Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V25

De 49 a 60 de 136 itens(s).

Artigos Originais

Fatores associados à aquisição de Enterobactérias resistentes aos carbapenêmicos

Factors associated with acquisition of carbapenem-resistant Enterobacteriaceae

Lilian Silva Lavagnoli, Bil Randerson Bassetti, Thais Dias Lemos Kaiser, Kátia Maria Kutz, Crispim ...

Objetivo: identificar possíveis fatores de risco para a aquisição de cepas de Enterobactérias com marcador de resistência a carbapenem. Métodos: estudo caso-controle exploratório realizado em instituições hospitalares. A amostra do estudo consistiu de pacientes com espécimes biológicos positivos para Enterobactérias resistentes aos carbapenêmicos (casos) por teste de difusão em disco e Etest e controles com amostras biológicas negativas para Enterobactérias resistentes aos carbapenêmicos. No total, foram incluídos 65 pacientes: 13 (20%) casos e 52 (80%) controles. Resultados: os microrganismos isolados foram Serratia marcescens (6), Klebsiella pneumoniae (4) e Enterobacter cloacae (3). A análise univariada revelou que o tempo de internação antes da coleta da amostra (p=0,002) e o procedimento cirúrgico (p=0,006) foram estatisticamente significantes. No modelo de regressão logística multivariável, ambos foram ainda significativos, com odds ratios de 0,93 (p=0,009; IC 95%: 0,89 a 0,98) para o período de hospitalização antes da coleta da amostra e 9,28 (p=0,05; IC 95%: 1,01 a 85,14) para o procedimento cirúrgico. Conclusão: tempo de internação mais curto e maior vigilância de pacientes submetidos a cirurgia podem desempenhar um papel decisivo na redução da disseminação de microrganismos resistentes aos carbapenêmicos em instituições hospitalares.

Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes

Construction and validation of educational materials for the prevention of metabolic syndrome in adolescents

Ionara Holanda de Moura, Antônia Fabiana Rodrigues da Silva, Aparecida do Espírito Santo de Holand...

Objetivo: construir e validar tecnologia educativa voltada para prevenção de síndrome metabólica entre adolescentes. Método: pesquisa metodológica em que, inicialmente, por meio de revisão integrativa, foram analisadas as publicações disponíveis sobre a temática. Em seguida, utilizou-se tal conhecimento para construção do conteúdo teórico abordado e, com auxílio de designer gráfico, foi elaborada a arte e diagramação das páginas. Na terceira fase, validação do material construído, 21 especialistas e 39 adolescentes avaliaram a cartilha. Para a coleta de dados, foram utilizados três questionários distintos, de acordo com o foco de avaliação de cada grupo de participantes, analisados quanto à confiabilidade (alpha de Cronbach) e concordância (coeficiente de correlação intraclasse). Resultados: a média dos escores atribuídos pelos juízes de conteúdo e técnicos foi de 91,7%, e o Índice de Validade de Conteúdo global, mensurado por meio das respostas dos juízes em design, foi de 0,98, ambos com confiabilidade da escala e concordância das respostas altas. Além disso, o nível de concordância das respostas positivas dadas pelos adolescentes foi de 88,4%. Conclusão: a cartilha educativa mostrou-se instrumento válido e confiável para ser utilizada a fim de promover a saúde dos adolescentes.

Identificação de intervenções de enfermagem associadas à acurácia dos diagnósticos de enfermagem para pacientes com cirrose hepática

Identifying nursing interventions associated with the accuracy used nursing diagnoses for patients with liver cirrhosis

Fernanda Raphael Escobar Gimenes, Ana Paula Gobbo Motta, Patrícia Costa dos Santos da Silva, Ana Fl...

Objetivo: identificar as intervenções de enfermagem associadas aos diagnósticos de enfermagem mais acurados e mais frequentemente utilizados da NANDA International, Inc. (NANDA-I) para pacientes com cirrose hepática. Método: estudo descritivo, quantitativo e transversal. Resultados: no total, 12 diagnósticos de enfermagem foram avaliados, dos quais sete demonstraram alto grau de acurácia (IVC ≥ 0.8); 70 intervenções foram identificadas e 23 (32.86%) eram comuns a mais de um diagnóstico. Conclusão: em geral, os enfermeiros muitas vezes executam intervenções de enfermagem sugeridas na NIC para os sete diagnósticos de enfermagem de alta acurácia identificados neste estudo para cuidar de pacientes com cirrose hepática. Diagnósticos de enfermagem acurados e válidos dirigem a seleção de intervenções apropriadas que os enfermeiros podem desempenhar para reforçar a segurança do paciente e assim melhorar os resultados de saúde dos pacientes.

