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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

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Número V22N5

De 1 a 12 de 24 itens(s).

Editorial

Possibilidades da prática avançada e os Mestrados Profissionais em Enfermagem

Possibilities of advanced practices and Professional Master's Programs in Nursing

Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi

Artigos Originais

Satisfação dos estudantes com as experiências clínicas simuladas: validação de escala de avaliação

Students' satisfaction with simulated clinical experiences: validation of an assessment scale

Rui Carlos Negrão Baptista; José Carlos Amado Martins; Maria Fátima Carneiro Ribeiro Pereira; Ale...

OBJETIVO: validar um instrumento de avaliação da satisfação dos estudantes de Enfermagem com as experiências clínicas simuladas. MÉTODO: uma escala de 17 itens foi aplicada a estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, depois de um conjunto de experiências clínicas simuladas. Realizada análise fatorial com rotação ortogonal Varimax, assim como a estimativa da consistência interna para determinar a validade da escala. RESULTADOS: com uma amostra de 181 estudantes, obteve-se elevada correlação de praticamente todos os itens com o total da escala, com um valor de alpha de 0,914. Os itens da escala foram divididos em três fatores: dimensão prática, dimensão realismo e dimensão cognitiva, com uma boa consistência interna de 0,89, 0,88 e 0,73, respetivamente. CONCLUSÃO: a escala cumpre os requisitos de validade, revelando elevado potencial para utilização em investigação.

Desenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular

Development and assessment of learning objects about intramuscular medication administration

Lilian Mayumi Chinen Tamashiro; Heloisa Helena Ciqueto Peres

OBJETIVOS: desenvolver e avaliar um objeto de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular para graduandos de enfermagem e enfermeiros. MÉTODO: foram selecionados, de forma aleatória, intencional e não probabilística, enfermeiros de uma rede social brasileira de enfermagem e alunos do curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, para serem sujeitos da pesquisa e avaliadores do objeto. RESULTADOS: os participantes, oito enfermeiros e oito graduandos, estudaram o objeto e responderam a um instrumento de avaliação composto pelos critérios: aspectos educacionais (relevância do tema, objetivos e textos/hipertextos), interface do ambiente (navegabilidade, acessibilidade e design das telas) e recursos didáticos (interatividade e apresentação dos recursos). Obteve-se o total de 128 respostas significativas, sendo 124 (97%) respostas positivas, tendo sido o instrumento avaliado como excelente e satisfatório, considerado como um recurso flexível, dinâmico, objetivo e adequado ao processo de aprendizagem da enfermagem. CONCLUSÃO: a tecnologia educacional apresenta linguagem clara, de fácil compreensão, e o método de ensino poderia ser aplicado em outros temas, contribuindo para a formação e capacitação dos profissionais de enfermagem, impactando positivamente o ensino de enfermagem, estimulando o conhecimento, aprendizado autônomo e independente, alinhado às novas exigências de formação profissional.

Pontos fortes e deficiências da Aprendizagem Baseada em Problemas sob a perspectiva profissional de enfermeiras

Strengths and weaknesses of Problem Based Learning from the professional perspective of registered nurses

María Cónsul-Giribet; José Luis Medina-Moya

OBJETIVO: identificar os pontos fortes e as deficiências na competência percebidos pelas enfermeiras formadas com um currículo totalmente constituído por competências resultantes da Aprendizagem Baseada em Problemas, realizada com grupos pequenos. MÉTODO: foi utilizado um estudo de caso intrínseco que analisa essa inovação através de ex-alunas (da primeira turma), após completarem três anos de prática profissional. Os dados foram coletados por meio de questionários e grupos de discussão. RESULTADOS: mostram que seu nível de competência é avaliado de forma muito satisfatória, contrastando, paradoxalmente, com a deficiência de conhecimento teórico que perceberam ao terminar os estudos e ingressar no campo de trabalho em saúde. CONCLUSÕES: julgam que a estratégia de ensino foi fundamental para motivar um estudo aprofundado e despertar o desejo de saber. Além disso, a Aprendizagem Baseada em Problemas favorece e reforça a decisão de aprender, tão necessária durante toda a vida profissional.

Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem

Learning in the informal spaces and re-signification of the existence of undergraduate students of nursing

Isabel Silva de Jesus; Edite Lago da Silva Sena; Luana Machado Andrade

OBJETIVO: descrever a percepção de docentes e graduandos em enfermagem sobre a experiência dialógica nos espaços informais e sua relação com a formação em saúde. MÉTODO: foram colhidas descrições vivenciais, no contexto de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil, por meio de entrevista aberta. Tais descrições foram analisadas segundo os princípios da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. RESULTADOS: os resultados revelaram que os espaços informais contribuem significativamente para a construção de conhecimentos e formação profissional, potencializam o ensino formal e favorecem a ressignificação da experiência dos sujeitos. CONCLUSÃO: evidencia-se que há relevância da experiência dialógica para se repensar o processo de ensino-aprendizagem na universidade, a fim de que os espaços informais sejam incluídos e valorizados como produtores de significados para a vida pessoal e acadêmica de discentes e docentes, com capacidade para ressignificar a existência.

Problemas associados ao consumo de álcool em estudantes universitários

Problems associated with alcohol consumption by university students

Guillermo Alonso Castaño-Perez; Gustavo Adolfo Calderon-Vallejo

OBJETIVOS: o objetivo deste estudo foi analisar o consumo de álcool em estudantes universitários e os problemas psicossociais associados. MÉTODO: trata-se de estudo descritivo correlacional, que incluiu 396 estudantes universitários. Foram utilizados como instrumentos o Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) e um questionário ad hoc, para avaliar os problemas associados. RESULTADOS: do total da amostra, 88,6% bebiam, 20,5% apresentavam consumo prejudicial e 14,9% estavam em risco de dependência, de acordo com o AUDIT. O estudo mostrou resultados importantes relacionados ao consumo prejudicial e à dependência, com danos em nível acadêmico, nas relações sociais, no estado psicológico e na condição sexual. CONCLUSÕES: foram constatados problemas causados pelo consumo problemático de álcool pelos universitários, que é mais elevado nesse grupo, pela alta prevalência de consumo de álcool que apresentam, o que alerta para a importância de se promover programas de prevenção do abuso e dependência dessa substância nas universidades.

Motivos da equipe de enfermagem para a notificação de eventos adversos

The reasons of the nursing staff to notify adverse events

Miriam Cristina Marques da Silva de Paiva; Regina Célia Popim; Marta Maria Melleiro; Daisy Maria Ri...

OBJETIVO: compreender a motivação da equipe de enfermagem para a notificação de eventos adversos no ambiente de trabalho. MÉTODO: estudo qualitativo, utilizando os referenciais da fenomenologia de Alfred Schutz, que oferece abordagem sistemática para compreensão dos aspectos sociais da ação humana. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas com 17 enfermeiros e 14 técnicos/auxiliares de enfermagem de um hospital universitário. RESULTADOS: a motivação foi revelada através de seis categorias: todo tipo de ocorrência deve ser notificado; a notificação como sistema de auxílio à gestão da assistência; a cultura da punição em transição; o enfermeiro como responsável pela notificação voluntária; compartilhar problemas com a administração superior e alcançar qualidade no processo de trabalho. DISCUSSÃO: ao notificar o evento adverso, os profissionais percebem-se em relação de colaboração com a instituição e confiam que lhes serão conferidos suporte administrativo e segurança profissional, condições que os encorajam a continuar notificando. Notificar permite à equipe de enfermagem compartilhar responsabilidades com a administração superior e, ainda, estimula ações corretivas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o estudo revela a motivação da equipe de enfermagem para a notificação de eventos adversos, contribuindo para a reflexão das políticas institucionais voltadas para a segurança do paciente nos serviços de saúde.

