Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V23N1

De 13 a 23 de 23 itens(s).

Artigos Originais

Conhecimento sobre câncer de mama e câncer de mama hereditário entre enfermeiros em um hospital público

Knowledge about breast cancer and hereditary breast cancer among nurses in a public hospital

Carmen Maria Dornelles Prolla, Patrícia Santos da Silva, Cristina Brinckmann Oliveira Netto, José ...

Objetivo: avaliar os conhecimentos de enfermeiros envolvidos nos cuidados de pacientes oncológicos em um hospital público universitário, em relação ao câncer de mama e ao câncer de mama hereditário e verificar o uso de tais conhecimentos em sua prática diária. Métodos: este é um estudo transversal. Os dados foram obtidos por meio de um questionário estruturado autoaplicado. De um total de 154 enfermeiros convidados a participar do estudo, 137 (88,9%) concordaram. Dois questionários foram excluídos, totalizando 135 analisados. Resultados: a porcentagem global de respostas corretas não estava associada à idade (p = 0,173) ou à formação/especialização (p = 0,815). As perguntas foram classificadas em categorias. Nas categorias que abrangiam conhecimentos relacionados aos fatores de risco estabelecidos para o câncer de mama e aos indicadores do câncer de mama hereditário, a taxa de respostas corretas foi de 65,8% e 66,4%, respectivamente. Em relação à prática de aconselhamento genético, 40,7% dos entrevistados não tinham certeza sobre a definição de aconselhamento genético, e 78,5% relataram nunca ter identificado ou encaminhado um paciente com risco genético para uma avaliação de riscos especializada. A prática de ações educativas em relação a esse tema foi relatada por 48,5% dos entrevistados. Conclusão: este estudo reforça a necessidade de desenvolver ações qualificadoras para enfermeiros de modo que as estratégias para o controle do câncer tornem-se eficientes em suas prática de cuidados de saúde.

Avaliação dos Programas de Controle de Infecção Hospitalar em serviços de saúde

Evaluation of Nosocomial Infection Control Programs in health services

Mayra Gonçalves Menegueti, Silvia Rita Marin da Silva Canini, Fernando Bellissimo-Rodrigues, Ana Ma...

Objetivos: avaliar os Programas de Controle de Infecção Hospitalar nas instituições hospitalares, quanto aos indicadores de estrutura e processo. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório e quantitativo, realizado em 2013. A população foi composta por 13 Programas de Controle de Infecção Hospitalar de serviços de saúde, de uma cidade brasileira do interior paulista. Foram utilizados instrumentos de domínio público, disponibilizados no Manual de Indicadores de Avaliação de Práticas de Controle de Infecção Hospitalar. Resultados: os indicadores com maior média de conformidade foram “Avaliação da Estrutura dos Programas de Controle de Infecção Hospitalar” (75%) e “Avaliação do Sistema de Vigilância Epidemiológica de Infecção Hospitalar” (82%) e os com menores médias foram “Avaliação das Diretrizes Operacionais” (58,97%) e “Avaliação das Atividades de Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar” (60,29%). Conclusão: o uso de indicadores identificou que, apesar do conhecimento produzido sobre ações de prevenção e controle de infecções hospitalares, ainda existe um grande hiato entre prática e recomendações.

Liderança do enfermeiro em unidade de terapia intensiva e sua relação com ambiente de trabalho

Nursing leadership in intensive care units and its relationship to the work environment

Alexandre Pazetto Balsanelli, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

Objetivo: verificar se o ambiente de trabalho relaciona-se com a liderança do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método: estudo correlacional realizado em quatro UTIs da zona sul de São Paulo (SP), Brasil. A população constituiu-se de 66 duplas (enfermeiros e técnicos de enfermagem), definidas por meio de sorteio. Os enfermeiros responderam a três instrumentos: 1-) caracterização; 2-) Nursing Work Index Revised, versão para a língua portuguesa validada (B-NWI-R); e 3-) Grid & Liderança em Enfermagem: comportamento ideal. Os técnicos em enfermagem responderam: 1-) caracterização e 2-) Grid & Liderança em Enfermagem: comportamento real considerando o enfermeiro que o sorteou. Os dados foram analisados por meio da ANOVA com p ≤0,05. Resultados: o ambiente de trabalho não se relacionou com a liderança real do enfermeiro (p=0,852). A característica da instituição à qual pertencem os enfermeiros das UTIs, em privada ou pública, não foi significativa para a liderança (p=0,437). Destaca-se apenas o domínio Relação entre Médicos e Enfermeiros, com p=0,001. Conclusão: a escolha do estilo de liderança pelos enfermeiros deve corresponder às características da UTI. Esta competência pode ser desenvolvida e o ambiente de trabalho não exerceu influência na população estudada.

