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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V23N3

De 1 a 12 de 26 itens(s).

Editorial

A formação de doutores e a produção do conhecimento em enfermagem

Doctorate education and producing knowledge in nursing

Maria Helena Palucci Marziale, Regina Aparecida Garcia de Lima

Artigos Originais

Um exame crítico da evolução da educação de doutorado em enfermagem nos Estados Unidos

A critical examination of developments in nursing doctoral education in the U.S.

Shaké Ketefian, Richard W. Redman

A graduação em enfermagem nos Estados Unidos está passando por grandes transformações, como resultado de fatores, tanto dentro da enfermagem como na sociedade em geral. Objetivo: Neste trabalho os autores examinam as tendências e fatores que estão influenciando as mudanças, especialmente na educação de doutorado, tanto para o cientista em enfermagem como para a preparação prática avançada. Conclusão: O documento fornece um fundo que serve de contexto e apresenta uma visão geral dos títulos em PhD e DPE (Doutor na Prática de Enfermagem), com foco nas mudanças recentes, identificando as questões e preocupações mais interessantes, terminando com uma série de recomendações.

Doutorado de Enfermagem na Espanha

Doctorate nursing degree in Spain

Mª José López-Montesinos, Loreto Maciá-Soler

Estudo analítico e descritivo, do processo de mudança do sistema universitário espanhol na última década (2005-2014). Objetivo: expor a mudança estrutural ocorrida na formação de enfermagem na Espanha, até o acesso aos cursos de doutorado, a partir do Processo de Convergência Europeu e o consequente desenvolvimento legislativo. Metodologia: revisão bibliográfica dos Decretos e referência de literatura sobre o objeto de estudo e análise descritiva da situação. Resultados: após diferentes alterações no conteúdo curricular da formação da enfermagem, na última década, a legislação do Espaço Europeu do Ensino Superior define as orientações de estudo de mestrado e doutorado atuais. Conclusões: a implementação dos níveis de mestrado e programas de doutorado próprios, após a graduação, torna-se possível com a nova legislação. Inicia-se uma etapa formal de enfermagem científica, capaz de gerar linhas próprias de pesquisa, liderada por doutores, integrando equipes de pesquisa nas mesmas condições que outros pesquisadores, mas agora, da própria disciplina de enfermagem.

Doutorado em Enfermagem no Chile: um caminho com dificuldades

Gaining a Doctorate in Nursing in Chile: a path not without its difficulties

Sandra Valenzuela-Suazo, Olivia Sanhueza-Alvarado

Objetivo: analisar criticamente a situação atual do doutorado, na disciplina Enfermagem, no Chile. Metodologia: através de análise histórica e contextual dos fundos de desenvolvimento para a pós-graduação em Enfermagem, especialmente no nível de doutorado. Resultados: identificaram-se aspectos limitantes neste estudo, relacionados às instituições de ciências nacionais, como as instituições de educação superior e da saúde, principalmente, a avaliação limitada da enfermagem como área de conhecimento no país, ausência de políticas institucionais claras para realização de estudos de pós-graduação, assim como, a reinserção dos pós-graduandos nas áreas acadêmica e assistencial, sendo o financiamento de bolsas de estudo de pesquisas nacionais muito difíceis de conseguir. Considerações finais: as bolsas de estudo e os financiamentos competitivos, junto ao reconhecimento como área de conhecimento, assim como, os níveis acadêmicos, principalmente nas instituições de saúde, são os principais desafios para consolidação. Um aspecto que permitiria um avanço mais rápido seria através de convênios entre instituições nacionais e internacionais, aumentando as potencialidades e os financiamentos para estudos e estágios acadêmicos, tornando possível a realização de investigações em conjunto.

Doutorado em Enfermagem no Brasil: formação em pesquisa e produção de teses

Nursing Doctorates in Brazil: research formation and theses production

Carmen Gracinda Silvan Scochi, Francine Lima Gelbcke, Márcia de Assunção Ferreira, Maria Alice Di...

Objetivo: analisar a formação dos doutores em enfermagem no Brasil, a partir da produção de teses, das disciplinas e outras estratégias com foco em pesquisa oferecidas pelos cursos. Método: estudo descritivo e analítico do desempenho de 18 cursos de doutorado da área de Enfermagem, funcionando no período de 1982 a 2010, que tiveram teses defendidas entre 2010-2012. Resultados: foram defendidas 502 teses no período, a maioria vinculada à linha de pesquisa processo de cuidar em saúde e enfermagem. Existem lacunas na produção de conhecimento sobre fundamentos teórico-filosóficos do cuidar, história de enfermagem e ética. Também há fragilidades no delineamento metodológico das teses, com predominância de estudos descritivos e/ou exploratórios. Observou-se consonância com os padrões internacionais estabelecidos no que se refere à proposição de disciplinas de pesquisas e de estratégias complementares na formação do doutor. Conclusão: apesar dos esforços e avanços na formação em pesquisa, é fundamental expandir-se na proposição de projetos mais robustos e de maior impacto na produção de conhecimento que sejam incorporados à prática.

