Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V22N4

De 13 a 23 de 23 itens(s).

Artigos Originais

Construção e validação de cartilha educativa para alimentação saudável durante a gravidez

Development and validation of an educational booklet for healthy eating during pregnancy

Sheyla Costa de Oliveira; Marcos Venícios de Oliveira Lopes; Ana Fátima Carvalho Fernandes

OBJETIVO: descrever processo de validação de cartilha educativa para alimentação saudável na gravidez com alimentos regionais. MÉTODO: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas - construção de cartilha educativa, validação do material educativo por juízes e por gestantes. O processo de validação foi realizado por 22 juízes e 20 gestantes, selecionadas por conveniência. Considerou-se valor P igual ou superior a 0,85 para validação de concordância e pertinência da cartilha, segundo os seis itens do instrumento. O item Level Content Validity Index, no mínimo de 0,80, para validação de conteúdo. RESULTADOS: cinco itens foram considerados pertinentes pelos juízes. A média do item Level Content Validity Index foi de 0,91. As gestantes realizaram avaliação positiva. As sugestões foram acatadas e modificadas para versão final da cartilha. CONCLUSÃO: a cartilha educativa foi validada do ponto de vista de conteúdo e pertinência, devendo ser utilizada por enfermeiros para orientação sobre alimentação saudável na gravidez.

Ações da equipe de saúde para gestantes e puérperas tabagistas

Activities of the healthcare team for women who smoke during pregnancy and the puerperium

Carolina de Castilhos Teixeira; Amália de Fátima Lucena; Isabel Cristina Echer

OBJETIVO: identificar as ações desenvolvidas pela equipe de saúde para gestantes e puérperas tabagistas. MÉTODO: estudo transversal com amostra constituída por 135 membros da equipe de saúde que atendem gestantes e puérperas em um hospital universitário do Sul do Brasil. Os dados, coletados por meio de questionário, foram analisados no programa Statistical Package for Social Science. RESULTADOS: 76 (56,3%) membros da equipe abordaram sempre a cessação do tabagismo, entretanto, a abordagem ocorreu em apenas dois momentos da internação e/ou das consultas do pré-natal, não incluindo os familiares. Ao avaliar a eficácia de suas ações, a equipe de saúde a considerou regular ou ruim, bem como referiu a necessidade de atualizar seus conhecimentos na área. CONCLUSÕES: a equipe de saúde não realiza a abordagem conforme preconizado pelas diretrizes de controle do tabaco, necessitando de capacitação para que possa intervir de forma qualificada e eficiente.

Efeitos da ginástica laboral compensatória na redução do estresse ocupacional e dor osteomuscular

The effects of compensatory workplace exercises to reduce work-related stress and musculoskeletal pain

Fabiana Cristina Taubert de Freitas-Swerts; Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi

OBJETIVO: avaliar o efeito de um programa de Ginástica Laboral compensatória em trabalhadores, visando a redução do estresse ocupacional e da dor osteomuscular. MÉTODO: pesquisa de delineamento quase-experimental, com análise quantitativa dos dados, realizada com 30 trabalhadores administrativos de uma instituição pública de ensino superior. Para a coleta dos dados foram adotados questionários de caracterização dos trabalhadores, Escala de Estresse no Trabalho e Diagrama de Corlett. A pesquisa ocorreu em três etapas - primeira: pré-teste que constou da aplicação dos questionários aos sujeitos, segunda: ginástica laboral com frequência de duas vezes semanais, duração de 15 minutos cada, no período de 10 semanas, terceira: pós-teste em que os sujeitos responderam novamente aos questionários. Para análise dos dados utilizaram-se estatística descritiva e estatística não paramétrica por meio do teste de Wilcoxon. RESULTADOS: constatou-se presença de estresse ocupacional nos trabalhadores avaliados, entretanto, sem redução estatisticamente significativa dos escores após a ginástica laboral. Contudo, houve redução álgica estatisticamente significativa em pescoço, cervical, costas superiores, médias e inferiores, coxa direita, perna esquerda, tornozelo direito e pés. CONCLUSÃO: a ginástica laboral promoveu redução significativa de algias na coluna vertebral; todavia, não promoveu redução significativa dos níveis de estresse ocupacional.

