Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V23N3

De 13 a 24 de 26 itens(s).

Artigos Originais

Construção e validação dos indicadores e suas definições para o resultado de enfermagem Estado da deglutição

Construction and validation of indicators and respective definitions for the nursing outcome Swallowing Status.

Ana Railka de Souza Oliveira, Thelma Leite de Araujo, Emilia Campos de Carvalho, Alice Gabrielle de ...

Objetivo: construir e validar por especialistas e clinicamente os indicadores para o resultado de enfermagem Estado da deglutição e suas definições conceituais e operacionais em pacientes após acidente vascular cerebral. Método: estudo metodológico, com análise de conceito e validações de conteúdo e clínica. Verificou-se o Índice de Validade de Conteúdo para as notas atribuídas por 11 especialistas aos indicadores revisados. Na validação clínica, examinaram-se 81 pacientes por duas duplas de enfermeiros, uma usando instrumento com as definições construídas e outra com instrumento sem definições. As avaliações foram comparadas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse, teste de Friedman e Diferença Mínima Significante. Resultados: exceto o indicador Captura do alimento, todos apresentaram Índice de Validade de Conteúdo superior a 0,80. A dupla de enfermeiros com instrumento contendo as definições construídas apresentou Coeficiente de Correlação Intraclasse superior a 0,80 para todos os indicadores e pelo cálculo da Diferença Mínima Significante houve similaridade entre todas as avaliações. Na dupla que estava sem as definições elaboradas, o coeficiente foi baixo (ρ<0,75) para todos os indicadores. Conclusão: os dados evidenciaram aumento na uniformidade e acurácia entre as avaliações dos enfermeiros ao utilizar as definições conceituais e operacionais para os indicadores do resultado de enfermagem Estado da deglutição.

Efetividade do gel de papaína no tratamento de úlceras venosas: ensaio clínico randomizado

Effectiveness of papain gel in venous ulcer treatment: randomized clinical trial

Ana Luiza Soares Rodrigues, Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira, Débora Omena Futuro, Silvi...

Objetivo: avaliar a efetividade do gel de papaína a 2% comparado ao gel de carboximetilcelulose a 2% no tratamento de pacientes com úlceras venosas crônicas. Método: ensaio clínico controlado randomizado, com tempo de seguimento de 12 semanas. A amostra foi composta por 18 voluntários e o total de 28 úlceras venosas. No grupo experimento foi utilizado o gel de papaína a 2% e no grupo controle o gel de carboximetilcelulose a 2%. Resultados: o grupo experimento apresentou redução significativa da área das lesões, especialmente no período entre a 5ª e a 12ª semana de tratamento, com duas úlceras cicatrizadas e aumento expressivo da quantidade de tecido de epitelização no leito das lesões. Conclusão: o gel de papaína a 2% apresentou maior efetividade quanto à redução da área das lesões, entretanto, se mostrou similar ao gel de carboximetilcelulose a 2%, quanto à redução da quantidade de exsudato e de tecido desvitalizado. Sugere-se a realização de estudos multicêntricos para evidenciar a efetividade do gel de papaína a 2% na cicatrização de úlceras venosas. Número do UTN: U1111-1157-2998

Avaliação da desinfecção de superfícies hospitalares por diferentes métodos de monitoramento

Assessment of disinfection of hospital surfaces using different monitoring methods

Adriano Menis Ferreira, Denise de Andrade, Marcelo Alessandro Rigotti, Margarete Teresa Gottardo de ...

Objetivo: avaliar a eficiência da limpeza/desinfecção de superfícies de uma Unidade de Terapia Intensiva. Método: trata-se de estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, realizado durante quatro semanas. Utilizaram-se como indicadores para limpeza/desinfecção a avaliação visual, trifosfato de adenosina por bioluminescência e indicador microbiológico. Foram avaliadas, antes e depois da aplicação de álcool a 70% (p/v), cinco superfícies, grade da cama, mesa de cabeceira, bomba de infusão, balcão de enfermagem e mesa de prescrição médica, totalizando 160 amostras para cada método. Utilizaram-se testes não paramétricos, considerando-se diferença estatisticamente significativa para p<0,05. Resultados: após o processo de limpeza/desinfecção, 87,5, 79,4 e 87,5% das superfícies foram consideradas limpas utilizando os métodos de monitoramento visual, trifosfato de adenosina por bioluminescência e microbiológico, respectivamente. Houve redução estatisticamente significante nas taxas de reprovação após o processo, considerando os três métodos de avaliação. A avaliação visual foi o método menos confiável. Conclusão: o processo de limpeza/desinfecção foi eficiente na redução da carga microbiana e matéria orgânica das superfícies, no entanto, esses achados podem contribuir para estudos adicionais, a fim de elucidar aspectos relacionados à técnica de fricção, sua frequência e associação ou não com outros insumos com o objetivo de alcançar melhores resultados no processo de limpeza/desinfecção.

