Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V22N1

De 13 a 23 de 23 itens(s).

Artigos Originais

Mulheres com risco cardiovascular após pré-eclâmpsia: há seguimento no Sistema Único de Saúde?

Women with cardiovascular risk after preeclampsia: is there follow-up within the Unified Health System in Brazil?

Maria de Lourdes Costa da Silva; Ana Cristina Araújo de Andrade Galvão; Nilba Lima de Souza; Georg...

OBJETIVOS: identificar mulheres com risco cardiovascular, cinco anos após a pré-eclâmpsia, e averiguar o seguimento dessas mulheres no Sistema Único de Saúde, em Natal, Rio Grande do Norte. MÉTODOS: estudo exploratório, quantitativo, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal. A amostra foi de 130 mulheres, 65 com pré-eclâmpsia e 65 normotensas. RESULTADOS: constatou-se diferença estatística significativa no que se refere ao índice de massa corpórea, peso, histórico familiar de doenças cardiovasculares e complicação cardiovascular entre as mulheres com pré-eclâmpsia prévia e as normotensas. Os grupos desconheciam os fatores de risco cardiovasculares e, além disso, referiam dificuldades de acesso aos serviços de atenção primária. CONCLUSÕES: as mulheres com histórico de pré-eclâmpsia possuíam risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares, desconheciam as complicações tardias dessa doença e não recebiam seguimento ambulatorial diferenciado em relação às normotensas.

Detecção do papilomavírus humano em citologias cervicais de mulheres atendidas no Programa Saúde da Família

Human papillomavirus detection in cervical scrapes from women attended in the Family Health Program

Everton Faccini Augusto; Larissa Silva dos Santos; Ledy do Horto dos Santos Oliveira

OBJETIVOS: identificar a prevalência do papilomavírus humano, os fatores de risco associados e a distribuição dos genótipos nas mulheres referenciadas para rastreamento do câncer cervical, durante o atendimento no Programa de Saúde da Família. MÉTODO: foi realizado levantamento de corte transversal com 351 mulheres. A amplificação do DNA por reação da cadeia da polimerase e a análise do polimorfismo de fragmentos de restrição foram aplicadas para detectar e tipificar o papilomavírus. RESULTADOS: a infecção pelo vírus foi detectada em 8,8% das amostras. Entre os 21 genótipos diferentes identificados neste estudo, 14 foram de alto risco para o câncer cervical, e o tipo 16 foi o mais prevalente. A infecção foi associada a mulheres com parceiros sexuais diversos. Os tipos de baixo risco foram associados com mulheres mais novas, enquanto o grupo de alto risco foi vinculado a alterações citológicas. CONCLUSÃO: nesta amostra, atendida por um Programa de Saúde da Família, encontraram-se níveis baixos de infecção pelo papilomavírus. Foi detectada, também, associação entre a frequência do vírus e o comportamento sexual. Porém, a grande variedade de genótipos detectados merece atenção relacionada à cobertura vacinal, que abrange somente tipos prevalentes de HPV.

Assistência pré-natal à adolescente e os atributos da Atenção Primária à Saúde

Prenatal Care for Adolescents and attributes of Primary Health Care

Maria Cristina Barbaro; Angelina Lettiere; Ana Márcia Spanó Nakano

OBJETIVO: avaliar a atenção pré-natal às adolescentes em unidades de saúde, segundo os atributos da Atenção Primária à Saúde. MÉTODO: estudo de abordagem quantitativa, realizado com profissionais de saúde, utilizando-se o instrumento Primary Care Assessment Tool-Brasil, para analisar a presença e extensão dos atributos. RESULTADOS: para todas as unidades participantes, o atributo acesso obteve escore =6,6; os atributos longitudinalidade, coordenação (integração de cuidados), coordenação (sistemas de informação) e integralidade obtiveram escores =6,6 e escore essencial =6,6. Comparando-se as unidades básicas e as unidades de saúde da família, os escores estão igualmente distribuídos: acessibilidade: =6,6 e os demais atributos com escores =6,6, no entanto, o escore essencial nas unidades básicas foi =6,6 e nas unidades de saúde da família foi =6,6. CONCLUSÃO: a ampliação da cobertura das unidades de saúde da família e a capacitação profissional podem ser estratégias para qualificar a atenção à saúde.

Adaptação cultural do Family Management Measure para famílias de crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas

Cultural adaptation of the Family Management Measure among families of children and adolescents with chronic diseases

Carolliny Rossi de Faria Ichikawa; Regina Szylit Bousso; Maira Deguer Misko; Ana Marcia Chiaradia Me...

