Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V21N6

De 1 a 12 de 29 itens(s).

Editorial

O enfrentamento do uso do crack

Coping with crack consumption

Sueli Aparecida Frari Galera

Artigos Originais

Soroprevalência da Hepatite C e fatores associados em usuários de crack

Seroprevalence of Hepatitis C and factors associated with this in crack users

Laís Carvalho de Sá; Telma Maria Evangelista de Araújo; Rosane Harter Griep; Viriato Campelo; Cla...

OBJETIVO: investigar a soroprevalência da Hepatite C em usuários de crack do Estado do Piauí. MÉTODO: trata-se de um inquérito soroepidemiológico, desenvolvido nos Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do Piauí, nos meses de dezembro de 2011 a maio de 2012. Aplicou-se formulário e coletou-se amostra sanguínea para pesquisa sorológica. Utilizou-se o teste exato de Fisher e de Mann-Whitney com nível de significância p<0,05. RESULTADOS: a prevalência do Anti-HCV foi de 05 (1,4%) e 04 (1,1%) para o RNA-HCV. Houve associação estatisticamente significativa entre Hepatite C (marcador sorológico RNA-HCV) e idade, residentes no domicílio, tempo de uso do crack, interrupção do uso do crack e hábito de compartilhar os cachimbos. CONCLUSÃO: os achados reforçam a necessidade de implementação de políticas de saúde voltadas para os usuários de crack, devido ao acelerado processo de deterioração física e psíquica à qual estão sujeitos.

Fatores sociodemográficos e clínicos associados ao tempo de decisão para a procura de atendimento no infarto agudo do miocárdio

Sociodemographic and clinical factors associated with the decision time for seeking care in acute myocardial infarction

Fernanda Carneiro Mussi; Mariana de Almeida Moraes Gibaut; Carla Almeida Damasceno; Andreia Santos M...

OBJETIVO: analisar a interação do sexo na associação entre o tempo de decisão para a procura de serviço de saúde e as variáveis sociodemográficas e clínicas. MÉTODO: estudo exploratório, transversal, com 100 indivíduos entrevistados em hospitais de Salvador, BA. Na análise, empregou-se o teste qui-quadrado ou exato de Fisher e o modelo de regressão linear robusto. A significância estatística adotada foi de 5%. RESULTADOS: Resultados: homens e mulheres apresentaram tempos de decisão elevados. Houve menor tempo de decisão para tabagistas, com dor constante e de forte intensidade. Houve interação entre sexo e tabagismo e entre sexo e dor irradiada para o pescoço ou a mandíbula para o desfecho tempo de decisão. CONCLUSÃO: os tempos de decisão foram elevados e sofreram influência de variáveis clínicas e do sexo. O estudo oferece subsídios para práticas de cuidar em enfermagem, focalizadas na especificidade desses fatores e dos gêneros, visando-se obter êxito na redução do tempo de decisão.

O custo de desperdício de materiais de consumo em um centro cirúrgico

The cost of waste of consumable materials in a surgical center

Liliana Cristina de Castro; Valeria Castilho

OBJETIVOS: identificar os tipos, as quantidades e o custo dos materiais de consumo encaminhados, utilizados, estornados e desperdiçados nas cirurgias; classificar os desperdícios como perdas evitáveis e não evitáveis, e calcular o índice de desperdício dos materiais de consumo no intraoperatório no Centro Cirúrgico de um hospital universitário de São Paulo, SP. MÉTODO: estudo de caso, descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. A amostra de conveniência correspondeu a 105 tipos de materiais de consumo encaminhados para 275 cirurgias observadas, entre fevereiro e maio de 2011. RESULTADOS: os itens mais desperdiçados foram fios cirúrgicos, fio cirúrgico algodão e as compressas de gaze. O custo total de desperdício foi de R$ 709,84. O percentual médio de desperdício na amostra foi de 9,34%, sendo 1,23% evitável e 8,14% não evitável. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou que o gerenciamento eficiente dos recursos materiais reduz custos dos processos e diminui desperdícios.

