Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V30

De 73 a 84 de 94 itens(s).

Artigos Originais

Necessidades em saúde de mulheres vítimas de violência sexual na busca pelo aborto legal

Health needs of women victims of sexual violence in search for legal abortion

Danyelle Leonette Araújo dos Santos, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca

Objetivo: compreender as necessidades em saúde que emergem durante a rota percorrida por mulheres que sofreram violência sexual para realização do aborto legal. Método: estudo exploratório, descritivo, qualitativo, cujo referencial teórico foi o campo conceitual da Saúde Coletiva, tendo como base a concepção marxiana de necessidades. Participaram do estudo dez mulheres que solicitaram aborto legal em um serviço de referência localizado em São Paulo. Para coleta de dados utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo com apoio do software WebQDA. As categorias analíticas utilizadas foram necessidades em saúde e gênero. Resultados: apesar de a efetivação do aborto ter sido apontada como necessidade primaz, os dados revelaram outras necessidades sentidas pelas mulheres, relacionadas ao processo saúde-doença com ênfase na saúde mental, ao trabalho, à situação financeira, ao exercício da maternidade, ao acesso à informação, à autonomia, à sororidade e ao acolhimento nos serviços de saúde. Conclusão: as necessidades propriamente humanas estiveram em maior evidência no estudo, superando necessidades meramente biológicas. Os resultados apontam para a importância de corresponsabilização dos serviços de saúde junto às mulheres, visando minimizar vulnerabilidades e efetivação de direitos reprodutivos.

Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto

Effects of Cognitively Based Compassion Training in the outskirts: A mixed study

Flávia Cristiane Kolchraiber, Luiza Hiromi Tanaka, Lobsang Tenzin Negi, Ana Cristina Atanes, Káren...

Objetivo: analisar os efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão (CBCT®) entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. Método: estudo misto tipo transformativo sequencial com mesmo peso QUAL→QUAN. Grupos Focais aplicados no início (n=24) e três meses (n=11) após o CBCT®, para compreender o conhecimento dos participantes sobre emoções, (auto)cuidado e situações de estresse. A análise de conteúdo utilizou o software WebQDA ®. Os participantes (n=65) foram randomizados em controle (n=31) e intervenção (n=34), para avaliação de autocompaixão, estresse percebido e afetos positivos e negativos em três tempos. A ANOVA fatorial mista considerou fator dentre-participantes (tempo) e entre-participantes (local e grupo). Resultados: idade média (37), sexo feminino (88%), solteiras (51%) e pessoas negras (77%). Emergiram, antes do curso, as categorias temáticas: “Redução do sofrimento alheio como ponte para o autocuidado consciente” e “Vulnerabilidade social como potencializadora do baixo letramento emocional”. Em seguida, autocompaixão e consciência dos estados mentais para o ativismo social. A análise quantitativa demonstrou aumento significativo de autocompaixão dentre-participantes (p= 0,003); fator grupo (p< 0,001); redução do estresse percebido (p= 0,013); afetos negativos fator grupo (p= 0,005); e aumento dos afetos positivos (p< 001) dentre-participantes. Conclusão: o CBCT®️ teve efeito positivo sobre o bem-estar individual e promoveu impacto positivo no engajamento comunitário para a promoção do bem-estar social na quebrada. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3w744z.) em abril de 2019.

Adaptação cultural e validação do módulo Strategies to end seclusion restraint do ToolKit QualityRights

Cultural adaptation and validation of the Strategies to end seclusion restraint module of the QualityRights ToolKit

Ana Beatriz Rizzo Zanardo, Carla Aparecida Arena Ventura

Objetivo: adaptar para a cultura brasileira e validar o módulo “Strategies to end seclusion restraint” do toolkit QualityRights da Organização Mundial da Saúde sobre transtornos mentais para a capacitação de profissionais de saúde no Brasil. Método: trata-se de estudo metodológico, dividido em três etapas. Na primeira, foi realizada tradução dos módulos da língua original (inglês) para a língua-alvo (português brasileiro). Na segunda, foi realizada a avaliação da tradução por um comitê de juízes composto de sete especialistas. Na terceira etapa, foi realizada a avaliação por profissionais de saúde mental (enfermeiros, psicólogos e advogados), da qual participaram sete profissionais de saúde mental. Eles avaliaram o material por meio do instrumento Suitability Assessment of MaterialsResultados: na avaliação realizada pelos especialistas (n=7), 8 itens avaliados obtiveram 100% de aprovação e os outros 6 itens aprovações menores, obtendo-se uma aprovação total de 92%. Quanto à avaliação realizada pelos profissionais de saúde (n=7), 2 itens tiveram aprovação máxima de 100% e os demais tiveram aprovação de 86% cada um, obtendo-se aprovação total de 88%. Conclusão: com base nos resultados, considera-se que este módulo está adaptado para a cultura brasileira, podendo ser utilizado para a capacitação de profissionais de saúde brasileiros.

