Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V24

De 13 a 24 de 171 itens(s).

Artigos Originais

Correlação das categorias de classificação de risco com aspectos clínicos e desfechos

Correlation between classification in risk categories and clinical aspects and outcomes

Gabriella Novelli Oliveira, Cássia Regina Vancini-Campanharo, Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes...

Objetivo: correlacionar as categorias de classificação de risco com perfil clínico, desfechos e procedência. Método: estudo transversal analítico realizado com 697 fichas de atendimento de pacientes adultos. Variáveis estudadas: idade, sexo, procedência, sinais e sintomas, exames, antecedentes pessoais, categorias da classificação de risco, especialidade médica de atendimento e desfecho. Para associar as categorias de classificação de risco com procedência, sinais e sintomas, exames, antecedentes pessoais, especialidade médica e desfecho, utilizaram-se o teste qui-quadrado e a razão de verossimilhança. Resultados: pacientes do sexo feminino foram a maioria e com média de idade 44,5 anos. Dor e dispneia foram os sintomas mais relatados e hipertensão arterial e diabetes mellitus foram as comorbidades. As categorias de classificação verde e amarela foram as mais frequentes, e a alta hospitalar foi o desfecho mais observado. Pacientes classificados na categoria vermelha apresentaram maior porcentual de procedência de ambulância, por motivos cirúrgicos. Os classificados nas categorias laranja e vermelha apresentaram maior porcentual de internação e óbito. Conclusão: a correlação entre os aspectos clínicos e desfechos permitiu inferir que existe uma relação entre a complexidade dos componentes estudados nas categorias de maior gravidade, evidenciado pelo maior porcentual de internação e óbito.

Vivências e enfrentamento diante da alteração da imagem corporal em pessoas com estomas digestivos

Experiences and coping with the altered body image in digestive stoma patients

César Hueso-Montoro, Candela Bonill-de-las-Nieves, Miriam Celdrán-Mañas, Sandra Milena Hernández...

Objetivo: descrever o enfrentamento de pessoas ostomizadas diante da notícia da realização do estoma, assim como analisar o significado e a vivência diante de sua nova realizada corporal. Método: estudo qualitativo fenomenológico mediante entrevistas semiestruturadas com 21 personas ostomizadas. Foi desenvolvido através da comparação constante de dados, incorporação progressiva de sujeitos e triangulação entre investigadores e enfermeiras especialistas em estomaterapia. Foi utilizado o software Atlas.ti. Resultados: emergiram duas categorias centrais: "Enfrentamento diante da notícia de que serão ostomizados" e "Significado e vivência da nova realidade corporal". A resposta dos informantes é variável, revelando situações que vão desde a aceitação natural do seu processo até a resignação e a rejeição. As experiências prévias de outros familiares, a possibilidade de reconstrução do estoma ou o tipo de doença são fatores condicionantes. Conclusões: o enfrentamento diante da notícia do estoma está condicionado pelo tipo de doença. Apesar disso, observa-se que a maioria dos informantes tende a normalizar o processo. A enfermagem tem papel fundamental na implementação de intervenções cognitivas-comportamentais e outros recursos destinados à promoção da autonomia dos pacientes em tudo relacionado ao cuidado do estoma.

Validação de um instrumento para avaliação de serviços de atenção à saúde da pessoa estomizada

Validation of an instrument for evaluating health care services to ostomized people

Juliano Teixeira Moraes, Carlos Faria Santos Amaral, Eline Lima Borges, Mauro Souza Ribeiro, Eliete ...