Avaliação de suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho dos enfermeiros

Asessment of evaluation of transference support and training impact on the work of nurses

Lucelia Ferreira Lima Bastos; Maria Helena Trench Ciampone; Vera Lúcia Mira

OBJETIVOS: avaliar o impacto do Curso de Capacitação em Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão, em largura e profundidade; observar e analisar as variáveis de suporte à transferência de treinamento, oferecidas pela organização e verificar existência de relação entre suporte à transferência e impacto de treinamento. MÉTODO: estudo quantitativo, cuja coleta de dados se deu pela aplicação de instrumentos tipo Likert aos 75 enfermeiros participantes de um treinamento de uma organização hospitalar, no município de São Paulo. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: houve impacto positivo em largura e profundidade, e as variáveis de suporte à transferência estão fortemente relacionadas ao impacto, sendo os fatores situacionais de apoio os maiores preditores de impacto. CONCLUSÃO: os resultados permitiram apontar trilhas no sentido de reconduzir a prática de ações instrucionais no ambiente de trabalho dos indivíduos no cenário do estudo e em situações semelhantes que ocorrem nas organizações.

Transtornos Mentais Comuns: perfil sociodemográfico e farmacoterapêutico

Common Mental Disorders: socio-demographic and pharmacotherapy profile

Viviane Ferrari Gomes; Tatiana Longo Borges Miguel; Adriana Inocenti Miasso

OBJETIVO: neste estudo objetivou-se verificar a associação entre Transtornos Mentais Comuns e fatores sociodemográficos e farmacoterapêuticos em 106 pacientes atendidos em Unidade Básica de Saúde do interior paulista. MÉTODO: trata-se de estudo transversal, descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa. Para coleta dos dados, utilizou-se entrevista estruturada, prontuários e instrumentos validados e, para análise, o programa Statistical Package for the Social Science. RESULTADOS: a prevalência de Transtornos Mentais Comuns foi de 50%. Houve associação entre Transtornos Mentais Comuns e as variáveis ocupação, renda familiar, número de medicamentos prescritos e de comprimidos, utilizados diariamente. Houve maior prevalência de não adesão aos medicamentos entre pacientes positivos para Transtornos Mentais Comuns. CONCLUSÃO: os resultados deste estudo evidenciam a importância de os profissionais de saúde, que atuam na atenção primária, estarem aptos para detectar necessidades de esfera psíquica em sua clientela e fornecerem subsídios para a implementação de ações para prevenção de agravos em pacientes com Transtornos Mentais Comuns.

Comparação entre a capacidade e desempenho: um estudo sobre a funcionalidade de idosos dependentes

Comparison between ability and performance: a study on the functionality of dependent elderly individuals

Flávia Nunes Machado; Adriana Nunes Machado; Sônia Maria Soares

OBJETIVO: comparar a capacidade e o desempenho para a realização das Atividades Básicas de Vida Diária em idosos dependentes, atendidos pelo Centro de Referência do Idoso. MÉTODO: trata-se de estudo transversal, observacional, com abordagem quantitativa. A Medida de Independência Funcional foi aplicada em 109 idosos atendidos em um Centro de Referência do Idoso. Desses, 60 idosos foram classificados como dependentes para as Atividades Básicas de Vida Diária e descritos de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. O processo de triangulação reforçou a fidedignidade dos dados obtidos, no qual se consideram as informações de pacientes e acompanhantes, em conjunto com o prontuário e avaliação objetiva. RESULTADOS: a média de idade foi de 81,0±7,1, com predominância do sexo feminino. A diferença entre a capacidade e o desempenho foi estatisticamente significativa (p<0,05) na maioria das tarefas do cotidiano. CONCLUSÃO: a contribuição deste estudo na utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde foi a interpretação de seus qualificadores de maneira semiquantitativa, o que permitiu comparações e inferências mais objetivas e evidenciou clara distância entre o desempenho e a capacidade desses idosos em grande parte das atividades avaliadas.

