiveram associados positivamente com o alto risco de queda e o câncer (p=0,004) esteve associado positivamente com o moderado risco de queda. Já a recuperação cirúrgica (p=0,008) esteve associada inversamente com o alto risco de queda. Conclusão: os resultados deste estudo possibilitaram a identificação de cinco fatores associados ao risco de queda em adultos de internação cirúrgica. Os achados poderão subsidiar o planejamento de ações de enfermagem voltadas para a prevenção do risco de queda no pós-operatório.

Aspectos clínicos e epidemiológicos dos pacientes transplantados com córneas em um serviço de referência

Clinical and epidemiological aspects of cornea transplant patients of a reference hospital

Giovanna Karinny Pereira Cruz, Isabelle Campos de Azevedo, Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho,...

Objetivo: caracterizar clinicamente os pacientes transplantados e sua distribuição com descrição das condições indicadoras e pós-operatórias dos transplantes de córneas, bem como estimar o tempo médio em fila de espera. Método: estudo epidemiológico, transversal, descritivo e analítico, realizado com todos os transplantes de córnea realizados em um serviço de referência (n= 258). Os dados foram analisados com uso do software Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0. Resultados: a principal condição indicadora para o transplante de córnea foi o ceratocone. O tempo médio em fila de espera para realização do transplante foi de aproximadamente 5 meses e três semanas para o transplantes eletivos e 9 dias para os casos de urgência. Existiu associação entre o tipo de distúrbio da córnea com sexo, faixa etária, cirurgia prévia, classificação do olho, glaucoma e falência do enxerto anterior. Conclusão: o ceratocone foi a principal condição indicadora para o transplante de córnea. Fatores como idade, falência de enxerto corneano anterior (retransplante), glaucoma, casos de cirurgias prévias ao transplante de córnea, com destaque para a cirurgia de catarata, podem estar relacionados com o aparecimento de distúrbios da córnea do tipo endotelial.

Propriedades psicométricas da Escala de Benefícios/Barreiras para o Exercício em idosas mexicanas

Psychometric properties of the Exercise Benefits/Barriers Scale in Mexican elderly women

María Cristina Enríquez-Reyna, Rosa María Cruz-Castruita, Oswaldo Ceballos-Gurrola, Cirilo Humber...

Objetivo: analisar e avaliar as propriedades psicométricas das subescalas que compõem a versão em espanhol da Escala de Benefícios/Barreiras para o Exercício em uma população idosa do nordeste do México. Método: estudo metodológico. A amostra abrangeu 329 idosas adstritas a uma das cinco casas de convivência públicas da área metropolitana do Nordeste mexicano. As propriedades psicométricas incluíram a avaliação do coeficiente alfa de Cronbach, o coeficiente Kaiser-Meyer-Olkin, a correlação inter-itens, análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: na análise de componentes principais, foram identificados dois componentes a partir dos 43 itens da escala. O coeficiente de correlação item-total da subescala benefícios do exercício foi adequado. Porém, o coeficiente da subescala barreiras para o exercício mostrou inconsistências. A confiabilidade e validade foram aceitáveis. A análise fatorial confirmatória revelou que a eliminação de itens melhorava a qualidade de ajuste do modelo basal da escala sem afetar sua validade ou confiabilidade. Conclusão: a Escala de Benefícios/Barreiras para o Exercício apresenta parâmetros psicométricos satisfatórios para o contexto mexicano. Apresenta-se uma versão reduzida de 15 itens com estrutura fatorial, validade e confiabilidade similares aos da escala completa.

Associação entre a violência doméstica e a qualidade de vida das mulheres

Association between domestic violence and women's quality of life

Kerle Dayana Tavares de Lucena, Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna, João Agnaldo do Nascimento, Hem...

Objetivo: analisar a associação entre a violência doméstica contra a mulher e qualidade de vida. Método: inquérito domiciliar de base populacional, do tipo transversal, realizado com mulheres acima de 18 anos, considerando um plano de amostragem estratificada por bairros. Para análise, foi verificada prevalência de violência doméstica e índice de qualidade de vida e utilizada regressão logística para determinação de associações, com nível de significância de 5%. Resultados: participaram desta pesquisa 424 mulheres que apresentaram prevalência de violência doméstica de 54,4% e índice de qualidade de vida de 61,59. Verificou-se, por meio de regressão logística, que a violência doméstica possui associação com a qualidade de vida das mulheres (p=0,017). As variáveis observadas que influenciam a ocorrência de violência doméstica foram: domínio das relações sociais (p=0,000), oferta de tratamento médico destinado às mulheres (p=0,019) e segurança (p=0,006). Conclusão: o estudo comprovou a evidência de associação entre a violência doméstica contra a mulher e qualidade de vida, situação que reafirma a importância de construir políticas públicas com enfoque na emancipação de gênero.