Teses de Doutorado dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem do Brasil e sua Associação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Doctoral Theses from Nursing Postgraduate Programs in Brazil and their Association with the Millennium Development Goals

Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi, Alacoque Lorenzini Erdma...

Objetivos: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio centram-se no combate à pobreza e outros males da sociedade, no mundo. Assim, neste estudo buscou-se identificar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como objeto de estudo nas teses dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem com notas 5 (excelência nacional), 6 e 7 (excelência internacional), no Brasil, e avaliar a associação entre nota do Programa e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Método: pesquisa documental descritiva exploratória. Dados coletados nos Cadernos de Indicadores/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, dos 15 Programas de Pós-Graduação em Enfermagem com notas de 5 a 7, do triênio 2010/2012. Resultados: dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, 6 foram abordados nas teses. Existe associação (teste exato de Fisher p-valor=0,0059) entre distribuição das teses e notas dos programas em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio presentes, e alcance ou não dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (p-valor=0,0347) Conclusão: as teses de doutorado apresentaram tímida relação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, embora abordassem o desenvolvimento econômico, condições de saúde e qualidade de vida da população. Recomenda-se maior atenção dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem para com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Formação acadêmica do profissional de enfermagem e sua adequação às atividades de trabalho

Academic training of nursing professionals and its relevance to the workplace

Maria del Carmen Barbera Ortega, Diana Cecagno, Ana Myriam Seva Llor, Hedi Crecencia Heckler de Siqu...

Objetivo: identificar a formação dos profissionais de enfermagem e sua adequação ao trabalho que realizam, assim como, a demanda de formação continuada. Métodos: estudo observacional, descritivo, mediante questionário "Formação e Adequação do Profissional de Enfermagem ao Posto de Trabalho". Disponível em: http://enfermeriadocente.es para profissionais de enfermagem. Resultados: 53,8% dos enfermeiros consideram que a formação recebida não atende às necessidades de sua atividade de trabalho. Do total, 94,2% referem que a formação acadêmica relacionada à atividade de trabalho repercute na qualidade da assistência prestada. Conclusões: os profissionais de enfermagem consideram necessário adequar a formação continuada à atividade de trabalho e trajetória profissional. A formação dos profissionais deve ser contínua, iniciando-se na formação básica e sendo constante ao longo da vida profissional.

O ambiente vivo, dinâmico e complexo de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva

The Living, Dynamic and Complex Environment Care in Intensive Care Unit

Marli Terezinha Stein Backes, Alacoque Lorenzini Erdmann, Andreas Büscher

Objetivos: compreender o significado do ambiente de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, vivenciado pelos profissionais que atuam nessa unidade, gestores, pacientes, familiares e profissionais dos serviços de apoio, bem como construir um modelo teórico sobre o ambiente de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva. Método: Grounded Theory, tanto para a coleta como para a análise dos dados. Com base na amostragem teórica, realizaram-se 39 entrevistas em profundidade, em três Unidades de Terapia Intensiva Adulto. Resultados: construiu-se a teoria substantiva denominada “sustentando a vida no ambiente complexo de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva” que compreende oito categorias: “cuidando e monitorando o paciente continuamente” e “utilizando tecnologia adequada e diferenciada” (condições causais); “proporcionando um ambiente adequado” e “tendo familiares com preocupação” (contexto); “mediando facilidades e dificuldades” (condições intervenientes); “organizando o ambiente e gerenciando a dinâmica da unidade” (estratégia) e “encontrando dificuldades para aceitar e lidar com a morte” (consequências). Conclusão: confirmou-se a tese de que “o ambiente de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva é um ambiente vivo, dinâmico e complexo que sustenta a vida dos pacientes nela internados”.

Análise das mudanças e dificuldades advindas após o transplante renal: uma pesquisa qualitativa

Analysis of the changes and difficulties arising from kidney transplantation: a qualitative study

Daniela Cristina Sampaio de Brito, Alessandra Moregola de Paula, Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov...

