De 97 a 108 de 120 itens(s).
Entrepreneurial tendency of Nursing students: a comparison between graduating beginners and undergraduate students
Liana Amorim Corrêa Trotte, José Luís Guedes dos Santos, Caroline Ferreira Neris Sarat, Maria Gef...
Objetivo: comparar a tendência empreendedora entre alunos iniciantes e concluintes de cursos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal. Os dados foram coletados com 377 estudantes de enfermagem de quatro cursos de graduação em enfermagem de diferentes regiões do Brasil, sendo 162 do primeiro ano e 215 do último ano. Coletaram-se os dados por meio de uma ficha de caracterização social e acadêmica e o Teste de Tendência Empreendedora Geral. A análise dos dados foi meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: as pontuações dos alunos iniciantes ficaram abaixo da média em todas dimensões do instrumento. Os alunos concluintes ficaram acima da média do teste na dimensão Impulso e determinação. Identificou-se diferença estatisticamente significativa em relação ao período do curso e a tendência empreendedora nas dimensões: Necessidade de realização (p=0,001) e Impulso e determinação (p=0,000). Conclusão: os resultados indicam a importância do investimento das universidades no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no ensino superior em enfermagem.
Association between living arrangement and quality of life for older adults in the community
Alisson Fernandes Bolina, Mayssa da Conceição Araújo, Vanderlei José Haas, Darlene Mara dos Sant...
Objetivo: comparar as características sociodemográficas e econômicas de idosos da comunidade segundo o arranjo domiciliar e verificar associação entre o tipo de arranjo domiciliar e os escores de qualidade de vida. Método: estudo epidemiológico transversal, com 796 idosos da comunidade. Para avaliar qualidade de vida (variável dependente), rede e apoio social (variável de ajuste), foram utilizados instrumentos validados e aplicados teste qui-quadrado, análise estatística descritiva, análise de comparações múltiplas (ANOVA) e modelo de regressão linear múltipla (p<0,05). Resultados: os idosos que residiam somente com os cônjuges apresentaram melhores escores de qualidade de vida em todos os domínios e facetas, exceto no domínio morte e morrer, que não evidenciou diferença significativa. Os menores escores de qualidade de vida foram identificados nos grupos com a presença dos filhos, sendo que, excepcionalmente no domínio relações sociais e nas facetas morte e morrer e intimidade, aqueles que viviam sozinhos tiveram piores avaliações. No modelo ajustado, verificou-se associação entre o tipo de arranjo domiciliar e os diferentes domínios e facetas de qualidade de vida. Conclusão: o arranjo domiciliar apresentou associação com escores de qualidade de vida de idosos da comunidade, mesmo após ajuste para as variáveis sexo, idade, número de morbidades e apoio social.
Hospitalized older adult: predictors of functional decline
João Paulo de Almeida Tavares, Lisa Alexandra Nogueira Veiga Nunes, Joana Catarina Gonçalves Grác...
Objetivo: identificar os preditores do declínio funcional em pessoas hospitalizadas com 70 ou mais anos, entre: baseline e alta; alta e follow-up e baseline e follow-up de três meses. Método: estudo de coorte prospectivo realizado em serviços de medicina interna. Aplicado um questionário (variáveis demográficas, clínicas e preditores do declínio funcional) em três momentos. Os preditores foram determinados utilizando o modelo de regressão logística binária. Resultados: a amostra incluiu 101 pacientes, 53.3% do sexo feminino, idade média de 82,47 ± 6,57 anos. Os preditores que mais contribuíram para o declínio na hospitalização foram: internação prévia (RC=1,8), acesso a apoio social (RC=4,86), déficit cognitivo (RC=6,35), contenção mecânica (RC=7,82) e não ter parceiro(a) (RC=4,34). A idade (RC=1,18) e o diagnóstico médico (RC=0,10) foram os preditores entre a alta e o follow-up. Ser mais velho, delirium durante a hospitalização (RC=5,92) e ter risco de declínio funcional (RC=5,53), foram preditores de declinio entre a baseline e o follow-up. Conclusão: os preditores mais relevantes foram idade, internação prévia, déficit cognitivo, contenção, apoio social, não ter parceiro(a) e delirium. Executar intervenções orientadas para minimizar o impacto destes preditores pode ser um importante contributo na prevenção do declínio funcional.
Coping with COVID-19 in an international border region: health and economy
Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, Adriana Zilly, Rosane Meire Munhak da Silva, Marcos Augusto Moraes ...
