Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V22N2

De 13 a 24 de 24 itens(s).

Artigos Originais

Diagnóstico de enfermagem Risco de quedas: prevalência e perfil clínico de pacientes hospitalizados

Nursing Diagnosis Risk for falls: prevalence and clinical profile of hospitalized patients

Melissa de Freitas Luzia; Marco Antonio de Goes Victor; Amália de Fátima Lucena

OBJETIVOS: identificar a prevalência do diagnóstico de enfermagem Risco de quedas nas internações de pacientes adultos, em unidades clínicas e cirúrgicas, caracterizar o perfil clínico e identificar os fatores de risco dos pacientes com esse diagnóstico de enfermagem. MÉTODO: estudo transversal com amostra de 174 pacientes. Os dados foram coletados em sistema de prescrição de enfermagem informatizado e prontuário online e analisados estatisticamente. RESULTADOS: a prevalência do diagnóstico de enfermagem Risco de quedas foi de 4%. O perfil dos pacientes apontou para idosos, sexo masculino (57%), internados nas unidades clínicas (63,2%), com tempo mediano de internação de 20 (10-24) dias, portadores de doenças neurológicas (26%), cardiovasculares (74,1%) e várias comorbidades (3 ± 1,8). Os fatores de risco prevalentes foram alteração neurológica (43,1%), mobilidade prejudicada (35,6%) e extremos de idade (10,3%). CONCLUSÃO: os achados contribuíram para evidenciar o perfil dos pacientes com risco de queda, internados em unidades clínicas e cirúrgicas, o que favorece o planejamento de intervenções preventivas a esse evento adverso.

Tecendo significados do processo deliberativo da gestão colegiada na enfermagem

Weaving meanings from the deliberative process of collegiate management in nursing

Giovana Dorneles Callegaro Higashi; Alacoque Lorenzini Erdmann

OBJETIVO: compreender os significados das deliberações colegiadas, atribuídos pelos seus membros, em um curso de graduação em enfermagem. MÉTODO: Teoria Fundamentada nos Dados, sendo entrevistados 30 participantes, constituindo 4 grupos amostrais, entre janeiro e junho de 2012, numa instituição pública de ensino superior. RESULTADO: emergiram 5 categorias, apontando o fenômeno e tecendo o modelo paradigmático: compreendendo a experiência das relações e interações complexas nas deliberações em gestão colegiada de enfermagem - entrelaçando divergências, convergências, diálogos, coletividades e diversidades. Esse processo deliberativo apresenta diversos significados envolvendo discussão, posições divergentes, convergentes e complementares, mediante diálogo, comprometimento e negociação. CONCLUSÃO: as deliberações no colegiado de enfermagem entrelaçam diálogos, coletividades e diversidades, moldando as tessituras complexas relacionais.

Avaliação das técnicas de massagem e ordenha no tratamento do ingurgitamento mamário por termografia

Assessment of techniques of massage and pumping in the treatment of breast engorgement by thermography

Anita Batista dos Santos Heberle; Marcos Antônio Muniz de Moura; Mauren Abreu de Souza; Percy Noham...

OBJETIVO: avaliar técnicas de massagem e ordenha no tratamento do ingurgitamento mamário puerperal, por meio da termografia. MÉTODO: a pesquisa foi realizada no Banco de Leite Humano de um hospital de Curitiba, Brasil. Selecionaram-se, aleatoriamente, 16 lactantes com ingurgitamento com classificação lobar, ampolar e glandular moderado e intenso. Compararam-se os padrões diferenciais de temperatura, antes e após o tratamento realizado, por meio de massagem e ordenha. RESULTADOS: constatou-se um gradiente negativo de 0,3ºC de temperatura entre o pré e o pós-tratamento no grupo experimental. Mamas com ingurgitamento intenso foram 0,7ºC mais quentes quando comparadas com ingurgitamento moderado. CONCLUSÃO: a massagem e ordenha eletromecânicas são superiores às manuais, quando avaliadas por termografia. REBEC: U1111-1136-9027.