Elaboração de um escore de risco para remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em neonatos

The development of a risk score for unplanned removal of peripherally inserted central catheter in newborns

Priscila Costa, Amélia Fumiko Kimura, Debra Huffman Brandon, Eny Dorea Paiva, Patricia Ponce de Cam...

Objetivo: elaborar um escore de risco para remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em neonatos. Método: estudo de coorte prospectivo conduzido em unidade de terapia intensiva neonatal com recém-nascidos submetidos à instalação de 524 cateteres centrais de inserção periférica. As características clínicas do neonato, a técnica de inserção do cateter e a terapia intravenosa foram testadas como fatores de risco para remoção não eletiva do cateter na análise bivariada. O escore de risco foi elaborado a partir da regressão logística, validado internamente e sua acurácia avaliada por meio da área sob a curva receiver operating characteristic. Resultados: o escore de risco foi composto pelos fatores de risco: diagnóstico de transtorno transitório do metabolismo, inserção prévia do cateter, uso de cateter duplo lúmen de poliuretano, infusão de múltiplas soluções endovenosas através de cateter mono lúmen e posição não central da ponta do cateter. Sua aplicação permitiu classificar os recém-nascidos em três categorias de risco: baixo (0 a 3 pontos), moderado (4 a 8 pontos) e alto (≥ 9 pontos) para remoção não eletiva, com acurácia de 0,76. Conclusão: recomenda-se adotar estratégias preventivas baseadas em evidências de acordo com a classificação e fatores de risco do recém-nascido, visando minimizar a ocorrência de remoção não eletiva do cateter.

A adesão das enfermeiras ao Método Canguru: subsídios para a gerência do cuidado de enfermagem

Nurses’ adherence to the Kangaroo Care Method: support for nursing care management

Laura Johanson da Silva, Josete Luzia Leite, Carmen Gracinda Silvan Scochi, Leila Rangel da Silva, T...

Objetivo: construir um modelo teórico explicativo acerca da adesão das enfermeiras ao Método Canguru na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, a partir dos significados e interações para a gerência do cuidado. Método: pesquisa qualitativa, guiada pelo referencial da Grounded Theory. Foram entrevistadas oito enfermeiras de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da cidade do Rio de Janeiro. A análise comparativa dos dados percorreu as etapas de codificação aberta, axial e seletiva, sendo construído um modelo teórico do tipo condicional-causal. Resultados: emergiram quatro categorias principais que compuseram o paradigma de análise: Vestindo a camisa do Método Canguru; Trabalhando com a complexidade do Método Canguru; Encontrando (des)motivação para aplicar o Método Canguru; e Deparando-se com os desafios para a adesão e aplicação do Método Canguru. Conclusões: o fenômeno central revelou que cada enfermeira e profissional da equipe possui um papel de multiplicador de valores e práticas que podem ou não ser construtivas, influenciando potencialmente na (des)continuidade do Método Canguru na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os achados podem ser utilizados para o delineamento de estratégias gerenciais que ultrapassem os cursos e treinamentos e garantam o fortalecimento do modelo assistencial.

Troca de gases prejudicada: acurácia das características definidoras em crianças com infecção respiratória aguda

Impaired gas exchange: accuracy of defining characteristics in children with acute respiratory infection

Lívia Maia Pascoal, Marcos Venícios de Oliveira Lopes, Daniel Bruno Resende Chaves, Beatriz Amorim...

Objetivo: analisar a acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem troca de gases prejudicada, em crianças com infecção respiratória aguda. Método: estudo de coorte prospectiva aberta, realizado com 136 crianças, acompanhadas por um período consecutivo de, no mínimo, seis dias e, no máximo, dez dias. Para coleta dos dados utilizou-se um instrumento baseado nas características definidoras do diagnóstico troca de gases prejudicada e na literatura pertinente acerca da avaliação pulmonar. Foram calculadas as medidas de acurácia de todas as características definidoras estudadas. Resultados: o diagnóstico Troca de gases prejudicada esteve presente em 42,6% das crianças, na primeira avaliação. Hipoxemia foi a característica que apresentou as melhores medidas de acurácia. Respiração anormal apresentou elevado valor de sensibilidade e agitação, cianose e cor da pele anormal evidenciaram alta especificidade. Todas estas características apresentaram valor preditivo negativo acima de 70%, e cianose também se destacou pelo elevado valor preditivo positivo. Conclusão: hipoxemia foi a característica definidora que apresentou melhor capacidade preditiva para determinação de Troca de gases prejudicada. Estudos desta natureza permitem que o enfermeiro minimize a variabilidade existente nas situações clínicas apresentadas pelo paciente e identifique, de forma acurada, o diagnóstico de enfermagem que representa a sua verdadeira condição clínica.

