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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V24

De 49 a 60 de 171 itens(s).

Artigos Originais

A mulher que vivencia as cirurgias ginecológicas: enfrentando as mudanças impostas pelas cirurgias

Woman experiencing gynecologic surgery: coping with the changes imposed by surgery

Carolina de Mendonça Coutinho e Silva, Octavio Muniz da Costa Vargens

Objetivos: descrever as sensações e percepções advindas das cirurgias ginecológicas pelas mulheres e analisar como elas vivenciam as mudanças geradas pelas cirurgias. Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório, que teve o Interacionismo Simbólico e Grounded Theory como referencial teórico-metodológico. Participaram 13 mulheres submetidas às cirurgias: Histerectomia Total Abdominal, Histerectomia Total Abdominal com Anexectomia bilateral, cirurgia de Wertheim-Meigs, Ooforectomia, Salpingectomia, Mastectomia, Quadrantectomia e Traqueloplastia. Realizadas entrevistas individuais em profundidade, gravadas e analisadas segundo a técnica de análise comparativa da Grounded Theory. Resultados: a partir dos dados emergiram duas categorias - Percebendo um corpo diferente e sentindo-se uma pessoa diferente e Construindo o significado de mutilação. As mudanças vivenciadas fazem as mulheres construírem novos significados e mudar a percepção de si e do seu meio social. A partir da interação consigo mesmas e com este meio, ocorreu a reflexão sobre relacionamentos, a diferença no corpo e em si, nas funções que desempenha e sobre a mutilação provocada pela cirurgia. Conclusões: as participantes sentiram-se mulheres diferentes; a mutilação sentida desdobrou-se em concreta, pela perda do órgão, e abstrata, vinculada ao impacto na identidade social e funcional feminina. Percebe-se a importância da enfermeira estabelecer um cuidado multidimensional, que identifique as necessidades que vão além do corpo biológico.

Sistema de Triagem de Manchester: principais fluxogramas, discriminadores e desfechos dos atendimentos de uma emergência pediátrica

Manchester Triage System: main flowcharts, discriminators and outcomes of a pediatric emergency care

Camila Amthauer, Maria Luzia Chollopetz da Cunha

Objetivo: caracterizar os atendimentos realizados por meio da classificação de risco pelo Sistema de Triagem de Manchester, identificando dados demográficos (idade, sexo), principais fluxogramas, discriminadores e desfechos na emergência pediátrica. Método: estudo quantitativo transversal. Os dados referentes à classificação de risco foram obtidos por meio de uma pesquisa ao registro informatizado de dados dos prontuários dos pacientes atendidos na emergência pediátrica no período de um ano. Para análise foi utilizada estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Resultados: foram realizados 10.921 atendimentos na emergência pediátrica, em sua maioria do sexo masculino (54,4%), com idade entre 29 dias e dois anos (44,5%). Houve prevalência da categoria de risco urgente (43,6%). O principal fluxograma utilizado nos atendimentos foi pais preocupados (22,4%) e o discriminador mais prevalente foi evento recente (15,3%). O desfecho de internação hospitalar ocorreu em 10,4% dos atendimentos realizados na emergência pediátrica, entretanto 61,8% dos atendimentos necessitaram permanecer em observação e/ou ficar sob os cuidados da equipe de saúde na emergência pediátrica. Conclusão: pais preocupados foi o principal fluxograma utilizado e evento recente o discriminador mais prevalente, constando-se os desfechos de hospitalização e de permanencia em observação na emergência pediátrica, antes da alta para o domicílio.

Avaliação de usabilidade de um protótipo de tecnologia digital educacional sobre monitoração da pressão intracraniana

Assessment of the usability of a digital learning technology prototype for monitoring intracranial pressure

Lilian Regina de Carvalho, Yolanda Dora Martinez Évora, Silvia Helena Zem-Mascarenhas

Objetivo: avaliar a usabilidade de um protótipo educacional digital sobre um novo método para monitoração da pressão intracraniana de forma minimamente invasivo para enfermeiros e médicos. Método: estudo descritivo com abordagem quantitativa sobre a avaliação de usabilidade de um protótipo com base nas dez Heurísticas de Nielsen. Participaram quatro especialistas da área de Interação Humano Computador. Resultados: a avaliação resultou em oito heurísticas violadas e 31 problemas de usabilidade nas 32 telas do protótipo. Conclusão: as sugestões dos avaliadores foram cruciais para o desenvolvimento de uma interface amigável e intuitiva e serão consideradas na versão final da tecnologia educacional digital.

