Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V22N3

De 13 a 24 de 24 itens(s).

Artigos Originais

Estresse parental em mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral

Parental stress in mothers of children and adolescents with cerebral palsy

Maysa Ferreira Martins Ribeiro; Ana Luiza Lima Sousa; Luc Vandenberghe; Celmo Celeno Porto

OBJETIVOS: avaliar o estresse parental de mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral; verificar se o estresse parental sofre variações dependentes do nível de comprometimento motor, das fases da vida em que os filhos se encontram e de variáveis sociodemográficas. MÉTODO: estudo transversal e descritivo com 223 mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. RESULTADOS: das mães, 45,3% apresentaram altos níveis de estresse, existem diferenças no estresse entre as mães de filhos com leve e grave comprometimento motor, mães de crianças maiores estavam mais estressadas do que mães de crianças menores e de adolescentes, o trabalho remunerado e o lazer reduziram o estresse. CONCLUSÃO: mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral, cujos filhos apresentam comprometimento motor, de leve a grave, são vulneráveis ao estresse parental. Trabalho remunerado e atividades de lazer foram os fatores que mais contribuíram para reduzir o estresse.

Como os profissionais da Atenção Básica enfrentam a violência na gravidez?

How do primary health care professionals deal with pregnant women who are victims of domestic violence?

Dora Mariela Salcedo-Barrientos; Paula Orchiucci Miura; Vanessa Dias Macedo; Emiko Yoshikawa Egry

OBJETIVO: conhecer como os profissionais da Estratégia de Saúde da Família reconhecem e enfrentam o fenômeno da violência doméstica contra as mulheres grávidas. MÉTODO: estudo de abordagem qualitativa, ancorado na Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva. Foram entrevistados 14 profissionais de uma Unidade Básica de Saúde da zona leste de São Paulo, Brasil. Os dados empíricos foram analisados em grupos temáticos e discutidos com base na literatura e referencial adotado pelo estudo. RESULTADOS: a análise dos discursos identificou: invisibilidade da violência doméstica diante do baixo número de notificações de casos; falta de formação e capacitação dos profissionais de saúde com relação ao fenômeno; dificuldades desses profissionais no processo de identificação e intervenção devido a questões pessoais, a posturas preconceituosas e moralistas e ao método de trabalho pautado nos aspectos biológicos e, por fim, a análise identificou a importância do vínculo entre os profissionais da saúde e a mulher grávida no processo de identificação e intervenção da violência doméstica. CONCLUSÃO: há imediata necessidade de se desenvolver as competências dos profissionais e modificar os processos de trabalho para o enfrentamento da violência doméstica, prioritariamente nas adolescentes grávidas vítimas de violência.

Qualidade dos cuidados de enfermagem e satisfação do paciente atendido em um hospital de ensino

Quality of nursing care and satisfaction of patients attended at a teaching hospital

Juliana Santana de Freitas; Ana Elisa Bauer de Camargo Silva; Ruth Minamisava; Ana Lúcia Queiroz Be...

OBJETIVOS: avaliar a qualidade dos cuidados de enfermagem, a satisfação do paciente e a correlação entre ambos. MÉTODO: estudo transversal, realizado com 275 pacientes internados em um hospital de ensino da Região Centro-Oeste do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da aplicação simultânea de três instrumentos. A seguir, foram digitados em banco de dados eletrônico e analisados em função da positividade, valor de mediana e coeficientes de correlação de Spearman. RESULTADOS: dentre os cuidados de enfermagem avaliados, apenas dois foram considerados seguros - higiene e conforto físico; nutrição e hidratação - e os demais foram classificados como pobres. Todavia, os pacientes mostraram-se satisfeitos com os cuidados recebidos nos domínios avaliados: técnico-profissional, confiança e educacional. Isso pode ser justificado pela correlação fraca a moderada observada entre essas variáveis. CONCLUSÃO: apesar do déficit de qualidade, houve alto nível de satisfação dos pacientes com os cuidados de enfermagem recebidos. Tais resultados apontam a necessidade de a instituição centrar seus objetivos num sistema de avaliação permanente da qualidade do cuidado, visando o atendimento das expectativas dos pacientes.

Continuidade do Cateterismo Vesical Intermitente: pode o suporte social contribuir?

Continuous use of intermittent bladder catheterization - can social support contribute?

Marjoyre Anne Lindozo Lopes; Elenice Dias Ribeiro de Paula Lima

OBJETIVO: investigar fatores que interferem na adequada continuidade do cateterismo intermitente e sua relação com suporte social. MÉTODO: estudo seccional, descritivo e correlacional, realizado entre 49 pacientes com bexiga neuropática, por lesão medular. RESULTADOS: quase todos (92%) deram continuidade ao cateterismo intermitente, mas 46,9% fizeram alguma modificação na técnica. As complicações (28,6% da amostra) consistiram principalmente em infecção e litíase vesical. O suporte social teve escores altos para quem compunha a rede social do paciente. CONCLUSÃO: todos percebiam ótimo suporte dos familiares, mas não da estrutura social em geral. Dificuldades foram relacionadas à falta de material e de infraestrutura adequada, induzindo modificações, favorecendo complicações urológicas.