Lesão renal aguda após exame contrastado em idosos

Acute kidney injury after contrast-enhanced examination among elderly

Beatriz Bonadio Aoki; Dayana Fram; Mônica Taminato; Ruth Ester Sayad Batista; Angélica Belasco; Du...

OBJETIVOS: avaliar a função renal em idosos submetidos a tomografia computadorizada com contraste e identificar o uso de medidas preventivas da lesão renal aguda, nos períodos antes e após o exame. MÉTODO: estudo de coorte longitudinal, realizado no Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo, no período de março de 2011 a março de 2013. Foram incluídos todos (n=93) os idosos internados, de ambos os sexos e idade mínima de 60 anos que realizaram o exame. Foram coletados dados sociodemográficos, relacionados ao exame, cuidado prestado e valores de creatinina pré e pós-exame. RESULTADOS: ocorreu alteração na função renal em 51 (54%) pacientes com elevação estatisticamente significante (p<0,04) da creatinina, e em dois (4,0%) foi necessária a realização de hemodiálise. CONCLUSÃO: há necessidade premente do uso de protocolos pré e pós-exames contrastados em idosos e de outros estudos para verificar o prognóstico dessa população.

Influência do tempo de institucionalização no equilíbrio postural e no risco de quedas de idosos: estudo transversal

Influence of the length of institutionalization on older adults' postural balance and risk of falls: a transversal study

Wagner Oliveira Batista; Edmundo de Drummond Alves Junior; Flávia Porto; Fabio Dutra Pereira; Rosim...

OBJETIVO: verificar a influência do tempo de institucionalização no equilíbrio e no risco de quedas de idosos. MÉTODO: para a avaliação do risco de quedas utilizaram-se o Berg Balance Scale e o Get Up and Go e, para a medida do equilíbrio postural, foi utilizada a estabilometria estática com aquisição da área elíptica de 95% e velocidades médias nos eixos x e y do deslocamento do centro de pressão. Foram empregadas medidas de associação e comparação paramétricas e não paramétricas (a<0,05). RESULTADOS: não houve correlação significativa entre o tempo de institucionalização e os testes de avaliação do risco de quedas, como também não houve diferença intergrupos e intrassubgrupos, estratificados por tempo de institucionalização e idade. Nas medidas estabilométricas, houve correlação negativa entre os parâmetros analisados e o tempo de institucionalização, e diferença intergrupos e intrassubgrupos. CONCLUSÃO: os resultados desta pesquisa apontam a dificuldade de execução das tarefas de controle postural, mostrando um nivelamento abaixo dos escores de referência dos testes clínicos. No comportamento estabilométrico, adverte-se redução dos parâmetros conforme aumenta o tempo de institucionalização, contrariando as suposições. Os resultados deste estudo poderão oferecer subsídios para a elaboração de um modelo multiprofissional de intervenção sobre o controle postural e o equilíbrio dos idosos residentes em instituições de longa permanência para idosos.

Pré-fragilidade e fragilidade de idosos residentes em município com baixo Índice de Desenvolvimento Humano

Pre-frailty and frailty of elderly residents in a municipality with a low Human Development Index

Wanderley Matos Reis Júnior; José Ailton Oliveira Carneiro; Raildo da Silva Coqueiro; Kleyton Trin...

