Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V23N6

De 25 a 27 de 27 itens(s).

Artigos Originais

Câmera e ação na execução do curativo do cateter venoso central

Lights, camera and action in the implementation of central venous catheter dressing

Maria Verônica Ferrareze Ferreira, Simone de Godoy, Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, Fernanda...

Objetivo: elaborar e validar um vídeo educativo, em formato digital, sobre o curativo do cateter venoso central sem cuff, não tunelizado, de curta permanência, no paciente adulto hospitalizado. Método: trata-se de um estudo descritivo, metodológico, embasado nos princípios freireanos. O desenvolvimento do roteiro e storyboard do vídeo foram fundamentados em evidências científicas, na experiência das pesquisadoras e dos enfermeiros peritos, em um ambiente virtual de aprendizagem. Resultados: os itens relacionados ao roteiro foram aprovados por 97,2% dos enfermeiros e ao vídeo por 96,1%. Conclusão: considera-se o instrumento educativo adequado para ser disponibilizado e acredita-se que contribuirá para formação profissional em enfermagem, atualização de recursos humanos, com foco no processo educativo, inclusive a distância, e, consequentemente, para melhoria da qualidade da assistência ao paciente com cateter venoso central.

Problemas éticos vivenciados por enfermeiros oncológicos

Ethical problems experienced by oncology nurses

Kely Regina da Luz, Mara Ambrosina de Oliveira Vargas, Pablo Henrique Schmidtt, Edison Luiz Devos Ba...

Objetivo: conhecer os problemas éticos vivenciados por enfermeiros oncológicos. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em unidades de internação e em ambulatórios de quimioterapia que atendiam pacientes oncológicos em duas capitais da Região Sul do Brasil. Participaram do estudo 18 enfermeiros, selecionados mediante amostragem do tipo bola de neve. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, analisadas mediante análise temática. Resultados: foram construídas duas categorias: quando informar ou não se torna um dilema – apresentando as principais dificuldades relacionadas às informações sobre o tratamento oncológico relacionadas às equipes de saúde, sistema de saúde e infraestrutura; investir ou não - dilemas relacionados com a finitude - apresentando situações de dilemas ligados à dor e confronto com a finitude. Conclusão: para que ocorra o enfrentamento efetivo dos problemas éticos vivenciados por enfermeiros oncológicos, torna-se fundamental investir na formação desses profissionais, preparando-os de forma ética e humana a intervir como advogados do paciente oncológico, em um contexto de dilemas relacionados principalmente à possibilidade de finitude.

Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde: identificação de prioridades de pesquisa em enfermagem na América Latina

Universal Access to Health and Universal Health Coverage: identification of nursing research priorities in Latin America

Silvia Helena De Bortoli Cassiani, Alessandra Bassalobre-Garcia, Ludovic Reveiz

Objetivo: estabelecer uma lista regional para prioridades de pesquisa em enfermagem dos sistemas e serviços de saúde de investigação na Região das Américas com base nos conceitos do Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde. Método: processo de consenso de cinco estágios: revisão sistemática da literatura; apreciação de questões e tópicos resultantes; classificação dos itens por coordenadores de programas de pós-graduação; discussão e classificação entre um fórum de pesquisadores e líderes de saúde pública; e consulta com os Ministérios da Saúde dos países membros da Organização Pan-Americana da Saúde. Resultados: a lista resultante de prioridades de pesquisa em enfermagem consiste em 276 questões/tópicos de estudo, que são classificados em 14 subcategorias distribuídos em seis categorias principais: 1. Políticas e formação de recursos humanos de enfermagem; 2. Estrutura, organização e dinâmica dos sistemas e serviços de saúde; 3. Ciência, tecnologia, inovação e sistemas de informação em saúde pública; 4. Financiamento de sistemas e serviços de saúde; 5. As políticas de saúde, governança e controle social; e 6. Estudos Sociais no campo da saúde. Conclusão: espera-se que a lista de prioridades de pesquisa em enfermagem sirva como orientação e apoio para pesquisa de enfermagem em sistemas e serviços de saúde em toda a América Latina. Não apenas pesquisadores, mas também os líderes dos Ministérios da Saúde, a saúde pública e as agências de fomento à pesquisa são incentivados a utilizar os resultados desta lista para ajudar a informar as decisões de financiamento da investigação.