Um modelo comportamental de doadores de sangue e estratégias de marketing para atração e fidelidade

A behavior model for blood donors and marketing strategies to retain and attract them

Covadonga Aldamiz-echevarria; Maria Soledad Aguirre-Garcia

OBJETIVO: analisar e propor um modelo teórico que descreva o processo de tomada de decisão dos doadores de sangue, com a finalidade de ajudar o pessoal que trabalha nos bancos de sangue (enfermeiras e outros), em seus esforços de captar e fidelizar os doadores. MÉTODO: análise de vários estudos sobre as motivações para doar sangue na Espanha, nos últimos seis anos, e estudo da literatura sobre o assunto, a experiência dos autores nos últimos 25 anos em mais de 15 organizações não governamentais, com diferentes níveis de responsabilidade, suas experiências como doadores de sangue e entrevistas informais desenvolvidas durante esses 25 anos. RESULTADOS: apresenta-se um modelo, incluindo diversos fatores internos e externos que influenciam o processo de doação de sangue, assim como as diferentes fases desse processo. CONCLUSÃO: o conhecimento do comportamento do doador de sangue permite o desenvolvimento de atividades de marketing que contribuem para aumentar o número de doadores e doações.

Cuidados de enfermagem em pacientes com tuberculose em um sanatório espanhol 1943-1975

Nursing care in Tuberculosis patients at a Spanish sanatorium, 1943-1975

Paola Galbany-Estragués

OBJETIVOS: o objetivo deste estudo foi identificar como era o perfil dos enfermeiros, quais eram as condições de trabalho e descrever os cuidados de enfermagem de um sanatório, localizado em Barcelona, Espanha, entre 1943 e 1975. MÉTODO: estudo histórico, realizado entre 2008 e 2010, a partir de fontes orais, cinco testemunhas diretas e uma indireta, e a análise de documentos escritos. Os dados dos testemunhos foram coletados através de entrevista semiestruturada. RESULTADOS: verifica-se que os enfermeiros, em sua maioria mulheres religiosas, dispunham de recursos materiais e financeiros escassos, e não contavam com medidas preventivas para o atendimento aos pacientes. As enfermeiras realizavam atividades voltadas para as necessidades básicas de bem-estar físico e espiritual. CONCLUSÃO: o estudo revela como as enfermeiras, apesar de trabalharem em condições hostis, procuravam salvaguardar o bem-estar dos pacientes e acompanhá-los durante o processo de morte.

Fatores de risco para diabetes mellitus tipo 2 em universitários: associação com variáveis sociodemográficas

Risk factors for Type 2 Diabetes Mellitus in college students: association with sociodemographic variables

Adman Câmara Soares Lima; Márcio Flávio Moura Araújo; Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas; ...

OBJETIVO: identificar os fatores de risco modificáveis para diabetes mellitus tipo 2 em universitários e associar esses fatores com as variáveis sociodemográficas. MÉTODO: estudo transversal realizado com 702 universitários de Fortaleza, CE, Brasil. Coletaram-se dados sociodemográficos e antropométricos sobre a prática de atividade física, níveis de pressão arterial e glicemia plasmática de jejum. RESULTADOS: o fator de risco mais prevalente foi o sedentarismo, seguido pelo excesso de peso, obesidade central, glicemia plasmática de jejum elevada e hipertensão arterial. Houve associação estatisticamente significante entre excesso de peso com o sexo (p=0,000), idade (p=0,004) e estado civil (p=0,012), bem como da obesidade central com a idade (p=0,018) e estado civil (p=0,007) e, também, da glicemia plasmática de jejum elevada com o sexo (p=0,033). CONCLUSÃO: distintos fatores de risco estiveram presentes na população investigada, com destaque para o sedentarismo e o excesso de peso.

Conhecimento sobre hipertensão arterial e fatores associados à não adesão à farmacoterapia

Knowledge about hypertension and factors associated with the non-adherence to drug therapy

Mayckel da Silva Barreto; Annelita Almeida Oliveira Reiners; Sonia Silva Marcon

OBJETIVOS: identificar o nível de conhecimento de pessoas com hipertensão arterial acerca da doença e verificar os fatores associados à não adesão à farmacoterapia anti-hipertensiva. MÉTODO: estudo transversal, realizado com 422 indivíduos. Os dados foram coletados nos domicílios, entre dezembro de 2011 e março de 2012, por meio de entrevistas, utilizando os instrumentos: Questionário de Adesão a Medicamentos, Índice de Complexidade da Farmacoterapia e um roteiro com questões relativas ao perfil sociodemográfico, satisfação com o serviço de saúde e conhecimento sobre a doença. RESULTADOS: 42,6% não aderiram à farmacoterapia e 17,7% possuíam conhecimento insatisfatório sobre a doença. Os fatores associados à não adesão foram: farmacoterapia complexa, conhecimento insatisfatório sobre a doença e insatisfação com o serviço de saúde. CONCLUSÃO: os achados reforçam que prescrições farmacológicas complexas, pouco conhecimento sobre a doença e insatisfação com o serviço de saúde influenciam no processo de não adesão ao tratamento medicamentoso anti-hipertensivo.