Adaptação cultural e validação do instrumento Nursing Student Satisfaction Scale para estudantes de enfermagem brasileiros

Cross-cultural adaptation and validation of the Nursing Student Satisfaction Scale for use with Brazilian nursing students

Carolina Domingues Hirsch, Edison Luiz Devos Barlem, Jamila Geri Tomaschewski Barlem, Graziele de Li...

Objetivo: adaptar culturalmente e validar o instrumento Nursing Student Satisfaction Scale (NSSS) para utilização no contexto brasileiro por estudantes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, do tipo exploratório e descritivo, com delineamento transversal, realizado com 123 estudantes da graduação em enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Realizou-se a adaptação cultural do instrumento segundo recomendações internacionais e a sua validação para utilização no contexto brasileiro, através da análise fatorial e alfa de Cronbach. Resultados: mediante avaliação de comitê de especialistas e realização de pré-teste, a validade de face e conteúdo do instrumento foram considerados satisfatórios. A partir da análise fatorial, foram identificados três constructos: Currículo e ensino; Interações sociais/profissionais e Ambiente de aprendizagem. O instrumento apresentou consistência interna satisfatória, com alfa de Cronbach 0,93 para o instrumento, e entre 0,88 e 0,89 para as dimensões. Conclusão: o Nursing Student Satisfaction Scale - versão brasileira é um instrumento válido e fidedigno para ser utilizado na avaliação da satisfação dos acadêmicos com o curso graduação em enfermagem, contemplando as atividades de ensino, currículo, interação social profissional e o ambiente de aprendizagem.

Desenvolvimento do aplicativo TabacoQuest para informatização de coleta de dados sobre tabagismo na enfermagem psiquiátrica

Development of the TabacoQuest app for computerization of data collection on smoking in psychiatric nursing

Renata Marques de Oliveira, Alexandre Freitas Duarte, Domingos Alves, Antonia Regina Ferreira Furega...

Objetivo: desenvolver aplicativo mobile para pesquisa sobre o uso de tabaco entre pacientes psiquiátricos e a população geral. Métodos: pesquisa aplicada com o desenvolvimento tecnológico de um aplicativo para coleta de dados em tablet Android. Para seu desenvolvimento, consideraram-se três critérios: segurança dos dados, benefícios para os participantes e otimização do tempo dos pesquisadores. Testes com 20 participantes fictícios e teste final com seis pilotos. Resultados: o aplicativo coleta os dados, armazena-os no banco de dados do tablet e os exporta para planilha Excel. Recursos: calculadora; cronômetro; funcionamento off-line, lógica de ramificação, validação de campos e tabulação automática. Conclusão: o aplicativo previne erros humanos e aumenta a qualidade dos dados ao validá-los durante a entrevista, permite realizar tabulação automática e torna as entrevistas menos cansativas. Seu sucesso poderá incentivar o uso desse e outros recursos computacionais pelos enfermeiros, como ferramenta de pesquisa.

Perfil do envelhecimento saudável de idosos brasileiros octogenários

Healthy aging profile in octogenarians in Brazil

Ana Cristina Viana Campos, Efigênia Ferreira e Ferreira, Andréa Maria Duarte Vargas, Lúcia Hisako...

Objetivo: identificar o perfil do envelhecimento saudável de idosos brasileiros octogenários. Método: estudo epidemiológico de base populacional, conduzido por meio de entrevista domiciliar em um município brasileiro, num recorte com 335 idosos octogenários. O modelo de árvore de decisão foi utilizado para analisar o perfil de envelhecimento saudável em relação às características socioeconômicas avaliadas na linha base. Todos os testes consideraram o valor p<0,05. Resultados: entre os 335 idosos que participaram deste estudo, a maioria era do sexo feminino (62,1%), idade entre 80 e 84 anos (50,4%), viúvo (53,4%), analfabeto (59,1%), com renda mensal inferior a um salário-mínimo (59,1%); eram aposentados (85,7%), morando com cônjuge (63,8%), sem cuidador (60,3%), com dois ou mais filhos (82,7%) e dois ou mais netos (78,8%). Os resultados indicam três grupos com perfil de envelhecimento mais saudável: idosos com 80-84 anos (55,6%), idosos com 85 anos e mais, casados (64,9%) e idosos com 85 anos e mais, sem companheiro e também sem cuidador (54,2%). Conclusão: o perfil de envelhecimento saudável de octogenários pôde ser explicado pela faixa etária, estado civil e presença de cuidador.

