Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V21N4

De 13 a 23 de 23 itens(s).

Editorial

Consultórios de Enfermagem

Nursing Offices

Evelin Capellari Cárnio

Artigos Originais

Tradução e validação da escala Parent-adolescent Communication Scale: tecnologia para prevenção de DST/HIV

Translation and validation of the Parent-adolescent Communication Scale: technology for DST/HIV prevention

Fabiane do Amaral Gubert; Neiva Francenely Cunha Vieira; Patrícia Neyva da Costa Pinheiro; Mônica ...

OBJETIVO: realizar a adaptação transcultural da escala Parent-adolescent Communication Scale, a qual avalia a frequência de comunicação entre pais e filhas acerca de temas relacionados a sexo, preservativo, doenças sexualmente transmissíveis, vírus da imonodeficiência humana e gravidez. MÉTODO: pesquisa metodológica, de abordagem quantitativa, realizada com 313 adolescentes escolares do sexo feminino, na faixa etária dos 14 aos 18 anos, em Fortaleza, CE. A validade de conteúdo foi realizada por meio da tradução inicial, backtranslation, versão pré-final e versão final, sendo analisada por comitê de especialistas, a confiabilidade foi verificada pelo alfa de Cronbach e averiguada pela testagem de hipóteses e teste-reteste em cinco semanas. A escala foi aplicada via computador na modalidade online, no período de novembro/2010 a janeiro/2011. RESULTADOS: a versão do instrumento em português apresentou alfa de 0,86; quanto à validade de constructo, foi parcialmente verificada, visto que a testagem de hipóteses por grupo contrastado não foi confirmada. CONCLUSÃO: a versão do instrumento adaptada para o português é considerada válida e confiável na amostra de estudo.

Sobrecarga de familiares cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: um estudo comparativo

Overload of families taking care of elderly people with Alzheimer's Disease: a comparative study

Ana Carla Borghi; Vivian Carla de Castro; Sonia Silva Marcon; Lígia Carreira

OBJETIVO: comparar a sobrecarga do cuidador familiar principal com a do secundário do idoso com doença de Alzheimer e identificar qual dimensão gera maior impacto. MÉTODO: estudo comparativo, realizado em Maringá, Paraná, com 20 cuidadores primários de idosos com Alzheimer e 20 secundários. Os dados foram coletados em maio e junho de 2012, utilizando-se a Escala de Avaliação da Sobrecarga de Familiares de Pacientes Psiquiátricos, e os resultados foram analisados estatisticamente pelo teste de Mann-Whitney e análise de variância. RESULTADOS: a sobrecarga objetiva global e em cada subescala foi significativamente maior no grupo de cuidadores principais; a sobrecarga subjetiva não diferiu entre os grupos. Comparando-se as subescalas, a assistência cotidiana ao paciente exerceu maior influência para a sobrecarga objetiva em ambos os grupos, e a preocupação com o idoso foi a dimensão que mais influenciou a sobrecarga subjetiva de cuidadores principais e secundários. CONCLUSÃO: as diferenças de sobrecarga entre os grupos reforça a necessidade de planejamento de ações de saúde para cada tipo de cuidador, visando reduzi-las.

Capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV

Maternal ability to take care of children exposed to HIV

Julyana Gomes Freitas; Léa Maria Moura Barroso; Marli Teresinha Gimeniz Galvão

OBJETIVO: avaliar a capacidade de mães para cuidar de crianças expostas ao HIV, mediante a Escala de Avaliação da Capacidade para Cuidar de Crianças Expostas ao HIV e verificar a associação entre dimensões da escala e as características maternas. MÉTODO: estudo transversal, com participação de 62 mães HIV+ com filhos nascidos expostos ao vírus até um ano de idade. A Escala de Avaliação da Capacidade para Cuidar de Crianças Expostas ao HIV possui 52 itens e cinco dimensões que indicam alta, moderada ou baixa capacidade de cuidado. RESULTADOS: das mães, 72,7% ofertaram adequadamente zidovudina xarope; 86,0% possuíam alta capacidade para preparar e administrar o leite em pó; 44,4% possuíam moderada capacidade para preparar e administrar a alimentação complementar; 76,5% apresentaram alta capacidade para administrar a profilaxia contra pneumonia e 95,3% possuíam alta capacidade para o acompanhamento clínico e vacinação. Houve significância entre algumas variáveis maternas e dimensões da escala. CONCLUSÃO: a escala permite avaliar o cuidado materno dispensado às crianças e realizar intervenções específicas em prol da saúde infantil.

Experiência de mulheres com aborto provocado na adolescência por imposição da mãe

The experience of women with abortion during adolescence as demanded by their mothers

Selisvane Ribeiro da Fonseca Domingos; Miriam Aparecida Barbosa Merighi; Maria Cristina Pinto de Jes...