Indicadores de sofrimento e prazer em trabalhadores de saúde na linha de frente da COVID-19

Distress and pleasure indicators in health care workers on the COVID-19 front line

Patrícia Campos Pavan Baptista, Daniela Campos de Andrade Lourenção, João Silvestre Silva-Junior...

Objetivo: avaliar indicadores de sofrimento e prazer em trabalhadores de saúde na linha de frente do cuidado aos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. Método: estudo exploratório, analítico, transversal, com abordagem quantitativa. A amostra estudada foi constituída por 437 profissionais da saúde convidados por meio eletrônico, que responderam ao questionário sobre informações sociodemográfica, aspectos ocupacionais e condições clínicas. Foram considerados como desfechos o sofrimento e o prazer no trabalho, os quais foram analisados com regressão logística multinomial quanto às variáveis independentes associadas. Resultados: a maioria dos participantes era do sexo feminino (71,0%), enfermeira (55,6%), com jornada de trabalho semanal de 40 horas ou mais (75,8%); 61,6% dos participantes estavam em sofrimento mental. As características psicossociais do trabalho de alta exigência e de baixo apoio social foram informadas, respectivamente, por 23,8% e 52,9% dos participantes. Na análise múltipla, o sofrimento e a falta de prazer no trabalho estiveram associados com a alta exigência no trabalho, baixo apoio dos colegas de trabalho e sofrimento mental. A profissão também está associada ao sofrimento no trabalho. Conclusão: o sofrimento e a falta de prazer no trabalho estão associados às características ocupacionais e ao desgaste mental entre trabalhadores da saúde no cenário da COVID-19.

Sintomas psicopatológicos e situação laboral da enfermagem do Sudeste brasileiro no contexto da COVID-19

Psychopathological symptoms and work status of Southeastern Brazilian nursing in the context of COVID-19

Jheynny Sousa Alves, Angelica Martins de Souza Gonçalves, Marina Nolli Bittencourt, Verônica de Me...

Objetivo: avaliar a relação entre sintomas psicopatológicos e a situação laboral de profissionais de enfermagem da Região Sudeste do Brasil, no contexto da pandemia da COVID-19. Método: estudo observacional e transversal com coleta de dados virtual e por meio de snowball nos meses de abril a julho de 2020. Aplicou-se um questionário contendo dados sociodemográficos, laborais e a escala de avaliação de sintomas psicopatológicos (psicoticismo, obsessividade/compulsividade, somatização e ansiedade). Foram utilizadas estatísticas descritivas e inferenciais para a análise dos dados. Resultados: entre os 532 participantes, verificou-se relação entre carga horária de trabalho semanal e psicoticismo. Todos os domínios da escala associaram-se ao constrangimento e/ou violência no percurso de trabalho e recebimento de suporte psicológico/emocional da instituição onde o indivíduo trabalha/estuda. Conclusão: a faixa etária, carga horária elevada, violência vivenciada e falta de suporte psicológico durante a pandemia associaram-se com o aumento dos sintomas psicopatológicos entre os profissionais de enfermagem. Sugere-se a criação de diretrizes institucionais voltadas ao acolhimento e acompanhamento dessas demandas.

Núcleo Interno de Regulação hospitalar: repercussões da implantação nos indicadores dos serviços de saúde

Internal Regulation Center in hospitals: Repercussions of its implementation on the health services’ indicators

Vivian Biazon El Reda Feijó, Maynara Fernanda Carvalho Barreto, Marcos Tanita, Alexandre Pazetto Ba...

Objetivo: Avaliar os indicadores hospitalares e suas repercussões, antes e após a implantação do Núcleo Interno de Regulação, no número de internações mensais em hospital universitário público. Método: Pesquisa avaliativa, do tipo Estudo de Caso desenvolvida em hospital universitário público. Foram mensurados 28 indicadores relacionados à estrutura, produção, produtividade e qualidade, que integram o referencial de Benchmarking interno. Os dados foram analisados por estatística descritiva e regressão múltipla para identificar os fatores independentes e associados ao número de internações mensais com intervalos de confiança de 95%. Resultados: A implantação do Núcleo aumentou significativamente (p<0,001) o número de altas, o fator de utilização e índice de renovação dos leitos, internação de urgência, porcentagem de ocupação dos leitos, procedimentos cirúrgicos realizados e média de paciente-dia (p=0,027). Houve redução (p<0,001) no número de atendimentos no pronto socorro médico, obstétrico e ortopédico, nas taxas de infecção hospitalar e de mortalidade infantil, bem como na diminuição média de permanência de 0,81/dia, aproximadamente um dia a menos de internação por paciente, ou um ganho de 40 leitos disponíveis ao mês. Conclusão: Embora o número de leitos disponíveis tenha sido menor no período pós-implantação, o intervalo de substituição de leitos reduziu, representando o aumento de mais 40 leitos ao mês devido à diminuição do tempo de permanência dos pacientes na instituição.

