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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V21N3

De 1 a 12 de 23 itens(s).

Editorial

Ensino e Pesquisa na formação de profissionais do futuro

Teaching and Research in the preparation of future professionals

Maria Lúcia Zanetti

Artigos Originais

Valores da enfermagem como prática social: uma metassíntese qualitativa

Nursing values as social practice: a qualitative meta-synthesis

Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli; Mariana Cabral Schveitzer

OBJETIVO: identificar valores que estruturam e orientam a enfermagem enquanto prática social. MÉTODO: metassíntese qualitativa RESULTADOS: foram identificados três conceitos: a tensão entre técnica, organização e ética na prática da enfermeira; lastros históricos dos valores transversais à prática da enfermagem; atenção à ética, à reforma do sistema de saúde e à humanização da assistência. Esses levaram à síntese das variáveis principais "ordenamento" e "cuidado" que representam, respectivamente, valores balizadores dos elementos técnico-operativo e eticomoral da prática social da enfermagem. CONCLUSÃO: esses valores articulam-se sob o prisma de ordenar para bem cuidar. Reconhecê-los contribui para melhor compreensão do processo de atenção à saúde e dos cuidados de enfermagem.

Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem

Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses

Josicélia Dumêt Fernandes; Giselle Alves da Silva Teixeira; Mary Gomes Silva; Raíssa Millena Silv...

OBJETIVO: analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil. Metodologia: foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos). RESULTADOS: o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos. CONCLUSÃO: não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras.

Condicionantes e/ou determinantes do retorno à atividade sexual no puerpério

Constraints and/or determinants of return to sexual activity in the puerperium

Cleci de Fátima Enderle; Nalú Pereira da Costa Kerber; Valéria Lerch Lunardi; Camila Magroski Gou...

OBJETIVO: identificar fatores que condicionam e/ou determinam o retorno das atividades sexuais no puerpério. MÉTODO: estudo exploratório e descritivo, desenvolvido em um hospital universitário do Sul do Brasil. Fizeram parte do estudo 15 puérperas que realizaram a consulta de enfermagem, no período de agosto a outubro de 2011. A coleta de dados aconteceu por entrevista semiestruturada, após o término da consulta, questionando-as quanto ao retorno da atividade sexual e às sensações envolvidas nesse processo. RESULTADOS: o medo de uma nova gravidez foi o principal determinante/condicionante do retorno sexual no pós-parto. Na análise temática despontou, como fatores condicionantes e/ou determinantes, o medo de sentir dor, a liberação do profissional de saúde, a vergonha do próprio corpo e as alterações na libido. CONCLUSÃO: considera-se fundamental que a temática da anticoncepção seja abordada com a mulher/casal durante o pré-natal, para que tenha oportunidade de reflexão e diálogo, anterior ao momento crítico em si.

Ensino da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância na graduação em enfermagem

Teaching of the Integrated Management of Childhood Illness strategy in undergraduate nursing programs

Elizabeth Fujimori; Cinthia Hiroko Higuchi; Emília Gallindo Cursino; Maria De La Ó Ramallo Veríss...

OBJETIVO: descrever e analisar o ensino da Estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, praticado na graduação em enfermagem no Brasil. MÉTODO: estudo transversal que integrou pesquisa internacional. Foram convidados a acessar o questionário eletrônico 571 cursos de graduação identificados no país. A coleta de dados foi realizada de maio a outubro de 2010. RESULTADOS: responderam ao questionário 142 cursos, sendo 3/4 (três quartos) privados, com algumas diferenças do ensino entre as instituições públicas e privadas. A estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância integrava o conteúdo teórico de 64% dos cursos e o conteúdo prático de 50%. Unidades básicas de saúde eram os locais mais usados para ensino prático. O módulo tratamento era o menos ensinado e poucos cursos possuíam os manuais da estratégia. Todos utilizavam provas para avaliação, mas a participação em aulas era mais considerada nas privadas. Houve diferença somente quanto à capacitação docente na estratégia, com maioria nas instituições públicas. CONCLUSÃO: apesar da relevância da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância no cuidado à criança, seu conteúdo não é abordado em todos os cursos de graduação e constatam-se falta de capacitação docente e de material didático.

Adaptação e validação do Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care para gestantes brasileiras

Adaptation and validation of the Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care instrument among Brazilian pregnant women

Patrícia Santos Prudêncio; Fabiana Villela Mamede; Rosana Aparecida Spadoti Dantas; Luiz de Souza;...