Objetivos: desenvolver e validar uma matriz de análise e julgamento para a avaliação de Serviços de Atenção à Saúde da Pessoa Estomizada. Método: estudo seccional em 28 unidades de saúde do estado de Minas Gerais. Foi realizada uma análise descritiva do instrumento e um estudo das suas propriedades psicométricas. Para a validação de conteúdo e de aparência foi utilizada a técnica Delphi. A análise psicométrica foi realizada por meio do estudo da confiabilidade e validade das medidas obtidas com o instrumento. Resultados: foi possível construir uma matriz de análise e julgamento com 16 componentes (pontuados com escores de zero a cinco) agrupados de acordo com as dimensões estrutura e processo considerados fundamentais para a avaliação do serviço. Os resultados alcançados para a confiabilidade para estrutura e processo, por meio do Coeficiente alfa de Cronbach (α = 0,771 e α = 0,809 respectivamente), e validades de conteúdo e de construto, demonstraram boa consistência interna e satisfatória validade. A análise fatorial exploratória apontou o item "principal atividade realizada na unidade" como limitação da escala. Conclusão: o estudo disponibiliza nova ferramenta para a avaliação de estrutura e processo do Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada.

Fatores associados ao consumo problemático de drogas entre pacientes psiquiátricos ambulatoriais

Factors associated with problematic drug use among psychiatric outpatients

Clarissa Mendonça Corradi-Webster, Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato

Objetivo: analisar os fatores associados ao consumo problemático de droga entre pacientes psiquiátricos ambulatoriais. Método: estudo transversal em dois serviços de saúde mental. Foram considerados indivíduos elegíveis os usuários desses serviços de saúde mental, que os utilizaram dentro do período de coleta de dados. Instrumentos: Questionário padronizado sobre dados sociodemográficos, redes sociais, prejuízos sociais e informações clínicas; Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Cigarro e outras Substâncias (ASSIST); Escala de Impulsividade de Barratt; e Escala de Avaliação de Reajustamento Social de Holmes e Rahe. A análise estatística foi realizada utilizando-se estatísticas paramétricas considerando um nível de significância de p ≤ 0,05. Participaram do estudo 243 pacientes, com 53,9% destes apresentando consumo problemático de drogas. Resultados: os preditores independentes mais importantes do consumo problemático de drogas foram o estado civil (OR = 0,491), a prática religiosa (OR = 0,449), a satisfação com a situação financeira (OR = 0,469), ter sofrido discriminação (OR = 3,821) e a prática de atividades esportivas nos últimos 12 meses (OR = 2,25). Conclusão: as variáveis consideradas preditoras foram aquelas relacionadas ao contexto social do paciente, e por isso, recomenda-se que os serviços de saúde mental valorize ações psicossociais, buscando conhecer a rede de suporte social dos pacientes, seus modos de socialização, suas necessidades financeiras e suas experiências de vida e sofrimento.

Fatores de risco para complicações no cateter venoso periférico em adultos: análise secundária de ensaio clínico randomizado

Risk factors for complications in peripheral intravenous catheters in adults: secondary analysis of a randomized controlled trial

Derdried Athanasio Johann, Mitzy Tannia Reichembach Danski, Stela Adami Vayego, Dulce Aparecida Barb...

Objetivo: analisar os fatores de risco relacionados à ocorrência de complicações no cateterismo venoso periférico. Método: análise secundária de dados de um ensaio clínico randomizado, no qual 169 pacientes clínicos e cirúrgicos foram alocados no grupo em uso de cateter de segurança completo (n = 90) e no grupo que utilizou cateter sobre agulha simples (n = 79), tempo de seguimento de três meses. Resultados: os fatores de risco que aumentaram as chances de desenvolvimento de complicações foram: períodos de internação compreendidos entre 10 a 19 dias (p = 0,0483) e 20 a 29 dias (p = 0,0098), uso de antimicrobianos (p = 0,0288) e soluções e planos de soro (p = 0,0362). O calibre 20 Gauge diminuiu os riscos de ocorrência de complicações (p=0,0153). A análise múltipla apontou redução do risco para o calibre 20 (p = 0,0350); aumento do risco para a infusão de soluções e planos de soro (p = 0,0351) e administração de corticosteróides (p = 0,0214). Conclusão: os fatores de risco relacionados à ocorrência de complicações no cateterismo venoso periférico foram tempo de internação entre 10 e 29 dias, infusão de antimicrobianos, soluções e planos de soro e corticosteróides. Ressalta-se o calibre 20 como fator protetor ao desenvolvimento de complicações, quando comparado ao 22. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-46ZQR8.