Objetivo: identificar os principais ganhos e estressores percebidos pelo paciente, após um ano de transplante renal. Método: trata-se de um estudo qualitativo, em que os dados foram obtidos e analisados através do Discurso do Sujeito Coletivo e contagem de frequência, com a participação de 50 pacientes transplantados renais. Resultados: a amostra apresentou média de idade de 44±12,8 anos e predominância do sexo masculino (62%). As principais mudanças positivas proporcionadas pelo transplante foram: retorno às atividades; liberdade/independência; bem-estar e saúde; fortalecimento do eu; e estreitamento das relações interpessoais. Os estressores mais citados foram: medo; medicação; excesso de cuidado/controle; particularidades do tratamento; e não retorno aos papéis sociais. Conclusão: o transplante renal proporcionou várias mudanças positivas à rotina do paciente, sendo o retorno às atividades de vida diária o ganho mais importante, na opinião dos participantes. Quanto aos estressores, o medo relacionado à perda do enxerto e questões relativas ao medicamento imunossupressor foram os principais desafios a serem enfrentados após o transplante.

Significados da qualidade de vida no contexto da quimioterapia pelo paciente com câncer colorretal

Meanings of quality of life held by patients with colorectal cancer in the context of chemotherapy

Luciana Scatralhe Buetto, Marcia Maria Fontão Zago

Objetivo: o objetivo do estudo foi interpretar os significados atribuídos à qualidade de vida por pacientes com câncer colorretal em quimioterapia. Método: utilizamos o método etnográfico e o referencial teórico da antropologia médica. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e observações participantes com dezesseis homens e mulheres, entre 43 e 75 anos, que realizavam quimioterapia em um hospital público universitário. Resultados: os sentidos e significados descrevem as rupturas biográficas, a perda da normalidade da vida, o sofrimento pessoal e social, a necessidade de reagir às reações da quimioterapia que é uma etapa liminar para a cura. A qualidade de vida é avaliada como insatisfatória devido às limitações pessoais e sociais do tratamento e esta relacionada à retomada da normalidade da vida. Conclusões: os significados evidenciam a importância de se considerar aspectos socioculturais na conceituação e avaliação da qualidade de vida.

Prevalência da Síndrome Metabólica entre trabalhadores de Enfermagem e associação com estresse ocupacional, ansiedade e depressão

Prevalence of Metabolic Syndrome among nursing personnel and its association with occupational stress, anxiety and depression

Renata Perfeito Ribeiro, Maria Helena Palucci Marziale, Julia Trevisan Martins, Patrícia Helena Viv...

Objetivo: identificar a prevalência da Síndrome Metabólica entre trabalhadores de enfermagem e sua associação com estresse ocupacional, ansiedade e depressão. Método: estudo descritivo, correlacional, com 226 trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação da Job Stress Scale, da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e de questionário sociodemográfico, com variáveis da Síndrome Metabólica. Foram utilizadas análises univariadas e testes quiquadrado e de Pearson para correlação entre as variáveis, com nível de significância de 5%. Resultados: os trabalhadores que apresentaram Síndrome Metabólica foram 86 (38,1%), destes, 183 eram (81,1%) do sexo feminino e 43 (19,9%) do sexo masculino, com idades entre 23 e 66 anos. Em relação à ansiedade e depressão, 154 (68,1%) apresentaram ansiedade, sendo que 48 (31,2%) também apresentaram a Síndrome Metabólica e 185 (81,8%) apresentaram depressão, onde 62 (33,5%) também tinham Síndrome Metabólica. Verificou-se que 61 (27,0%) trabalhadores apresentaram estresse e, destes, 14 (22,9%) apresentaram Síndrome Metabólica. Conclusão: constatou-se correlação entre as variáveis ansiedade e Síndrome Metabólica e estresse e Síndrome Metabólica, sem correlação entre as variáveis depressão e Síndrome Metabólica.

Análise espacial da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana entre gestantes

Spatial analysis of infection by the human immunodeficiency virus among pregnant women

Eliane Rolim de Holanda, Marli Teresinha Gimeniz Galvão, Nathália Lima Pedrosa, Simone de Sousa Pa...

Objetivos: analisar a distribuição espacial dos casos notificados de gestantes infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana e identificar as áreas urbanas de maior vulnerabilidade social para a ocorrência da infecção entre gestantes. Método: estudo ecológico, desenvolvido mediante técnicas de análise espacial de dados de área. Utilizaram-se dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do município de Recife, Pernambuco. Dados sobre natalidade foram obtidos do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos e dados socioeconômicos do Censo Demográfico 2010. Resultados: verificou-se presença de autocorrelação espacial, sendo o Índice Global de Moran significante para a distribuição. Identificaram-se clusters, considerados áreas de alto risco, localizados em bairros agrupados, com taxas de infecção em gestantes igualmente altas entre si. Distinguiu-se bairro, situado no noroeste do município, considerado em fase de transição epidemiológica. Conclusão: precárias condições de vida evidenciadas pelos indicadores analfabetismo, ausência de pré-natal e pobreza mostraram-se relevantes para o risco da transmissão vertical do HIV, convergindo para o agrupamento de casos entre regiões desfavorecidas.