OBJETIVO: adaptar para uso no Brasil e validar o instrumento Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care, que contém 41 itens, divididos em dois domínios (expectativa e satisfação). A versão adaptada foi submetida à análise da validade de constructo convergente, de grupos distintos, e dimensionalidade, além da análise da consistência interna (alfa de Cronbach) e estabilidade. MÉTODO: foram entrevistadas 119 gestantes em acompanhamento pré-natal; dessas, 26 responderam duas vezes ao instrumento (reteste). A consistência interna foi adequada (alfa de Cronbach = 0,70) e o teste/reteste apresentou correlação forte (r=0,82; p<0,001) para a expectativa e correlação moderada (r=0,66; p<0,001) para a satisfação. As análises realizadas confirmaram a validade da versão adaptada do instrumento no grupo estudado. RESULTADOS: os resultados indicaram fortes evidências de validade e confiabilidade da versão adaptada do instrumento. CONCLUSÃO: o instrumento necessita ser testado em grupos de gestantes com diferentes características sociais.

Estado atual do ensino de Terapias Complementares na formação superior de Enfermagem na Espanha

Current status of Complementary Therapies in Spain in nursing degree

Ana Belén Fernández-Cervilla; Ana Isabel Piris-Dorado; Maria Esperança Cabrer-Vives; Ana Barquero...

OBJETIVO: descrever a situação atual de terapias complementares no ensino de enfermagem nas escolas de enfermagem na Espanha. MÉTODO: estudo descritivo. População de estudo: todas as faculdades, escolas e anexados à Espanha. A coleta de dados foi feita através de ficha de observação, análise de unidades curriculares, variáveis (créditos, tipo de curso, localização, tipo de terapia), análise descritiva dos dados relativos e absolutos, usando-se planilha Excel. RESULTADOS: na maioria das faculdades e escolas de enfermagem examinadas, referentes ao assunto Terapias Complementares, esse tema desapareceu e naquelas em que aparece é uma disciplina opcional. CONCLUSÃO: o treinamento Terapias Complementares na Espanha é deficiente porque não é coletado como matéria essencial e/ou obrigatória. A ausência de Terapias Complementares no currículo levanta questões como o seu valor em ações de formação, o conceito que tem os professores sobre o assunto, a repercussão na qualidade do atendimento, formação de professores responsáveis pela disciplina Terapias Complementares, assim como número de créditos e matéria a serem seguidos para a graduação.

Representações sociais de puérperas sobre as síndromes hipertensivas da gravidez e nascimento prematuro

Social representations of mothers about gestational hypertension and premature birth

Nilba Lima de Souza; Ana Cristina Pinheiro Fernandes de Araújo; Iris do Ceu Clara Costa

OBJETIVO: identificar os significados atribuídos por puérperas às síndromes hipertensivas da gravidez e suas consequências, como o nascimento prematuro e a hospitalização do filho na unidade de terapia intensiva neonatal MÉTODO: estudo qualitativo, baseado na Teoria do Núcleo Central, com 70 mulheres que apresentaram síndrome hipertensiva da gravidez e parto prematuro. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras com três estímulos: pressão alta na gravidez, prematuridade e unidade de terapia intensiva neonatal. RESULTADOS: foram obtidas 1.007 evocações, assim distribuídas: pressão alta na gravidez (335) prematuridade (333) e unidade de terapia intensiva neonatal (339). Constituíram-se três unidades temáticas: representação das síndromes hipertensivas da gravidez, da prematuridade e da unidade de terapia intensiva neonatal. As categorias morte e aspectos negativos foram inerentes às três unidades analisadas, seguidas de estratégias de enfrentamento e necessidade de cuidados, presentes nas síndromes hipertensivas da gravidez e prematuridade. CONCLUSÃO: o estudo teve como núcleo central a morte, e se destacaram os aspectos subjetivos presentes no ciclo gravídico e puerperal de alto risco. Espera-se que essa investigação contribua para qualificar a assistência de enfermagem à mulher adiante da problemática das síndromes hipertensivas da gravidez, para que ela possa enfrentar com menos desgastes os efeitos adversos da gravidez e de nascimento de alto risco.

Associação entre o período de graduação e fatores de risco cardiovascular em universitários

Association between moment of the undergraduate course and cardiovascular risk factors in university students

Guilherme da Silva Gasparotto; Lívia Pimenta Renó Gasparotto; Laila Miranda Rossi; Natália Boneti...