Massagem e Reiki para redução de estresse e ansiedade: Ensaio Clínico Randomizado

Massage and Reiki used to reduce stress and anxiety: Randomized Clinical Trial

Leonice Fumiko Sato Kurebayashi, Ruth Natalia Teresa Turrini, Talita Pavarini Borges de Souza, Raymo...

Objetivo: avaliar a efetividade da Massagem e Reiki na redução de estresse e ansiedade em clientes do Instituto de Terapia Integrada e Oriental, em São Paulo (Brasil). Método: ensaio clínico controlado randomizado paralelo com amostra inicial de 122 pessoas divididas em 3 grupos Massagem+Repouso (G1), Massagem+Reiki (G2) e Controle sem intervenção (G3). Foram avaliados pela Lista de Sintomas de Stress e pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado, no início e após 8 sessões (1 mês), durante o ano de 2015. Resultados: houve diferença estatística (p = 0,000) segundo ANOVA para o estresse entre os grupos 2 e 3 (33% de redução e Cohen de 0,98) e entre os grupos 1 e 3 (p = 0,014), 24% de redução e Cohen de 0,78. Para a ansiedade-estado, houve redução nos grupos de intervenção comparados ao grupo Controle (p < 0,01), com 21% de redução para o Grupo 2 (Cohen de 1,18) e 16% de redução para o grupo 1 (Cohen de 1,14). Conclusão: a Massagem+Reiki conseguiu melhores resultados entre os grupos e se sugere outro estudo com uso de placebo para o Reiki, para avaliar o alcance da técnica em separado. RBR-42c8wp

Indicadores psicométricos da Zarit Burden Interview aplicada a idosos cuidadores de outros idosos

Zarit Burden Interview Psychometric Indicators Applied in Older People Caregivers of Other Elderly

Mariana Bianchi, Leticia Decimo Flesch, Erika Valeska da Costa Alves, Samila Sathler Taveres Batisto...

Objetivo: derivar indicadores psicométricos de validade de construto e consistência interna da escala de sobrecarga de cuidadores de Zarit Burden Interview e descrever associações desta com medidas referentes às demandas de cuidado, estratégias de enfrentamento e depressão em cuidadores idosos. Método: estudo descritivo, transversal e correlacional. Cento e vinte e um cuidadores idosos (M= 70,5 ± 7,2 anos, 73% feminino) compuseram uma amostra de conveniência e responderam a um protocolo de pesquisa para levantamento de demandas de cuidado de natureza física e cognitiva, à Zarit Burden Interview (ZBI), ao Inventário de Estratégias de Enfrentamento da Califórnia e à Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15). Resultados: a ZBI revelou bons índices de consistência interna e para os três fatores resultantes da análise fatorial, os quais explicaram 44% da variabilidade. A ZBI correlacionou-se positivamente com demandas de cuidado objetivas (p < 0,001), depressão (p = 0,006) e uso de estratégias de enfrentamento disfuncionais (p = 0,0007). Conclusão: a ZBI revela-se interessante para a aplicação a cuidadores idosos e as associações entre altos graus de sobrecarga, enfrentamento disfuncional e depressão apontam um cenário peculiar de vulnerabilidade a que este idoso que cuida de outro idoso pode estar exposto.

Ansiedade, depressão, resiliência e autoestima em indivíduos com doenças cardiovasculares

Anxiety, depression, resilience and self-esteem in individuals with cardiovascular diseases

Isabela Gonzales Carvalho, Eduarda dos Santos Bertolli, Luciana Paiva, Lidia Aparecida Rossi, Rosana...