Objetivo: analisar como o isolamento social e o fechamento das fronteiras repercutem na saúde e na economia em região de fronteira internacional. Método: estudo descritivo-transversal realizado no Oeste do Paraná, Brasil, por meio do questionário eletrônico Formulários Google®. Foi estudada uma amostra de 2.510 pessoas. Utilizou-se a análise estatística descritiva e o teste qui-quadrado, com nível de significância de 5%. Pesquisa de opinião pública, com participantes não identificados, que atende às Resoluções 466/2012 e 510/2016. Resultados: a média de idade foi de 41,5 anos, a maioria é do sexo feminino e composta por trabalhadores do setor de educação; 41,9% indicam que o fechamento das fronteiras/comércio influenciou negativamente a renda e, para 17,7%, existe a possibilidade de desemprego. Para 89,0%, o número de pessoas adoecidas seria maior caso as fronteiras/comércio não tivessem sido fechadas; 63,7% indicam que os serviços de saúde não estão preparados para enfrentar a pandemia; 74,9% percebem que o Sistema Único de Saúde pode não ter capacidade de atendimento; 63,4% sinalizam ansiedade e 75,6% dos trabalhadores do comércio terão alterações na renda. Conclusão: o fechamento das fronteiras internacionais e do comércio relacionou-se à percepção de alterações físicas e mentais, perda de emprego e de renda.
Social relationships and survival in the older adult cohort
Mariangela Uhlmann Soares, Luiz Augusto Facchini, Fúlvio Borges Nedel, Louriele Soares Wachs, Marci...
Objetivo: verificar a influência das relações sociais na sobrevivência de idosos residentes no sul do Brasil. Método: estudo de coorte (2008 e 2016/17), realizado com 1.593 indivíduos com 60 anos ou mais, em entrevistas individuais. Os desfechos relações sociais e sobrevivência foram verificados por Análise de Correspondências Múltiplas que orientou a proposição de matriz explanatória para relações sociais e a análise de sobrevivência por Kaplan-Meier e análise multivariada por regressão de Cox para verificar a associação entre as variáveis independentes. Resultados: o acompanhamento foi realizado com 82,5% (n=1.314), sendo 46,1% acompanhados em 2016/17 (n=735) e 579 óbitos (36,4%). O idoso que saiu de casa diariamente teve uma redução de 39% na mortalidade e ir a festas manteve o efeito protetor de 17% para sobrevivência. O menor risco de morte para as mulheres é modificado quando os idosos vivem em domicílios com duas ou mais pessoas, neste caso as mulheres apresentam risco 89% maior de morte do que os homens. Conclusão: relações sociais fortalecidas exercem papel mediador na sobrevivência. Os achados permitiram verificar a importância de sair de casa como marcador de proteção para a sobrevivência.
Factors associated with the risk of violence against older adult women: a cross-sectional study
Rute Costa Régis De Sousa, Gleicy Karine Nascimento De Araújo, Rafaella Queiroga Souto, Renata Cle...
Objetivo: identificar os fatores associados ao risco de violência contra mulheres idosas. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, analítica e transversal, realizada com 122 mulheres idosas na cidade de Recife, Estado de Pernambuco, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumentos validados e adaptados para o Brasil. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva (frequência absoluta e relativa) e estatística inferencial (qui-quadrado de Pearson, teste de correlação de Spearman e regressão logística múltipla). Resultados: houve prevalência de risco de maus-tratos em mulheres idosas com menos de 70 anos, alfabetizadas, sem união estável, morando sozinhas, sem nenhuma atividade laboral e com renda superior a um salário mínimo. Existe uma associação significativa entre o risco de violência entre mulheres idosas com maior número de doenças crônicas (24; 77,4%) e menos ativas em atividades avançadas (42; 70,0%). A redução da qualidade de vida e do nível de satisfação com a vida e o aparecimento de sintomas depressivos aumentam o risco de violência. Conclusão: multimorbidade, baixa capacidade funcional, sintomas depressivos, baixa qualidade de vida e baixa satisfação com a vida, elevado número de condições crônicas, sintomas depressivos e dependência funcional para a realização de atividades diárias podem ser fatores condicionantes para o surgimento de maus-tratos contra idosos.
Confirmatory factorial analysis of the Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey in health professionals in emergency services
Sandra de Souza Pereira, Joana Fornés-Vives, Sara Guadalupe Unda-Rojas, Gerson Alves Pereira-Junior...