Maus-tratos no ambiente familiar contra idosos nas Ilhas dos Açores

Elder abuse within the family environment in the Azores Islands

Juan Manuel Carmona-Torres, Rosa María Carvalhal-Silva, Maria Helena Viera-Mendes, Beatriz Recio-An...

Objetivos: dimensionar os maus-tratos contra as pessoas idosas vulneráveis no ambiente familiar e comunitário nas Ilhas dos Açores, identificar fatores de risco para maus-tratos e definir o perfil do idoso maltratado. Método: estudo descritivo transversal. Amostragem aleatória. Os instrumentos utilizados foram: prontuários dos usuários, Mini Exame do Estado Mental, teste de autonomia para as Atividades Básicas da Vida Diária, Escala APGAR Familiar, Índice de Suspeição de Abuso no Idoso e Formulário de Avaliação de Trabalho Social. Análise estatística descritiva foi usada para as variáveis qualitativas e quantitativas e regressão logística múltipla foi usada para identificar os fatores associados aos maus-tratos. Resultados: suspeita de maus-tratos foi identificada em 24,5% dos idosos participantes. O abuso psicológico foi o tipo de maus-tratos mais comum e os responsáveis por esses maus-tratos foram principalmente os filhos. Conclusão: ser mulher e pertencer a uma família disfuncional está associado com uma maior probabilidade de sofrer maus-tratos; o alto nível de violência doméstica contra os idosos nas Ilhas dos Açores segue o mesmo padrão do resto de Portugal.

Impacto do uso da imunoglobulina palivizumabe no Estado de São Paulo: estudo de coorte

Impact of the use of immunoglobulin palivizumab in the State of São Paulo: a cohort study

Ivana Regina Gonçalves, Marli Teresinha Cassamassimo Duarte, Helio Rubens de Carvalho Nunes, Rubia ...

Introdução: o uso da palivizumabe como profilaxia do vírus sincicial respiratório não é consenso. No Brasil, constitui programa de saúde pública, mas outros países não a consideram custo-efetiva. Objetivo: identificar a taxa de hospitalização em Unidade de Terapia Intensiva por doença ou sintomatologia respiratória entre crianças que receberam imunoglobulina palivizumabe, a proporção de crianças que falharam na tomada de alguma das doses indicadas e o impacto dessa falha na hospitalização. Método: estudo de coorte, incluídas 693 crianças inscritas no programa em 2014 (85,1% da população), com seguimento mensal de abril a setembro, por ligação telefônica às mães/responsáveis. A chance de hospitalização, em Unidade de Terapia Intensiva, em função da falha, foi avaliada por regressão logística múltipla, adotando-se p crítico <0,05. Resultados: a taxa de hospitalização foi de 18,2%; não receberam todas as doses da imunoglobulina 2,3% das crianças; a chance de hospitalização por doença ou sintomatologia respiratória aumentou, em média, 29% a cada falha na tomada de alguma dose (p=0,007; OR=1,29, IC=1,07-1,56). Conclusão: o aumento da chance de hospitalização na vigência de falha na tomada de alguma dose da imunoglobulina indica a necessidade de implementação de ações de educação em saúde e busca ativa de crianças faltosas pelos serviços de saúde.

Estudo comparativo sobre representações da autonomia profissional elaboradas por estudantes de enfermagem iniciantes e concluintes

Comparative study of representations of professional autonomy produced by first and last-period undergraduate nursing students

Érick Igor dos Santos, Antonio Marcos Tosoli Gomes, Sergio Corrêa Marques, Raquel de Souza Ramos, ...

Objetivo: comparar as representações sociais da autonomia profissional do enfermeiro, elaboradas por estudantes de graduação em enfermagem do primeiro e do último período. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, delineado a partir das representações sociais em abordagem estrutural pela Teoria do Núcleo Central, realizado com 171 estudantes de três universidades públicas federais, mediante técnica de evocações livres, com o termo indutor “autonomia profissional do enfermeiro”. Os dados foram submetidos ao software EVOC 2005 e à análise de similitude. Resultados: o cuidado figurou o núcleo central da estrutura representacional identificada entre os estudantes do primeiro período. Já entre os do último, o conhecimento destacou-se enquanto qualidade de elemento nuclear. Comum a ambos os núcleos centrais, identificou-se o termo responsabilidade. Conclusão: no tocante à autonomia, conclui-se haver, durante o curso de graduação, processo de sobreposição do universo reificado sobre o consensual, no entanto, o encargo inerente à profissão se mantém transversal. Para os alunos do primeiro período a autonomia é ressignificada de forma prática e atitudinal, enquanto que, para os do último período, a aquisição do saber os incentiva a atribuir sentido à autonomia profissional, com representação cognitiva e atitudinal. Os dados podem subsidiar a condução de práticas de ensino inovadoras na graduação em enfermagem.