OBJETIVO: compreender a experiência de mulheres que provocaram o aborto na adolescência por imposição da mãe. MÉTODO: pesquisa qualitativa com abordagem da fenomenologia social, realizada em 2010, com três mulheres, por meio de entrevista com questões abertas. RESULTADOS: as participantes tentaram esconder da mãe a gravidez, e essa, ao descobrir, decidiu que elas deveriam interrompê-la, impondo o aborto, o qual foi realizado de modo inseguro, independentemente da vontade das filhas. Após o acontecimento, o que restou foi sofrimento, culpa e arrependimento por não ter lutado contra a decisão materna. Essas mulheres têm como expectativas ter autonomia para tomar suas próprias decisões, cuidar da saúde e engravidar novamente. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a decisão sobre o aborto centrada na mãe da adolescente, o que merece ser explorado em outras investigações que aprofundem a relação estabelecida entre mãe e filha na situação de aborto provocado. Sugere-se a criação de espaços de diálogo para a tríade profissional saúde/adolescente/família, com destaque para a mãe, que, no contexto das relações familiares, pode ajudar a filha a enfrentar de modo seguro a gravidez precoce e a fazer sua prevenção, em vez de influenciá-la sobre a realização do aborto.

Consumo de álcool e práticas sexuais de risco: o padrão dos estudantes de enfermagem de uma universidade espanhola

Alcohol consumption and risky sexual practices: the pattern of nursing students from the Spanish University

Eugenia Gil-García; Jussara Gue Martini; Ana Maria Porcel-Gálvez

OBJETIVO: determinar a prevalência de abuso de substâncias e práticas sexuais inseguras e analisar a relação entre elas em estudantes de enfermagem da Universidade de Sevilha, Espanha. MÉTODO: abordagem metodológica quantitativa, com um delineamento transversal descritivo. A população foi constituída por estudantes do primeiro ano de enfermagem da Universidade de Sevilha, durante o ano lectivo de 2010-2011 (N=510), com amostragem oportunista consecutiva, formada por estudantes que assistiam às aulas na data prevista (n=291). RESULTADOS: alta prevalência de consumo de álcool e aumento da probabilidade de não de não serem utilizadas medidas de proteção durante as práticas sexuais, quando se consumia álcool. CONCLUSÃO: esses resultados são consistentes com aqueles obtidos em uma mesma população no Brasil e se destaca a necessidade de reforçar, no currículo de enfermagem, um eixo transversal relacionado à prevenção de abuso de substâncias, principalmente o álcool.

Fatores associados à sobreposição de tipos de violência contra a mulher notificada em serviços sentinela

Factors associated to the imposition of types of violence against women informed in sentry services

Luiza Jane Eyre de Souza Vieira; Renata Carneiro Ferreira; Gracyelle Alves Remigio Moreira; Ana Paul...

OBJETIVO: identificar a prevalência e os fatores associados à sobreposição dos diferentes tipos de violência contra a mulher, notificada em serviços sentinela. MÉTODO: estudo transversal, realizado com 939 fichas de notificação de casos de violência contra a mulher, referentes ao triênio de 2006 a 2008, em Fortaleza, Ceará. Análises univariada e múltipla por regressão logística foram realizadas. RESULTADO: os resultados mostraram associação positiva entre a sobreposição de tipos de violência contra a mulher com a escolaridade variando de analfabeta a ensino fundamental e a agressão ter ocorrido outras vezes. CONCLUSÃO: esse conhecimento contribui para o delineamento de ações específicas que visam o enfrentamento dessa problemática, assim como gera subsídios para proposta adequada de atendimento e encaminhamento das vítimas que buscam os serviços de saúde.

Emergência de saúde pública: representações sociais entre gestores de um hospital universitário

Public health emergency: social representations among managers of a university hospital

Dirciara Barañano Souza; Clarice Maria Dall'Agnol

OBJETIVO: compreender as representações sociais de emergências de saúde pública entre gestores que experienciaram a Pandemia de Influenza A (H1N1), de 2009. MÉTODO: pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, encontrando na Teoria das Representações Sociais sua fundamentação teórico-metodológica. As informações foram obtidas pelas técnicas de associação livre e de entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente a gestores que atuavam em diferentes instâncias da estrutura gerencial hierárquica da instituição, durante a emergência pandêmica, num total de 30 participantes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: a análise de conteúdo temática resultou nas categorias: vulnerabilidade, proteção da saúde, descaso - zonas nebulosas da esfera pública e integralidade. As representações sociais de emergências de saúde pública atestam permanências que transitam pela sobrevalorização de discursos negativos ligados ao espaço público da saúde/ensino, naturalização do caráter substancial de epidemia e normativo da ação gerencial. Entretanto, a defesa da educação permanente como necessidade, associada à gestão das emergências, acena possibilidades de mudança na percepção técnico-científica da gestão. CONCLUSÕES: o entendimento do trabalhador da saúde/enfermagem, enquanto ser político, assumindo responsabilidades nos espaços das macro e micropolíticas do Estado, dos hospitais universitários e das equipes de trabalho são caminhos que se desenham para a gestão das emergências.