Qualidade da Atenção Primária à Saúde de crianças e adolescentes vivendo com HIV

Quality of Primary Health Care for children and adolescents living with HIV

Leticia do Nascimento, Cristiane Cardoso de Paula, Tania Solange Bosi de Souza Magnago, Stela Maris ...

Objetivo: avaliar a qualidade de atenção à saúde da criança e adolescente vivendo com HIV, entre os diferentes tipos de serviço de Atenção Primária à Saúde, de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Método: estudo transversal, desenvolvido com 118 profissionais da Atenção Primária à Saúde. Utilizou-se o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária, versão Profissionais. Para verificação das variáveis associadas ao alto escore, foi utilizada a Regressão de Poisson. Resultados: os profissionais da Estratégia Saúde da Família, quando comparados aos de Unidades Básicas de Saúde, obtiveram maior grau de orientação à atenção primária, tanto pelo escore geral quanto derivado, assim como nos atributos integralidade e orientação comunitária. Especialização em Atenção Primária à Saúde, outro emprego, vínculo estatutário mostraram-se associados à qualidade da atenção. Conclusão: destaca-se a Estratégia Saúde da Família com maior qualidade de atenção à saúde da criança e adolescente vivendo com HIV, entretanto, a cobertura ainda é baixa. Evidencia-se a necessidade de ampliação dessa cobertura, bem como investimento na qualificação profissional direcionada para Atenção Primária e na efetivação dos profissionais, por meio de concurso público, além de programa de aperfeiçoamento que reconheça a demanda do cuidado, nesses cenários, às crianças e adolescentes infectadas pelo HIV.

Avaliação da intervenção telefônica na promoção do autocuidado em diabetes: ensaio clínico randomizado

Evaluation of the telephone intervention in the promotion of diabetes self-care: a randomized clinical trial

Bárbara Sgarbi Morgan Fernandes, Ilka Afonso Reis, Heloisa de Carvalho Torres

Objetivo: avaliar a efetividade da intervenção telefônica na promoção do autocuidado relacionado à atividade física e ao seguimento de um plano alimentar, em usuários com diabetes, quando comparada ao acompanhamento convencional dos usuários, durante o período de seis meses. Métodos: trata-se de um ensaio clínico randomizado, no qual participaram 210 usuários com diabetes, vinculados a oito Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais. O grupo-experimental (104 usuários) recebeu seis intervenções telefônicas em seis meses de acompanhamento; o grupo-controle (106 usuários) recebeu acompanhamento convencional. Para avaliar as práticas de autocuidado, relacionada à atividade física e ao seguimento do plano alimentar saudável, em ambos os grupos, aplicou-se o questionário de autocuidado antes das intervenções, três e seis meses após o seu início. Resultados: o efeito médio dos escores de autocuidado no grupo-experimental a pontuação foi de 1,03 a 1,78 maior do que o grupo-controle, apresentando melhora progressiva e significativa (valor-p<0,001). Conclusão: os resultados apontam que a intervenção telefônica tem efeito benéfico sobre o autocuidado em diabetes. O registro clínico obteve identificador primário: RBR-8wx7qb.

Escala de avaliação de risco para lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico

Assessment scale of risk for surgical positioning injuries

Camila Mendonça de Moraes Lopes, Vanderlei José Haas, Rosana Aparecida Spadoti Dantas, Cheila Gon...

Objetivo: construir e validar escala de avaliação de risco para lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico em pacientes adultos. Método: pesquisa metodológica, conduzida em duas etapas: construção e validação de face e de conteúdo da escala e pesquisa de campo, com a participação de 115 pacientes. Resultados: a Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico contém sete itens, sendo que cada um apresenta cinco subitens. A pontuação dessa escala varia de sete a 35 pontos, quanto maior o escore maior o risco do paciente. O Índice de Validade de Conteúdo da escala foi de 0,88. Por meio da aplicação do teste t de Student, para igualdade de médias, constatou-se validade de critério concorrente entre os escores da escala de Braden e da escala construída. Para avaliar a validade de critério preditiva testou-se a associação da presença de dor decorrente do posicionamento cirúrgico e o desenvolvimento de úlcera por pressão com o escore da Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico (p<0,001). A confiabilidade interobservadores foi verificada pelo coeficiente de correlação intraclasse, cujo valor obtido foi de 0,99 (p<0,001). Conclusão: a escala é um instrumento válido e confiável, entretanto, há necessidade de novos estudos para avaliar sua utilização na prática clínica.

Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a transplante cardíaco

Surgical site infection in patients submitted to heart transplantation

Jussara Aparecida Souza do Nascimento Rodrigues, Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini, Vanessa ...