Cochilo durante o plantão noturno e a recuperação após o trabalho entre enfermeiros de hospitais

Napping during the night shift and recovery after work among hospital nurses

Thaís Aparecida de Castro Palermo, Lúcia Rotenberg, Regina Célia Gollner Zeitoune, Aline Silva-Co...

Objetivo: analisar a associação entre duração do cochilo durante o plantão noturno e recuperação após o trabalho, entre enfermeiros. Método: estudo epidemiológico seccional com 1940 enfermeiros, de 18 hospitais públicos, do Município do Rio de Janeiro. Utilizou-se questionário multidimensional e autopreenchível com informações sobre saúde, características sociodemográficas, ocupacionais, comportamentos relacionados à saúde e trabalho doméstico. Utilizou-se a regressão logística múltipla, buscando identificar a associação ajustada por variáveis de confundimento. Resultados: as análises brutas mostraram chances 44%, 127% e 66% mais elevadas de alta recuperação após o trabalho, para aqueles que dormem até 2 horas, de 2,1 a 3 horas e de 3,1 horas ou mais, respectivamente, comparados aos que não dormem. Após o ajuste por variáveis de confundimento, a associação permanece significativa apenas para o grupo que dorme de 2,1 a 3 horas durante o plantão noturno (OR=1,79; IC95%=1,33-2,41). Conclusão: a associação entre tempo de cochilo e alta recuperação após o trabalho, confirmada nos resultados, pode compor os estudos que buscam subsidiar políticas mais adequadas voltadas à melhoria das condições de trabalho, de vida e saúde dos trabalhadores, não apenas da enfermagem, mas trabalhadores noturnos de forma geral.

Contribuição da educação a distância para o conhecimento de docentes de enfermagem sobre avaliação de feridas crônicas

The contribution of distance learning to the knowledge of nursing lecturers regarding assessment of chronic wounds

Márcia Beatriz Berzoti Gonçalves, Soraia Assad Nasbine Rabeh, César Augusto Sangaletti Terçariol

Objetivo: identificar a contribuição de um curso de atualização sobre a avaliação de feridas crônicas, oferecido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, para o conhecimento de docentes de enfermagem e enfermeiros vinculados ao ensino superior, acerca da temática. Método: estudo prospectivo, quase-experimental, com coleta de dados antes e após intervenção educativa. O estudo foi desenvolvido em três etapas, através do AVA Moodle. A amostra foi composta por 28 participantes, que responderam ao pré-teste de conhecimento, elaborado de acordo com diretrizes internacionais sobre feridas crônicas. Após, o curso de atualização foi oferecido (intervenção) e acessado conforme programação individual, durante prazo estabelecido. Ao término do curso, 26 participantes responderam ao pós-teste. Aqueles que não participaram do pós-teste foram excluídos do estudo, por tratar-se da análise pareada da amostra. Resultado: os participantes obtiveram, em média, 55,5% de acertos no pré-teste de conhecimento, e 73,4%, no pós-teste, sendo essa diferença estatisticamente significante. Houve correlação negativa entre o tempo de experiência na docência e o desempenho no teste de conhecimento. Conclusão: a participação no curso de atualização on-line contribuiu para melhor desempenho dos docentes no teste de conhecimentos, sobre as recomendações para avaliação de feridas crônicas, com embasamento em evidência científicas.

