Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Estudo avalia relação entre condições sociais e mortalidade por diabetes

Créditos da imagem: Freepik

Pesquisa mostra como fatores socioeconômicos moldam o destino de pacientes com a doença

O Brasil, com sua diversidade cultural e paisagens diversas, é um país que enfrenta questões de saúde que refletem diretamente suas nuances sociais. No meio desse mosaico, a diabetes emerge como uma preocupação crescente, afetando não apenas indivíduos, mas também comunidades inteiras. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE) lança luz sobre a relação entre as condições sociais, indicadores de saúde e a mortalidade relacionada à diabetes no Brasil. Orientado pela professora Thereza Maria Magalhães Moreira, que possui vasta experiência no campo, e conduzido por Thiago Santos Garces, o estudo busca compreender os fatores que afetam as taxas de mortalidade pela doença no país.

A pesquisa explora a natureza contínua dos desafios enfrentados por pacientes com a doença. Essas dificuldades variam de acordo com os tipos de diabetes, como o tipo 1 e o tipo 2. Pacientes com diabetes tipo 1 enfrentam crises durante o diagnóstico e a adolescência, enquanto aqueles com diabetes tipo 2 muitas vezes lidam com as consequências de escolhas de estilo de vida inadequadas ao longo dos anos. Uma das descobertas mais notáveis ​​do estudo é a forte ligação entre condições sociais e as taxas de mortalidade por diabetes.

“As características individuais, como a falta de acesso à saúde e os baixos níveis de escolaridade, emergem como fatores significativos que influenciam os desfechos de óbito. O acesso limitado à saúde, a falta de cobertura de estratégias de saúde da família e índices de vulnerabilidade social estão intimamente ligados às taxas de mortalidade. Notavelmente, os pacientes com menos de três anos de educação formal foram identificados como mais suscetíveis a desfechos negativos”, destacou a professora.

O estudo adotou uma abordagem abrangente, analisando dados de todos os estados do Brasil de janeiro de 2010 a dezembro de 2020. Após a avaliação, foi constado que morrem mais mulheres do que homens, sendo 55% das vítimas pessoas do sexo feminino. O ápice da mortalidade pela doença está também relacionado à idade e raça, sendo pessoas de 80 anos ou mais 29,9% das mortes e pessoas paradas 36,3%. Por fim, o dado mais alarmante foi referente à escolaridade, quando cidadãos que possuem no máximo três anos de estudo representam 48,3% dos mortos por diabetes.

Quanto ao recorte por região, o Nordeste do Brasil, por exemplo, experimentou um aumento geral nas taxas de mortalidade pela doença, com 34,4 mortes por 100 mil habitantes.. No entanto, o estado do Ceará destacou-se com uma redução consistente de 2% ao ano entre 2009 e 2020.

A chave do cuidado - No coração da pesquisa, está a convicção de que cuidar da saúde vai além de protocolos frios e impessoais. A professora Thereza destaca a importância de entender profundamente os pacientes como indivíduos. Ela ressalta que cada pessoa traz consigo um conjunto único de circunstâncias, experiências e necessidades. “A enfermagem não pode se limitar a fórmulas genéricas, ela deve se adaptar a cada situação. Essa perspectiva é especialmente relevante quando se trata de doenças crônicas como a diabetes. Cada paciente é uma história em evolução, e a intersecção entre suas condições sociais e a saúde muitas vezes determina o rumo de sua jornada”, enfatizou.

O pesquisador Thiago Santos Garces mergulhou nesse desafio analisando meticulosamente fatores como a falta de acesso à educação, renda e até mesmo a presença de um banheiro em casa podem influenciar as taxas de mortalidade por diabetes. A abordagem personalizada não é apenas um ideal, mas uma necessidade urgente, refletindo o compromisso de compreender e atender verdadeiramente as necessidades da população. Uma das principais lições extraídas a partir desta pesquisa é a importância de uma abordagem personalizada no tratamento de pacientes com diabetes. O conhecimento das características individuais dos pacientes é fundamental para moldar estratégias de cuidado eficazes.

“Temos um olhar otimista para o futuro. Planejamos expandir as análises realizadas e desenvolver mecanismos de previsão para desfechos negativos relacionados à diabetes e outras doenças crônicas. Além disso, temos que reiterar a importância de obter dados atualizados da população por meio de um novo censo, a fim de avaliar com precisão os indicadores de saúde e as tendências da população. Tecnologias de orientação, como aplicativos e materiais informativos, também estão sendo desenvolvidas para melhorar a aderência ao tratamento e aos cuidados de saúde”, afirmou Thiago.

O estudo realizado pela Universidade Estadual do Ceará oferece insights valiosos sobre as complexas interações entre condições sociais, indicadores de saúde e a mortalidade relacionada à diabetes no Brasil. As descobertas enfatizam a necessidade de uma abordagem individualizada no cuidado com pacientes com diabetes e destacam as desigualdades sociais que desempenham um papel crucial nas taxas de mortalidade. Além disso, o estudo incentiva a melhoria dos sistemas de coleta de dados e a promoção da educação em saúde como formas de prevenir desfechos negativos associados ao diabetes.

Por Fabrício Santos, da Assessoria de Comunicação da RLAE

Contato para esta pauta (imprensa)
Assessoria de Comunicação da RLAE
E-mail: contato@fontescomunicacaocientifica.com