Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V21N5

De 13 a 23 de 23 itens(s).

Artigos Originais

Estudo retrospectivo da implementacao do processo de enfermagem em uma area de saude

Retrospective study of the implementation of the nursing process in a health area

Joseba Xabier Huitzi-Egilegor; Maria Isabel Elorza-Puyadena; Jose Maria Urkia-Etxabe; Maria Victoria...

OBJETIVOS: analisar os períodos de início da aplicação do processo de enfermagem em centros de saúde públicos e privados de Gipuskoa, País Basco, e da incorporação tanto do diagnóstico de enfermagem da NANDA-I quanto das terminologias Classificação de Intervenções em Enfermagem e Classificação de Resultados em Enfermagem a essa atividade. MATERIAIS E MÉTODOS: estudo retrospectivo, realizado por meio da análise de registros de enfermagem utilizados nos 158 centros de saúde que compuseram os locais de estudo. RESULTADOS: os dados coletados mostraram que, em Gipuskoa, o processo de enfermagem começou a ser utilizado na década de 1990. O diagnóstico de enfermagem da NANDA-I tem sido usado desde 1996, e as terminologias Classificação de Intervenções em Enfermagem e Classificação de Resultados em Enfermagem têm sido usadas desde 2004. CONCLUSÃO: conclui-se que os centros de saúde públicos são os que, de forma geral, iniciaram primeiramente a metodologia do processo de enfermagem, e que, em comparação com os Estados Unidos da América e o Canadá, a implementação do processo de enfermagem foi iniciada cerca de 20 anos depois, o uso de diagnósticos de enfermagem da NANDA-I cerca de 15 anos depois, e o uso das terminologias Classificação de Intervenção em Enfermagem e Classificação de Resultados em Enfermagem em torno de 6 anos após.

Associacao entre a incapacidade funcional do idoso e a sobrecarga do cuidador familiar

The association between the functional incapacity of the older adult and the family caregiver's burden

Edileuza de Fatima Rosina Nardi; Namie Okino Sawada; Jair Licio Ferreira Santos

OBJETIVO: identificar a associação entre a capacidade funcional do idoso e a sobrecarga do cuidador. MÉTODO: estudo transversal, quantitativo, realizado em um município do norte do Paraná, com 178 idosos que apresentavam incapacidade funcional e seus cuidadores. Utilizou-se a Medida de Independência Funcional , para avaliar a capacidade funcional do idoso e a Zarit Burden Interview para avaliar a sobrecarga do cuidador, analisando-se quantitativamente os resultados. A maioria dos idosos era do sexo feminino, viúvas, com média de idade de 79,9 anos, necessitando de assistência de até 50% para realizar as tarefas da vida diária. A maioria dos cuidadores era do sexo feminino, filhas, casadas, com média de idade de 56,7 anos. RESULTADO: a maioria dos cuidadores relatou sobrecarga moderada; os homens apresentaram maiores chances de menor sobrecarga do que as mulheres e quanto mais independente o idoso, maiores as chances de menor sobrecarga do cuidador. CONCLUSÃO: estimular ações voltadas à promoção do envelhecimento ativo e saudável, centradas na manutenção da capacidade funcional e autonomia do idoso, bem como implantar estratégias de organização do cuidado no domicílio, que incluam a saúde do cuidador, poderão contribuir para minimizar os efeitos da sobrecarga sobre ele e melhorar sua qualidade de vida.

Consumo de alcool de acordo com caracteristicas sociodemograficas em jovens de 18 a 24 anos

Alcohol consumption in young people between 18 and 24 years according to sociodemographic characteristics

Maria Belen Villace; Alicia Ruth Fernandez; Moacyr Lobo da Costa Junior

OBJETIVO: identificar o consumo de álcool, de acordo com as características sociodemográficas em jovens de 18 a 24 anos, provenientes da província de Córdoba, Argentina, e que participaram do Levantamento Nacional de Fatores de Risco. MÉTODO: foi realizado um estudo quantitativo, analítico e transversal com uma amostra de 240 jovens. O consumo de álcool e as características sociodemográficas foram analisados mediante a aplicação da análise bivariada, razão de risco e intervalos de confiança. RESULTADOS: a prevalência do consumo de álcool na vida foi de 79,17%, a prevalência-ano 72,91% e a prevalência-mês 57,08%, o consumo excessivo episódico e o consumo regular de risco correspondem a 25,55 e 24,19%, respectivamente. O consumo no último mês foi maior entre homens (p=0,0028), jovens solteiros (p=0,0001), com educação secundária completa (p=0,0306). CONCLUSÃO: na província de Córdoba, o uso de substâncias psicoativas, entre elas o álcool, não tem sido foco de interesse nas investigações em anos recentes, porém, o abuso do álcool está associado a outros fatores de risco, tais como acidentes e violência, e como fator de comorbidade e mortalidade precoce, portanto, o consumo de álcool entre os jovens é um tema preocupante que, quando caracterizado, deve ser tratado com ações preventivas.