Análise da trajetória dos pais latinos, variáveis culturais nas atitudes sexuais dos adolescentes, normas, auto-eficácia, e intenções sexuais

A Path Analysis of Latino Parental, Teenager and Cultural Variables in Teenagers’ Sexual Attitudes, Norms, Self-Efficacy, and Sexual Intentions

Vanessa Pirani Gaioso, Antonia Maria Villarruel, Lynda Anne Wilson, Andres Azuero, Gwendolyn Denice ...

Objetivo: testar um modelo teórico com base na Expansão Parental da Teoria do Comportamento Planejado, examinando a relação entre pais selecionados, adolescentes e variáveis culturais e as intenções dos jovens latinos ao se envolverem com comportamento sexual. Método: um design correlacional de corte transversal baseado em uma análise de dados secundários de 130 pares de pais e adolescentes latinos. Resultados: procedimentos de regressão e de análise de trajetória foram usados para testar sete hipóteses e os resultados demonstraram um apoio parcial para o modelo. O familismo parental e o conhecimento sobre sexo foram significativamente associados com as atitudes dos pais em relação a comunicação sexual com seus filhos. A aculturação dos pais latinos foi negativamente relacionada com sua auto-eficácia na comunicação sexual com os adolescentes e positivamente relacionada com suas normas subjetivas na comunicação sexual com os jovens. O conhecimento do adolescente sobre sexo foi consideravelmente associado com os mais altos níveis de suas atitudes e normas subjetivas sobre a comunicação sexual com seus pais. Apenas o preditor das atitudes dos adolescentes sobre ter relações sexuais nos próximos três meses foi significativamente associado com as intenções dos adolescentes em ter relações sexuais nos próximos 3 meses.. Conclusão: os resultados deste estudo fornecem informações importantes para guiar pesquisas futuras que possam informar o desenvolvimento de intervenções para prevenir o comportamento sexual arriscado de adolescentes entre os latinos.

Presença e extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre crianças hospitalizadas por pneumonia

Presence and extent of the primary health care attributes among children hospitalized for pneumonia

Juliana Coelho Pina, Suzana Alves de Moraes, Maria Cândida de Carvalho Furtado, Débora Falleiros d...

Objetivo: analisar a presença e a extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre crianças hospitalizadas por pneumonia. Método: estudo observacional, retrospectivo, com delineamento caso-controle de base hospitalar, desenvolvido em três hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde, situados em um município do Estado de São Paulo, Brasil. Participaram do estudo 690 crianças menores de cinco anos de idade, sendo 345 casos e 345 controles. Resultados: ambos os grupos apresentaram escores elevados para acesso aos serviços de saúde. Diferentemente, escores elevados para atributos como longitudinalidade e coordenação da atenção se revelaram nos controles. Apesar de escores baixos, integralidade e orientação familiar também foram maiores para os controles. Conclusão: o conhecimento dos aspectos que envolvem os atributos da Atenção Primária à Saúde e sua oferta para os cuidados da criança são de extrema importância, pois possuem potencial para fornecer subsídios aos profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde em uma perspectiva de organização dos serviços de saúde.

Uso e influência dos Planos de Parto e Nascimento no processo de parto humanizado

Use and influence of Delivery and Birth Plans in the humanizing delivery process

María Suárez-Cortés, David Armero-Barranco, Manuel Canteras-Jordana, María Emilia Martínez-Roch...

Objetivos: conhecer, analisar e descrever a situação atual dos Planos de Parto e Nascimento no contexto estudado, comparando o processo de parto e sua finalização entre as mulheres que apresentaram e as que não apresentaram um Plano de Parto e Nascimento. Método: estudo de coorte quantitativo, transversal, observacional descritivo comparativo, realizado durante um biênio. Foram selecionadas todas as mulheres que deram à luz no período estudado, incluindo 9303 mulheres. Resultados: o número de Planos de Parto e Nascimento apresentados no primeiro ano foi de 132, contra 108 no segundo. Entre as variáveis analisadas, foi encontrada uma diferença significativa para “contato pele a pele”, “eleição de posição de dilatação e parto”, “uso de enema”, “ingestão de alimentos ou líquidos”, “partos normais”, “clampeamento tardio do cordão” e “depilação do períneo”. Conclusões: os Planos de Parto y Nascimento influenciam positivamente o processo de parto e sua finalização. São necessárias políticas sanitárias para aumentar o número de Planos de Parto e Nascimento apresentados nos hospitais estudados.

