Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V22N2

De 1 a 12 de 24 itens(s).

Editorial

Saúde Global

Global Health

Pedro Fredemir Palha

Artigos Originais

Competências em saúde global na visão de docentes de enfermagem de instituições de ensino superior brasileiras

Global health competencies according to nursing faculty from Brazilian higher education institutions

Carla Aparecida Arena Ventura; Isabel Amélia Costa Mendes; Lynda Law Wilson; Simone de Godoy; Irene...

OBJETIVOS: identificar a concordância de docentes vinculados a instituições de ensino superior brasileiras, quanto às competências em saúde global, necessárias para a formação do aluno de enfermagem, durante o curso de graduação, e se as competências eram contempladas no currículo atual da instituição em que atuavam. MÉTODO: estudo exploratório-descritivo, realizado com 222 docentes que responderam a versão brasileira do "Questionário sobre Competências Básicas Essenciais de Saúde Global", disponibilizado em formato eletrônico no website Survey Monkey. RESULTADOS: houve predomínio de doutores (75,8%), sexo feminino (91,9%) e faixa etária entre 40 e 59 anos (69,3%). A média e o desvio-padrão de todas as competências questionadas variaram de 3,04 (0,61) a 3,88 (0,32), sendo que a pontuação atribuída para cada competência foi de 1 "discordo totalmente" a 4 "concordo totalmente". Os resultados demonstraram nível de concordância satisfatório dos respondentes em relação às competências de saúde global. CONCLUSÕES: o estudo demonstrou alta média de concordância dos enfermeiros docentes de instituições de ensino superior brasileiras, quanto às competências em saúde global do questionário, e, também, que os currículos das instituições de ensino superior em que atuavam comtemplavam parcialmente algumas delas, sendo que as competências do domínio "Globalização da saúde e da assistência à saúde" são as menos contempladas.

Vivências culturais de enfermeiras imigrantes em dois hospitais do Chile

Cultural experiences of immigrant nurses at two hospitals in Chile

Gabriel Rodríguez; Luz Angélica-Muñoz; Luiza Akiko Komura Hoga

OBJETIVO: pesquisar as experiências culturais de enfermeiros que imigraram para o Chile. O referencial teórico utilizado foi o Modelo de Competência Cultural de Purnell. MÉTODO: o método de Observação-Participação-Reflexão, proposto por Leininger, foi desenvolvido em dois hospitais da Cidade de Santiago, e entrevistas etnográficas foram realizadas com 15 enfermeiras migrantes. RESULTADOS: dos 12 domínios de Purnell, foram identificados: herança e visão geral, comunicação, força de trabalho, função e organização familiar, diversidade biocultural e práticas de cuidado na área de saúde. As dificuldades foram relativas ao idioma e seu significado semântico, às novas responsabilidades e ao difícil relacionamento com os colegas. "Em busca de melhores oportunidades - a decisão de imigrar", "ganhar confiança e estabelecer rede de apoio, inserção laboral e desempenho profissional" e "conquistar pessoas, com o intuito de ser aceita - a adaptação ao trabalho em um novo cenário cultural" são temas culturais que representam a vivência desses profissionais. CONCLUSÕES: a competência para prestar cuidado cultural requer o desenvolvimento de políticas públicas e programas de treinamento contínuo nas instituições de saúde, especificamente direcionados aos enfermeiros imigrantes.

Tradução e adaptação cultural para o Brasil do modelo Developing Nurses' Thinking

Translation and cultural adaptation for Brazil of the Developing Nurses' Thinking model

Rodrigo Jensen; Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz; Mary Gay Tesoro; Maria Helena Baena de Mora...

OBJETIVOS: traduzir e adaptar culturalmente para a língua portuguesa do Brasil o modelo Developing Nurses' Thinking, utilizado como estratégia ao ensino do raciocínio clínico. MÉTODO: a tradução e adaptação cultural foi realizada por meio de tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas e pré-teste com 33 estudantes de graduação em enfermagem. RESULTADOS: as etapas de tradução inicial, síntese das traduções e retrotradução foram realizadas a contento, havendo a necessidade de pequenos ajustes. Na avaliação pelo comitê de especialistas da versão traduzida, todos os itens obtiveram concordância superior a 80% na primeira rodada de avaliação e no pré-teste com os estudantes. O modelo mostrou-se adequado à sua finalidade. CONCLUSÃO: recomenda-se o uso do modelo como uma estratégia complementar ao ensino do raciocínio diagnóstico, visando a formação de enfermeiros mais conscientes sobre a tarefa diagnóstica e a importância da segurança do paciente.

Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios

Professional Master's degree in Nursing: knowledge production and challenges

Denize Bouttelet Munari; Cristina Maria Garcia de Lima Parada; Francine de Lima Gelbcke; Zenith Rosa...

OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento gerada pelos programas de mestrado profissional em enfermagem e refletir sobre suas perspectivas para a área. MÉTODO: estudo descritivo e analítico. Foram incluídos dados das dissertações de três instituições de ensino que titularam alunos em programas de mestrado profissional em enfermagem entre 2006 e 2012. RESULTADOS: a maioria dos 127 trabalhos de conclusão analisados se desenvolveu no contexto hospitalar; houve tendência de concentração nas áreas organizacional e assistencial, nas linhas de pesquisa processo de cuidar e gerenciamento e predomínio de estudos qualitativos. Há diversidade de produtos resultantes dos trabalhos de conclusão: avaliação de serviços/programas de saúde e geração de processos, protocolos assistenciais ou de ensino. CONCLUSÃO: os programas de mestrado profissional em enfermagem, em fase de consolidação, têm produção recente, em desenvolvimento, havendo lacuna na geração de tecnologias duras e inovação. São fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais inovadoras que articulem o setor saúde e a educação.

Fatores preditivos da insuficiência renal e algoritmo de controle e tratamento

Predictive factors for renal failure and a control and treatment algorithm

Denise de Paula Cerqueira; José Roberto Tavares; Regimar Carla Machado

OBJETIVOS: avaliar a função renal de pacientes em uma unidade de terapia intensiva, identificar os fatores predisponentes ao desenvolvimento da insuficiência renal e desenvolver um algoritmo para auxiliar no controle da doença. MÉTODO: estudo exploratório, descritivo, prospectivo, com abordagem quantitativa. RESULTADOS: trinta pacientes (75,0%) tiveram diagnóstico de insuficiência renal e os principais fatores associados a essa doença foram: a idade avançada, a hipertensão arterial sistêmica, o diabetes mellitus, as doenças pulmonares e o uso de antibióticos. Dos pacientes, 23 (76,6%) apresentaram redução do clearance de creatinina nas primeiras 24 horas de internação. CONCLUSÃO: houve redução da função renal de um expressivo número de sujeitos, portanto, foi desenvolvido um algoritmo com a finalidade de auxiliar o controle da insuficiencia renal de forma prática e funcional.

Protocolo de avaliação e classificação de risco de pacientes em unidade de emergência

Assessment and risk classification protocol for patients in emergency units

Michele de Freitas Neves Silva; Gabriela Novelli Oliveira; Aline Maino Pergola-Marconato; Rafael Sil...

OBJETIVO: elaborar e validar o conteúdo e verificar a confiabilidade de um protocolo de classificação de risco para Unidade de Emergência. MÉTODO: desenvolvido em um hospital universitário do interior paulista. A validação de conteúdo realizou-se em duas etapas: a primeira com a avaliação individual dos especialistas e a segunda com reunião entre as pesquisadoras e os especialistas. A aplicação do protocolo seguiu roteiro específico. Na confiabilidade utilizou-se o método de concordância ou equivalência entre observadores. RESULTADOS: o protocolo elaborado apresentou validade de conteúdo e, após a realização das alterações sugeridas, obtiveram-se resultados de confiabilidade excelentes. CONCLUSÃO: o fluxograma de atendimento mostrou-se de fácil aplicabilidade, sendo facilitador para a busca, pela queixa, em cada prioridade de atendimento.

Vivência de enfermeiros no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante

Experience of nurses in the process of donation of organs and tissues for transplant

Edvaldo Leal de Moraes; Marcelo José dos Santos; Miriam Aparecida Barbosa Merighi; Maria Cristina K...

OBJETIVO: conhecer o significado da ação de enfermeiros no processo de doação para viabilizar órgãos e tecidos para transplante. MÉTODO: pesquisa qualitativa, com abordagem da Fenomenologia Social, foi realizada por meio de entrevistas individuais com dez enfermeiros de três Serviços de Procura de Órgãos e Tecidos da cidade de São Paulo. RESULTADOS: a vivência dos enfermeiros no processo de doação foi representada pelas categorias: obstáculos vivenciados no processo de doação e intervenções realizadas. O significado da ação para viabilizar órgãos e tecidos para transplante foi descrito pelas categorias: mudar paradigmas, humanizar o processo de doação, aumentar a doação e salvar vidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o conhecimento da vivência dos enfermeiros nesse processo oferece subsídios aos profissionais de saúde, que atuam em diferentes realidades, sinalizando estratégias para otimizar a obtenção de órgãos e tecidos para transplante.

Fidedignidade de indicadores de qualidade do cuidado de enfermagem: testando a concordância e confiabilidade interavaliadores

Reliability of indicators of nursing care quality: testing interexaminer agreement and reliability

Dagmar Willamowius Vituri; Yolanda Dora Martinez Évora

OBJETIVO: testar a concordância e confiabilidade interavaliadores de quinze indicadores de qualidade da assistência de enfermagem. MÉTODO: pesquisa quantitativa, metodológica, experimental e aplicada, realizada em um hospital terciário, de grande porte, de ensino público do Estado do Paraná. No tratamento dos dados foi utilizada a estatística Kappa para análise das variáveis categóricas - indicadores de 1 a 11 e 15; e o coeficiente de correlação interclasses para as variáveis contínuas - indicadores 12, 13 e 14, considerando-se o intervalo de confiança de 95%. Os dados categóricos foram tratados utilizando-se o software Lee, do Laboratório de Epidemiologia e Estatística do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - Brasil e os dados contínuos pelo software BioEstat 5.0. RESULTADOS: os resultados pela aplicação da estatística Kappa demonstraram excelente grau de concordância, estatisticamente significante; os valores obtidos para o coeficiente de correlação interclasses denotaram reprodutibilidade/concordância excelente e estatisticamente significante para os indicadores avaliados. CONCLUSÃO: os indicadores apresentam excelente confiabilidade e reprodutibilidade, o que evidencia que o desenvolvimento de instrumentos de avaliação válidos e fidedignos é possível, além de imprescindível para gerenciamento da assistência de enfermagem.