Conhecimentos, atitudes e praticas de enfermeiros e medicos sobre a transmissao vertical da hepatite B

Knowledge, attitudes and practices of nurses and doctors about the vertical transmission of hepatitis B

Isabela Cristina de Miranda Goncalves; Maria Jacirema Ferreira Goncalves

OBJETIVO: identificar conhecimentos, atitudes e práticas de médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e de uma maternidade sobre a transmissão vertical da hepatite B. MÉTODO: estudo transversal, com questionário autopreenchível aplicado aos profissionais. Os dados foram analisados conforme categoria profissional e local de atuação, cujas diferenças foram testadas pelo ?2 e significância <5%. RESULTADOS: os profissionais reconhecem as hepatites virais como agravos de notificação compulsória, porém, nem todos conhecem seus mecanismos de transmissão. Grande parte dos profissionais solicita sorologia, especificando o marcador, principalmente os médicos. A maioria dos enfermeiros de Saúde da Família não indica vacina contra hepatite B para gestantes, embora conheçam o esquema vacinal. A maioria dos médicos da maternidade possui conhecimentos corretos sobre a prevenção da transmissão vertical. CONCLUSÃO: as diferenças nos conhecimentos, atitudes e práticas sobre a transmissão vertical da hepatite B revelam que a população está em risco, visto que nem todos os profissionais envolvidos conhecem ou executam corretamente as estratégias de controle da transmissão vertical da hepatite B. Os enfermeiros dominam aspectos vacinais e os médicos dominam aspectos relacionados ao manejo dos casos com sorologia positiva.

Cirurgia segura em pediatria: elaboração e validação de checklist de intervenções pré-operatórias

Safe pediatric surgery: development and validation of preoperative interventions checklist

Maria Paula de Oliveira Pires; Mavilde da Luz Goncalves Pedreira; Maria Angelica Sorgini Peterlini

OBJETIVOS: o estudo teve como objetivo elaborar e validar um checklist de intervenções pré-operatórias pediátricas, relacionadas à segurança do paciente submetido a cirurgias. MÉTODO: estudo do tipo metodológico referente à construção e validação de instrumento contendo indicadores de cuidado seguro pré-operatório. O checklist foi submetido à validação, por meio da técnica Delphi, fixando-se nível de consenso de 80%. RESULTADOS: a validação foi realizada com cinco profissionais especialistas na área e, após duas rodadas da técnica Delphi, obteve-se consenso, tanto para o conteúdo como para o construto. CONCLUSÃO: o "Checklist Pediátrico para Cirurgia Segura", ao simular o caminho a ser percorrido pela criança, durante o período pré-operatório, pode constituir instrumento capaz de colaborar para que etapas do preparo e promoção de cirurgia segura sejam realizadas, ao se identificar a presença ou ausência das ações necessárias para a promoção da segurança do paciente.

Mulheres nas equipes de enfermagem: identificacao organizacional e vivencias de prazer e sofrimento

Women in nursing teams: organizational identification and experiences of pleasure and suffering

Adriane Vieira; Marilia Alves; Plinio Rafael Reis Monteiro; Fernando Coutinho Garcia

OBJETIVO: analisar o grau de influência da identificação organizacional nas vivências de prazer e de sofrimento das mulheres integrantes das equipes de enfermagem, de dois hospitais gerais de Belo Horizonte. MÉTODO: estudo quantitativo, realizado com 97 enfermeiras e 414 técnicas de enfermagem, escolhidas por conveniência, em seus locais de trabalho. Utilizou-se um questionário autoadministrado, com três escalas do tipo Likert: auto e heteropercepção, identificação com a organização e vivências de prazer e de sofrimento no trabalho. RESULTADOS: as relações estruturais explicaram percentual pequeno da variabilidade da identificação organizacional e demonstrou que a auto e heteropercepção apresentam-se como fatores pouco relevantes na identificação do profissional com sua organização. CONCLUSÕES: ao se considerar o quanto a auto e heteropercepção e a identificação organizacional impactam, em conjunto, as vivências de prazer e de sofrimento, observou-se maior poder explicativo para esgotamento profissional, falta de reconhecimento, liberdade de expressão e realização profissional.

Motivacoes, contradicoes e ambiguidades na lideranca de enfermeiros em cargo de chefia num hospital universitario

Motivations, contradictions and ambiguities in the leadership of nurses in management positions in a university hospital

Clarice Maria Dall'Agnol; Gisela Maria Schebella Souto de Moura; Ana Maria Muller de Magalhaes; Mari...

OBJETIVO: analisar as contradições e ambiguidades que perpassam a motivação de enfermeiros para o exercício da liderança em cargo de chefia, em um hospital universitário. MÉTODO: abordagem qualitativa, exploratório-descritiva, totalizando 33 entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise temática. RESULTADOS: as informações convergiram para cinco categorias: motivação para assumir cargo de chefia; o olhar das chefias de enfermagem sobre o exercício da liderança; a face emblemática de trabalhar com as pessoas; liderança em enfermagem - mediadora e conciliadora, e o tempo: um dilema entre gerenciar e assistir. CONCLUSÃO: liderar pessoas ora é um grande estímulo ora se torna um aspecto dificultador, tendo em vista as nuances do trabalho em equipe e a complexidade do contexto no qual se constrói esse processo. Além disso, as atitudes conciliadoras e de mediação mostraram-se primordiais para um clima organizacional saudável e produtivo, no entanto, a falta de tempo foi apontada como um dilema entre gerenciar e assistir.