OBJETIVOS: realizar a adaptação cultural do Family Management Measure para a língua portuguesa do Brasil. MÉTODO: o método obedeceu às recomendações internacionais para este tipo de estudo, composta pelas seguintes etapas - tradução do instrumento para língua portuguesa, obtenção do consenso das versões traduzidas, avaliação pelo comitê de especialistas, retrotradução e pré-teste. RESULTADOS: tais etapas permitiram o alcance das equivalências conceitual, de itens, semântica, idiomática, operacional e validação do conteúdo. CONCLUSÃO: o Family Management Measure apresenta-se adaptado para a língua portuguesa do Brasil, agora denominado Instrumento de Medida de Manejo Familiar.

Correlação entre temperatura corporal, pressão arterial e concentração plasmática de óxido nítrico em pacientes com sepse

Correlation between body temperature, blood pressure and plasmatic nitric oxide in septic patients

Flávia Helena Pereira; Marcelo Eduardo Batalhão; Evelin Capellari Cárnio

OBJETIVO: pesquisar se há relação entre os níveis plasmáticos de nitrato e os valores da temperatura corporal e os da pressão arterial em pacientes com sepse, sepse grave e choque séptico. MÉTODO: estudo prospectivo observacional, desenvolvido em hospital brasileiro. Os dados foram coletados entre julho e dezembro de 2009. Vinte e nove pacientes foram incluídos na amostra. Foi realizada a coleta do sangue (10mL) para posterior análise dos níveis plasmáticos de nitrato, em laboratório. RESULTADOS: a síntese de óxido nítrico está aumentada em pacientes com choque séptico e está inversamente relacionada aos valores de temperatura corporal. CONCLUSÃO: esses dados mostram que a medição da temperatura corporal e a observação de quadros hipotérmicos em pacientes sépticos podem ser importantes para guiar a enfermagem, no que se refere à evolução de sujeitos com sepse, para o estado de choque séptico.

Avaliação da conformidade da prática assistencial de manutenção do cateter temporário duplo lúmen para hemodiálise

Evaluation of the conformity of assistential practice in the maintenance of the temporary double-lumen dialysis catheter

Késia Alves Gomes Rosetti; Daisy Maria Rizatto Tronchin

OBJETIVO: avaliar a conformidade da prática assistencial de manutenção do cateter temporário duplo lúmen para hemodiálise, por meio do emprego do indicador de processo, no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. MÉTODO: estudo quantitativo, exploratório-descritivo, observacional. A casuística compôs-se de 155 observações de portadores de cateter temporário de duplo lúmen, no período de março a novembro de 2011, empregando-se o Indicador de Manutenção do Cateter Temporário Duplo Lúmen para Hemodiálise. RESULTADOS: o índice da conformidade geral da prática assistencial correspondeu a 65,8%. Dos 13 componentes da prática, 9 (69,2%) atingiram 100% de conformidade. A higiene das mãos pelo profissional e o uso de máscara pelo paciente, na desconexão da hemodiálise, apresentaram os piores índices (83,9%). CONCLUSÃO: embora as ações avaliadas estejam implementadas na unidade, há necessidade de propor e aplicar estratégias educativas à equipe de saúde, bem como instituir avaliações periódicas, no sentido de elevar os índices de conformidade garantindo a qualidade dos serviços na hemodiálise.

Avaliação da dor em repouso e durante atividades no pós-operatório de cirurgia cardíaca

Assessment of pain during rest and during activities in the postoperative period of cardiac surgery

Larissa Coelho de Mello; Silvio Fernando Castro Rosatti; Priscilla Hortense

OBJETIVO: avaliar intensidade e localização da dor, após cirurgia cardíaca por esternotomia, durante o repouso e em cinco atividades. MÉTODO: estudo descritivo de coorte prospectivo. Participaram 48 sujeitos. Utilizou-se a Escala Multidimensional para Avaliação da Dor. RESULTADOS: a dor no pós-operatório de cirurgia cardíaca apresentou-se de intensidade moderada, durante o repouso e decrescente com o passar dos dias. Durante as atividades, a intensidade da dor foi moderada no 1º e 2º pós-operatório e diminuiu a partir do 3º pós-operatório, com exceção da atividade tossir, em que houve diminuição apenas no 6º pós-operatório. As atividades tossir, virar-se de lado, respirar profundamente e o repouso estão apresentadas, respectivamente, em ordem decrescente de intensidade. A região do esterno foi o local de dor mais referido. CONCLUSÃO: a avaliação da dor nos sujeitos submetidos à cirurgia cardíaca no repouso e durante atividades se faz de extrema importância para adequar o manejo e evitar complicações pós-operatórias e recuperação cirúrgica retardada.

Visibilidade da enfermagem nas mídias impressa e online

The exposure of the nursing profession in online and print media

Rodrigo José Martins Cardoso; João Manuel Garcia de Nascimento Graveto; Ana Maria Correia Albuquer...

