De 1 a 12 de 23 itens(s).
Teaching and Research in the preparation of future professionals
Maria Lúcia Zanetti
Nursing values as social practice: a qualitative meta-synthesis
Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli; Mariana Cabral Schveitzer
OBJETIVO: identificar valores que estruturam e orientam a enfermagem enquanto prática social. MÉTODO: metassíntese qualitativa RESULTADOS: foram identificados três conceitos: a tensão entre técnica, organização e ética na prática da enfermeira; lastros históricos dos valores transversais à prática da enfermagem; atenção à ética, à reforma do sistema de saúde e à humanização da assistência. Esses levaram à síntese das variáveis principais "ordenamento" e "cuidado" que representam, respectivamente, valores balizadores dos elementos técnico-operativo e eticomoral da prática social da enfermagem. CONCLUSÃO: esses valores articulam-se sob o prisma de ordenar para bem cuidar. Reconhecê-los contribui para melhor compreensão do processo de atenção à saúde e dos cuidados de enfermagem.
Expansion of higher education in Brazil: increase in the number of Undergraduate Nursing courses
Josicélia Dumêt Fernandes; Giselle Alves da Silva Teixeira; Mary Gomes Silva; Raíssa Millena Silv...
OBJETIVO: analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil. Metodologia: foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos). RESULTADOS: o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos. CONCLUSÃO: não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras.
Constraints and/or determinants of return to sexual activity in the puerperium
Cleci de Fátima Enderle; Nalú Pereira da Costa Kerber; Valéria Lerch Lunardi; Camila Magroski Gou...
OBJETIVO: identificar fatores que condicionam e/ou determinam o retorno das atividades sexuais no puerpério. MÉTODO: estudo exploratório e descritivo, desenvolvido em um hospital universitário do Sul do Brasil. Fizeram parte do estudo 15 puérperas que realizaram a consulta de enfermagem, no período de agosto a outubro de 2011. A coleta de dados aconteceu por entrevista semiestruturada, após o término da consulta, questionando-as quanto ao retorno da atividade sexual e às sensações envolvidas nesse processo. RESULTADOS: o medo de uma nova gravidez foi o principal determinante/condicionante do retorno sexual no pós-parto. Na análise temática despontou, como fatores condicionantes e/ou determinantes, o medo de sentir dor, a liberação do profissional de saúde, a vergonha do próprio corpo e as alterações na libido. CONCLUSÃO: considera-se fundamental que a temática da anticoncepção seja abordada com a mulher/casal durante o pré-natal, para que tenha oportunidade de reflexão e diálogo, anterior ao momento crítico em si.
Teaching of the Integrated Management of Childhood Illness strategy in undergraduate nursing programs
Elizabeth Fujimori; Cinthia Hiroko Higuchi; Emília Gallindo Cursino; Maria De La Ó Ramallo Veríss...
OBJETIVO: descrever e analisar o ensino da Estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, praticado na graduação em enfermagem no Brasil. MÉTODO: estudo transversal que integrou pesquisa internacional. Foram convidados a acessar o questionário eletrônico 571 cursos de graduação identificados no país. A coleta de dados foi realizada de maio a outubro de 2010. RESULTADOS: responderam ao questionário 142 cursos, sendo 3/4 (três quartos) privados, com algumas diferenças do ensino entre as instituições públicas e privadas. A estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância integrava o conteúdo teórico de 64% dos cursos e o conteúdo prático de 50%. Unidades básicas de saúde eram os locais mais usados para ensino prático. O módulo tratamento era o menos ensinado e poucos cursos possuíam os manuais da estratégia. Todos utilizavam provas para avaliação, mas a participação em aulas era mais considerada nas privadas. Houve diferença somente quanto à capacitação docente na estratégia, com maioria nas instituições públicas. CONCLUSÃO: apesar da relevância da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância no cuidado à criança, seu conteúdo não é abordado em todos os cursos de graduação e constatam-se falta de capacitação docente e de material didático.
Adaptation and validation of the Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care instrument among Brazilian pregnant women
Patrícia Santos Prudêncio; Fabiana Villela Mamede; Rosana Aparecida Spadoti Dantas; Luiz de Souza;...