Adaptação transcultural para o Brasil do módulo on-line DocCom: comunicação para o trabalho em equipe

Brazilian cross-cultural adaptation of the DocCom online module: communication for teamwork

Tatiane Angélica Phelipini Borges, Marli Terezinha Oliveira Vannuchi, Suely Grosseman, Alberto Dur...

Objetivo: realizar a adaptação transcultural para o português no contexto brasileiro do módulo 38 on-line DocCom, que versa sobre comunicação para o trabalho em equipe. Método: a tradução e adaptação transcultural foram realizadas por meio de traduções iniciais, síntese das traduções, avaliação e síntese por um comitê de especialistas, análise dos tradutores e retrotradução, pré-teste com enfermeiros e estudantes de graduação em enfermagem, e análise dos tradutores para obtenção do material final. Resultados: na avaliação e síntese do comitê de especialistas da versão traduzida com a versão original, os itens obtiveram concordância superior a 80%. Na análise dos participantes do pré-teste foram sugeridas poucas modificações. A versão final mostrou-se adequada ao contexto proposto e à sua finalidade. Conclusão: acredita-se que, ao disponibilizar essa nova estratégia de ensino-aprendizagem de habilidades e competências da comunicação, para o trabalho em equipe, ela possa ser empregada de forma sistemática em cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde, no Brasil, de modo a contribuir para formação dos profissionais e, também, avançar nesse campo.

Aplicando o modelo RE-AIM para a promoção da atividade física em países de baixa e média renda

Applying the RE-AIM conceptual framework for the promotion of physical activity in low- and middle-income countries

Rebecca E. Lee, Karla I. Galavíz, Erica G. Soltero, Jose Rosales Chavez, Edtna Jauregui, Lucie Lév...

Objetivo: o modelo RE-AIM tem sido amplamente utilizado para avaliar a validade interna e externa de intervenções que objetivam promover atividade física, auxiliando a fornecer uma avaliação abrangente do alcance, eficácia, adoção, implementação e manutenção de pesquisas e programas. Apesar deste progresso, o modelo RE-AIM não tem sido amplamente utilizado na América Latina. O objetivo deste artigo é descrever o modelo RE-AIM, o processo e os materiais desenvolvidos para uma oficina de um dia de duração em Guadalajara e a aceitabilidade e satisfação dos participantes que compareceram na oficina. Métodos: durante o período de três meses, palestras e exercícios interativos foram desenvolvidos para uma oficina de um dia sobre o modelo RE-AIM. Resultados: trinta e dois profissionais de saúde (Média de idade=30,6±9,9 anos) participaram da oficina. A maioria dos participantes classificou a oficina como credível (100%), útil (100%) e pretende aplicar o que foi aprendido em investigações atuais ou futuras (95%). Conclusão: os resultados sugerem que o modelo RE-AIM é um recurso intuitivo e fornecem uma estratégia para a apresentação da utilidade e aplicação prática do modelo em cenários práticos no México e na América Latina.

Adaptação transcultural e validação de conteúdo e semântica do Difficult Intravenous Access Score para uso pediátrico no Brasil

Cross-cultural adaptation and content and semantic validation of the Difficult Intravenous Access Score for pediatric use in Brazil

Márcia Helena de Souza Freire, Cristina Arreguy-Sena, Paula Christina de Souza Müller

Objetivo: apresentar a adaptação transcultural e validação de conteúdo e semântica do Difficult Intravenous Access Score para uso corrente no Brasil. Método: pesquisa delineada na adaptação transcultural e validação, estruturada em seis etapas: tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, avaliação da documentação por comitê de juízes especialistas, pré-teste e apresentação da documentação aos juízes especialistas e ao autor do instrumento original. Foram recrutados aleatoriamente 20 profissionais de saúde de uma instituição hospitalar pública do Sul do País, atuantes em pediatria, para avaliar o nível de concordância com as variáveis do instrumento, e, por conveniência, 30 pacientes pediátricos para validação de face do instrumento. Utilizou-se o coeficiente alfa de Cronbach, frequência simples e percentual, testes de Shapiro-Wilk e exato de Fisher, para análise dos dados e mensuração da confiabilidade. Resultados: as etapas da adaptação transcultural foram desenvolvidas com plena clareza das variáveis traduzidas, demonstrando resultados satisfatórios no processo de validação de conteúdo e semântica. Conclusões: o Difficult Intravenous Access Score foi adaptado transculturalmente e validado em seu conteúdo e semântica. Consideram-se necessárias análises de validade clínica externa, da equivalência de mensuração e da reprodutibilidade.