Objetivos: analisar as relações entre os sintomas ansiosos e depressivos, resiliência e autoestima com as características sociodemográficas e clínicas; correlacionar resiliência e autoestima com a idade e o tempo da doença; analisar associações entre ansiedade e depressão com as medidas de resiliência e autoestima em indivíduos com doenças cardiovasculares. Método: estudo correlacional, realizado em Hospital de Ensino de grande porte do interior do Estado de São Paulo. A população era constituída por pacientes adultos internados com doenças cardiovasculares. Uma amostra consecutiva e não probabilística foi constituída por 120 pacientes. As variáveis de interesse foram avaliadas pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, Escala de Resiliência e Escala de Autoestima de Rosenberg. Resultados: os sintomas de ansiedade e depressão estavam presentes em 32,5% e 17,5% dos pacientes, respectivamente e foram associados ao sexo feminino (p = 0,002; p = 0,022). As manifestações de depressão foram associadas à presença de comorbidades (p = 0,020). Pacientes mais resilientes não apresentaram sintomas depressivos (p < 0,001) e, as mulheres ansiosas, foram menos resilientes (p = 0,042). Os maiores escores de autoestima estiveram presentes em pacientes com ansiedade e depressão. Os homens apresentaram maior resiliência e menor autoestima quando comparados às mulheres. Conclusão: pacientes com ansiedade e depressão foram menos resilientes e apresentaram maior autoestima.

Carga de trabalho e fatores associados: estudo em porto marítimo do Brasil

Workload and associated factors: a study in maritime port in Brazil

Marta Regina Cezar-Vaz, Clarice Alves Bonow, Marlise Capa Verde de Almeida, Cynthia Fontella Sant'An...

Objetivo: identificar o efeito das demandas mental, física, temporal, de desempenho, esforço total e frustração na carga global de trabalho, da mesma maneira que analisar a carga global de trabalho portuário e fatores associados que mais contribuem para sua diminuição ou aumento. Método: estudo transversal, quantitativo, desenvolvido com 232 trabalhadores portuários. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado com variáveis de caracterização, ocupacional, tabagismo e uso de drogas ilícitas, além de variáveis sobre a carga nas tarefas desenvolvidas no trabalho, com base no questionário NASA Task Load Index. Para análise dos dados, utilizou-se a análise do modelo de regressão de Poisson. Resultados: as demandas exigência física e esforço total apresentaram maior efeito sobre a carga global de trabalho, indicando elevada carga global no trabalho portuário (134 trabalhadores - 58,8%). Permaneceram associados, estatisticamente, com níveis elevados da carga de trabalho: idade (p = 0,044), ser trabalhador da capatazia (p = 0,006), trabalhar somente no período noturno (p = 0,025), tabagismo (p = 0,037) e uso de drogas ilícitas (p = 0,029). Conclusão: a carga de trabalho, nesse tipo de atividade, foi alta, sendo a categoria profissional e o turno de trabalho os fatores que contribuíram para o aumento, enquanto a idade mostrou-se fator associado à sua diminuição.

Potenciais interações de drogas em pacientes de terapia antirretroviral

Potential drug interactions in patients given antiretroviral therapy

Wendel Mombaque dos Santos, Silvia Regina Secoli, Stela Maris de Mello Padoin

Objetivo: investigar potenciais interações droga-droga (PDDI) em pacientes infectados com HIV em terapia de antirretroviral. Métodos: um estudo de corte transversal foi conduzido em 161 pessoas infectadas com o HIV. Dados de tratamentos clínicos, sociodemográficos e antirretrovirais foram coletados. Para analisar a possível interação medicamentosa, nós usamos o software Micromedex(r). A análise estatística foi feita por regressão logística binária, com um valor P de ≤0.05, considerado estatisticamente significativo. Resultados: dos participantes, 52.2% foram expostos a potenciais interações droga-droga. No total, houve 218 interações droga-droga, das quais 79.8% ocorreram entre drogas usadas para a terapia antirretroviral. Houve uma associação entre o uso de cinco ou mais medicamentos e possíveis interações droga-droga (p = 0.000), e entre o período de tempo de terapia antirretroviral acima de seis anos e possíveis interações droga-droga (p < 0.00). O impacto clínico foi sedação prevalente e cardiotoxicidade. Conclusões: as PDDI identificadas neste estudo de severidade moderada e superior são eventos que não somente afetam o resultado terapêutico levando a toxicidade nos sistema nervoso central e cardiovascular, mas também podem interferir em testes utilizados para a detecção da resistência do HIV aos medicamentos antirretrovirais.