Estratégias maternas referentes à alimentação e à atividade física e sua relação com o estado nutricional dos filhos

Maternal Eating and Physical Activity Strategies and their Relation with Children's Nutritional Status

Yolanda Flores-Peña; Rosario Edith Ortiz-Félix; Velia Margarita Cárdenas-Villarreal; Hermelinda ...

OBJETIVOS: descrever as estratégias maternas referentes à alimentação e à atividade física (monitoramento, disciplina, controle, limites e reforço), determinar a relação entre as estratégias maternas referentes à alimentação e à atividade física e o estado nutricional da criança (índice de massa corporal e porcentagem de gordura corporal) e verificar se as estratégias maternas diferem de acordo com o estado nutricional da criança. MÉTODO: participaram 558 mães e filhos (3 a 11 anos), estudantes em escolas públicas. A Escala Estratégias Parentais referentes à Alimentação e à Atividade foi aplicada, e o peso, a altura e a porcentagem de gordura corporal da criança foram medidos. Para a análise, foram obtidas estatísticas descritivas e foram aplicados a regressão linear múltipla e o teste de Kruskal-Wallis. RESULTADOS: o reforço apresentou a média mais alta (62,72) e o controle, a mais baixa (50,07). Disciplina, controle e limites representaram 12% do índice de massa corporal, e disciplina e controle, os 6% da porcentagem de gordura corporal. O maior controle é exercido em crianças que apresentam obesidade (?2=38,36, p=0,001), e o maior reforço, em crianças com baixo peso (?2=7,19, p<0,05). CONCLUSÕES: mães exercem maior controle (pressão para comer) sobre crianças obesas e concedem maior reconhecimento (elogio por uma alimentação saudável) às crianças com baixo peso. Recomenda-se que as estratégias parentais sejam modificadas, a fim de fortalecer hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.

Anticoncepção pós-abortamento: atenção e práticas

Post-abortion contraception: care and practices

Ana Luiza Vilela Borges; Renata Luciria Monteiro; Luiza Akiko Komura Hoga; Elizabeth Fujimori; Chris...

OBJETIVO: analisar a atenção em anticoncepção recebida por mulheres durante a hospitalização por abortamento e suas práticas contraceptivas, no mês subsequente a esse episódio. MÉTODO: estudo longitudinal com mulheres hospitalizadas por abortamento, em uma maternidade pública da cidade de São Paulo. Foram feitas entrevistas face a face (n=170) e, após um mês, por contato telefônico (n=147) entre maio e dezembro de 2011. RESULTADOS: as orientações em anticoncepção e a alta hospitalar com método anticonceptivo prescrito foram referidas por proporção reduzida de mulheres. Houve tendência de significância estatística para a prescrição de método anticonceptivo, ajustado pela idade, na alta hospitalar e o seu uso no mês subsequente. A maioria das mulheres teve relações sexuais (69,4%) com uso de método anticoncepcional (82,4%), mas sem orientação de profissional de saúde (63,1%). CONCLUSÃO: apesar da atenção em anticoncepção pós-abortamento estar aquém das diretrizes estabelecidas pelas políticas públicas, as mulheres demonstraram disponibilidade para usar métodos anticonceptivos.

Neutropenia: ocorrência e manejo em mulheres com câncer de mama em quimioterapia

Neutropenia: occurrence and management in women with breast cancer receiving chemotherapy

Talita Garcia do Nascimento; Marceila de Andrade; Rosemeire Aparecida de Oliveira; Ana Maria de Alme...