OBJETIVO: adaptar para uso no Brasil e validar o instrumento Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care, que contém 41 itens, divididos em dois domínios (expectativa e satisfação). A versão adaptada foi submetida à análise da validade de constructo convergente, de grupos distintos, e dimensionalidade, além da análise da consistência interna (alfa de Cronbach) e estabilidade. MÉTODO: foram entrevistadas 119 gestantes em acompanhamento pré-natal; dessas, 26 responderam duas vezes ao instrumento (reteste). A consistência interna foi adequada (alfa de Cronbach = 0,70) e o teste/reteste apresentou correlação forte (r=0,82; p<0,001) para a expectativa e correlação moderada (r=0,66; p<0,001) para a satisfação. As análises realizadas confirmaram a validade da versão adaptada do instrumento no grupo estudado. RESULTADOS: os resultados indicaram fortes evidências de validade e confiabilidade da versão adaptada do instrumento. CONCLUSÃO: o instrumento necessita ser testado em grupos de gestantes com diferentes características sociais.
Current status of Complementary Therapies in Spain in nursing degree
Ana Belén Fernández-Cervilla; Ana Isabel Piris-Dorado; Maria Esperança Cabrer-Vives; Ana Barquero...
OBJETIVO: descrever a situação atual de terapias complementares no ensino de enfermagem nas escolas de enfermagem na Espanha. MÉTODO: estudo descritivo. População de estudo: todas as faculdades, escolas e anexados à Espanha. A coleta de dados foi feita através de ficha de observação, análise de unidades curriculares, variáveis (créditos, tipo de curso, localização, tipo de terapia), análise descritiva dos dados relativos e absolutos, usando-se planilha Excel. RESULTADOS: na maioria das faculdades e escolas de enfermagem examinadas, referentes ao assunto Terapias Complementares, esse tema desapareceu e naquelas em que aparece é uma disciplina opcional. CONCLUSÃO: o treinamento Terapias Complementares na Espanha é deficiente porque não é coletado como matéria essencial e/ou obrigatória. A ausência de Terapias Complementares no currículo levanta questões como o seu valor em ações de formação, o conceito que tem os professores sobre o assunto, a repercussão na qualidade do atendimento, formação de professores responsáveis pela disciplina Terapias Complementares, assim como número de créditos e matéria a serem seguidos para a graduação.
Social representations of mothers about gestational hypertension and premature birth
Nilba Lima de Souza; Ana Cristina Pinheiro Fernandes de Araújo; Iris do Ceu Clara Costa
OBJETIVO: identificar os significados atribuídos por puérperas às síndromes hipertensivas da gravidez e suas consequências, como o nascimento prematuro e a hospitalização do filho na unidade de terapia intensiva neonatal MÉTODO: estudo qualitativo, baseado na Teoria do Núcleo Central, com 70 mulheres que apresentaram síndrome hipertensiva da gravidez e parto prematuro. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras com três estímulos: pressão alta na gravidez, prematuridade e unidade de terapia intensiva neonatal. RESULTADOS: foram obtidas 1.007 evocações, assim distribuídas: pressão alta na gravidez (335) prematuridade (333) e unidade de terapia intensiva neonatal (339). Constituíram-se três unidades temáticas: representação das síndromes hipertensivas da gravidez, da prematuridade e da unidade de terapia intensiva neonatal. As categorias morte e aspectos negativos foram inerentes às três unidades analisadas, seguidas de estratégias de enfrentamento e necessidade de cuidados, presentes nas síndromes hipertensivas da gravidez e prematuridade. CONCLUSÃO: o estudo teve como núcleo central a morte, e se destacaram os aspectos subjetivos presentes no ciclo gravídico e puerperal de alto risco. Espera-se que essa investigação contribua para qualificar a assistência de enfermagem à mulher adiante da problemática das síndromes hipertensivas da gravidez, para que ela possa enfrentar com menos desgastes os efeitos adversos da gravidez e de nascimento de alto risco.
Association between moment of the undergraduate course and cardiovascular risk factors in university students
Guilherme da Silva Gasparotto; Lívia Pimenta Renó Gasparotto; Laila Miranda Rossi; Natália Boneti...