Vivências de familiares de pacientes com colostomia e expectativas sobre a intervenção profissional

Experiences of family members of patients with colostomies and expectations about professional intervention

Augusto Ferreira-Umpiérrez; Zoraida Fort-Fort

OBJETIVO: o objetivo foi compreender a experiência de um grupo de familiares de pacientes com colostomia, revelando suas expectativas em relação à intervenção de profissionais de saúde. MÉTODO: pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica social de Alfred Schütz, realizada em Montevidéu, em 2012. Participaram doze familiares de pacientes com colostomia de um serviço de ostomia de uma instituição de saúde. RESULTADOS: foram identificadas as seguintes categorias: o vínculo familiar, a confiança na equipe de saúde, a enfermeira como articuladora do processo, o desejo de humanizar o cuidado e a adaptação a uma nova vida familiar. CONCLUSÕES: foram conhecidas a vivência e as expectativas das famílias de pacientes com colostomia, enfatizando-se as relações familiares prévias, a fim de se construir sobre elas, e a confiança na equipe de saúde, enfatizando a enfermeira como articuladora do processo. As expectativas foram centradas no desejo de cuidado humanizado, melhorando a adaptação da família nuclear ao novo modo de vida, resgatando e potencializando os seus pontos fortes, e colaborando para a superação de suas fraquezas.

Esperança e espiritualidade de pacientes renais crônicos em hemodiálise: estudo correlacional

Hope and spirituality among patients with chronic kidney disease undergoing hemodialysis: a correlational study

Ana Carolina Ottaviani; Érica Nestor Souza; Natália de Camargo Drago; Marisa Silvana Zazzetta de M...

OBJETIVO: analisar a relação entre a esperança e a espiritualidade de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. MÉTODO: trata-se de estudo correlacional, de corte transversal. A amostra foi composta por 127 sujeitos em tratamento em uma Unidade de Terapia Renal Substitutiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, utilizando-se os instrumentos: caracterização dos sujeitos, Escala de Esperança de Herth e Escala de Espiritualidade de Pinto Pais-Ribeiro. RESULTADOS: o escore médio da Escala de Esperança de Herth foi de 38,06 (±4,32) e da Escala de Espiritualidade de Pinto Pais-Ribeiro nas dimensões "crenças" foi de 3,67 (±0,62) e "esperança/otimismo", 3,21 (±0,53). O coeficiente de Spearman indicou a existência de correlação positiva, de moderada magnitude entre a Escala de Esperança de Herth e as dimensões da Escala de Espiritualoidade de Pinto Pais-Ribeiro: "crenças" (r=0,430; p<0,001) e "esperança/otimismo" (r=0,376; p<0,001). CONCLUSÃO: confirmou-se a existência de relação entre o nível de esperança e de espiritualidade do paciente renal crônico, portanto, tais constructos deverão ser considerados na assistência prestada pelos profissionais de saúde, para auxiliar no enfrentamento da doença e do tratamento.

Diagnósticos de enfermagem de recém-nascidos com sepse em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Nursing diagnoses of newborns with sepsis in a Neonatal Intensive Care Unit

Ana Paula de Souza Santos; Maria de Lourdes Costa da Silva; Nilba Lima de Souza; Gabriela Miranda Mo...

OBJETIVOS: elaborar os Diagnósticos de Enfermagem de recém-nascidos com sepse em uma unidade neonatal e caracterizar o perfil dos neonatos e das genitoras. MÉTODO: estudo transversal e quantitativo, amostra de 41 neonatos. Realizaram-se exame físico e consulta ao prontuário, utilizando-se um instrumento. A elaboração dos Diagnósticos de Enfermagem seguiu um processo de inferência diagnóstica e baseou-se na North American Nursing Diagnosis Association 2012-2014. RESULTADOS: as genitoras tinham cerca de 25 anos, média baixa de consultas pré-natal e várias intercorrências na gravidez; e os recém-nascidos foram predominantemente prematuros e de muito baixo peso ao nascimento. Cinco Diagnósticos de Enfermagem foram preponderantes e todos os neonatos apresentaram risco de choque e risco de desequilíbrio do volume de líquidos. CONCLUSÃO: os Diagnósticos de Enfermagem de neonatos com sepse podem nortear a formulação de planos assistenciais específicos. O estudo contribui com a geração de novos conhecimentos e encontrou várias relações entre os Diagnósticos de Enfermagem e as variáveis selecionadas na caracterização dos neonatos que merecem ser elucidadas com mais detalhes, a partir de novas pesquisas sobre o tema.