OBJETIVOS: identificar a prevalência e descrever o manejo de neutropenia ao longo do tratamento quimioterápico, entre mulheres com câncer de mama. MÉTODOS: estudo observacional, ciclos de quimioterapia. Registraram-se 116 eventos neutropênicos e 63,3% das pacientes apresentaram neutropenia em algum momento do tratamento, sendo que 46,5% desses foram de grau II. O manejo utilizado foi a suspensão temporária entre os ciclos e a média de atrasos foi de 6, prospectivo, longitudinal, onde foi realizada a avaliação das toxicidades hematológicas, a cada ciclo de quimioterapia, neoadjuvante ou adjuvante. RESULTADOS: foram incluídas 79 mulheres submetidas a 572 ciclos de quimioterapia. Registraram-se 116 eventos neutropênicos e 63,3% das pacientes apresentaram neutropenia em algum momento do tratamento, sendo que 46,5% desses foram de grau II. O manejo utilizado foi a suspensão temporária entre os ciclos e a média de atrasos foi de 6.

Participação de adolescentes na Estratégia Saúde da Família a partir da Estrutura Teórico-Metodológica de uma Participação Habilitadora

Participation of adolescents in the Family Health Strategy from the theoretical-methodological structure of an enabler to participation

Roberta Peixoto Vieira; Sílvia Helena Pereira Gomes; Maria de Fátima Antero Sousa Machado; Italla ...

OBJETIVO: avaliar a participação de adolescentes na Estratégia Saúde da Família, a partir da Estrutura Teórico-Metodológica de uma Participação Habilitadora. MÉTODO: estudo quantitativo, realizado de dezembro de 2010 a março de 2011, com 213 profissionais da Estratégia Saúde da Família, na região do Cariri, Ceará, Brasil. Os dados foram coletados através de questionário e organizados no Statistical Package for the Social Sciences, versão 18.0. RESULTADOS: o nível de Participação Normativa torna-se manifesto a partir da busca do adolescente pelo serviço de saúde, motivada pela doença (77,9%). A Participação Normativa + Independência aparece quando os mesmos buscam o pré-natal e o planejamento familiar. A Participação Emancipatória foi identificada através da frequência dos adolescentes em atividades de grupo, nas escolas, sendo observado um movimento em direção ao nível de Participação Transformadora. CONCLUSÃO: nesse contexto, entende-se que existe necessidade de estimular o processo participativo dos adolescentes para a mudança na promoção da saúde desse grupo.

Avaliação do risco de disfagia, estado nutricional e ingestão calórica em idosos com Alzheimer

Evaluation of dysphagia risk, nutritional status and caloric intake in elderly patients with Alzheimer's

Vanessa Fernanda Goes; Pâmela Billig Mello-Carpes; Lilian Oliveira de Oliveira; Jaqueline Hack; Mar...

OBJETIVO: avaliar o risco de disfagia e sua relação com o estágio da doença de Alzheimer, bem como a relação entre o risco de disfagia, o estado nutricional e a ingestão calórica em idosos com doença de Alzheimer. MÉTODOS: a amostra foi constituída por 30 indivíduos de ambos os sexos, com diagnóstico provável de doença de Alzheimer. O estágio da doença, o estado nutricional, a ingestão energética e risco de disfagia foram avaliados. RESULTADOS: verificou- se que maior risco de disfagia está associado ao avanço das fases da doença de Alzheimer e mesmo os pacientes nos estágios iniciais da doença apresentam leve risco de desenvolvimento de disfagia. Não foi encontrada associação entre o estado nutricional e o risco de disfagia. Altos níveis de ingestão inadequada de micronutrientes em pacientes também foram observados. CONCLUSÃO: identificou-se associação entre disfagia e desenvolvimento da doença de Alzheimer. Os achados desta pesquisa apontam para a necessidade de monitorar a presença de disfagia e da ingestão de micronutrientes em pacientes com doença de Alzheimer.

Nursing Activities Score: carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva de queimados

Nursing Activities Score: nursing work load in a burns Intensive Care Unit

Marcia Bernadete Camuci; Júlia Trevisan Martins; Alexandrina Aparecida Maciel Cardeli; Maria Lúcia...