Cultura de segurança do paciente em unidades de terapia intensiva neonatal: perspectivas da equipe de enfermagem e médica

Patient safety culture at neonatal intensive care units: perspectives of the nursing and medical team

Andréia Tomazoni; Patrícia Kuerten Rocha; Sabrina de Souza; Jane Cristina Anders; Hamilton Filipe ...

OBJETIVO: verificar a avaliação da cultura de segurança do paciente, de acordo com o cargo e tempo de trabalho das equipes de enfermagem e médica de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. METODOLOGIA: estudo quantitativo, tipo survey, realizado em quatro Unidades de Terapia Intensiva Neonatal de Florianópolis, Brasil. A amostra foi composta por 141 sujeitos. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2013, com aplicação do instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture. Utilizou-se para análise os testes Kruskal-Wallis, qui-quadrado e alpha de Cronbach. O projeto de pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética, CAAE: 05274612.7.0000.0121. RESULTADOS: verificou-se a diferença do número de respostas positivas do Hospital Survey on Patient Safety Culture, nota de segurança e número de eventos comunicados, conforme as características profissionais. Houve diferença significava do menor tempo de trabalho no hospital e tempo de trabalho na unidade com maior número de respostas positivas; maior tempo de trabalho na profissão representou melhores notas e menos eventos comunicados. Os médicos e técnicos de enfermagem avaliaram mais positivamente a cultura de segurança do paciente. O alpha de Cronbach demonstrou confiabilidade do instrumento. CONCLUSÃO: as diferenças encontradas nos remetem a uma possível relação da avaliação da cultura de segurança com as características profissionais dos sujeitos das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Curativo de clorexidina e gaze e fita para cateter venoso central: ensaio clínico randomizado

Chlorhexidine and gauze and tape dressings for central venous catheters: a randomized clinical trial

Edivane Pedrolo; Mitzy Tannia Reichembach Danski; Stela Adami Vayego

OBJETIVO: avaliar a efetividade do curativo antimicrobiano de clorexidina, comparando-o com o de gaze e fita. MÉTODO: realizou-se um ensaio clínico randomizado nas unidades de terapia intensiva e semi-intensiva de um hospital universitário da Região Sul do Brasil. Os sujeitos foram pacientes em uso de cateter venoso central de curta permanência, randomizados para comporem os grupos intervenção (curativo antimicrobiano de clorexidina) e o grupo controle (curativo de gaze e fita microporada). RESULTADOS: foram incluídos 85 pacientes, dos quais 43 no grupo intervenção e 42 no grupo controle. Não houve diferença estatística significativa entre os curativos com relação à ocorrência de: infecção primária de corrente sanguínea (p-valor=0,5170), desenvolvimento de reação local ao curativo (p-valor=0,3774) e fixação do curativo (p-valor=0,2739). CONCLUSÃO: ambas as tecnologias pesquisadas são efetivas para cobertura de cateter venoso central, no que diz respeito às variáveis analisadas, e podem ser empregadas com essa finalidade. Registro ECR: RBR-7b5ycz.

Implementação do processo de enfermagem em uma área da saúde: modelos e estruturas de avaliação utilizados

Implementation of the nursing process in a health area: models and assessment structures used

Joseba Xabier Huitzi-Egilegor; Maria Isabel Elorza-Puyadena; Jose Maria Urkia-Etxabe; Carmen Asuraba...

