Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V27

De 121 a 126 de 126 itens(s).

Artigos de Revisão

Estresse de aculturação e carga alostática entre mulheres imigrantes mexicanas

Acculturation stress and allostatic load among Mexican immigrant women

Karen Therese D’Alonzo, Frances Munet-Vilaro, Dennis P. Carmody, Peter J. Guarnaccia, Anne Marie L...

Objetivos: este estudo de caso-controle comparou os níveis de estresse e carga alostática (CA) entre mulheres mexicanas nos EUA ( n = 19) e no México ( n = 40). Método: medidas de estresse incluíram a Escala de Estresse Percebido (EEP) e a Escala de Estresse Social das Mulheres Hispânicas (EESMH). Uma medida composta por 8 indicadores de CA (pressão arterial sistólica e diastólica, índice de massa corporal (IMC), relação cintura-quadril, colesterol total, hemoglobina glicada (hemoglobina A1C), triglicerídeos e proteína C-reativa) foi calculada. Resultados: não houve diferenças significativas entre os grupos na CA entre mulheres mexicanas imigrantes e não imigrantes ( t = 1,55, p = 0,126). Uma análise fatorial de componentes principais foi realizada nos 8 indicadores de CA; uma solução de 2 fatores explicou 57% da variância. As diferenças entre grupo nos dois fatores CA foram analisadas usando MANOVA. O IMC e a relação cintura-quadril foram menores, mas a pressão arterial e os triglicerídeos foram maiores no grupo dos EUA e foram mediados pelo tempo nos EUA. O maior estresse de aculturação foi significativamente relacionado ao aumento da relação cintura-quadril ( r = 0,57, p = 0,02). Considerações finais: os resultados sugerem que algumas medidas de CA aumentam com o tempo nos EUA e o estresse de aculturação pode ser um fator significativo.

Acupuntura em adultos com Neuropatia Periférica Induzida por Quimioterapia: uma revisão sistemática

Acupuncture in adults with Chemotherapy-Induced Peripheral Neuropathy: a systematic review

Amanda Fonseca Baviera, Karin Olson, Juliana Maria de Paula, Bruna Francielle Toneti, Namie Okino Sa...

Objetivo: analisar e sintetizar o conhecimento sobre o efeito da acupuntura nos sintomas da neuropatia periférica induzida por quimioterapia em adultos com câncer. Método: o método utilizado foi uma Revisão Sistemática. Artigos potenciais foram identificados através de pesquisa na PubMed of National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Embase, Cochrane Central e Scopus. Seguindo a estratégia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis foram identificados 607 artigos. Depois de eliminar artigos duplicados, todos os títulos e resumos foram revisados, deixando sete artigos para revisão na íntegra, e após tal revisão, cinco artigos foram selecionados para inclusão no presente estudo. Resultados: dos cinco artigos incluídos, quatro eram estudos de coorte e um era um estudo quase experimental. Todos os artigos mostraram que a acupuntura estava associada a uma melhora na neuropatia periférica, mas o tipo de protocolo, o uso de medicamentos, o tempo de tratamento e as diferenças entre as medidas de desfecho dificultaram a comparação entre os estudos. Conclusão: o uso da acupuntura parece estar associado à melhora dos sintomas da neuropatia periférica induzida por quimioterapia e não tem efeitos colaterais. São necessários mais estudos experimentais usando tanto medidas subjetivas como objetivas para melhorar as evidências sobre os benefícios associados à acupuntura.

Prevalência de recaída por malária: revisão sistemática com metanálise

Prevalence of malaria relapse: systematic review with meta-analysis

Talita Lima do Nascimento, Suleima Pedroza Vasconcelos, Yara Peres, Mirla Jéssica Sampaio de Olivei...