Estudo experimental com equipes de Enfermagem acerca do conhecimento sobre úlceras por pressão

Experimental study with nursing staff related to the knowledge about pressure ulcers

Miriam Viviane Baron, Cézane Priscila Reuter, Miria Suzana Burgos, Veniria Cavalli, Cristine Brande...

Objetivo: comparar os escores de conhecimento sobre úlcera por pressão das equipes que participaram ou não de intervenções educativas. Método: estudo quantitativo com delineamento experimental. Os dados foram coletados por meio de questionário validado. Participaram deste estudo 71 pessoas, dentre enfermeiros e técnicos de Enfermagem de três unidades de terapia intensiva, divididos em grupo-intervenção e grupo-controle. A análise dos dados considerou os escores dos grupos no momento pré e pós-intervenção. Para verificar o escore médio de acertos, foram calculados a média e o desvio-padrão. Foi realizado o Teste de Mann-Whitney, para análise de duas amostras independentes, e o Teste de Wilcoxon, para amostras relacionadas. Resultados: a porcentagem média de acertos, no momento inicial, foi de 74,1% (dp=26,4) no grupo-intervenção e 76,0% (dp=22,9) no grupo-controle e, no momento pós-intervenção, foi de 87,8% (dp=18,8) no grupo que recebeu intervenção educativa, considerando-se que no grupo-controle foi de 79,1% (dp=22,2). O grupo que participou de intervenções educativas não atingiu a média adequada de 90% de acertos para o teste. Conclusão: as intervenções educativas sobre estadiamento, avaliação e prevenção da úlcera por pressão contribuíram significativamente para o aumento do escore de acertos no teste de conhecimento do grupo-intervenção e melhoraram o conhecimento sobre o tema.

Avaliação microbiológica da esterilização a vapor do instrumental laparoscópico montado

Microbiological evaluation of the steam sterilization of assembled laparoscopic instruments

Tamara Carolina de Camargo, Kazuko Uchikawa Graziano, Alda Graciele Claudio dos Santos Almeida, Kari...

Objetivo: avaliar a segurança da esterilização a vapor, do instrumental laparoscópico montado com desafio da contaminação. Método: estudo experimental laboratorial, cujo corpo de prova foram trocarte e pinça laparoscópica. Utilizou-se esporos Geobacillus stearothermophillus ATCC-7953, com população microbiana de 106UFC/suporte de papel filtro, removidos do indicador biológico. Três deles foram introduzidos no interior de cada instrumento, no momento da montagem, sendo esterilizados a vapor saturado sob pressão, 134oC por 5 minutos. Depois da esterilização, o instrumental foi desmontado, e cada suporte de papel filtro foi inoculado em meio de cultura de caseína soja, incubado a 56oC por 21 dias. Não havendo crescimento, foram submetidos a um choque térmico de 80oC, por 20 minutos e reincubados por 72 horas. Tamanho da amostra, 185 pinças e 185 trocartes, com poder de 95%. Os experimentos foram acompanhados dos grupos controle negativo comparativo (5 pinças e 5 trocartes com contaminação desafio, esterilizados desmontados) e positivo (30 suportes de papel filtro, não esterilizados), submetidos aos mesmos procedimentos de incubação. Resultados: não houve nenhum crescimento microbiano nos grupos experimental e controle negativo. Os resultados do controle positivo foram satisfatórios. Conclusão: este estudo forneceu fortes evidências científicas para sustentar a segurança da prática de esterilização a vapor do instrumental laparoscópico montado.