Efeito de guia para raciocínio clínico na acurácia diagnóstica de estudantes de enfermagem: ensaio clínico

Effect of a guide for clinical reasoning on Nursing students’ diagnostic accuracy: A clinical trial

Aline Batista Maurício, Elaine Drehmer de Almeida Cruz, Alba Lucia Bottura Leite de Barros, Mary Ga...

Objetivo: avaliar o efeito do Guia Autoinstrucional para Raciocínio Clínico na acurácia diagnóstica de estudantes de Bacharelado em Enfermagem. Método: ensaio clínico randomizado, paralelo, duplo cego (pesquisadores e avaliadores dos desfechos), realizado com graduandos de Enfermagem. Aplicaram-se, em duas fases, estudos de caso validados para a identificação de diagnóstico de enfermagem/problema do paciente, etiologia e pistas, sendo utilizado o Guia com o grupo intervenção na segunda fase. Os desfechos - acurácia diagnóstica, etiológica e número de pistas - foram avaliados por meio de rubricas validadas. Para análise, utilizou-se estatística descritiva para dados demográficos; teste exato de Fisher para similaridades na educação prévia e confiança; teste de Mann-Whitney para idade; teste ANOVA não paramétrico na avaliação da hipótese de diferenças no desempenho. Resultados: amostra final composta por 24 estudantes no grupo controle e 27 no intervenção; sem diferença quanto ao sexo, idade e educação. Houve diferença para acurácia diagnóstica (p=0,041) e etiológica (p=0,0351) no grupo intervenção, mostrando efeito negativo da utilização do Guia. Conclusão: a autoinstrução implementada uma única vez não foi efetiva em impactar a acurácia diagnóstica de estudantes solucionando estudos de caso. A aplicação repetida do Guia como ferramenta didática pode ser efetiva para melhorar tal desfecho. REBEC: RBR-4bhr78.

Iniquidades raciais e indicadores biopsicossociais de idosos

Racial inequities and biopsychosocial indicators in older adults

Alisson Fernandes Bolina, Nayara Gomes Nunes Oliveira, Paulo Henrique Fernandes dos Santos, Darlene ...

Objetivo: analisar a associação da cor da pele/raça autorreferida com indicadores biopsicossociais de idosos. Método: estudo transversal conduzido com 941 idosos de uma comunidade na microrregião de saúde no Brasil. Os dados foram coletados no domicílio e com instrumentos validados no país. Procedeu-se à análise descritiva e regressão logística binária, multinomial e linear (p<0,05). Resultados: a autodeclaração de cor/raça branca predominou entre os idosos (63,8%). A cor/raça preta foi fator de proteção para a autoavaliação da saúde péssima/má (OR=0,40) e regular (OR=0,44) e para o indicativo de sintomas depressivos (OR=0,43); e associou-se ao maior escore de apoio social (β=3,60) e ao menor número de morbidades (β=-0,78). Conclusão: os achados denotam que, independentemente de características sociodemográficas e econômicas, os idosos da cor/raça preta apresentaram os melhores desfechos dos indicadores biopsicossociais.

Efetividade da versão portuguesa do Fume na literacia em saúde de adolescentes acerca do tabaco

Effectiveness of the Portuguese version of Fume in adolescents’ health literacy about tobacco

Daniela Lourenço Pinto, Heidi Parisod, Johanna Nyman, Tereza Maria Mendes Dinis de Andrade Barroso

Objetivo: Avaliar a efetividade da versão traduzida para português europeu do mobile health game Fume (No Fume), no que diz respeito à literacia em saúde de adolescentes em contexto escolar sobre as questões relacionadas com o tabaco. Método: Estudo quantitativo, quase-experimental, com avaliação pré-teste e pós-teste, com uma amostra por conveniência de 144 adolescentes, dividida por um grupo experimental e um grupo de controle, realizado em duas escolas públicas do 2º e 3º ciclo do ensino básico de uma cidade do distrito de Coimbra, região centro de Portugal. Resultados: Verificou-se, nos adolescentes que utilizaram o No Fume (grupo experimental), uma evolução favorável, estatisticamente significativa, nas expetativas negativas sobre fumar (p = 0,033). Conclusão: O No Fume revelou um efeito positivo nas expetativas negativas sobre fumar dos adolescentes. Deve investir-se no desenvolvimento do No Fume para maximizar o seu potencial de utilização pois, enquanto tecnologia educativa baseada na gamificação, poderá contribuir para o alargamento e disseminação de intervenções inovadoras promotoras da saúde mental dos adolescentes.