Alinhamento entre a Ontologia da CIPE® 2.0 e a proposta de uma Ontologia Brasileira da CIPE®

Alignment of ICNP® 2.0 Ontology and a proposed INCP® Brazilian Ontology

Carina Maris Gaspar Carvalho; Marcia Regina Cubas; Andreia Malucelli; Maria Miriam Lima da Nóbrega

OBJETIVO: alinhar a Ontologia da CIPE®, versão 2.0, e a proposta de uma Ontologia Brasileira da CIPE®. MÉTODO: estudo documental, exploratório e descritivo, cujas bases empíricas foram: a Ontologia da CIPE® 2.0 e a Ontologia Brasileira da CIPE®. Para o alinhamento entre ambas foi aplicada uma ferramenta computacional, cujos algoritmos identificam correspondências entre conceitos, os quais foram organizados e analisados segundo: nomes, classes irmãs, pais, filhos e presença ou ausência. RESULTADOS: 2.682 conceitos presentes na Ontologia CIPE® 2.0 e ausentes na Ontologia Brasileira; 717 conceitos presentes na Ontologia Brasileira e ausentes na Ontologia CIPE® 2.0 e 215 pares de conceitos correspondentes. CONCLUSÃO: acredita-se que as correspondências identificadas neste estudo possam contribuir para a interoperabilidade entre as representações dos elementos da prática de enfermagem pela CIPE®, viabilizando a padronização dos registros de enfermagem a partir dessa classificação.

Pressupostos teóricos da sensibilidade de Maffesoli e Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação de Enfermagem

Theoretical assumptions of Maffesoli's sensitivity and Problem-Based Learning in Nursing Education

María-Aurora Rodríguez-Borrego; Rosane Gonçalves Nitschke; Marta Lenise do Prado; Jussara Gue Mar...

OBJETIVO: compreender o cotidiano e o imaginário dos alunos de Enfermagem em seu processo socializador do conhecimento, através da estratégia de Aprendizagem Baseada em Problemas. MÉTODO: Pesquisa-Ação, desenvolvida com 86 alunos da segunda turma de um curso de graduação em Enfermagem, na Espanha. Utilizou-se um Questionário de Incidências Críticas e Entrevista Grupal, análise temática/categorial, triangulação de investigadores, sujeitos e técnicas. RESULTADOS: os estudantes indicaram a necessidade de se ter uma visão de dentro, reforçando a crítica contra o dualismo esquemático; a Aprendizagem Baseada em Problemas possibilita: aprender a estar com o outro, com sua solidariedade mecânica e orgânica; o sentir juntos, com ênfase no aprender a trabalhar em grupo e querer estar próximo daquele que cuida. CONCLUSÕES: as grandes contradições vividas pelos protagonistas do processo, os estudantes, parecem expressar que a aprendizagem grupal não é uma forma de ganhar conhecimentos, ao tirar seu tempo para estudar. O cotidiano, o tempo de execução e o imaginário de como precisa ser a aprendizagem parece não possuir um ponto de encontro na utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas. Reforça-se a importância de enfocar o cotidiano e o imaginário quando se pensa na educação em enfermagem.

Artigos de Revisão

A efetividade do hidrocoloide versus outras coberturas na cicatrização de úlceras por pressão em adultos e idosos: revisão sistemática e metanálise

The effectiveness of hydrocolloid dressings versus other dressings in the healing of pressure ulcers in adults and older adults: a systematic review and meta-analysis

Franciele Soares Pott; Marineli Joaquim Meier; Janislei Giseli Dorociak Stocco; Karla Crozeta; Janyn...

OBJETIVO: avaliar a efetividade do hidrocoloide na cicatrização de úlcera por pressão em pacientes adultos e idosos. MÉTODO: revisão sistemática com metanálise, baseada nas recomendações do Cochrane Handbook. A busca foi realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Cochrane Database, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science e Scientific Eletronic Library Online e Scientific Eletronic Library Online. RESULTADOS: foram identificados 646 estudos primários, avaliados 69 e selecionados nove, que se referiam à utilização do curativo de hidrocoloide na cicatrização, desses, quatro estudos possibilitaram a metanálise. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos hidrocoloide e espumas (p-valor=0,84; Odds Ratio 1.06, IC 95% 061-1.86). Foi observada discreta superioridade do curativo de poliuretano em relação ao hidrocoloide. CONCLUSÃO: as evidências não foram suficientes para afirmar se a eficácia do hidrocoloide é superior a outros curativos. Sugere-se a realização de ensaios clínicos randomizados para verificar a eficácia dessa intervenção na cicatrização de úlceras por pressão em relação a outros tratamentos.

Errata