Percepção de estudantes de enfermagem sobre violência do parceiro: conhecimentos, crenças e função profissional

Perception of nursing students about couples’ violence: knowledge, beliefs and professional role

Assumpció Rigol-Cuadra, Paola Galbany-Estragué, Concepció Fuentes-Pumarola, Maria Dolors Burjales...

Objetivos: examinar os conhecimentos, crenças e a percepção da função profissional que têm os estudantes de enfermagem, sobre a violência contra as mulheres, nos relacionamentos íntimos. Método: estudo qualitativo, descritivo, seguindo o modelo ecológico, através de 16 grupos focais, realizado com 112 estudantes de quatro cursos de enfermagem, de quatro universidades espanholas. Resultados: as categorias analíticas foram: conhecimento, função profissional e as crenças das ações do agressor sobre a vítima. Os estudantes desconhecem as características de abusos, diretrizes, protocolos, questões de triagem e de rastreamento, reivindicando diretrizes de intervenção específica. Não identificam sua própria função profissional, sendo delegada ou especializada. As crenças em relação a atuação com a vítima não são orientadas por padrões profissionais, percebendo a violência como uma situação específica e dissociando a prevenção dos cuidados em saúde. Eles percebem o agressor como um doente mental, justificando, assim, a tolerância ou delegação de ações. Conclusões: os alunos definem noções preconcebidas sobre violência do parceiro. Os discursos reproduzem mitos e reforçam valores estereotipados, indicando estudos insuficientes durante a formação em enfermagem, gerando a necessidade de reforçar as competências nos currículos em relação à violência do parceiro.

Visita agendada do profissional de enfermagem a idosos em seu domicílio: prevenção ou tratamento?

Programmed home visits by nursing professionals to older adults: prevention or treatment?

Caridad Dios-Guerra, Juan Manuel Carmona-Torres, África Ruíz-Gándara, Adoración Muñoz-Alonso, M...

Objetivos: compreender o impacto da visita domiciliar dos profissionais de enfermagem a pessoas com 65 anos ou mais, com diversas doenças, em morbimortalidade. Método: estudo retrospectivo, caso-controle, por levantamento de registros médicos. Amostragem aleatória. Como variáveis principais, morbidade e mortalidade; descritivo: visita do enfermeiro, filiação, dados clínicos e saúde social. Análise por medidas de tendência central, dispersão, posição, catalogação, frequências relativas e absolutas; não paramétricas, contraste χ2; Wilcoxon-Mann-Whitney. Resultados: foram incluídos no estudo 1743, destes, 199 receberam visitas domiciliares; a média de idade de quem recebeu a visita é 81,99 anos; estes apresentam maior número de doenças, com média de 3,76; vivem em casa, embora juntos tenham mais institucionalização que os controles; 50% não tem um cuidador principal; o maior o número de visitas de enfermeiros são aos pacientes que vivem em casa (p < 0,001); 50% não tem nenhum plano de saúde, com relação significativa (p < 0,001). Não existem diferenças significativas na vida entre casos e controles. Conclusão: a visita domiciliar do profissional de enfermagem não tem impacto na morbimortalidade; a visita ocorre quando os pacientes já têm problemas de saúde, sem dados de prevenção.

Desgaste profissional, stress e satisfação no trabalho do pessoal de enfermagem em um hospital universitário

Professional burnout, stress and job satisfaction of nursing staff at a university hospital

Silvia Portero de la Cruz, Manuel Vaquero Abellán

Objetivos: descrever as características sócio-ocupacionais do pessoal de enfermagem de um hospital terciário do Serviço Público de Saúde de Andalucía, avaliar o grau de stress ocupacional, desgaste profissional e satisfação no trabalho daqueles profissionais e estudar a possível relação entre as dimensões do desgaste profissional e os níveis de stress e satisfação no trabalho com variáveis do tipo sócio-ocupacional. Método: estudo descritivo transversal em uma mostra de 258 enfermeiros/as e auxiliares. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados um questionário original e específico para coletar variáveis sócio-ocupacionais, o Maslach Burnout Inventory, a Nursing Stress Scale e o questionário Font-Roja. Foram aplicadas estatística descritiva, inferencial e análise multivariada. Resultados: foram alcançadas pontuações médias para stress ocupacional e satisfação, de 44.23 e 65.46 pontos, respectivamente. No que diz respeito ao desgaste profissional, foi evidenciado uma pontuação média na subescala de exaustão emocional; elevado para a despersonalização e baixa para a realização pessoal. Conclusões: o nível de exaustão emocional é médio, alto para a despersonalização e baixo para a realização pessoal. São necessários estudos que visam identificar seus níveis existentes nas organizações de saúde e produzir conhecimentos sobre suas interrelações.