Objetivos: analisar a ocorrência e os fatores predisponentes para infecção de sítio cirúrgico em pacientes submetidos a transplante cardíaco e verificar a relação entre os casos de infecção e as variáveis referentes ao paciente e ao procedimento cirúrgico. Método: estudo de coorte retrospectivo, com exame dos prontuários médicos de pacientes maiores de 18 anos, submetidos a transplante cardíaco. A correlação entre variáveis foi realizada por meio dos testes exato de Fischer e de Mann-Whitney-Wilcoxon. Resultados: a amostra foi constituída por 86 pacientes, predominantemente homens, com doença sistêmica grave, submetidos a internações pré-operatórias extensas. Apresentaram sinais de infecção do sítio cirúrgico 9,3% dos transplantados, sendo cinco (62,5%) incisionais superficiais, duas (25%) profundas e um (12,5%) caso de infecção de órgão/espaço. Não houve associação estatisticamente significante entre as variáveis relacionadas ao paciente e ao procedimento cirúrgico. Conclusão: não houve associação entre as variáveis estudadas e os casos de infecção do sítio cirúrgico, possivelmente relacionado ao pequeno número de casos de infecção presentes na amostra investigada.

Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis entre pessoas com deficiência visual: validação de texto educativo

Prevention of sexually transmitted diseases among visually impaired people: educational text validation

Giselly Oseni Barbosa Oliveira, Luana Duarte Wanderley Cavalcante, Lorita Marlena Freitag Pagliuca, ...

Objetivo: validar texto educativo no contexto das doenças sexualmente transmissíveis para pessoas com deficiência visual para torná-lo acessível a essa população. Método: estudo de validação, em ambiente virtual. Coleta de dados de maio a setembro de 2012, por meio da utilização dos e-mails eletrônicos dos sujeitos, compostos por sete especialistas em conteúdo na temática, através de instrumento próprio. Análise ocorreu com base nas considerações dos especialistas sobre os Objetivos, Estrutura e Apresentação e Relevância. Resultados: nos blocos de Objetivos e Estrutura e Apresentação, 77 (84,6%) e 48 (85,7%) eram totalmente adequados ou adequados, respectivamente. No bloco de Relevância, os itens 3.2 - Permite transferência e generalização da aprendizagem, e 3.5 - Mostra aspectos necessários para informar a família, revelaram índices de concordância ruins de 0,42 e 0,57, respectivamente. Após a análise, o texto foi reformulado de acordo com as sugestões relevantes. Conclusão: o texto foi validado com relação ao conteúdo das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Ao total, 35 estrofes foram removidos e outros nove incluídos, seguindo as recomendações dos especialistas.

Avaliação da tecnologia educacional "Cuidar de pessoas dependentes" por familiares cuidadores na mudança e transferência de paciente e alimentação por sonda

Evaluation of the educational technology "Caring for dependent people" by family caregivers in changes and transfers of patients and tube feeding

Maria José Lumini Landeiro, Heloísa Helena Ciqueto Peres, Teresa Vieira Martins

Objetivo: avaliar os contributos da tecnologia educacional interativa "Cuidar de Pessoas Dependentes" no desenvolvimento de conhecimentos aos familiares cuidadores de pessoas dependentes, no contexto domiciliário e a satisfação no seu uso. Método: estudo quasi-experimental, não randomizado, do tipo antes e depois, com amostra de conveniência constituída por 65 familiares cuidadores, de dois Serviços de Medicina de um hospital do Porto, Portugal. O Grupo Controle foi constituído por 33 familiares cuidadores e o Grupo Experimental por 32, identificados por amostragem consecutiva. O grupo experimental teve Acesso à tecnologia educacional no domicílio. Os dados foram colhidos por questionário sociodemográfico de satisfação e avaliação de conhecimentos sobre como alimentar por sonda nasogástrica, posicionar e transferir a pessoa dependente. A avaliação nos dois grupos teve dois momentos: inicial, no internamento e um mês após alta hospitalar. Resultados: registou-se no grupo experimental um ganho maior de conhecimentos relacionado com a utilização da tecnologia educacional. No grupo controle os conhecimentos não variaram nos dois momentos de avaliação. Conclusão: esses resultados corroboraram na melhoria das tecnologias educacionais interativas e na capacitação dos familiares cuidadores para cuidar de pessoas dependentes. Essa tecnologia atendeu satisfatoriamente as necessidades de qualidade técnica e de aprendizagem dos cuidadores, sendo considerada fácil e estimulante.