Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V24

De 1 a 12 de 171 itens(s).

Editorial

Desafios da sustentabilidade do modelo de acesso aberto: periódicos em saúde do Brasil

Challenges for sustainability of the open access model: Brazilian health journals

Lilian Nassi-Calò

Um olhar para as habilidades não técnicas do enfermeiro: contribuições da simulação

A glance at the non-technical skills of nurses: simulation contributions

Emilia Campos de Carvalho

Além das Intervenções de Estilo de Vida em Diabetes Tipo 2

Beyond Life Style Interventions in Type 2 Diabetes

Maria da Graça Pereira

A colaboração internacional na agenda da Enfermagem nos próximos decênios

International collaboration in the Nursing agenda in the coming decades

Maria Cecilia Bueno Jayme Gallani

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Doença crônica não transmissível

Objectives of Sustainable Development and Non Transmissible Chronic Disease

Lorena Chaparro-Díaz

Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde: contribuições da Enfermagem

Universal Access to Health and Universal Health Coverage: Nursing contributions

Maria Helena Palucci Marziale

Artigos Originais

Mensuração de área de úlceras venosas por meio de dois softwares

Measurement of the area of venous ulcers using two software programs

Thaís Dresch Eberhardt, Suzinara Beatriz Soares de Lima, Luis Felipe Dias Lopes, Eline de Lima Borg...

Objetivo: comparar a mensuração de área de úlceras venosas por meio dos softwares AutoCAD(r) e Image Tool. Método: trata-se de um estudo de avaliação de reprodutibilidade de testes, realizado em um ambulatório de angiologia de um hospital universitário. Os dados foram coletados de 21 pacientes com úlceras venosas, no período de março a julho de 2015, por meio de formulário de coleta e fotografia das feridas. Cinco enfermeiros (avaliadores) do Grupo de Estudos de Lesões de Pele do hospital participaram da pesquisa. As feridas foram mensuradas em ambos os softwares. Os dados foram analisados por meio do Coeficiente de correlação intraclasse, Coeficiente de correlação de concordância e procedimento de Bland e Altman. A pesquisa respeitou os aspectos éticos de acordo com a legislação vigente. Resultados: os tamanhos das úlceras apresentaram grande amplitude, porém, sem diferença significativa entre as mensurações, existe excelente correlação intraclasse e de concordância entre os softwares, os quais parecem ser mais precisos na mensuração de feridas com área > 10 cm². Conclusão: o uso de ambos os softwares é indicado para a mensuração de úlceras venosas, parecendo ser mais precisos quando utilizados para mensurar feridas com área > 10 cm².

Audição musical para alívio da ansiedade em crianças no pré-operatório: ensaio clínico randomizado

Music listening for anxiety relief in children in the preoperative period: a randomized clinical trial

Mariana André Honorato Franzoi, Cristina Bretas Goulart, Elizabete Oliveira Lara, Gisele Martins

Objetivo: investigar os efeitos da audição musical, por 15 minutos, nos níveis de ansiedade pré-operatória de crianças submetidas a cirurgias eletivas em comparação ao cuidado convencional de uma clínica cirúrgica pediátrica. Método: estudo piloto do tipo ensaio clínico controlado randomizado realizado com 52 crianças no período pré-operatório, de 3 a 12 anos, submetidas a cirurgias eletivas e alocadas aleatoriamente para o grupo experimental (n = 26) e grupo controle (n = 26). A ansiedade foi avaliada em ambos os grupos, por meio da Escala de Ansiedade Pré-operatória de Yale modificada e pela mensuração das dimensões fisiológicas, na chegada e 15 minutos após a primeira mensuração. Resultados: houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos em relação à ansiedade pré-operatória somente na dimensão fisiológica, pois a frequência respiratória de pré-escolares do grupo experimental reduziu na segunda mensuração se comparada ao grupo controle (p = 0,0453). O grupo experimental apresentou redução estatisticamente significativa dos escores de ansiedade após 15 minutos de audição musical (p = 0,0441), especificamente em relação aos domínios comportamentais de atividade, vocalização, expressão emocional e estado de despertar aparente. Conclusão: a audição musical apresenta-se como uma potencial intervenção de enfermagem para o alívio da ansiedade pré-operatória da criança em situação cirúrgica. RBR-7mcr59.

Propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Frente ao Álcool e ao Alcoolismo em estudantes de enfermagem

Psychometric properties of the Attitudes Scale facing Alcohol and Alcoholism in nursing students

Divane de Vargas, Fernanda Mota Rocha

Objetivo: verificar as propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Frente ao Álcool, ao Alcoolismo e as pessoas com transtornos relacionados ao uso do Álcool em estudantes de enfermagem. Método: uma amostra de conveniência (n=420) completou a EAFAA, os dados foram submetidos à Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Resultados: a AFE resultou em um instrumento composto por 48 itens divididos em quatro fatores. A AFC estabeleceu a validade da estrutura fatorial. A consistência interna da escala foi considerada adequada (α=0,85) apresentando sensibilidade de 70% e especificidade de 75%. Conclusão: a EAFAA constitui-se em um instrumento confiável para identificar as atitudes de estudantes de enfermagem frente ao álcool, ao alcoolismo e a pessoa com transtornos relacionados ao uso de álcool.

Construção e validação de instrumento de Avaliação do Uso de Tecnologias Leves em Unidades de Terapia Intensiva

Construction and validation of a tool to Assess the Use of Light Technologies at Intensive Care Units

Pabliane Matias Lordelo Marinho, Maria Pontes de Aguiar Campos, Eliana Ofélia Llapa Rodrigues, Cris...

Objetivo: construir e validar um instrumento para avaliação do uso de tecnologias leves, pela equipe de enfermagem, em Unidades de Terapia Intensiva. Método: estudo metodológico no qual o instrumento foi elaborado utilizando o método psicométrico para construção com base na categorização das tecnologias em saúde de Merhy e Franco, da Política Nacional de Humanização, utilizando-se a taxonomia Nursing Intervention Classification para categorizar os domínios do instrumento. Utilizou-se o Percentual de Concordância e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para validação. Resultados: o resultado da aplicação do Percentual de Concordância entre os juízes foi superior ao recomendado de 80%, havendo destaque na avaliação da pertinência ao tema proposto, apresentando um percentual de concordância de 99%. Conclusão: o instrumento foi validado com quatro domínios (Vínculo, Autonomia, Acolhimento e Gestão) e dezenove itens que avaliam o uso das tecnologias leves em Unidade de Terapia Intensiva.

Confiabilidade e validade de construto do Instrumento para Mensuração do Impacto da Doença no Cotidiano do Valvopata

Reliability and construct validity of the Instrument to Measure the Impact of Valve Heart Disease on the Patient's Daily Life

Daniela Brianne Martins dos Anjos, Roberta Cunha Matheus Rodrigues, Kátia Melissa Padilha, Rafaela ...

Objetivos: avaliar a praticabilidade, aceitabilidade e os efeitos teto e chão, estimar a confiabilidade e verificar a validade de construto convergente do Instrumento para Mensuração do Impacto da Doença no Cotidiano do Valvopata em pacientes com valvopatia mitral e/ou aórtica. Método: dados foram obtidos junto a 86 pacientes valvopatas por meio de três etapas: uma entrevista presencial para caracterização sociodemográfica e clínica e as duas outras realizadas por meio de contato telefônico para as aplicações do instrumento (Teste e teste de repetição). Resultados: quanto à praticabilidade e aceitabilidade, o instrumento foi aplicado com tempo médio de 9,9 minutos e com 110% de respostas, respectivamente. Constatados efeitos teto e chão para todos os domínios, principalmente efeito chão. A confiabilidade foi testada por meio do teste-teste de repetição, obtendo-se evidências de estabilidade temporal da medida. Foram constatadas correlações negativas significantes de moderada a forte magnitude entre o escore da questão genérica sobre o impacto da doença e os escores do IDCV, o que aponta para validade de construto convergente do instrumento. Conclusão: o Instrumento para Mensuração do Impacto da Doença no Cotidiano do Valvopata apresentou evidências de confiabilidade e validade quando aplicado em pacientes com valvopatia.

Repercussões da prisão por violência conjugal: o discurso de homens

Repercussions of imprisonment for conjugal violence: discourses of men

Anderson Reis de Sousa, Álvaro Pereira, Gilvânia Patrícia do Nascimento Paixão, Nadirlene Gomes ...

Objetivo: conhecer as repercussões da prisão por violência conjugal para os homens. Métodos: estudo qualitativo com 20 homens que foram presos e respondem a processo criminal por violência conjugal em uma Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. As entrevistas foram categorizadas com base no método do Discurso do Sujeito Coletivo, com auxílio do software NVIVO(r). Resultados: o discurso coletivo revela que a vivência da prisão preventiva desencadeia desagregação familiar, estigma social, dificuldades financeiras e sintomatologia de caráter psicoemocional, como fobia, depressão, hipertensão e cefaleia. Conclusão: diante das repercussões físicas, mentais e sociais de experienciar a prisão em decorrência de violência conjugal, urge um olhar acerca do processo de somatização do vivido, da mesma maneira que estratégias de prevenção do fenômeno.