Adaptação e validação do Inventário de Sobrecarga do Cuidador para uso em cuidadores de idosos

Adaptation and validation of the Caregiver Burden Inventory for use with caregivers of elderly individuals

Daiany Borghetti Valer, Marinês Aires, Fernanda Lais Fengler, Lisiane Manganelli Girardi Paskulin

Objetivo: adaptar e validar o Inventário de Sobrecarga do Cuidador para uso em cuidadores de idosos no Brasil. Método: estudo metodológico envolvendo tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, revisão por comitê de especialistas, pré-teste, envio da versão final para apreciação dos autores da versão original, e avaliação de suas propriedades psicométricas. O inventário avalia cinco dimensões de sobrecarga do cuidador: tempo dependente, sobrecarga à vida pessoal, física, social e emocional. Resultados: participaram do estudo 120 cuidadores familiares. Todos os indivíduos sob cuidado destes cuidadores eram idosos que dependiam de assistência para realizar atividades da vida diária e residiam na região central da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. O valor alfa de Cronbach encontrado para o inventário foi de 0,936 e o coeficiente de correlação Pearson para a relação entre os escores obtidos no Inventário de Sobrecarga do Cuidador e na escala Burden Interview foi de 0,814. O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,941 e o valor do teste t de Student que comparou os escores do teste e reteste foi de 0,792. Conclusão: o instrumento apresentou confiabilidade apropriada e a adequação de seus itens e domínios foi confirmada neste estudo.

Validação do construto e da confiabilidade de uma escala de inteligência emocional aplicada a estudantes de enfermagem

A validation of the construct and reliability of an emotional intelligence scale applied to nursing students

Maritza Espinoza-Venegas, Olivia Sanhueza-Alvarado, Noé Ramírez-Elizondo, Katia Sáez-Carrillo

Objetivo: este estudo tem como objetivo validar o construto e a confiabilidade de uma escala de inteligência emocional. Método: a escala Trait Meta-Mood Scale-24 foi aplicada em 349 estudantes de enfermagem. O processo envolveu a validação do conteúdo, que compreendeu avaliações de especialistas, testes piloto, medição da confiabilidade utilizando o coeficiente alfa de Cronbach e análise fatorial para corroborar a validade do construto do modelo teórico. Resultados: coeficientes de Cronbach adequados foram obtidos nas três dimensões e a análise fatorial confirmou as dimensões da escala (percepção, compreensão e regulação). Conclusão: a Trait Meta-Mood Scale-24 é um instrumento confiável e válido para medir a inteligência emocional de estudantes de enfermagem. Seu uso permite determinar precisamente a capacidade dos indivíduos de interpretar e gerenciar emoções. Ao mesmo tempo, esse novo construto é de potencial importância para medidas em liderança em enfermagem; para o aperfeiçoamento educacional, organizacional e pessoal e para o estabelecimento de relacionamentos eficazes com os pacientes.

Adaptação e validação de indicadores para o processamento de produtos na atenção primária à saúde

Adaptation and validation of indicators concerning the sterilization process of supplies in Primary Health Care services

Isis Pienta Batista Dias Passos, Maria Clara Padoveze, Camila Eugênia Roseira, Rosely Moralez de Fi...

Objetivos: adaptar e validar para o uso no âmbito da APS, por meio de consenso de especialistas, um conjunto de indicadores para avaliação do processamento de artigos odonto-médico-hospitalares. Método: estudo metodológico quantitativo, realizado em duas fases subsequentes. Na primeira fase, um grupo focal foi desenvolvido com especialistas, a fim de adaptar os indicadores para uso em Atenção Primária em Saúde. Na segunda fase, os indicadores foram submetidos à validação pelos juízes, através de uma escala tipo Likert de 4 pontos, considerando-se Índice de Validade de Conteúdo ≥0,75 para aprovação dos indicadores. Resultados: as adaptações do grupo focal foram principalmente quanto à: estrutura física, inserção de profissionais de odontologia, inclusão de desinfecção química e substituição de métodos de esterilização por calor seco por calor úmido. A fase de validação resultou num total de 0,96 de índice para os componentes dos indicadores, variando 0,90-1,00. Conclusão: após adaptação os indicadores foram considerados validados pelos juízes. Embora haja diferença entre os produtos de processamento em todo o mundo, certamente características comuns podem ser encontradas, principalmente em países com ambiente econômico e cultural similares. Deve-se considerar a inclusão desses indicadores para avaliação da segurança dos produtos na atenção primária à saúde.