 

Validação de livro eletrônico interativo para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV

Validation of an interactive electronic book for cardiovascular risk reduction in people living with HIV

Elizabete Santos Melo, Marcela Antonini, Christefany Régia Braz Costa, Priscila Silva Pontes, Eluci...

Objetivo: Validar um material educativo digital interativo no formato de livro eletrônico sobre prevenção e redução do risco cardiovascular na perspectiva das pessoas vivendo com vírus da imunodeficiência humana. Método: Trata-se de um estudo metodológico baseado na teoria de pesquisa de avaliação, do tipo análise de resultados, que envolve produção tecnológica. Os dados foram coletados em todo o Brasil por meio de um questionário virtual composto por itens para avaliação geral, visual, linguagem, usabilidade, conteúdo e aparência do material educativo. Para atestar a validade, adotou-se o Índice de Concordância mínimo de 80%. Resultados: Participaram do estudo 309 pessoas vivendo com vírus da imunodeficiência humana, a maioria (84,3%) do sexo masculino, com idade entre 19 e 65 anos e ensino superior completo (29,3%). Mais de 90% dos participantes avaliaram o livro como adequado para tirar dúvidas e realizar cuidados preventivos à saúde cardiovascular. Todos os itens avaliados alcançaram índice acima de 0,80. A avaliação geral de todos os itens alcançou média de 0,92, sendo a avaliação geral (0,97) e o conteúdo (0,94). Conclusão: O material educativo mostrou-se válido, adequado e pertinente para promover a alfabetização em saúde, e poderá contribuir com a promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares.

Artigos de Revisão

Repercussões da pandemia da COVID-19 para pessoas com autismo e aos seus familiares: revisão de escopo

Repercussions of the COVID-19 pandemic for people with autism and their family members: A scoping review

Olga Feitosa Braga Teixeira, Samyra Paula Lustoza Xavier, Nuno Damácio de Carvalho Félix, José Wa...

Objetivo: mapear as evidências científicas disponíveis sobre as repercussões da pandemia da COVID-19 para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares. Método: revisão de escopo realizada nas bases de dados: MEDLINE, CINAHL, SciELO, SCOPUS, EMBASE, Wiley Online Library, nos meses de agosto/setembro de 2021. O protocolo desta revisão foi registrado em Open Science Framework sob o DOI 10.17605/OSF.IO/JYTVD. Os dados foram analisados e sintetizados de forma narrativa. Resultados: 46 publicações identificadas sinalizam que o período pandêmico trouxe inúmeras repercussões para a população com autismo e seus familiares ao vivenciarem sérias dificuldades nas mudanças ou irregularidades das rotinas programadas; limitação no acesso à educação, às terapias e apoio social. Conclusão: as evidências sugerem que a pandemia da COVID-19 exacerbou as desigualdades já vivenciadas por pessoas com autismo e seus familiares, com consequências negativas nos aspectos emocionais, psicológicos, comportamentais e sociais, interferindo na qualidade de vida e saúde mental desta população. Estudos futuros sobre indivíduos com autismo e suas famílias durante períodos de crise de saúde coletiva são de fundamental importância para o planejamento de intervenções psiquiátricas, psicossociais e educacionais.

Efetividade da oxigenação suplementar para prevenção de infecção de sítio cirúrgico: revisão sistemática com metanálise

Effectiveness of supplemental oxygenation to prevent surgical site infections: A systematic review with meta-analysis

Eduardo Tavares Gomes, Fábio da Costa Carbogim, Rossana Sant’Anna Lins, Ruy Leite de Melo Lins-Fi...

Objetivo: avaliar a efetividade da oxigenação suplementar com FiO2 elevada comparada com FiO2 convencional na prevenção de infecção de sítio cirúrgico. Método: revisão sistemática de efetividade com metanálise em cinco bases de dados e portais internacionais. A pesquisa foi norteada pela pergunta: Qual a efetividade da oxigenação suplementar com FiO2 elevada (maior que 80%) comparada com FiO2 convencional (de 30 a 35%) na prevenção de infecção de sítio cirúrgico em adultos? Resultados: foram incluídos quinze ensaios clínicos randomizados. Embora todos os subgrupos tenham apresentado um efeito geral a favor da intervenção, as cirurgias colorretais tiveram essa relação evidenciada com significância estatística (I2=10%; X2=4,42; p=0,352). Conclusão: uma fração inspirada de oxigênio maior que 80% durante o período perioperatório em cirurgias colorretais tem se mostrado efetiva para prevenir a infecção de sítio cirúrgico, reduzindo sua incidência em até 27% (p=0,006). Sugere-se a realização de novos estudos em grupos de pacientes submetidos a cirurgias de outras especialidades, tais como cardíacas e vasculares. Registro PROSPERO: 178453.