Jornada de trabalho e comportamentos de saude entre enfermeiros de hospitais publicos

Working hours and health behaviour among nurses at public hospitals

Juliana da Costa Fernandes; Luciana Fernandes Portela; Lucia Rotenberg; Rosane Harter Griep

OBJETIVOS: analisar diferenças entre os sexos na descrição das jornadas profissional, doméstica e total e avaliar sua associação com comportamentos relacionados à saúde entre enfermeiros. MÉTODO: trata-se de estudo transversal, realizado em 18 hospitais públicos no município do Rio de Janeiro. A coleta de dados se baseou em questionários. Foram considerados elegíveis todos os enfermeiros que atuavam na assistência (n=2279). RESULTADOS: homens e mulheres diferiram significativamente quanto às jornadas de trabalho. O grupo feminino apresentou as jornadas doméstica e total mais extensas, quando comparadas às jornadas do grupo masculino. Em contrapartida, a jornada profissional foi mais longa entre os homens. Para as mulheres, tanto a jornada profissional quanto a total se associaram ao consumo excessivo de alimentos fritos e de café, à ausência de exercício físico e à maior prevalência de sobrepeso/obesidade. CONCLUSÃO: tanto a jornada profissional como a doméstica devem ser consideradas nos estudos sobre a saúde, o cuidado de si e o cuidado prestado no contexto de trabalhadores de enfermagem, em especial, entre as mulheres. Os resultados ressaltam a necessidade de ações de promoção da saúde nesse grupo ocupacional e a importância de avaliar o impacto das longas jornadas na saúde dos trabalhadores.

Analise do perfil lipidico de uma populacao de estudantes universitarios

Study of Lipid profile in a population of university students

Roberto Wagner Junior Freire de Freitas; Marcio Flavio Moura de Araujo; Adman Camara Soares Lima; Da...

OBJETIVO: avaliar o perfil lipídico de uma população de estudantes universitários. MÉTODO: estudo transversal, realizado com 702 alunos, de ambos os gêneros, matriculados nos diversos cursos de uma universidade pública de Fortaleza, CE. Os dados sociodemográficos e os relativos aos hábitos de vida foram coletados mediante questionário autopreenchido. A coleta sanguínea foi realizada em um laboratório de análises clínicas. RESULTADOS: prevaleceu uma população jovem, com média de idade de 21,5 anos e do gênero feminino (62,7%). Valores elevados de triglicerídeos, colesterol total e colesterol associado à lipoproteína de baixa densidade foram encontrados em 23,0%, 9,7% e 5,9% dos alunos, respectivamente. O colesterol associado à lipoproteína de alta densidade apresentou-se com valores diminuídos em 12,0% dos sujeitos, apresentando, também, associação estatisticamente significativa com o tabagismo (p=0,0231) e sedentarismo (p=0,0357). CONCLUSÃO: alterações no perfil lipídico estão presentes na população jovem e estudos de intervenção devem ser incentivados com a finalidade de diminuir a prevalência de doenças cardiovasculares na idade adulta.

Eficacia da Calatonia sobre os parametros clinicos no periodo pos-operatorio imediato: estudo clinico

Efficiency of Calatonia on clinical parameters in the immediate post-surgery period: a clinical study

Elaine Ferreira Lasaponari; Aparecida de Cassia Giani Peniche; Ruth Natalia Teresa Turrini; Eliane d...

OBJETIVO: avaliar a eficácia da técnica da Calatonia sobre os parâmetros clínicos e dor no pós-operatório imediato. MÉTODO: foi realizado um estudo randomizado, com 116 pacientes, submetidos à cirurgia de colecistectomia por videolaparoscopia, divididos em grupos experimental (58 pacientes) e placebo (58 pacientes). O grupo experimental recebeu a técnica da Calatonia, e o placebo foi submetido apenas a toques não intencionais. RESULTADOS: o grupo placebo e experimental foram considerados homogêneos quanto às variáveis: sexo, idade, Physical Status Classification, tempo de procedimento cirúrgico e de permanência na sala de recuperação pós-anestésica. Somente a temperatura corpórea axilar apresentou diferença estatística significante. Quanto à dor, o grupo experimental apresentou resultados significativos, podendo-se inferir que o relaxamento proporcionado pela técnica de Calatonia trouxe o alívio do quadro doloroso. CONCLUSÃO: a aplicação da Calatonia pode atuar como recurso complementar à assistência no período pós-operatório imediato. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: UTN U1111-1129-9629.

Editorial

Doencas cronicas e os desafios para a producao de conhecimento em saude

Chronic conditions and the challenges for knowledge production in health

Regina Aparecida Garcia de Lima