OBJETIVO: identificar a prevalência e os fatores associados à pré-fragilidade e fragilidade de idosos residentes em município com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (0,635). MÉTODO: estudo transversal de base populacional e domiciliar, realizado com 316 idosos. A fragilidade foi determinada a partir da presença de três ou mais dos seguintes fatores: (i) autorrelato de perda de peso não intencional; (ii) pouca resistência e energia; (iii) fraqueza; (iv) lentidão e (v) baixo nível de atividade física. A associação entre fragilidade e fatores sociodemográficos, comportamentais e condições de saúde foi verificada por meio da técnica de regressão logística multinomial. RESULTADOS: a prevalência de pré-fragilidade e fragilidade foi de 58,7 e 23,8%, respectivamente. O modelo de regressão ajustado mostrou que o estado de pré-fragilidade foi associado a sexo, grupo etário e índice de massa corporal e fragilidade foi associado ao sexo, grupo etário, hospitalização, capacidade funcional e autopercepção de saúde. CONCLUSÃO: as evidências apresentadas no presente estudo demonstram mais variáveis associadas à condição frágil, reforçando o conceito de síndrome clínica de ordem multifatorial que pode resultar na perda da funcionalidade.

Prevalência, intensidade de dor crônica e autopercepção de saúde entre idosos: estudo de base populacional

Prevalence and intensity of chronic pain and self-perceived health among elderly people: a population-based study

Lilian Varanda Pereira; Patrícia Pereira de Vasconcelos; Layz Alves Ferreira Souza; Gilberto de Ara...

OBJETIVO: identificar a prevalência e a intensidade de dor crônica entre idosos da comunidade e analisar associações com a autopercepção do estado de saúde. MÉTODO: estudo transversal, com amostra populacional (n=934), conduzido por meio de entrevista domiciliar, na cidade de Goiânia, Brasil. A intensidade da dor crônica (existente há 6 meses ou mais) foi mensurada por meio de escala numérica (0-10) e a autopercepção de saúde por meio de escala verbal (muito boa, boa, regular, ruim, muito ruim). Para análise estatística utilizou-se frequência absoluta e porcentual, IC (95%), teste do qui-quadrado, Odds ratio e análise de regressão. Significância de 5%. RESULTADOS: a prevalência de dor crônica foi de 52,8% [IC (95%):49,4-56,1]; localizada com maior frequência em membros inferiores (34,5%) e região lombar (29,5%); de intensidade forte ou pior possível para 54,6% dos idosos. Ocorrência de dor crônica associou-se (p<0,0001) a pior autopercepção de saúde (OR=4,2:2,5-7,0), número de doenças crônicas (OR=1,8:1,2-2,7), doença articular (OR=3,5:2,4-5,1) e sexo feminino (OR=2,3:1,7-3,0). Menor intensidade de dor crônica associou-se a melhor autopercepção de saúde (p<0,0001). CONCLUSÃO: a maioria dos idosos da comunidade relata dor crônica, de elevada intensidade, e localizada em regiões relacionadas às atividades de deslocamento, podendo influenciar na morbimortalidade dessa população.

O significado do tratamento farmacológico para a pessoa com esquizofrenia

The meaning of pharmacological treatment for schizophrenic patients

Kelly Graziani Giacchero Vedana; Adriana Inocenti Miasso

OBJETIVO: compreender o significado da terapêutica medicamentosa para a pessoa com esquizofrenia e formular um modelo teórico sobre o fenômeno estudado. MÉTODO: foi empregada abordagem qualitativa com o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Teoria Fundamentada como referencial metodológico. A pesquisa foi desenvolvida de 2008 a 2010 em três serviços comunitários de saúde mental do interior de São Paulo, Brasil. Foram selecionados 36 pacientes e 36 familiares por amostragem teórica. Os dados foram coletados principalmente por entrevista aberta e observação e foram analisados simultaneamente por codificação aberta, axial e seletiva. RESULTADOS: o significado da farmacoterapia centralizada no fenômeno "Convivendo com uma ajuda que atrapalha" que expressa a ambivalência do paciente em relação ao medicamento e determina sua tomada de decisão. O insight, acesso, limitações para a autoadministração dos fármacos e interações com familiares e equipe de saúde influenciaram no comportamento do paciente relacionado ao medicamento. CONCLUSÃO: a teoria apresentada neste estudo fornece uma compreensão abrangente, contextualizada, motivacional e dinâmica da realidade vivenciada pelo paciente e aponta potencialidades e barreiras para o seguimento do tratamento medicamentoso.