OBJETIVO: analisar quais modelos de enfermagem e estruturas de avaliação de enfermagem têm sido utilizados na implementação do processo de enfermagem, nos centros públicos e privados da área de saúde de Gipuzkoa (País Basco). MÉTODO: foi realizado um estudo retrospectivo, baseado na análise dos registros de enfermagem que utilizaram os 158 centros estudados. RESULTADOS: o modelo de Henderson, a estrutura bifocal de Carpenito, a estrutura de avaliação de Gordon e a estrutura Resident Asessment Instrument Home 2.0 foram os modelos e estruturas de avaliação de enfermagem utilizados na implementação do processo de enfermagem. Em alguns centros, o modelo ou estrutura de avaliação escolhido mudou ao longo do tempo. CONCLUSÃO: foi concluído que o modelo de Henderson foi o mais utilizado na implementação do processo de enfermagem. Além disso, foi observada a tendência de complementar ou substituir o modelo de Henderson com estruturas de avaliação de enfermagem.

Pós-operatório imediato de transplante pulmonar: mapeamento de intervenções de enfermagem

The immediate post-operative period following lung transplantation: mapping of nursing interventions

Rayssa Thompson Duarte; Graciele Fernanda da Costa Linch; Rita Catalina Aquino Caregnato

OBJETIVOS: conhecer as principais intervenções/ações de enfermagem prescritas no pós-operatório imediato dos receptores de transplante pulmonar, registradas nos prontuários, e mapear com a taxonomia Nursing Interventions Classification. MÉTODO: pesquisa documental retrospectiva, composta por 183 prontuários de pacientes submetidos a transplante pulmonar (2007/2012). Os dados do perfil dos pacientes foram agrupados de acordo com as variáveis investigadas e submetidos às análises descritivas. As intervenções de enfermagem prescritas foram analisadas pelo método de mapeamento cruzado com as intervenções relacionadas na Nursing Interventions Classification. Excluíram-se prontuários sem prescrições de enfermagem. RESULTADOS: a maioria dos pacientes era composta por homens, com diagnóstico médico de fibrose pulmonar e submetidos a transplante pulmonar com doador falecido. Encontraram-se 26 intervenções/ações mais citadas. A maioria (91,6%) alocou-se nos domínios fisiológico complexo e básico da Classification Nursing Information. Não foi possível mapear duas ações prescritas pelos enfermeiros. CONCLUSÕES: identificou-se que as principais prescrições continham cuidados gerais de pós-operatório de cirurgias de grande porte, e não individualizadas ao paciente em pós-operatório de transplante pulmonar. Cuidados relacionados à dor foram subestimados nas prescrições. O mapeamento com a taxonomia pode contribuir para a elaboração do plano de cuidados e utilização de sistemas informatizados nessa complexa modalidade terapêutica.

Influência do estado emocional pré-operatório na dor pós-operatória após cirurgias ortopédicas e traumatológicas

Influence of preoperative emotional state on postoperative pain following orthopedic and trauma surgery

Gemma Robleda; Amalia Sillero-Sillero; Teresa Puig; Ignasi Gich; Josep-E Baños

OBJETIVOS: analisar a relação entre o estado emocional pré-operatório e a prevalência e a intensidade da dor pós-operatória e explorar fatores preditivos de dor pós-operatória. MÉTODO: estudo retrospectivo observacional, realizado com 127 pacientes adultos submetidos a cirurgias ortopédicas e traumatológicas. A dor pós-operatória foi avaliada usando a escala numérica verbal e cinco variáveis do estado emocional: ansiedade, sudorese, estresse, medo e choro. Para a análise estatística, foram utilizados os testes do qui-quadrado, teste t de Student ou análise de variância e uma análise de regressão logística multivariada. RESULTADOS: a prevalência de dor pós-operatória imediata foi de 28%. A ansiedade foi o fator emocional mais comum (72%) e fator preditivo de risco para dor pós-operatória severa (OR: 4,60, IC 95%: 1,38 a 15,3, p<0,05, AUC: 0,72, IC 95%: 0,62 a 0,83). A idade exerceu efeito protetor (OR 0,96, IC 95%: 0,94-0,99, p<0,01). CONCLUSÃO: a ansiedade pré-operatória e a idade são fatores preditivos de dor pós-operatória em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas e traumatológicas.