OBJETIVO: verificar a associação entre o período da graduação e fatores de risco cardiovascular em uma amostra representativa de universitários. MÉTODOS: observaram-se 1.599 universitários (1.197 calouros e 402 formandos) quanto aos seguintes fatores de risco: prática insuficiente de atividade física, consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, hábitos alimentares, excesso de peso corporal, circunferência de cintura e pressão arterial elevada. Informações referentes à prática de atividade física foram obtidas pelo instrumento International Physical Activity Questionnaire, os comportamentos pelo Youth Risk Behavior Surveillance e as informações socioambientais com a metodologia da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. RESULTADOS: foi verificada, significativamente, maior probabilidade de alunos formandos apresentarem os seguintes fatores de risco: prática insuficiente de atividade física, terem fumado nos últimos trinta dias, consumido álcool e ingestão de bebida alcoólica em excesso no mesmo período. CONCLUSÃO: os resultados sugerem que estudantes mais próximos do término da graduação demonstram maior probabilidade de apresentar alguns fatores de risco cardiovascular do que os calouros. Nesse sentido, poder-se-ia pensar em programas de prevenção e promoção à saúde, durante a graduação.

Competências emocionais no processo de ensinar e aprender em enfermagem na perspectiva das neurociências

Emotional competencies in the process of teaching and learning in nursing, from the perspective of the neurosciences

Wilza Rocha Pereira; Mara Regina Rosa Ribeiro; Valéria Binato Santili Depes; Neuci Cunha Santos

OBJETIVO: compreender aspectos da interação que ocorre entre o sentir e o aprender na perspectiva das neurociências. MÉTODO: pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, feita em duas escolas de enfermagem públicas brasileiras. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes e, na coleta de dados, empregaram-se as técnicas do questionário, entrevista individual e grupo focal. RESULTADOS: os conhecimentos do funcionamento cerebral e diferentes estruturas implicadas nos aprendizados das competências cognitivas, técnicas, emocionais e relacionais podem ajudar o docente na sua tarefa de ensinar. CONCLUSÕES: pode-se contornar as dificuldades para aprender e é necessário, como docente, desenvolver estratégias de ensino baseadas nos novos conhecimentos das neurociências, para otimizar a aprendizagem dos alunos. Esses novos conhecimentos trazem elementos que contribuem para a formação do professor, facilitam o processo para aquele que aprende e tornam mais prazeroso o ensinar.

Prevalência de pré-fragilidade para o componente velocidade da marcha em idosos

Prevalence of pre-frailty for the component of gait speed in older adults

Maria Helena Lenardt; Nathalia Hammerschmidt Kolb Carneiro; Susanne Elero Betiolli; Dâmarys Kohlbec...

OBJETIVO: investigar a pré-fragilidade e os fatores associados a essa condição, considerando as medidas de velocidade da marcha dos idosos. MÉTODO: a seleção dos participantes ocorreu por meio de critérios de inclusão/exclusão e teste de rastreamento cognitivo. A amostra foi calculada com base na estimativa da proporção populacional e constituída por 195 idosos, usuários de uma Unidade Básica de Saúde de Curitiba, PR. Os dados foram coletados mediante questionário sociodemográfico/clínico e teste de velocidade da marcha. RESULTADOS: a pré-fragilidade para velocidade da marcha possui moderada prevalência (27,3%) e associou-se à faixa etária entre 60 e 69 anos, baixa escolaridade, não se sentir solitário, utilizar anti-hipertensivo, apresentar doença cardiovascular e sobrepeso. CONCLUSÃO: considera-se relevante identificar os idosos na condição de pré-fragilidade, pois, dessa maneira, existe a possibilidade de intervenção imediata com a finalidade de estacionamento do quadro. É significativo o déficit de estudos sobre a síndrome da fragilidade em idosos brasileiros, principalmente aqueles que se referem a um componente isolado. Visto que a enfermagem gerontológica se encontra nos primeiros passos referentes à temática, entende-se que a identificação da prevalência deve ser o ponto primordial das pesquisas sobre o tema.

Mortalidade materna por hemorragia no Brasil

Maternal mortality due to hemorrhage in Brazil

Maria de Lourdes de Souza; Ruy Laurenti; Roxana Knobel; Marisa Monticelli; Odaléa Maria Brüggemann...

OBJETIVO: analisar a razão de mortalidade materna devido a hemorragia identificada no Brasil, durante o período de 1997 a 2009. MÉTODO: análise de dados populacionais com série temporal. Os dados foram obtidos nos Sistemas de Informações de Mortalidade e Nascidos Vivos do Ministério da Saúde do Brasil. Foi selecionado, para análise, o total de óbitos de mulheres com idade compreendida entre 10 e 49 anos, que ocorreram no período de 1997 a 2009, e que foram registrados como "morte materna". RESULTADOS: durante o período de pesquisa, 22.281 mortes maternas foram identificadas no Sistema de Mortalidade e, dessas, 3.179 foram devido a hemorragia, respondendo por 14,26%. A razão de mortalidade materna esteve mais elevada nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. CONCLUSÕES: o cenário brasileiro mostra desigualdades regionais em relação à mortalidade materna. A hemorragia é apresentada como um sintoma, e não como uma causa de morte.