OBJETIVO: verificar a associação entre o período da graduação e fatores de risco cardiovascular em uma amostra representativa de universitários. MÉTODOS: observaram-se 1.599 universitários (1.197 calouros e 402 formandos) quanto aos seguintes fatores de risco: prática insuficiente de atividade física, consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, hábitos alimentares, excesso de peso corporal, circunferência de cintura e pressão arterial elevada. Informações referentes à prática de atividade física foram obtidas pelo instrumento International Physical Activity Questionnaire, os comportamentos pelo Youth Risk Behavior Surveillance e as informações socioambientais com a metodologia da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. RESULTADOS: foi verificada, significativamente, maior probabilidade de alunos formandos apresentarem os seguintes fatores de risco: prática insuficiente de atividade física, terem fumado nos últimos trinta dias, consumido álcool e ingestão de bebida alcoólica em excesso no mesmo período. CONCLUSÃO: os resultados sugerem que estudantes mais próximos do término da graduação demonstram maior probabilidade de apresentar alguns fatores de risco cardiovascular do que os calouros. Nesse sentido, poder-se-ia pensar em programas de prevenção e promoção à saúde, durante a graduação.
Emotional competencies in the process of teaching and learning in nursing, from the perspective of the neurosciences
Wilza Rocha Pereira; Mara Regina Rosa Ribeiro; Valéria Binato Santili Depes; Neuci Cunha Santos
OBJETIVO: compreender aspectos da interação que ocorre entre o sentir e o aprender na perspectiva das neurociências. MÉTODO: pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, feita em duas escolas de enfermagem públicas brasileiras. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes e, na coleta de dados, empregaram-se as técnicas do questionário, entrevista individual e grupo focal. RESULTADOS: os conhecimentos do funcionamento cerebral e diferentes estruturas implicadas nos aprendizados das competências cognitivas, técnicas, emocionais e relacionais podem ajudar o docente na sua tarefa de ensinar. CONCLUSÕES: pode-se contornar as dificuldades para aprender e é necessário, como docente, desenvolver estratégias de ensino baseadas nos novos conhecimentos das neurociências, para otimizar a aprendizagem dos alunos. Esses novos conhecimentos trazem elementos que contribuem para a formação do professor, facilitam o processo para aquele que aprende e tornam mais prazeroso o ensinar.
Prevalence of pre-frailty for the component of gait speed in older adults
Maria Helena Lenardt; Nathalia Hammerschmidt Kolb Carneiro; Susanne Elero Betiolli; Dâmarys Kohlbec...
OBJETIVO: investigar a pré-fragilidade e os fatores associados a essa condição, considerando as medidas de velocidade da marcha dos idosos. MÉTODO: a seleção dos participantes ocorreu por meio de critérios de inclusão/exclusão e teste de rastreamento cognitivo. A amostra foi calculada com base na estimativa da proporção populacional e constituída por 195 idosos, usuários de uma Unidade Básica de Saúde de Curitiba, PR. Os dados foram coletados mediante questionário sociodemográfico/clínico e teste de velocidade da marcha. RESULTADOS: a pré-fragilidade para velocidade da marcha possui moderada prevalência (27,3%) e associou-se à faixa etária entre 60 e 69 anos, baixa escolaridade, não se sentir solitário, utilizar anti-hipertensivo, apresentar doença cardiovascular e sobrepeso. CONCLUSÃO: considera-se relevante identificar os idosos na condição de pré-fragilidade, pois, dessa maneira, existe a possibilidade de intervenção imediata com a finalidade de estacionamento do quadro. É significativo o déficit de estudos sobre a síndrome da fragilidade em idosos brasileiros, principalmente aqueles que se referem a um componente isolado. Visto que a enfermagem gerontológica se encontra nos primeiros passos referentes à temática, entende-se que a identificação da prevalência deve ser o ponto primordial das pesquisas sobre o tema.
Maternal mortality due to hemorrhage in Brazil
Maria de Lourdes de Souza; Ruy Laurenti; Roxana Knobel; Marisa Monticelli; Odaléa Maria Brüggemann...
OBJETIVO: analisar a razão de mortalidade materna devido a hemorragia identificada no Brasil, durante o período de 1997 a 2009. MÉTODO: análise de dados populacionais com série temporal. Os dados foram obtidos nos Sistemas de Informações de Mortalidade e Nascidos Vivos do Ministério da Saúde do Brasil. Foi selecionado, para análise, o total de óbitos de mulheres com idade compreendida entre 10 e 49 anos, que ocorreram no período de 1997 a 2009, e que foram registrados como "morte materna". RESULTADOS: durante o período de pesquisa, 22.281 mortes maternas foram identificadas no Sistema de Mortalidade e, dessas, 3.179 foram devido a hemorragia, respondendo por 14,26%. A razão de mortalidade materna esteve mais elevada nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. CONCLUSÕES: o cenário brasileiro mostra desigualdades regionais em relação à mortalidade materna. A hemorragia é apresentada como um sintoma, e não como uma causa de morte.