OBJETIVO: descrever a cobertura noticiosa da profissão de enfermagem nas mídias portuguesas - sítios informativos da Internet e imprensa escrita. MÉTODOS: foram colhidas 1.271 notícias de saúde nos meses de setembro e outubro de 2011 (956 notícias online e 325 provenientes da resenha de imprensa da Ordem dos Enfermeiros Portugueses) e recorreu-se à análise estatística para caracterizar as variáveis definidas. RESULTADOS: os enfermeiros constituíram-se como fontes de informação em 6,6% dos casos, o que sugere baixa visibilidade mediática. As notícias de saúde colhidas são caracterizadas por produção noticiosa baseada em fontes de informação pouco variadas, oficiais e de gênero masculino, em informação divulgada por agências noticiosas e focada em questões econômicas e políticas da saúde. CONCLUSãO: a presença dos enfermeiros nas notícias de saúde é reduzida. Sugere-se que esses desenvolvam competências de comunicação pública, que visem a divulgação da importância da profissão para a sociedade e a relação com as mídias.

Tempo de assistência direta e indireta de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

Direct and indirect nursing care time in an Intensive Care Unit

Luciana Emi Kakushi; Yolanda Dora Martinez Évora

OBJETIVO: identificar o tempo de assistência direta e indireta de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva. MÉTODO: estudo descritivo/exploratório, desenvolvido em um hospital privado. Utilizou-se o sistema de classificação Nursing Activities Score, para estimar o tempo de assistência direta e o Prontuário Eletrônico do Paciente, para a assistência indireta. Os dados foram coletados no período de março a junho de 2011. RESULTADOS: os achados mostraram que o tempo médio de assistência de enfermagem foi de 29,5 horas, sendo 27,4 horas na assistência direta e 2,1 horas na assistência indireta por paciente/dia. O tempo de assistência de enfermagem foi maior nos finais de semana e feriados, com maior predomínio do uso do prontuário eletrônico no período noturno. CONCLUSÃO: a identificação do tempo de assistência de enfermagem contribuirá para a avaliação quantitativa dos recursos humanos, auxiliando na determinação da carga de trabalho e no dimensionamento de pessoal.

Custo total com pessoal para implementação de um sistema de apoio à decisão em enfermagem

Total staff costs to implement a decision support system in nursing

Valéria Castilho; Antônio Fernandes Costa Lima; Fernanda Maria Togeiro Fugulin; Heloisa Helena Ciq...

OBJETIVO: identificar os custos com mão de obra direta para a implementação de um sistema de apoio a decisão em enfermagem no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. MÉTODO: o desenvolvimento do sistema de apoio à decisão foi mapeado em quatro subprocessos: concepção, elaboração, construção e transição. Calculou-se a mão de obra direta utilizando-se a somatória do salário-base, por categoria profissional, mais os quinquênios, verbas de representação e encargos sociais, dividindo-os pelo número de horas contratuais, obtendo-se o salário-hora/profissional que foi multiplicado pelo tempo despendido em cada atividade dos subprocessos. RESULTADOS: o custo da mão de obra direta correspondeu a R$752.618,56 (100%), sendo R$26.000.00 (3,45%) procedentes de financiamento de órgão de fomento e R$726.618,56 (96,55%) de recursos do Hospital e da Universidade. CONCLUSÃO: do custo total com mão de obra direta, 72,1% referiu-se aos honorários dos profissionais de empresa de consultoria em informática e 27,9% destinou-se à mão de obra direta de profissionais do Hospital Universitário e da Escola de Enfermagem.

Avaliação do extrato da Zeyheria tuberculosa na perspectiva de um produto para cicatrização de feridas

Evaluation of the extract of Zeyheria tuberculosa with a view to products for wound healing

Patrícia de Albuquerque Sarmento; Terezinha da Rocha Ataíde; Ana Paula Fernandes Barbosa; João Xa...

OBJETIVOS: avaliar as atividades antimicrobiana, citotóxica e cicatrizante do extrato etanólico do caule da Z. tuberculosa por via tópica e/ou ingestão oral. MÉTODO: ensaios antimicrobianos in vitro pelo método de difusão em disco, teste de toxicidade da Artemia salina e ensaios in vivo com ratos Wistar. Nesses foram coletados dados clínicos, histológicos e bioquímicos para avaliação do processo de cicatrização. RESULTADOS: ensaios antimicrobianos in vitro mostraram atividade frente à Streptococcus pyogenes, Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis, com halos de inibição de 18, 14 e 10mm, respectivamente. A melhor concentração inibitória mínima foi 62,5µg/mL para S. aureus, sendo essa bactéria escolhida para os ensaios in vivo. Animais tratados com as pomadas do extrato da Z. tuberculosa apresentaram melhores resultados na redução do diâmetro da ferida, dado confirmado pela presença de reepitelização nos cortes histológicos. CONCLUSÃO: o extrato mostrou-se promissor para a continuação de estudos que identifiquem os princípios ativos responsáveis pela atividade farmacológica e seu mecanismo de ação no processo de cicatrização de feridas, a fim de desenvolver um produto que possa ser utilizado de forma alternativa no reparo de feridas cutâneas infectadas.