Objetivo: realizar uma revisão sistemática com metanálise da prevalência de recaída por malária. Método: consistiu na busca por estudos transversais, realizada em três bases de dados, sem aplicação de filtros. Foram identificados 1.924 artigos, selecionados a partir de critérios de elegibilidade. A seleção foi realizada em par na sequência de leitura dos títulos, resumos e texto. A metanálise foi realizada com programa estatístico. Resultados: uma amostra de 1.308 pacientes com malária, variando de 70 a 586 pacientes nos estudo. A recaída foi estimada em 0,47%, com intervalo de confiança de 95% e i quadrado de 99,04%. Nos estudos incluídos, a prevalência de recaída variou de 17,00% a 92,85%. Considera-se o resultado da metanálise relevante, apesar da heterogeneidade. Conclusão: a recaída é um fenômeno que pode contribuir para a manutenção da endemicidade da malária no mundo, além de poder introduzi-la em áreas não afetadas. Além disso, há necessidade, para avanço na produção de conhecimento referente a essa doença, de qualificar os métodos de pesquisa sobre prevalência.

Cura a seco versus cura com clorexidina para prevenção da onfalite. Revisão sistemática com metanálise

Dry care versus chlorhexidine cord care for prevention of omphalitis. Systematic review with meta-analysis

María Dolores López-Medina, Manuel Linares-Abad, Ana Belén López-Araque, Isabel María López-Me...

Objetivo: comparar o efeito da cura a seco e da aplicação de clorexidina no cordão umbilical de recém-nascidos em risco de desenvolver onfalite. Método: revisão sistemática com metanálise. Foram selecionados os ensaios clínicos que comparavam a cura a seco com a aplicação de clorexidina para avaliar a onfalite. A qualidade metodológica foi avaliada com Consolidated Standards of Reporting Trials. Resultados: a análise conjunta dos estudos mostra uma redução significativa do risco de onfalite no grupo da clorexidina em comparação com a cura a seco (RR=0,58; IC 0,53-0,64). Entretanto, na análise por subgrupos, a cura com clorexidina não reduziu o risco de onfalite em nascimentos hospitalares (RR=0,82; IC: 0,64-1,05), nos países com baixa taxa de mortalidade infantil (RR=0,8; IC: 0,5-1,28), ou com concentrações de clorexidina abaixo de 4% (RR=0,55; IC: 0,31-1). A clorexidina atuou como fator de proteção na concentração de 4% (RR=0,58; IC: 0,53-0,64), aplicada em nascimentos no domicílio (RR=0,57; IC: 0,51-0,62), em países com taxas de mortalidade infantil elevadas (RR=0,57; IC: 0,52-0,63). Conclusão: a cura a seco é eficaz em países com baixa taxa de mortalidade infantil e em nascimentos no contexto hospitalar. No entanto, a cura com clorexidina 4% protege contra a onfalite nos nascimentos domiciliares, em países com elevada mortalidade infantil.

Processo de implementação da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica: revisão integrativa

Implementation process of the Surgical Safety Checklist: integrative review

Maria Fernanda do Prado Tostes, Cristina Maria Galvão

Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o processo de implementação da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, proposta pela World Health Organization, na prática dos serviços de saúde. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi executada em três bases de dados relevantes na área da saúde, sendo a amostra composta por 27 pesquisas, as quais foram agrupadas em três categorias. Resultados: A síntese das evidências indicou as diferentes estratégias que podem ser adotadas no processo de implementação (introdução e otimização) da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, e os facilitadores e barreiras determinantes para o sucesso no uso dessa ferramenta. Conclusão: nos serviços de saúde, a implementação do checklist é um processo complexo e desafiador que exige liderança efetiva, delegação clara das responsabilidades de cada profissional, colaboração entre os membros da equipe e suporte institucional. A síntese do conhecimento gerado pode auxiliar os enfermeiros na tomada de decisão, principalmente na identificação de estratégias para a implementação efetiva da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, uma vez que a enfermagem tem potencial para ser protagonista no planejamento e na implementação das melhores práticas em prol da segurança do paciente.

Carta ao Editor

A Educação Interprofissional e os avanços do Brasil

Interprofessional Education and the advances of Brazil

Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Cláudia Brandão Gonçalves Silva