Impacto da formação "+Contigo" nos conhecimentos e atitudes dos profissionais de saúde acerca do suicídio

Impact of "+Contigo" training on the knowledge and attitudes of health care professionals about suicide

José Carlos Santos; Rosa Maria Pereira Simões; Maria Pedro Queiroz de Azevedo Erse; Jorge Daniel N...

OBJETIVO: avaliar os resultados da formação "+Contigo", desenvolvida por enfermeiros e dirigida a 66 profissionais de saúde das equipes de saúde escolar integrados nos Cuidados de Saúde Primários. MÉTODO: quantitativo, com recolhimento de dados através do Questionário de Atitudes Frente ao Comportamento Suicida, aplicado antes e depois da formação. RESULTADOS: verificaram-se aumentos significativos de conhecimentos em prevenção do suicídio e de mudanças de atitudes dos profissionais de saúde perante o indivíduo com comportamentos suicidas. CONCLUSÃO: estes resultados permitem afirmar que os enfermeiros detêm conhecimentos científicos e pedagógicos que os colocam em posição privilegiada nas equipes de saúde, para desenvolverem a formação dirigida a profissionais de saúde envolvidos na prevenção do suicídio.

Dependência nicotínica nos transtornos mentais, relação com indicadores clínicos e o sentido para o usuário

Nicotine dependence in the mental disorders, relationship with clinical indicators, and the meaning for the user

Renata Marques de Oliveira; Antônio Carlos Siqueira Júnior; Jair Lício Ferreira Santos; Antonia R...

OBJETIVO: identificar o grau de dependência nicotínica entre esquizofrênicos e portadores de outros transtornos mentais, internados em hospital geral, correlacionando esses índices com indicadores clínicos e o sentido para o usuário. MÉTODO: estudo realizado em unidade psiquiátrica de hospital geral, entrevistando 270 portadores de transtorno mental com questionário e aplicação do teste de Fagerström. Realizaram-se análise estatística descritiva dos dados e análise temática do conteúdo. RESULTADOS: dentre os 270 portadores de transtorno mental, 35,6% eram tabagistas e 53,2% com dependência nicotínica elevada ou muito elevada. Dos 96 tabagistas, 32 (33,3%) eram esquizofrênicos, dentre os quais 59,4% tinham dependência elevada ou muito elevada. Maior dependência também foi encontrada entre 59 idosos (61,5%) e 60 sujeitos com comorbidades somáticas (62,5%). Significados do tabagismo para os sujeitos: ajuda esquecer problemas e enfrentar conflitos diários, alivia efeitos colaterais das medicações, autocontrole, distração, faz parte da vida. CONCLUSÃO: a dependência do tabaco, mais intensa entre esquizofrênicos, é justificada por ajudá-los a enfrentar as dificuldades da doença. Enfermeiros ocupam posição estratégica no cuidado.

Princípio da integralidade do cuidado nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Enfermagem

The principle of integrality of care in the political-pedagogical projects of nursing programs

Daiana Kloh; Kenya Schmidt Reibnitz; Astrid Eggert Boehs; Antônio de Miranda Wosny; Margarete Maria...

Objetivo: o objetivo desta investigação foi conhecer os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em Enfermagem de Santa Catarina, de acordo com as propostas norteadoras do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, na perspectiva de formação dos profissionais, sob o eixo da integralidade. Método: pesquisa documental, de natureza qualitativa. Foram analisados nove projetos. Resultados: as escolas da Região Sul do Brasil estão gradativamente incorporando em seus projetos político-pedagógicos o arcabouço teórico-filosófico do Sistema Único de Saúde e das diretrizes curriculares para o curso de Enfermagem, na perspectiva do princípio da integralidade do cuidado. Algumas escolas seguem rigorosamente as diretrizes curriculares, outras conseguiram esboçar em seus projetos suas próprias leituras. Conclusão: percebe-se a carência do apoio pedagógico aos discentes na maioria das instituições de ensino.