Associação da má evolução clínica e duração do sono entre pacientes com câncer de mama

Association between poor clinical prognosis and sleep duration among breast cancer patients

Thalyta Cristina Mansano-Schlosser, Maria Filomena Ceolim

Objetivo: mensurar a associação entre evolução clínica e qualidade e duração do sono em mulheres com câncer de mama. Método: estudo longitudinal, com 114 participantes, realizado em um hospital do Brasil. Os instrumentos utilizados foram: questionário para caracterização sociodemográfica e clínica, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh; Inventário de Depressão de Beck e Escala de Esperança de Herth. Os dados foram analisados via análises descritivas e de sobrevivência (resultado: evolução clínica desfavorável), utilizando-se a curva de Kaplan-Meier, o teste log-rank e o modelo proporcional de Cox. Resultados: verificou-se maior probabilidade de evolução clínica desfavorável em mulheres com duração de sono inferior a seis ou mais de nove horas (p = 0,0173). Conclusão: os resultados sugerem a importância de mais estudos que buscam verificar se a gestão quantitativa dos distúrbios do sono teria um impacto sobre a evolução do câncer de mama. As mulheres devem ser encorajadas a relatar isso espontaneamente aos enfermeiros.

Tradução e adaptação transcultural do Clinical Competence Questionnaire para uso no Brasil

Translation and cross-cultural adaptation of the Clinical Competence Questionnaire for use in Brazil

Danielle Ritter Kwiatkoski, Maria de Fátima Mantovani, Evani Marques Pereira, Carina Bortolato-Majo...

Objetivo: traduzir e adaptar transculturalmente o Clinical Competence Questionnaire aos estudantes brasileiros concluintes da graduação em enfermagem, bem como mensurar as propriedades psicométricas do questionário. Método: estudo metodológico realizado em seis etapas: tradução do instrumento Clinical Competence Questionnaire, consenso das traduções, retrotradução, análise pelo comitê de especialistas, pré-teste e apresentação do processo de adaptação transcultural para os desenvolvedores. As propriedades psicométricas foram mensuradas utilizando-se o alfa de Cronbach, coeficiente de correlação intraclasse e índice de validade de conteúdo. Resultados: o instrumento foi traduzido, adaptado transculturalmente e sua versão final foi constituída de 48 itens. O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,90, e o índice de concordância dos itens foi de 99% para os estudantes e de 98% para os avaliadores. Conclusão: o Clinical Competence Questionnaire foi traduzido e adaptado a estudantes brasileiros, e as propriedades psicométricas da versão em português do questionário apresentaram consistência interna satisfatória quanto à amostra estudada.

Tradução e adaptação das Competências Esenciales en Salud Pública para los recursos humanos en salud

Translation and adaptation of the Competencias Esenciales en Salud Pública para los recursos humanos en salud

Maria de Lourdes de Almeida, Aida Maris Peres, Maria Manuela Frederico Ferreira, Maria de Fátima Ma...

Objetivo: realizar a tradução e adaptação cultural do Marco Regional de Competencias Esenciales en Salud Pública para los Recursos Humanos en Salud de la Región de las Américas, do espanhol para a língua portuguesa do Brasil. Método: pesquisa metodológica, que seguiu as fases: autorização para tradução; tradução inicial; síntese das traduções e consenso; retrotradução e composição de um comitê de especialistas. Resultado: na tradução dos nomes dos domínios, não houve diferença em 66,7 % (N=4); na tradução da descrição dos domínios e das competências ocorreram divergências em 100 % destes (N=6, N=56), obteve-se consenso acima de 80% ainda na tradução, e aprimoramento no comitê de especialistas pela alteração de palavras e expressões para aproximar os significados ao contexto brasileiro. Conclusão: o documento traduzido e adaptado possui potencial de aplicação em pesquisas e utilização na prática da atenção à saúde pública/coletiva no Brasil.