Capacidade para o trabalho na enfermagem: relação com demandas psicológicas e controle sobre o trabalho

Work ability in nursing: relationship with psychological demands and control over the work

Andrea Prochnow; Tânia Solange Bosi de Souza Magnago; Janete de Souza Urbanetto; Carmem Lúcia Colo...

OBJETIVO: avaliar a associação entre demandas psicológicas, controle sobre o trabalho e a redução da capacidade para o trabalho em trabalhadores de enfermagem. MÉTODO: estudo transversal, envolvendo 498 trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados foi realizada em 2009, utilizando-se as versões brasileiras do Índice de Capacidade para o Trabalho e da Job Stress Scale e, para a análise dos dados, modelos de regressão logística. RESULTADOS: evidenciou-se prevalências de 43,3% e de 29,7% de redução da capacidade laboral e de alta exigência no trabalho (alta demanda psicológica e baixo controle), respectivamente. As chances de os trabalhadores em alta exigência apresentarem redução da capacidade para o trabalho foram maiores e significativas quando comparados aos classificados em baixa exigência, mesmo após ajustes por possíveis confundidores, exceto idade e sexo. CONCLUSÃO: constatou-se elevada prevalência de redução da capacidade laboral. A evidência alerta para a necessidade de investigação e análise detalhada dos aspectos psicossociais, relacionados ao processo de saúde/adoecimento dos trabalhadores de enfermagem.

Fatores da cultura Kaingang que interferem no cuidado ao idoso: olhar dos profissionais de saúde

Factors of the Kaingang culture which influence care for the older adult: the view of the health professional

Leidyani Karina Rissardo; Aline Cardoso Machado Moliterno; Ana Carla Borghi; Lígia Carreira

OBJETIVO: descrever a percepção dos profissionais de saúde quanto aos fatores da cultura Kaingang que interferem na realização das práticas de cuidado aos idosos dessa etnia. MÉTODO: pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, fundamentada no método etnográfico, realizada junto a dez profissionais de saúde que atuam na Terra Indígena Faxinal, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados no período de novembro de 2010 a fevereiro de 2012, por meio de entrevistas e observação participante, sendo analisados à luz da Teoria Transcultural do Cuidado. RESULTADOS: evidenciou-se grande interferência da cultura Kaingang no cuidado profissional ao idoso, principalmente no estranhamento cultural de diversos costumes, elencando como aspectos limitadores para assistência em saúde de tais idosos. CONCLUSÃO: o conhecimento das interferências da assistência pode contribuir para a formação de um arcabouço de informações relevantes aos profissionais de saúde na execução do cuidado aos idosos Kaingang.

Confiabilidade e aspectos práticos da medida de impacto da doença em pacientes hipertensos

Reliability and practical aspects of the disease impact measure on hypertensive patients

Renata Bigatti Bellizzotti Pavan; Kátia Melissa Padilha; Simey de Lima Lopes Rodrigues; Roberta Cun...

OBJETIVO: avaliar a praticabilidade, a aceitabilidade, os efeitos-teto e chão e a confiabilidade do instrumento para mensuração do impacto da doença no cotidiano do valvopata em pacientes hipertensos. MÉTODO: foram entrevistados 137 pacientes hipertensos em seguimento ambulatorial, com aplicação dos questionários de caracterização sociodemográfica e clínica e impacto da doença no cotidiano do valvopata, sequencialmente. A confiabilidade foi avaliada segundo os critérios da estabilidade temporal e de consistência interna. RESULTADOS: o impacto da doença no cotidiano do valvopata foi aplicado em 8,0 (±3,0) minutos com 100% dos itens respondidos. Foi evidenciado efeito-teto de 31,4% no domínio adaptação à doença. A estabilidade da medida foi evidenciada para o escore total e para todos os domínios. Houve evidências de consistência interna do impacto da doença no cotidiano do valvopata total (a=0,83) e para os domínios impacto físico da doença - sintomas (a=0,78) e impacto social e emocional da doença (a=0,74). CONCLUSÃO: Conclusão: o impacto da doença no cotidiano do valvopata é instrumento de fácil aplicação, com evidências de confiabilidade em pacientes hipertensos. O domínio adaptação à doença, entretanto, deve ser revisto em estudos futuros.