Dimensionamento dos procedimentos dolorosos e intervenções para alívio da dor aguda em prematuros

Dimensioning of painful procedures and interventions for acute pain relief in premature infants

Deise Petean Bonutti, Mariana Firmino Daré, Thaíla Corrêa Castral, Adriana Moraes Leite, Joselain...

Objetivo: dimensionar a exposição de prematuros a procedimentos dolorosos, relacionando a distribuição da exposição aos fatores contextuais, bem como descrever as intervenções, farmacológicas e não farmacológicas, utilizadas pelos profissionais de saúde durante as primeiras duas semanas de internação do prematuro, em duas unidades neonatais. Método: estudo descritivo-exploratório, no qual foram registrados os procedimentos dolorosos e intervenções para alívio da dor em formulário específico no prontuário, pelos profissionais. Resultados: os 89 prematuros tiveram média diária de 5,37 procedimentos dolorosos, sendo essa média de 6,56 na primeira semana de internação e 4,18 na segunda (p&lt;0,0001). Os procedimentos mais frequentes foram as aspirações nasal/oral (35,85%) e traqueal (17,17%). Aqueles em ventilação invasiva foram os mais expostos a procedimentos dolorosos (71,2%). Apenas 44,9% dos procedimentos dolorosos receberam alguma intervenção para o alívio da dor, sendo as mais utilizadas a sacarose (78,21%) e a analgesia contínua (19,82%). Conclusão: constata-se o subtratamento da dor aguda nessas unidades neonatais, recomendando-se maior sensibilização da equipe para o uso efetivo do protocolo existente e a implantação de outras estratégias de transferências de conhecimento, para aprimorar o manejo da dor neonatal.

Avaliação e manejo da dor em recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: estudo transversal

Assessment and management of pain in newborns hospitalized in a Neonatal Intensive Care Unit: a cross-sectional study

Natália Pinheiro Braga Sposito, Lisabelle Mariano Rossato, Mariana Bueno, Amélia Fumiko Kimura, Ta...

Objetivo: determinar a frequência de dor e verificar as medidas realizadas para seu alívio durante os sete primeiros dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, bem como identificar o tipo e frequência de procedimentos invasivos aos quais os recém-nascidos foram submetidos. Método: estudo retrospectivo transversal. Das 188 internações ocorridas no período estipulado de 12 meses, 171 foram incluídas na pesquisa. Os dados foram coletados a partir dos prontuários e a presença de dor foi analisada tanto com base na escala de dor Neonatal Infant Pain Scale quanto mediante anotação de enfermagem sugestiva de dor. Para análise estatística, utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: em 50,3% das internações houve ao menos um registro de dor, conforme escala de dor adotada ou anotação de enfermagem. Os recém-nascidos foram submetidos à média de 6,6 procedimentos invasivos por dia. Apenas 32,5% dos registros de dor resultaram na adoção de condutas farmacológicas ou não farmacológicas para seu alívio. Conclusão: observa-se que os recém-nascidos são frequentemente expostos à dor e a baixa frequência de intervenções farmacológicas ou não farmacológicas reforça o subtratamento dessa condição.

Protótipo de escala informatizada para busca ativa de potenciais doadores de órgãos

Prototype of a computerized scale for the active search for potential organ donors

Érika Fernanda dos Santos Bezerra Ludwig, Marta Cristiane Alves Pereira, Yolanda Dora Évora Martin...

Objetivo: desenvolver protótipo de escala informatizada para busca ativa de potenciais doadores de órgãos e tecidos. Método: pesquisa metodológica, com análise de 377 prontuários eletrônicos de pacientes que evoluíram a óbito, por morte encefálica, ou parada cardiorrespiratória, nas unidades de terapia intensiva de hospital terciário. Nos óbitos por parada cardiorrespiratória, buscou-se identificar fatores que indicassem subnotificação de morte encefálica. Nos protocolos, foram aplicados os índices de gravidade Acute Physiology and Chronic Health Evaluation II e Sepsis Related Organ Failure Assessment. A partir disso, construiu-se a escala que foi encaminhada a cinco especialistas, para avaliação de conteúdo, e, posteriormente, foi informatizada por modelo de prototipação. Resultados: foram identificadas 34 subnotificações de morte encefálica nos prontuários dos casos de parada cardiorrespiratória. O teste de Wilcoxon demonstrou diferença estatisticamente significativa entre os escores de admissão em unidade de terapia intensiva e abertura do protocolo de morte encefálica, para ambos os índices de gravidade. Conclusão: o protótipo foi efetivo para identificação de potenciais doadores, bem como o grau de disfunção orgânica de pacientes em morte encefálica.