Modificação na frequência alimentar de crianças e adolescentes: acompanhamento em serviço de referência

Changes in the frequency of food intake among children and teenagers: monitoring in a reference service

Larissa Soares Mariz; Carla Campos Muniz Medeiros; Caroline Evelin Nascimento Kluczynik Vieira; Bert...

OBJETIVO: identificar modificações na frequência alimentar de crianças e adolescentes com excesso de peso, tratadas em um serviço de referência. MÉTODO: estudo de coorte, realizado entre abril/2010 e abril/2011. Participaram 109 crianças e adolescentes obesos ou com sobrepeso. A população foi dividida em dois grupos, de acordo com o tempo de permanência (>6 meses e <6 meses de afastamento do tratamento). Efetuaram-se os testes de qui-quadrado e de regressão logística. RESULTADOS: a tendência do grupo com maior tempo de afastamento foi consumir mais refrigerante, massas e frituras e menos frutas e legumes. O grupo com menor tempo apresentou melhora quanto à redução do consumo de refrigerante e guloseimas. Verificou-se risco aumentado para consumo de refrigerantes, massas e guloseimas, bem como para o afastamento do tratamento na adolescência. CONCLUSÕES: o grupo com maior tempo de acompanhamento modificou positivamente a frequência alimentar. A principal contribuição do estudo é indicar que o tratamento multiprofissional, incluindo os cuidados de enfermagem, é eficaz para modificar, de forma progressiva, a frequência alimentar de crianças e adolescentes com excesso de peso.

Rotinas de cuidado em relação à saúde de famílias em transição após um desastre natural

Routine healthcare for families in transition after a natural disaster

Gisele Cristina Manfrini Fernandes; Astrid Eggert Boehs

OBJETIVO: apresentar as rotinas de cuidado com a saúde de famílias na transição pós-desastre natural, com base no referencial teórico das rotinas e rituais familiares. MÉTODO: estudo qualitativo, de múltiplos casos, desenvolvido com seis famílias rurais do Sul do Brasil, passados dois anos de um desastre natural. Os dados foram coletados com observação participante, entrevistas narrativas, genograma, ecomapa e o calendário de rotinas, prosseguindo-se com a análise das narrativas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: nas rotinas de cuidado com a saúde das famílias, têm relevância os episódios de doença e a necessidade do atendimento profissional no pós-desastre, os cuidados na rotina diária e rotinas próprias dos serviços de saúde. CONCLUSÃO: os resultados contribuem para que a enfermagem preste atenção às experiências familiares nas transições por desastres naturais, tornando-se preparada para as mudanças e as necessidades de cuidado e promoção da saúde.

Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos

Continuing education in the family health strategy: rethinking educational groups

Cinira Magali Fortuna; Silvia Matumoto; Maria José Bistafa Pereira; Celiane Camargo-Borges; Lauren ...

OBJETIVO: analisar a vivência de equipe de saúde da família em ressignificar o modo como desenvolvem grupos educativos. MÉTODO: grupos de discussão, sendo realizados vinte e seis encontros grupais quinzenais, com média de quinze profissionais de equipe de saúde da família durante o ano 2009. O material empírico constituiu-se da transcrição dos grupos, sendo realizada análise temática. RESULTADOS: dois temas foram desenvolvidos e explorados com base em discussões coletivas com a equipe: "a vivência e a coordenação de grupos" e "o processo de trabalho e os grupos educativos em um serviço-escola". CONCLUSÕES: a educação permanente em saúde, desenvolvida com a equipe, permitiu não somente aprendizagens sobre os grupos educativos formados com a população, como também contribuiu para a análise da equipe a respeito de suas próprias relações e de seu processo de trabalho, que é atravessado por instituições. Esse estudo contribui para o avanço do conhecimento científico quanto ao processo de educação permanente em saúde, assim como contribui para a realização de grupos educativos com a população. Destaca-se também o dispositivo de pesquisa utilizado, que propiciou reflexividade e análise por parte da equipe sobre o processo grupal vivenciado nos encontros, levando-os a se apropriar de conhecimentos, de forma significativa e transformadora.