Adaptação cultural, validade de conteúdo e confiabilidade interobservadores do “STAR Skin Tear Classification System”

Cultural adaptation, content validity and inter-rater reliability of the “STAR Skin Tear Classification System”

Kelly Cristina Strazzieri-Pulido, Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos, Kerlyn Carville

Objetivos: realizar a adaptação cultural do STAR Skin Tear Classification System, para a língua portuguesa e testar a validade de conteúdo e a confiabilidade interobservadores da versão adaptada. Métodos: estudo metodológico com abordagem quantitativa. A adaptação cultural foi desenvolvida em três fases: tradução, avaliação por comitê de juízes e retrotradução. O instrumento foi testado quanto à validade de conteúdo e confiabilidade interobservadores. Resultados: a versão adaptada obteve um nível regular de concordância quando aplicada por enfermeiros em fotografias de lesões por fricção. Quando aplicada na prática clínica, a versão adaptada obteve nível moderado e estatisticamente significativo de concordância. Conclusão: o estudo atestou a validade de conteúdo e a confiabilidade interobservadores da versão adaptada para a língua portuguesa. Sua inclusão na prática clínica possibilitará a correta identificação desse tipo de lesão, além da implementação de protocolos para a prevenção e tratamento das lesões por fricção.

Avaliação da cicatrização da episiotomia: confiabilidade da escala REEDA (Redness, Oedema, Ecchymosis, Discharge, Approximation)

Episiotomy healing assessment: Redness, Oedema, Ecchymosis, Discharge, Approximation (REEDA) scale reliability

Marina Barreto Alvarenga, Adriana Amorim Francisco, Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de Oliveira, ...

Objetivo: analisar a confiabilidade da escala REEDA (Redness, Oedema, Ecchymosis, Discharge, Approximation) para avaliar a cicatrização do períneo após parto vaginal com episiotomia médio-lateral direita. Método: estudo observacional, baseado em dados coletados em ensaio clínico, conduzido com 54 mulheres, selecionadas aleatoriamente. As mesmas tiveram o processo de cicatrização perineal avaliado em quatro momentos (de 6 horas a 10 dias após o parto), por enfermeiras treinadas para o uso da escala. O coeficiente kappa foi usado para análise de confiabilidade da escala REEDA. Resultados: os resultados indicam bom nível de concordância na avaliação do item secreção (0,75< Kappa ≥0,88), concordância boa e marginal em relação ao item equimose (0,25< Kappa ≥0,42), e bom nível de concordância em relação à hiperemia (0,46< Kappa ≥0,66). O nível de concordância referente à avaliação do item coaptação diminuiu de excelente, na primeira avaliação, para bom, na última avaliação. Conclusão: a diferença entre as pontuações atribuídas pelas avaliadoras na aplicação da escala indica que o instrumento precisa ser melhorado, para permitir avaliações mais precisas do processo de cicatrização da episiotomia.

Artigos de Revisão

Interrupções de atividades de enfermeiros e a segurança do paciente: revisão integrativa da literatura

Interruptions of nurses’ activities and patient safety: an integrative literature review

Cintia Monteiro, Ariane Ferreira Machado Avelar, Mavilde Luz Gonçalves Pedreira

Objetivos: identificar características relacionadas à interrupção de enfermeiros em sua prática profissional, bem como avaliar as implicações para a segurança do paciente. Método: foi realizada revisão de literatura do tipo integrativa, com busca nas bases de dados Pubmed/Medline, LILACS, SciELO e Biblioteca Cochrane, utilizando os descritores interruptions e patient safety. A data inicial não foi limitada e a data final foi 31 de dezembro de 2013, identificando-se 29 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: todos os artigos revisados descreveram a interrupção como fator prejudicial à segurança do paciente. A análise destes estudos revelou três categorias relevantes: características da interrupção, implicações da interrupção para a segurança do paciente e intervenções para minimizar as interrupções. Conclusão: a interrupção favorece a ocorrência de erros na saúde. Assim, notou-se necessidade de novas pesquisas para compreender tal fenômeno e seus efeitos na prática clínica.