OBJETIVO: avaliar a carga de trabalho de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva de Queimados, de acordo com o Nursing Activities Score. MÉTODO: estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Utilizou-se o Nursing Activities Score para a coleta de dados entre outubro/2011 e maio/2012, totalizando 1.221 medidas, obtidas de prontuários de 50 pacientes. Dados de variáveis qualitativas foram descritas em tabelas; para as variáveis quantitativas foram utilizados cálculos das medidas estatísticas. RESULTADOS: a média da pontuação do Nursing Activities Score foi de 70,4% e mediana de 70,3%, correspondendo à porcentagem de tempo gasto na assistência direta ao paciente em 24 horas. CONCLUSÃO: o Nursing Activities Score forneceu informações que envolvem o processo do cuidar de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva de Queimados e apontou que há elevada carga de trabalho para a equipe de enfermagem do setor estudado.

Impacto de um programa de atividade física sobre a ansiedade, depressão, estresse ocupacional e síndrome de Burnout dos profissionais de enfermagem no trabalho

Impact of a physical activity program on the anxiety, depression, occupational stress and burnout syndrome of nursing professionals

Anderson Rodrigues Freitas; Estela Cristina Carneseca; Carlos Eduardo Paiva; Bianca Sakamoto Ribeiro...

OBJETIVO: avaliar os efeitos de um programa de atividade física no local de trabalho sobre os níveis de ansiedade, depressão, Burnout, estresse ocupacional e na autopercepção da saúde e qualidade de vida, relacionada ao trabalho de uma equipe de enfermagem, em uma unidade de cuidados paliativos. MÉTODOS: o programa de atividade física no local de trabalho foi realizado cinco dias por semana, com duração de dez minutos, durante três meses consecutivos. Vinte e um profissionais de enfermagem foram avaliados antes e após a intervenção, com o Hospital Anxiety and Depression Scale, o Inventário Maslch Burnout, e o Job Stress Scale. As mudanças na autopercepção da saúde e qualidade de vida, relacionada ao trabalho, foram mensuradas por meio de um questionário semiestruturado. RESULTADOS: o programa de atividade física no local de trabalho não acarretou resultados significativos sobre os níveis de ansiedade, depressão, Burnout e estresse ocupacional. No entanto, após a intervenção, os participantes relataram melhor percepção de dor e sensação de fadiga no trabalho. CONCLUSÃO: o programa de atividade no local de trabalho não resultou em efeitos benéficos sobre estresse ocupacional e variáveis psicológicas, mas foi bem-aceito pelos profissionais de enfermagem, que relataram melhora na percepção da saúde e qualidade de vida relacionada ao trabalho.

Acompanhamento telefônico de pacientes pós-prostatectomia radical: revisão sistemática

Telephone follow-up of patients after radical prostatectomy: a systematic review

Luciana Regina Ferreira da Mata; Ana Cristina da Silva; Maria da Graça Pereira; Emilia Campos de Ca...

OBJETIVO: avaliar e sintetizar as melhores evidências científicas de ensaios clínicos controlados randomizados sobre acompanhamento telefônico de pacientes pós-prostatectomia radical, a partir de informações sobre como as chamadas telefônicas são realizadas e os efeitos clínicos e psicológicos para os indivíduos que receberam essa intervenção. MÉTODO: a busca foi realizada nas bases eletrônicas MEDLINE, Web of Science, Embase, CINAHL, LILACS e Cochrane. Das 368 referências encontradas, cinco foram selecionadas. RESULTADOS: dois estudos testaram intervenções direcionadas ao apoio psicológico e três testaram intervenções direcionadas aos efeitos físicos do tratamento. A intervenção psicoeducativa para o gerenciamento da incerteza, referente à doença e ao tratamento, apresentou evidências estatisticamente significativas, reduziu o nível da incerteza e da angústia gerada por essa. CONCLUSÃO: foi possível determinar os efeitos benéficos do acompanhamento telefônico, sendo uma ferramenta útil para o acompanhamento de pacientes pós-prostatectomia.

Errata