Objetivo: confirmar a validade fatorial do Maslach Bunout Inventory – versão Human Services Survey numa amostra de profissionais da saúde dos serviços de emergência. Método: estudo de abordagem quantitativa, exploratório, descritivo e analítico. Participaram do estudo 282 profissionais de saúde. Utilizou-se para a coleta de dados, um questionário sociodemográfico e o Maslach Burnout Inventory. A sensibilidade psicométrica dos itens do Maslach Bunout Inventory – versão Human Services Survey foi estimada pelas medidas de tendência central, variabilidade e forma da distribuição. A consistência interna foi estimada por meio do Coeficiente alfa de Cronbach e a adequação da amostra verificada por meio do índice de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO). Como índices para a avaliação da qualidade de ajustamento do modelo foram considerados a razão de qui-quadrado pelos graus de liberdade (χ2 /gl), comparative fit index (CFI), goodness of fit index (GFI), índice de Tucker Lewis (TLI) e root mean square error of aproximation (RMSEA). Para testar o ajustamento dos dados utilizou-se o método de máxima verossimilhança. Resultados: confirmou-se a estrutura trifatorial do Maslach Burnout Inventory. Os itens 9, 12, 15 e 16 apresentaram peso fatorial abaixo do considerado adequado e foram removidos do modelo. O modelo hierárquico de segunda ordem, com as modificações mencionadas, apresentou ajustamento adequado aos dados e pôde ser considerado o melhor e mais parcimonioso modelo testado de acordo com os índices da teoria da informação. A consistência interna dos fatores do instrumento foi recalculada considerando-se a exclusão dos itens e foi considerada adequada nos três os fatores. Conclusão: os resultados obtidos mostram que o Maslach Burnout Inventory é um instrumento confiável e fatorialmente válido para medir a síndrome de o burnout em profissionais dos serviços de emergência no Brasil.
Heparin solution in the prevention of occlusions in Hickman® catheters a randomized clinical trial
Sandra Regina da Silva, Mitzy Tannia Reichembach, Letícia Pontes, Gisele de Paula e Silva Carneiro ...
Objetivo: avaliar a efetividade da solução de heparina 50 UI/mL comparada à solução salina isotônica 0,9% na prevenção de oclusão do Cateter de Hickman® duplo lúmen, 7 e 9 french, em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas. Método: ensaio clínico randomizado triplo cego. Foram analisados 17 cateteres duplo lúmen (grupo heparina n=7 e grupo solução salina isotônica 0,9% n=10) nos quais as duas vias do cateter foram avaliadas separadamente, totalizando 34 lúmens. As variáveis de desfecho foram oclusão sem refluxo e oclusão completa. As análises descritivas foram realizadas mediante o teste Qui-quadrado e, de sobrevida, sob o teste de Kaplan-Meier. Resultados: a média de dias até o desfecho oclusão foi de 52 no grupo heparina e de 13,46 no grupo solução salina isotônica 0,9% na via branca do cateter (p<0,001). Na via vermelha, a média de dias de acompanhamento do grupo heparina foi de 35,29, sem ocorrência de oclusão, e de 22,30 no grupo solução salina isotônica 0,9% até a primeira oclusão (p=0,030). Conclusão: o bloqueio com solução de heparina 50 UI/mL é mais efetivo em relação à solução salina isotônica 0,9% na prevenção da oclusão do Cateter de Hickman®. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-3ht499.
Validity and reliability of the Brazilian version of the Patient Dignity Inventory (PDI – Br)
Suzana Cristina Teixeira Donato, Toshio Chiba, Ricardo Tavares de Carvalho, Marina de Góes Salvetti
Objetivo: realizar a validação psicométrica da versão brasileira do Patient Dignity Inventory (PDI – Br), em pacientes com doenças avançadas em cuidados paliativos. Método: estudo metodológico de verificação das propriedades psicométricas do instrumento Patient Dignity Inventory (PDI – Br), por meio de testes de validade e confiabilidade. Resultados: a análise fatorial exploratória mostrou solução fatorial com 3 fatores, responsáveis por 40,9% da variância explicada, com consistência interna adequada para os domínios Presença de Sintomas (α=0,859), Dependência (α=0,871) e Sofrimento Existencial (α=0,759). O teste-reteste foi realizado e indicou correlações moderadas a fortes. A validade convergente demonstrou correlação positiva entre a Presença de Sintomas e as variáveis de tristeza (r=0,443) e ansiedade (r=0,464). Foram observadas correlações negativas fracas entre os domínios do PDI-Br e a funcionalidade, o bem-estar espiritual e a qualidade de vida. Conclusão: o PDI-Br composto por três domínios e 25 itens apresentou propriedades psicométricas satisfatórias para o uso do instrumento em nosso meio, por meio das evidências de validade e confiabilidade.
Prevalence of suicidal behavior in young university students: A systematic review with meta-analysis
Marília de Oliveira Crispim, Cândida Maria Rodrigues dos Santos, Iracema da Silva Frazão, Cecíli...
Support surfaces for intraoperative pressure injury prevention: systematic review with meta-analysis
Carolina Beatriz Cunha Prado, Elaine Alves Silva Machado, Karina Dal Sasso Mendes, Renata Cristina d...
Postoperative complications in adult patients undergoing surgery with confirmed infection by SARS-CoV-2: An integrative review
Erica Favaro, Daiane Rubinato Fernandes, Leticia Genova Vieira, Amanda Salles Margatho, Karina Dal S...