Colonização nasal por Staphylococcus aureus em indivíduos com HIV/Aids atendidos em um hospital-escola brasileiro

Nasal colonization with Staphylococcus aureus in individuals with HIV/ AIDS attended in a Brazilian Teaching Hospital

Lilian Andreia Fleck Reinato; Daiana Patrícia Marchetti Pio; Letícia Pimenta Lopes; Fernanda Maria...

OBJETIVO: avaliar a prevalência da colonização nasal por Staphylococcus aureus em indivíduos com HIV/Aids internados em um hospital-escola do Estado de São Paulo (Brasil). MÉTODO: estudo de corte transversal, realizado em duas unidades especializadas no atendimento a pessoas que vivem com HIV/ Aids, no período de agosto 2011 a julho 2012. Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos, por entrevista individual e prontuário; as amostras de secreção nasal foram coletadas por meio de swab Stuart no primeiro dia de internação. Os aspectos éticos foram contemplados. RESULTADOS: dos 229 indivíduos com HIV/Aids internados no período, 169 participaram do estudo, sendo identificado Staphylococcus aureus nos exames de cultura de 46 (27,2%) dos indivíduos, evidenciando-se resistência à oxacilina em 10 (21,8%) participantes. CONCLUSÃO: os resultados da pesquisa apontam que a prevalência da colonização por Staphylococcus aureus em indivíduos com HIV/Aids internados nas unidades especializadas foi considerada relevante, podendo contribuir para novas investigações e, ainda, para implementar medidas de prevenção e de controle desse patógeno nessa população.

Riscos psicossociais no trabalho: estresse e estratégias de coping em enfermeiros em oncologia

Psycho-social risks at work: stress and coping strategies in oncology nurses

Sandra da Fonte Sousa Gomes; Margarida Maria Magalhães Cabugueira Custódio dos Santos; Elisabete T...

OBJETIVO: identificar fontes de estresse e estratégias de coping em enfermeiros que exercem funções em três Serviços de Oncologia de Cirurgia Cabeça e Pescoço, de três hospitais centrais de Portugal. MÉTODO: estudo transversal, de carácter descritivo e exploratório, cuja amostra foi constituída pelos 96 enfermeiros dos três serviços. Na recolha de dados, foram utilizados: Questionário Sociodemográfico, Questionário de Saúde Geral-12, Inventário de Estressores Ocupacionais e Brief COPE. RESULTADOS: verificaram-se níveis razoáveis de saúde geral. Os estressores mais referidos foram: sobrecarga de trabalho, baixa remuneração salarial, espaço físico onde se desenvolve a profissão, situações emocionalmente perturbadoras e falta de reconhecimento da profissão. As estratégias de coping mais utilizadas foram: planeamento, coping ativo, aceitação e autodistração. CONCLUSÃO: os estressores identificados relacionam-se principalmente a aspetos organizacionais e condições de trabalho, e as estratégias de coping escolhidas estão direcionadas para a resolução de problemas e melhoria do bem-estar dos enfermeiros. Percentagem expressiva de enfermeiros apresentou níveis elevados de pressão e emoções deprimidas. Os resultados apresentados corroboram estudos anteriores que alertam para a importância do desenvolvimento de estratégias de prevenção dos níveis de estresse.