Estudo utilizando a Teoria Fundamentada sobre a intenção das enfermeiras de abandonar sua profissão

A Grounded theory study of the intention of nurses to leave the profession

Leyla Alilu, Vahid Zamanzadeh, Leila Valizadeh, Hosein Habibzadeh, Mark Gillespie

Objetivo: este estudo explora o processo de desenvolvimento da intenção de deixar a enfermagem de cabeceira. Método: o processo foi estudado desde a perspectiva de 21 enfermeiras utilizando o método da Grounded Theory (Teoria Fundamentada). Os dados foram coletados utilizando entrevistas semi-estruturadas e o método comparativo constante de Corbin e Strauss se utilizou para analisar os dados. Resultados: segundo os participantes, duas categorias principais, "imagem social da enfermagem" e "cultura e estrutura de cabeceira", foram os fatores contextuais que influenciam as razões para que as enfermeiras estejam deixando o cuidado de cabeceira. A decepção com a percepção de falta de progresso ou melhora na experiência clínica cria preocupações psicossociais primárias para as participantes. A competência e o processo de autocontrole são passos dados pelas participantes. Isso associado a condições de intervenção foram os resultados da perda do compromisso profissional que as leva a deixar o cuidado de cabeceira. "O fracasso em integrar expectativas pessoais e expectativas da organização: em busca de uma saída" foi a categoria central do estudo que uniu as categorias. Conclusão: os achados deste estudo proporcionam informação útil sobre as necessidades das enfermeiras para superar as intenções de deixar o cuidado de cabeceira. A identificação deste processo pode ajudar a reconhecer os problemas emergentes e oferecer soluções para resolvê-los.

Ansiedade e o enfrentamento de mulheres com câncer de mama em quimioterapia

Anxiety and coping in women with breast cancer in chemotherapy

Araceli Vicente da Silva, Eliana Zandonade, Maria Helena Costa Amorim

Objetivo: identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por mulheres com câncer de mama em quimioterapia e verificar a associação com o perfil de ansiedade por elas apresentado. Método: estudo de corte transversal do tipo analítico. Utilizou-se amostra aleatória de 307 mulheres com câncer em tratamento quimioterápico prévio, adjuvante ou paliativo. Coletou-se os dados com técnica de entrevista com registro em formulário, busca ativa nos prontuários, Escala de Modo de Enfrentamento de Problemas e Inventário de Ansiedade e Estado. Utilizou-se para análise o Pacote Estatístico para Ciências Sociais 19.0, coeficiente de correlação de Pearson e o teste Mann-Whitney. Resultados: existiu associação significante do traço de ansiedade e as estratégias de enfrentamento com foco no problema e com foco na emoção (p<0,000) e o estado de ansiedade com o enfrentamento com foco no problema (p=0,001) e com o foco na emoção (p=0,004). Os resultados demonstram fracas associações entre as diferentes estratégias de enfrentamento. Conclusão: a estratégia de enfrentamento eleita pelas mulheres com câncer de mama tem relação direta com a ansiedade. As pacientes que possuem ansiedade com nível baixo tendem a utilizar como estratégia a resolução dos problemas e quando o nível é médio a alto o enfrentamento com foco na emoção.

Construção e validação do Instrumento Avaliação do Autocuidado para pacientes com diabetes mellitus tipo 2

Construction and validation of the Self-care Assessment Instrument for patients with type 2 diabetes mellitus

Simonize Cunha Barreto de Mendonça, Maria Lúcia Zanetti, Namie Okino Sawada, Ikaro Daniel de Carva...

Objetivo: construir e validar o conteúdo do instrumento Avaliação do Autocuidado para pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Método: estudo metodológico, fundamentado na Teoria Geral de Enfermagem de Orem. As categorias empíricas e os itens do instrumento foram elucidados por meio de grupo focal. O processo de validação de conteúdo foi realizado por sete especialistas e a análise semântica por 14 pacientes. Foram considerados como excelente Índice de Validade de Conteúdo dos itens ≥ 0,78 e da escala ≥ 0,90. Resultados: o instrumento contém seis dimensões correspondentes aos requisitos de autocuidado para o desvio da saúde, desmembradas em 131 itens. Quanto à permanência, obteve-se para o conjunto total de itens Índice de Validade de Conteúdo de 0,98, e quanto à adequação Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,80 para maioria dos critérios psicométricos avaliados. Conclusão: o instrumento mostrou evidências de validade de conteúdo.